Celso de Mello, sobre ameaça de filho de Bolsonaro ao STF: ”Inconsequente e golpista; inaceitável visão autoritária”

Tempo de leitura: 2 min
Felipe Sampaio/SCO/STF

Fala de Eduardo Bolsonaro é golpista, diz Celso de Mello, decano do STF

Para Celso de Mello, votação recorde não legitima investidas contra a ordem

Mônica Bergamo, na Folha

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), classificou a afirmação do deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de que bastam um soldado e um cabo para fechar a Corte, de “inconsequente e golpista”.

Disse ainda que o fato de Bolsonaro ter tido uma votação expressiva nas eleições —ele recebeu quase 2 milhões de votos— não legitima “investidas contra a ordem político-jurídica”.

O magistrado, que é o decano do STF, enviou a declaração por escrito à Folha, e pediu que ela fosse publicada “na íntegra e sem cortes”.

Escreveu Celso de Mello:

“Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!!

Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”.

O vídeo com as declarações de Eduardo Bolsonaro começaram a circular logo cedo entre ministros do STF.

Celso de Mello teve uma das reações mais indignadas. Questionado pela Folha, decidiu enviar a mensagem. Outros ministros trocaram mensagens e telefonemas entre si.

Eles aguardam a chegada do presidente da Corte, Dias Toffoli, para discutir um posicionamento. Ele estava em Veneza para compromissos profissionais e deve chegar nesta segunda-feira (22) em Brasília.

Leia também:

Altamiro Borges: Fascismo não tolera a liberdade de expressão

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

antipaneleiro

Rosa Weber não vai intimar o colega a explicar o termo “golpista”, já que as instituições estão funcionando??? Que país é este??

a.ali

safado e fingido, essa corja, TAMBÉM, faz parte do golpe!
qdo. era pra mostrar a que vieram, SE OMITIRAM, e agora querem posar de “ofendidinhos” fod….- se!

Walter Rodrigues

Senhores. Só uma coisa eu digo. Se vier algum nazibolsonarista à frente da minha casa, ou, em qualquer lugar que eu esteja, me ameaçar de extinção por eu ser negro e nordestino, que eles fiquem seguros de uma certeza – : Se for pra eu ir pelas mãos ou armas deles, irei; mas junto a mim, ao inferno ou sei lá onde, levarei pelo menos uns 10 deles! Não deixarei barato a minha vida!
(Por favor, não censure. Publique!)

Bernardo

Isso é puro fingimento. Se estão tão incomodados por que a Rosa Weber não disse nada.
É só mais um teatrindo do STF.

Nuno

E daí? Vai fazer alguma coisa? Não vai fazer nada, todos tem o mesmo estofo de Rosa Weber e do TSE. Ou são todos cúmplices.

emerson57

“”Inconsequente e golpista; inaceitável visão autoritária””
De quem o sinistro fala?
Do próprio STF ou da Mídia nativa?

Alexandre

Parabéns ao $upremo! Espero sinceramente que o fim do STF, seja o pior possível, com prisões e confisco de bens! Deixaram chegar até isso por puro ódio e partidarismo! Mas como disse ” espero”,mas não acredito, que isso acontecerá! Como incansáveis “defensores” do direito e da constituição, eles estão do lado do Coiso, é apenas incenação.

Deixe seu comentário

Leia também