Colunista que acertou em 2016 faz sua previsão: democratas assumirão controle total do governo

Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Vitória por 7%

Da Redação

O colunista Henry Olsen, do Washington Post, foi um dos poucos que acertaram o resultado de 2016, prevendo a surpreendente vitória de Donald Trump.

“Um voto para Biden é um voto para os globalistas, comunistas, socialistas, liberais hipócritas e outros que pretendem cancelar e destruir você”, disse Trump hoje em um comício na Carolina do Norte.

A presença dele no estado na véspera da votação é sinal de que os republicanos estão em dúvida sobre o resultado num estado com o qual em geral podem contar.

Para Olsen, a diferença em relação a 2016 é que Trump passou os últimos quatro anos no poder:

É senso comum que um presidente candidato à reeleição será julgado pelo fato de ter feito o trabalho bem o suficiente para merecer outra chance; as reeleições são sempre referendos sobre o presidente. Um presidente que falhou em seus maiores desafios terá perdido a confiança de seus concidadãos. O presidente Trump falhou em ambos os testes aos olhos do povo americano e, como resultado, perderá.

Ele se refere ao fracasso no combate à pandemia de coronavírus e aos distúrbios raciais que Trump inflamou.

Por causa disso, Olsen prevê que que o democrata Biden vai vencer por 52,5% a 45,3%, com 350 votos no Colégio Eleitoral — ele precisa de 270:

Os democratas não precisam temer. Esta minha sexta previsão de eleições bienais, é talvez a mais fácil: o ex-vice-presidente Joe Biden vencerá confortavelmente, a menos que tenhamos o maior fracasso nas pesquisas da história moderna. Os democratas também ganharão o controle do Senado e ampliarão sua maioria na Câmara. Embora não seja a vitória esmagadora que alguns esperam, os democratas controlarão simultaneamente a presidência e as duas casas do Congresso apenas pela terceira vez desde a eleição de Ronald Reagan em 1980. Essa é uma conquista histórica que lhes dará a vantagem para determinar o próximo estágio da nossa crise nacional.

Olsen acredita que Biden vai vencer não apenas na chamada Blue Wall — Pensilvânia, Wisconsin e Michigan — mas também no Arizona, na Carolina do Norte, na Geórgia e na Flórida.

No Congresso

Pela previsão de Olsen, os democratas vão manter o controle da Câmara e assumirão o controle do Senado, mesmo que as duas vagas da Geórgia que serão definidas em janeiro ficarem com os republicanos, provocando um empate de 50 a 50.

Neste caso, a vice-presidente Kamala Harris garantiria a maioria para os democratas em caso de empate.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Vitória Democrata
Probabilidade por Estado

Acima de 99%
California
Connecticut
Delaware
Hawaii
Illinois
Maryland
Massachusetts
New Jersey
New York
Oregon
Rhode Island
Washington
Washington DC

De 90% a 99%
Colorado = 96%
Minnesota = 90;5%
New Mexico = 98,7%
Virginia = 97%

Entre 80% e 90%
Michigan = 87,3%
Nevada = 82,7%
New Hampshire = 88,8%
Pennsylvania = 81,3%

De 60% a 80%
Arizona = 65,6%
Florida = 65,4%
Maine, Dist. 2 = 61,6% i
Nebraska, Dist. 2 = 73,6%
North Carolina = 62,3%

Entre 50% e 60%
Georgia = 58%

Deixe seu comentário

Leia também