Com poema de Alex Polari, Chico Alencar encerra sessão na Câmara sobre os 50 anos do AI-5; veja vídeo

Tempo de leitura: 2 min

Com poema de Alex Polari, barbaramente torturado aos 20 anos pela ditadura militar, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) encerra sessão solene na Câmara sobre os 50 anos do AI-5.

Sessão solene na Câmara lembra 50 anos do AI-5

Agência Câmara de Notícias

Arte censurada, políticos cassados, diplomatas perseguidos, cidadãos mortos e desaparecidos.
Esses foram os resultados da decretação do Ato Institucional número 5 pelo presidente Artur da Costa e Silva, em 13 de dezembro de 1968.
O ano foi de manifestações contra o regime que culminou na passeata dos 100 mil no mês de junho.
Mas o estopim que levou ao ato, que também fechou o Congresso, foi o discurso do deputado Márcio Moreira Alves, do MDB da Guanabara, condenando uma invasão à Universidade de Brasília.

O deputado defendeu o boicote das mulheres aos militares e o boicote das famílias ao desfile de sete de setembro.

A biógrafa do estudante Honestino Guimarães, desaparecido em 1973, Betty Almeida, afirma que, com o AI-5, que durou 10 anos, as pessoas tiveram que se submeter ainda mais ao regime militar.

“Em vez de prisão legal, o sequestro. Em vez dos presídios normais, os cárceres clandestinos, as casas de tortura e morte. Em vez de manter a integridade física dos presos sob sua custódia, a tortura, o assassinato sob a tortura”.

Lição do passado

Vários deputados lembraram que, mais recentemente, a ditadura militar tem sido revista no sentido de enaltecê-la.

O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que solicitou a sessão junto com o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), condenou essa interpretação.

“Nós não poderíamos em hipótese alguma, num momento desafiador da vida brasileira, em que sentimos claramente o assanhamento das forças que se identificam com esse período tenebroso da história brasileira, é de fundamental importância que nós estejamos alertas para o enfrentamento de defesa das franquias democráticas que foram avassaladoramente violadas a partir do AI-5”

O deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) ressaltou a necessidade de os brasileiros se unirem, evitando uma ruptura como a de 64:

“Em 64, o clima de intolerância, a desconfiança nos mergulhou numa noite de trevas que durou mais de duas décadas. Agora em 2018 vivemos um clima de disputa e intolerância muito tóxicos. Devemos nos lembrar das lições do passado e precisamos evitar cometer os mesmos erros, precisamos construir pontes”.

A sessão solene também homenageou o vice-presidente da República Pedro Aleixo, que ocupou o cargo no governo Costa e Silva.

Em carta lida na sessão, o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, lembrou que Aleixo foi uma voz moderadora dentro do regime.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes

Leia também:

Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Estão voltando os Milicos de Pijama que chamaram de Calúnia a Comissão da Verdade
.
.
Após 50 anos do AI-5, “Toda a Nação Está sob Ameaça”

Por Gabriel Valery, da RBA, via GGN
A Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, recebeu personalidades históricas em ato que rememorou a ditadura e alertou sobre a ameaça de novos tempos sombrios

Lideranças, artistas, intelectuais e ministros de todos os governos após a redemocratização assinaram o Manifesto em Defesa da Democracia(https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/12/em-sao-paulo-ato-pela-democracia-relembra-e-alerta-pelos-50-anos-do-ai-5).

O que era para ser uma noite de respeito em memória [dos mortos e desaparecidos políticos Vítimas da Ditadura Militar (1964/1985)] acabou se tornando em um ato de resistência.

Isso porque aqueles que usaram do microfone, foram unânimes em alertar para os perigos que rondam novamente o Brasil.

https://jornalggn.com.br/noticia/apos-50-anos-do-ai-5-toda-a-nacao-esta-sob-ameaca

Jeová Santana

Nenhum comentário, pois a poesia sangra…

Zé Maria

Extra! Extra!
General Interventor no RJ diz ao Estadão que Marielle
foi morta por Milicianos Caçadores de Passarinho.

Só não disse “Quem Mandou matar Marielle?”

Deixe seu comentário

Leia também