VIOMUNDO

Diário da Resistência


Em entrevista, Ciro se posiciona para ser também o candidato da direita
Foto Jaélcio Santana/Fotos Públicas
Política

Em entrevista, Ciro se posiciona para ser também o candidato da direita


21/06/2018 - 17h49

Foto Jaélcio Santana/Fotos Públicas

Da Redação

O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, escolheu uma entrevista à revista America’s Quarterly para se posicionar claramente como alternativa tanto ao PT quanto a Jair Bolsonaro: um candidato que trafega inclusive pela centro-direita.

Ciro trabalha alianças com partidos conservadores (DEM, SD, PPS e PP, além do PSB), ao mesmo tempo em que ocupa espaço diante do claro naufrágio de Geraldo Alckmin, do PSDB, cuja candidatura sofreu um novo baque hoje com a prisão de um homem do círculo político íntimo do ex-governador paulista.

Na entrevista, Ciro disse que o Brasil “não pode suportar um governo esquerdista” e, por isso, a tarefa dele não é trabalhar pela união da esquerda.

AQ: Provavelmente só haverá espaço para um candidato da esquerda no segundo turno. Será o seu ou um candidato do PT apoiado pelo Lula?

GOMES: Eu penso que Lula vai apoiar um candidato do PT e será um desastre para eles.

AQ: Você tem a capacidade de unir a esquerda?

GOMES: Este não é meu projeto. Meu projeto é de centro-esquerda. Muito claramente. O Brasil não precisa, nem pode suportar um governo esquerdista. O Brasil precisa de um projeto que una os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham.

AQ: Você tem sido publicamente crítico de Lula. Por que? O que especificamente ele fez de errado?

GOMES: Lula para mim não é o mito. Lula é um velho amigo de 30 anos, com o qual eu concordo e discordo. Eu acho que o Lula cometeu sérios erros ao longo de sua vida. Por exemplo, o PT, sob direção do Lula, era contra a Assembleia Constituinte. E hoje o PT é contra todas as mudanças em nossa Constituição. Ou seja, defende a Constituição que se negou a assinar. Nós estabilizamos a moeda depois de 20 anos de inflação excessiva e o PT foi contra.

AQ: O Lula teve a oportunidade de fazer mais contra a corrupção durante seu governo?

GOMES: Lula teve todo o poder do mundo para reformar o país. E ele optou por um projeto de poder. E esta foi a tragédia brasileira.

AQ: Como presidente, como seria sua atitude com respeito à Lava Jato?

GOMES: Apoio. Apoio total. O Brasil está tentando estabelecer que a impunidade não pode mais ser a recompensa para o crime dos setores poderosos de nossa elite. Mas ainda estamos muito longe disso.

PS do Viomundo: O plano de Ciro é, claramente, o de repetir as alianças de Lula. É a versão pós Lava Jato da conciliação de classes.

Leia também:

Altamiro Borges: O que amedronta Jair Bolsonaro, o “valentão”?

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

João

25 de junho de 2018 às 07h58

É….Ciro a cada dia que passa estar mais parecido com a Marina, não acha guarida no PT, aí se inclina mais a direita.

Responder

Viviane

23 de junho de 2018 às 16h41

Até repetir a mentira direitista de “o PT se negou a assinar a CF/1988 (ora, em qualquer cópia do texto constitucional consta a lista dos signatários, e, adivinhem? O nome de Lula e outros deputados do PT estão lá!)” Ciro já está repetindo? Não tem como ser levado a sério nem pela esquerda, nem pela direita.

Responder

Anabi Resende Filho

23 de junho de 2018 às 15h19

O mió jeito de falá cum Ciro é mandá ele catá coquim!

Responder

andre2110

22 de junho de 2018 às 08h44

Ciro nunca foi de esquerda, tem dna de direita.

Vai dar continuidade ao entreguismo, unindo-se ao dem, pp, e com apoio de blogs oportunistas, camaleões em busca de miséria, como pha e cafezinho.

Responder

Dartanhan

22 de junho de 2018 às 07h06

Ciro Gomes não passa de um aproveitador barato que se rende ao que tem de mais retrógrado e reacionário no Brasil. É um fanfarrão que não merece a confiança do povo Brasileiro e por isso não consegue avançar nas pesquisas de opinião

Responder

Ibsen

22 de junho de 2018 às 06h56

Ah sim, é mal intencionado também.
O Lula não queria essa Constituição porque está muito aquém em termos progressistas e, se hoje a defende, é porque mesmo esse mínimo está sendo roubado. Bem mau caráter esse Ciro.

Responder

Ibsen

22 de junho de 2018 às 06h53

Ciro está desesperado porque apesar de tudo o relatório e exposição não devia nas pesquisas. Sim, ele está longe de fazer as mesmas alianças de Lula. Está procurando se igualar a fhc, talvez reedite parceria com os Magalhães. Ele está buscando parcerias improváveis com deus e o diabo.
Ciro não é alternativa, é mais do mesmo é, como fhc, desdiz tudo o que já disse anteriormente.

Responder

    Ibsen

    22 de junho de 2018 às 06h59

    Digo, apesar de tudo e de toda a exposição, não sobre nas pesquisas e se mantém ao lado do sem sal Alckmin.

Sara

22 de junho de 2018 às 01h34

Não sou Petista. Não votarei no Ciro pq ele fala mal do melhor Presidente que o Brasil já teve. Fala mal do Lula perdeu meu voto. É ele se alia com golpistas pq o PT não quer ele.
Agora tá falando q apoia a lava jato. Ele mesmo tá se engolindo! Burro!

Responder

DOUGLAS CAMPOS

21 de junho de 2018 às 21h31

Boa noite. O fanatismo ideológico não deixa algumas alas do PT pensarem sobre as possibilidades de alianças políticas. Assim como Ciro Gomes, a cúpula do PT nunca pensou apenas pela ótica da esquerda, pois não dá para guiar o país apenas com um viés ideológico.

Responder

Bruno

21 de junho de 2018 às 20h13

Ciro Gomes está longe de repetir as alianças feitas por Lula. Se nós pegarmos os projetos de governo do PT em 2002 vamos perceber que as politicas econômicas de Lula são uma continuidade de FHC. Apesar do lado desenvolvimentista, foram medidas que saturaram com o tempo. Não adianta apenas incentivar o consumo e não observar a queda da nossa industria. Ciro é o único que apresenta um projeto sólido de desenvolvimento. Único com experiência para pensar o Brasil. #CiroPresidente

Responder

João Marcos Muniz

21 de junho de 2018 às 20h05

Ciro tem tido posições bem claras sobre o que pensa sobre o PT…que infelizmente peca pela falta de autocrítica…sempre foi contra o impechement e tem sido o único que está propondo coisas novas e um projeto de pais! !

Responder

Albasgodel pajé

21 de junho de 2018 às 18h40

Ciro está cometendo um erro fatal. Criticar Lula é desprezar os votos do PT. Sem os milhões de votos de lula ninguém se elege;

Responder

Julio Silveira

21 de junho de 2018 às 18h28

Minha duvida pró Ciro se desvaneceu na sua intenção de atrair o trairas e conviver com eles como se nada tivesse acontecido. Não me convenceu nem levará meu voto, e não sou petista. Também não sou cidadão mal agradecido, nem um lorpa que se emociona a ponto de tornarme vaca de presepio que entender as nuances da politica brasileira oligarquica e de seus politiqueiros. A melhor chance do Ciro é sobrar ele e Bolsonaro, por suas proprias personalidades, pois nesse caso, semelhantes, o Ciro e mais preparado e inteligente.

Responder

Francisco Carlos de Lima

21 de junho de 2018 às 17h50

#CiroGolpista

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!