Chico Alencar: Ser anti-Dilma não é aval ético para ninguém

Tempo de leitura: 2 min

chico-alencar

MORAL DE OCASIÃO, ÉTICA SELETIVA

por Chico Alencar, enviado por e-mail

Há um grande acordo na Câmara de blindagem a Eduardo Cunha: os mesmos que aplaudem a Lava Jato – e com razão – quando ela atinge integrantes do PT, calam-se – com um silêncio hipócrita – quando ela chega no ‘núcleo parlamentar’. Os jatos da Operação param no lago e nas barreiras de ‘proteção’ ao Congresso Nacional!

Na Câmara, é um ESCÂNDALO que APENAS o PSOL tenha cobrado, na reunião de líderes e em plenário (ontem, 04/08), o afastamento de Cunha, que sofre pesadas acusações de recebimento de suborno. Por muito menos, tanto titulares do Executivo quanto da Mesa Diretora da Câmara, em passado não muito distante, licenciaram-se de suas funções de mando até que tudo fosse esclarecido – na maioria das vezes, em desfavor dos acusados.

Esse mar poluído de cumplicidades nega a representação popular. Os discursos ‘moralizadores’ de muitos são de boca pra fora: só quando lhes convém. Essa conivência aética, que vai do PT (que bajula Cunha por medo do impeachment de Dilma) ao PSDB (que tem seus mensalões e seus acordos oportunistas), passando por TODOS os demais partidos com bancadas na Câmara, vai gerar imensos constrangimentos em breve: quando, daqui a alguns dias, vierem os indiciamentos do Ministério Público, com provas substantivas contra aqueles que o STF, certamente, tornará réus. E aí, o que dirão os que agora, com ‘cara de paisagem’, nada falam – exceto para repudiar o nosso ‘radicalismo’?

Ser anti-Dilma e contra esse governo destrambelhado – de Levy e Temer, na verdade – não é aval ético para ninguém.

Não nos consola o fato de o PSOL ter feito, desde sempre, propostas preventivas, de resguardo do já tão desgastado Parlamento – bom em ‘acertos’ ocultos, péssimo em cortar na própria carne.

Que o Ministério Público faça uma bela eleição, com indicação pela Presidente da República do mais votado. E que o Senado não cometa o desatino de rejeitar ou protelar essa escolha, para retaliar o PGR e defender as Excelências investigadas.

Seguiremos na luta, ainda que momentaneamente isolados (aqui, não nas ruas e no sentimento de boa parte da população): “GLÓRIA A TODAS AS LUTAS INGLÓRIAS!”.

Chico Alencar, líder do PSOL na Câmara dos Deputados

Leia também:

Jorge Solla diz que Moro mostra desinteresse por suspeitas sobre o Metrô de Salvador


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Para se identificar os mais perversos dentre os bandidos da oposição ao Brasil, basta que se observe o ódio, às vezes mal disfarçado, estampado na face de cada um ao achacar de alguma forma a Presidenta Dilma. Independentemente desse ódio, que por sinal só faz mal mesmo a quem o emite, a Presidenta Dilma e o Eterno Presidente Lula são os vitoriosos nessa pendenga. E mais, num futuro não conhecido terão a primazia de regressarem à Terra de quarta/quinta dimensão, para continuarem o seu belo trabalho. Já os seus trevosos inimigos não terão essa primazia e continuarão na terceira/quarta dimensão, e para isso darão um longo adeus para a Terra, que estará mais lépida e fagueira em sua frequência energética. E praticamente quase nada a se fazer, em face do próximo, muito próximo mesmo ‘over game’.

Maur

Não sou contra críticas ao PT. Tenho eu mesmo sérias restrições a Mercadantes, Delcidios, Suplicys e outros que, ao invés de enfrentar com coragem, chegam a bajular adversários mencionando suas supostas qualidades. Mas o Chico Alencar deveria ter vergonha de fazê-lo esquecendo que o PSOL inúmeras vezes fez política sentado no colo da direita. Do PSOL tenho tido mais respeito por figuras como o Jean W e, pela enorme coragem, embora controverso em algumas posturas eleitorais e manifestantes, o Freixo

Felipe Souza

Boa definição: ser contra esse governo por simples conveniência (caso dos oportunistas oposicionistas) ou por ódio (caso nos que aqui fora gritam ou batem panelas), não garante aval ético ou moral necessariamente.
No campo do especulativo, acho que a sociedade brasileira pegou as rédeas de seu reacionarismo, o messianismo cristão e a baixa densidade política, e acabou confundindo políticas públicas com populismo; hegemonia de um partido conferida pelo sufrágio com ditadura; corrupção com coação e co-ação.
O difícil é saber que nasceu primeiro: se a formação desses ou a informação daqueles.

italo

Isso a gente já sabe. A globo disse que eleitores da Dilma são todos corruptos.

Julio Silveira

Com toda a minha critica ao governo pelas politicas que vem adotando reconheço que a Dilma é a melhor governante que este pais já teve. Ela sera incinerada como uma joana Darc, por que lhe foi atribuido um papel que ela acredita piamente que deveria ser feito por necessidade e clamor de um povo ávido por mudanças. Sem intimidade com a corte não se deu conta de que corte a usa e a usou justamente por essa sua intolerancia ao meandros dessa politica culturalmente pobre instalada no Brasil. Feita de gente que ameaça, que destroi, que chantageia em alto estilo, de gente que se apropria dos acessorios que o estado lhes concede para orquestrar derrubadas de todos aqueles que se aventuram pelo dificil caminho da construção de uma, utópica, nação verdadeiramente democratica. O Brasil tem sido isso, um covil de lobos conduzindo ovelhas, que pela longa convivencia as fazem pensar serem todos a mesma coisa, até serem devoradas.

Carlos Santos

Parabéns, seu Chico, mas o venerável piçolista usou o termo errado. Não é “mar poluído” que se diz, é “mar de lama”. É o termo que o grande inspirador desse neoudenismo de esquerda, Carlos Lacerda, usava.

FrancoAtirador

.
.
“quando, daqui a alguns dias, vierem os indiciamentos do Ministério Público,
com provas substantivas contra aqueles que o STF, certamente, tornará réus”
[só aparecerão na Globo os parlamentares petistas e os ex-ministros de Lula].
.
.

FrancoAtirador

.
.
Algumas Tendências do PSoL querem fazer Revolução Socialista Plim-Plim,
.
com o Randolfe abraçado ao Filho do Roberto Marinho no Senado Federal.
.
(http://www.viomundo.com.br/politica/no-senado-pt-e-psol-babam-ovo-a-emissora-que-apoiou-e-se-beneficiou-da-ditadura.html)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também