Com orçamento militar equivalente a R$ 2,7 trilhões, EUA acusam Rússia de “esbanjar recursos” com bombardeiros na Venezuela

Tempo de leitura: 2 min

EUA e Rússia divergem sobre bombardeiros na Venezuela

da BBC News

Autoridades russas e norte-americanas discordam sobre o desembarque na Venezuela de dois bombardeiros russos capazes de transportar armas nucleares.

Os dois bombardeiros Tu-160 desembarcaram na Venezuela na segunda-feira, em uma demonstração russa de apoio ao governo do presidente socialista Nicolás Maduro.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que se trata de “dois governos corruptos esbanjando recursos públicos”.

O governo russo chamou suas palavras de “completamente inapropriadas”.

Os bombardeiros estratégicos de longo alcance desembarcaram no aeroporto de Simón Bolívar, na capital venezuelana, Caracas, na segunda-feira, juntamente com outros dois aviões russos.

A Venezuela e a Rússia há muito são aliados próximos, e os bombardeiros russos — assim como um cruzador de mísseis — foram enviados para o país da América Latina em 2008.

Os bombardeiros supersônicos também visitaram a Venezuela em 2013.

A última visita aconteceu poucos dias depois que o presidente Maduro se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, disse que eles faziam parte dos exercícios da Força Aérea com seus aliados russos: “Isso nós vamos fazer com nossos amigos, porque temos amigos no mundo que defendem relações respeitosas e equilibradas”.

“Estamos nos preparando para defender a Venezuela até o último centímetro quando necessário”, disse o ministro, referindo-se às frequentes acusações de seu governo de que as potências imperialistas estão tentando derrubar o governo Maduro.

O presidente Maduro disse no domingo que há uma tentativa em andamento “coordenada diretamente da Casa Branca para perturbar a vida democrática na Venezuela e para tentar lançar um golpe de Estado contra o governo constitucional, democrático e livre de nosso país”.

Pompeo denunciou o envio de bombardeiros russos no Twitter.

“O governo da Rússia enviou bombardeiros do outro lado do mundo para a Venezuela. Os povos russo e venezuelano deveriam ver isso pelo que é: dois governos corruptos esbanjando recursos públicos e silenciando a liberdade enquanto seu povo sofre”, escreveu.

O porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse que os comentários de Pompeo foram “muito pouco diplomáticos”.

Pompeo não foi o único a criticar o movimento russo de enviar os bombardeiros a Caracas.

O porta-voz do departamento de defesa dos EUA, coronel Rob Manning, observou que os EUA recentemente enviaram um navio-hospital à América Latina para oferecer apoio aos milhões de venezuelanos que fugiram da hiperinflação e da escassez de produtos e remédios em seu país desde 2014.

“Contraste isso com a Rússia, cuja abordagem para o desastre causado pelo homem na Venezuela é enviar aviões de bombardeio em vez de assistência humanitária”, disse Manning, segundo a rede NBC.

Mas a Rússia não é a única a enviar seus jatos militares para outros países. Os EUA também enviaram aviões para seus aliados, incluindo a Ucrânia, cujas relações com Moscou permanecem tensas após a anexação da Criméia pela Rússia em 2014.

PS do Viomundo: Ao dólar comercial de hoje, o orçamento mais recente do Pentágono equivale a cerca de R$ 2,7 trilhões de reais, disparadamente o maior do mundo. E Pompeo acusa outros de supostamente “esbanjar” dinheiro.

Leia também:

Escola Sem Partido é derrotado na Câmara


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Euclides de Oliveira Pinto Neto

Os vassalos da sionista máfia khazarian estão esperneando e fazendo malcriações, pois sabem que a Rússia é um parceiro confiável. E só vão fazer isso, através da mídia corrupta, porque não têm coragem de enfrentar os russos. Pensavam em tomar conta do petróleo venezuelano – 330 bilhões de barris, as maiores reservas do mundo – usando o mesmo modelo da Ucrania, em 2014 – a “revolução colorida” – para remover o Governo Maduro … SIFU !!! O povo da Venezuela sabe muito bem quem são os canalhas !!! E os bombardeiros vieram totalmente preparados para a ação, inclusive armas nucleares e todo o aparato necessário para a ação militar. Vieram para resolver de vez !!! VAI ENCARAR ? TÊM DISPOSIÇÃO ? Agora o buraco é MUITO mais embaixo, tribo maldita !!!

João Ferreira Bastos

“dois governos corruptos esbanjando recursos públicos”.

Que o governo Russo não se comporte como o PT que sempre se calou diante de mentiras como essa. Acabou que o pt se fudeu
Que o governo Russo responda no mesmo tom ou um acima
O corações e mentes são dominados e o começo é este

Zé Maria

O Movimento das Peças no Tabuleiro é para a Guerra.
Torçamos para que esse Bando de Lunáticos do Trump
não decida por uma Invasão Militar na Venezuela.
E que a Cáfila de Incautos do Botsonauro não os sigam.

Deixe seu comentário

Leia também