Coincidência: Bolsonaro ameaça fechar Valor e JN “ameniza” o tom sobre queimadas na Amazônia

Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro falou ontem explicitamente em fechar o jornal Valor Econômico, do Grupo Globo.

Foi num encontro com representantes da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), no Palácio do Planalto.

O presidente falou sobre a Medida Provisória que permitirá às empresas que publiquem seus balanços de graça, no site da Comissão de Valores Mobiliários ou no Diário Oficial.

Em entrevista anterior, Bolsonaro previu o fim da imprensa:

“Tirei de vocês R$ 1,2 bilhão de reais com publicação de balancetes. Não é maldade. É bondade e Justiça com os empresários, que não aguentam pagar isso para publicar páginas e páginas que ninguém lê. Então, publica no site oficial, CVM, a custo zero. Já estamos ajudando assim a não ter desmatamento, porque papel vem de árvore. Estamos em uma nova era. Assim como acabou no passado o datilógrafo, a imprensa está acabando também. Não é só por questão de poder aquisitivo do povo que não está bom. É porque não se acha a verdade ali”.

A ameaça explícita ao Grupo Globo foi feita durante a reunião com a ACAERT: “Sabe o que eu posso fazer? Chamo o presidente da Petrobrás aqui e digo: ‘Vem cá, Castello Branco. Você vai mostrar seu balancete este ano no jornal O Globo’. Vinte páginas de jornais para isso. E o jornal Valor Econômico, que é da Globo, vai fechar. Não devia falar? Não devia falar, mas qual é o problema? Será que eu vou ser um presidente politicamente correto? Uai. É isso daí aqui no Brasil”.

Nos últimos dias, o Jornal Nacional da TV Globo tem dado cobertura às queimadas na Amazônia, mas num tom que surpreendeu internautas.

“Encerramento do Jornal Nacional indecente. Sorrindo, apresentador afirma que a Amazônia não é o pulmão do mundo. Desqualifica alertas de cientistas e ambientalistas. Mas tranquiliza a família brasileira pq o Globo Repórter explicará tudo amanhã”, escreveu o jornalista Flávio Gomes depois de ver a edição da quinta-feira, 22/08.

Dias antes, o telejornal “informou” que o tom com o qual Bolsonaro se defendia no assunto das queimadas da Amazônia era parecido com o do ex-presidente Lula, falando sobre a soberania nacional.

A comparação também provocou críticas. O jornalista Lúcio de Castro, da Agência Sportlight, resumiu:

No lugar da comparação entre dados do desmatamento antes e depois, mesmo diante de escalada brutal, o Jornal Nacional escolhe como objeto da reportagem a simetria entre falas de presidentes e não a assimetria dos números. É assim que o jornalismo foge de sua responsabilidade.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Guga Batista

O Eduardo Bolsonaro provavelmente não decola para embaixador do brasil nos EUA então o Bolsonaro deveria demitir o Moro e nomear o Eduardo Bolsonaro ministro da justiça por mais idiota que seja o Eduardo Bolsonaro ainda assim representará melhor o ministério da justiça do que o Moro.
Fica a dica para o Bolsonaro fazer essa troca pois o Bolsonaro sabe que o Moro é um ambicioso sem limites já o Eduardo Bolsonaro será alinhado e fiel ao governo e ao seu pai presidente.

Zé do rolo

A esposa do Moro a senhora Rosângela Wolf esteve em shopping falando ser contra assistencialismo ora o Bozo Bolsonaro pode fritar o Moro em praça pública que o Moro não pede demissão pois a esposa do Moro adora luxo e da profissão de advogada ela não tem como manter tanto luxo pois parece que não tem tanto sucesso como advogada então tem que ficar o Moro no governo do Bolsonaro apesar da fritura e de a globo lixo ser contra a permanência do Moro no ministério da justiça só que a turma da globo lixo sabe que o Moro jamais será presidente ou qualquer cargo eletivo.
O Moro continua contra vontade da globo pois a senhora Rosângela Wolf vestia roupas de duzentos mil reais nesse dia em que esteve no shopping falando ser contra assistencialismo.

Mileide Franco

O Bolsonaro só conseguirá representar o povão quando colocar as organizações globo lixo na sarjeta.

Pamela vieira

A rede Globo lixo representada pela família Marinho é um escárnio midiático é bem feito o Bolsonaro fechar o jornal valor econômico que pertence ao grupo globo lixo e fechar toda as organizações globo lixo.
Se o Bolsonaro continuar descendo a madeira na globo lixo e família marinho vai cair o Bolsonaro no meu conceito.

a.ali

o joguinho do bozo deu certo: ameaçou e o jn afrouxou…coisas da platinada!

Zé Maria

https://twitter.com/search?q=%23panela%C3%A7o

Internautas planejam #panelaço durante o
pronunciamento de Bolsonaro

Presidente fará discurso em rede nacional
de rádio e televisão, nesta sexta-feira,
para falar sobre os incêndios na Amazônia.

A hashtag #panelaço já figura
entre as mais comentadas no Twitter

Correio Braziliense: https://t.co/9vayNUWQew

https://twitter.com/correio/status/1164985965116608512

lulipe

Os próximos serão a Veja, Folha e Estadão…

Zé Maria

Nessa ladainha inócua, de Mito imbecil x Rede Globo,
já se sabe bem de que lado está o ex-juizéco de Curitiba,
hoje Ministréco da (in)justiça do (des)governo Miliciano.
O Covarde, como sempre, prefere agir nas sombras.

Deixe seu comentário

Leia também