VIOMUNDO

Diário da Resistência


Com base em código de conduta, PSOL quer tirar mamata de filho de Mourão
Divulgação do Exército
Política

Com base em código de conduta, PSOL quer tirar mamata de filho de Mourão


11/01/2019 - 18h12

PSOL representa contra nomeação de filho de Mourão no Banco do Brasil

Do PSOL

O PSOL entra com uma representação na Comissão de Ética Pública, nesta quinta- feira (10), contra a nomeação do filho do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRB), para o cargo de assessor especial da Presidência do Banco do Brasil (BB).

A indicação de Antonio Rossell Mourão causou muitos questionamentos sobre a moralidade e a legalidade da nomeação.

“A nomeação do filho do vice-presidente, uma semana depois da posse do novo governo, não foi apenas inadequada ou extemporânea. Ela fere princípios que devem orientar a administração pública. Diante da indignação popular com a nomeação, o governo deveria voltar atrás. Sem isso, não nos resta alternativa senão provocar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República”, afirma Juliano Medeiros, presidente do PSOL.

A representação se baseia no decreto no 7203/2010, que trata sobre o nepotismo, e dispõe que, no âmbito de cada órgão e de cada entidade, são vedadas as nomeações, contratações ou designações de familiar de Ministro de Estado, familiar da máxima autoridade administrativa correspondente ou, ainda, familiar de ocupante de cargo em comissão ou função de confiança de direção, chefia ou assessoramento, para cargo em comissão ou função de confiança.

O parágrafo segundo, expressamente, afirma ainda que “as vedações deste artigo estendem-se aos familiares do Presidente e do Vice-Presidente da República e, nesta hipótese, abrangem todo o Poder Executivo Federal.”

Além disso, no código de conduta da alta administração federal da Presidência da República, na parte relativa ao nepotismo, há a seguinte disposição:

“1. Pode o agente público nomear, indicar ou influenciar, direta ou indiretamente, a contratação, por autoridade competente, de parente consanguíneo ou por afinidade para o exercício de cargo, emprego ou função pública? Não, pois esta conduta ofende o princípio da moralidade administrativa e compromete a gestão ética. A vedação abrange os casos denominados “de reciprocidade”, ou seja, o parente A se vincule a B e o parente B se vincule A.”

Por fim, nos termos do decreto no 6029/2007, o pedido é pelo encaminhamento de sugestão de exoneração da função de confiança e, se for o caso, recomendação de abertura de procedimento administrativo. À Comissão de Ética Pública, vinculada ao Presidente da República, compete a revisão das normas que dispõem sobre conduta ética na Administração Pública Federal, elaborar e propor a instituição do Código de Conduta das Autoridades, no âmbito do Poder Executivo Federal.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

12 de janeiro de 2019 às 23h30

“Por causa de acesso a petróleo, querem transformar a Venezuela na nova Síria.
Ou seja, um conflito ‘interno’ mas, na verdade, protagonizado
pelas maiores potências do mundo.
Como a Venezuela é colada no Brasil, manda o bom senso
que estimulemos soluções pacíficas, não guerras …

Há muitas décadas não temos guerras próximas às fronteiras brasileiras.
Obviamente seremos impactados, inclusive por perdas comerciais.
Quem pensa nos Estados Unidos e na indústria armamentista,
quer guerra.
Quem pensa no Brasil, quer PAZ.”

Flávio Dino
Governador do Maranhão

https://twitter.com/FlavioDino/status/1084113698959118336
.
https://i.postimg.cc/jdGds7md/AL-Bases-USA.jpg

Responder

Zé Maria

12 de janeiro de 2019 às 19h00 Responder

Zé Maria

11 de janeiro de 2019 às 21h40 Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.