Amorim: Acusações de que Lula fez lobby são absurdas; mostram como perderam a noção

Tempo de leitura: 2 min

Celso Amorim

Acusar Lula de lobby é absurdo, diz Celso Amorim

O embaixador, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, afirma ainda que a mídia é “mais conservadora que a média da elite nacional”

por Isaías Dalle, no portal da CUT,  publicado em 28/07/2015 – 16:14 

Um dos principais elaboradores da política externa e de relações exteriores do Governo Lula, tarefa que incluiu uma participação ativa do ex-presidente em viagens e contatos pelo mundo, em missões políticas, diplomáticas e também comerciais, o ex-ministro Celso Amorim classificou como absurdas as acusações de que Lula teria cometido lobby e, portanto, algo condenável do ponto de vista jurídico ou ético, ao defender interesses brasileiros e, também, as empresas, na luta pela construção de acordos bilaterais ou multilaterais.

“Isso é um total absurdo. Isso demonstra a que ponto chegou a politização. Não vamos aqui defender o que é errado, esses escândalos na Petrobrás, acho que tudo tem de ser apurado, direitinho. Acho que ninguém deve assumir para si os eventuais erros, delitos cometidos. Agora, acusar um ex-presidente porque ele apoia as empresas brasileiras, isso é um total absurdo. Mas todos, olha, eu nem vou ficar citando nomes, porque se não depois fazem uma ação de calúnia contra mim. Mas é uma coisa absurda. Todos os ex-presidentes apoiam, e mesmo os presidentes no cargo”, disse Amorim, ao responder a pergunta sobre o tema.

Amorim deu a declaração na manhã desta terça, dia 28, após participar de debate na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em São Bernardo

“Claro, você não vai apoiar uma empresa brasileira contra outra. Agora, apoiar empresas brasileiras em assuntos que são interesse do Brasil, dentro da legalidade, acho inteiramente cabível . Acho que seria até surpreendente que um presidente ou ex-presidente não fizesse isso. Você está defendendo interesses brasileiros, empregos. Você não está defendendo aquela empresa, o lucro daquela empresa, mas quem trabalha naquela empresa. Então, isso (as acusações) é uma coisa descabida, mostra como as pessoas perderem a noção”, completou.

Durante sua palestra, num painel sobre política externa, Celso Amorim afirmara que a classe trabalhadora tem de estar muito unida nesse momento de desaceleração da economia, e ter “muita visão do futuro”. Sobre isso, respondeu: “Eu diria que houve muitas melhorias no Brasil nos últimos anos, especialmente para as pessoas mais pobres. É muito importante que essas conquistas sejam mantidas. É muito importante não perder de vista que o aprofundamento da crise política não interessa à classe trabalhadora. Acho que nós temos de trabalhar pela estabilidade e ao mesmo tempo pela manutenção dos direitos e de tudo aquilo que foi obtido”.

Ainda no decorrer da entrevista, ao comentar as críticas que recebeu em diferentes episódios de sua gestão como ministro das Relações Exteriores, Amorim disparou: “A mídia brasileira é mais conservadora que a média da elite nacional”.

Leia também:

Haddad: Sem condições de debater, oposição apela para irracionalidade


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leo

Em uma conversa com um auditor-fiscal da Receita Federal sobre aquela dívida da Globo com o Fisco Federal, foi-me dito que a emissora entrou em acordo com a RF para pagamento do valor. Lembro-me que, há anos, eu soube dessa dívida da empresa por meio do Viomundo. E depois de todos esses anos, ainda somos obrigados a ler artigos com as mesmas histórias. Daí, faço aquela velha pergunta: “Brasil, qual é o teu negócio, o nome do teu sócio?”.
.
Por uma Lava-Jato midiática!!!

Leo

“Um dos principais elaboradores da política externa e de relações exteriores do Governo Lula…” Só esta afirmação já invalida totalmente o artigo. Perguntem aos servidores da carreira diplomática quem é único elaborador da política externa do Brasil, desde 2003.
.
De fato, defender empresas brasileiras no exterior é algo louvável. Mas o detalhe não é esse. As suspeitas envolvem interesses escusos sobre recursos do BNDES, sobre o que o artigo sequer menciona. Ou seja, o artigo é fraco desde o seu início.
.
A verdade é a seguinte: em plena democracia, quem não deve não teme! Quem não deve não é condenado! Quem não deve não é condenado. Não é necessário defender o Lula, muito menos chamá-lo de “eterno”, como se tivesse fundado uma religião. Se ele não fez nada de errado e, mais uma vez, foi apenas traído, tudo será descoberto, mais cedo ou mais tarde. Fiquem tranquilos! O Moro está aí pra isso!
.
PS.: até hoje, Lula não falou para o Brasil quem foram as pessoas que o traíram por conta do mensalão (tadinho!)

Urbano

Ainda que o Eterno Presidente Lula tivesse feito lobby; e os bandidos da oposição ao Brasil que eternamente fizeram ‘robby’ principalmente contra o Brasil?

Adison

ERRATA: Para mim, depois que o Sardenberg com a maior cara de pau afirmou que a quebradeira da Grécia foi culpa do Lula e da Dilma, tudo que o PIG disser conta o governo do PT não classificarei de absurdo. Absurdo é o governo despejar caminhão de dinheiro na central globo de jornalixo.

Adison

Para mim, depois que o Sardenberg com a maior cara de pazafirmou que a quebradeira da GGrécia foi culpa do Lula e da Dilma, tudo que o PIG disser conta o governo do PT não classificaremde absurdo. Absurdo é o governo despejar caminhão de dinheiro na central globo de jornalixo.

Fábio

“a mídia é mais conservadora que a média da elite nacional”. É verdade, especialmente a elite formada pelas empreiteiras. Essa elite é bem progressista, adora distribuir renda, especialmente ao ex-presidente. Com os milhões ganhos só em superfaturamentos, eu até me tornaria comunista !

Julio Silveira

Esse é hoje, para mim, um poucos cidadãos com conceito moral suficiente para fazer os BRASILEIROS pararem para ponderar sobre suas palavras. Não poderia deixar de concordar com ele sobre o nivel a que esse grupo de politicos baixaram, por que não reconhecem a propria insignificancia pátria. Tudo por que ainda encontrarem eco numa cidadadia oca que ajudaram a forjar com sua ginastica marqueteira e tendenciosa, essa que transforma a seu bel prazer coisas boas em venais e vice versa, criando uma transgressão irresistivel, quando se trata de preservar seus interesses e suas prerrogativas, inclusive culturalmente venais.

Julio Terceiro

isso chama-se medo de 2018.

FrancoAtirador

.
.
O Villão voltôoo! O Vilão voltôoo! O Vilão voltôooÔÔÔ!
.
Agora como Estoriador Convidado da Rede GloboÔÔÔ!
.
.

FrancoAtirador

.
.
Governador de São Paulo Geraldo Alckmin encontrou-se com o primeiro-ministro japonês,
Shinzo Abe, e participou do Fórum de Comércio e investimentos Brasil-Japão, na capital.
.
Mais de 50 empresários integram a comitiva do primeiro-ministro nesta viagem,
que pretende aumentar a fração de mercado das empresas japonesas e os investimentos,
além de garantir o fornecimento de matérias-primas e alimentos.
.
Durante o Fórum Econômico Brasil-Japão, evento organizado pela Jetro,
agência de comércio exterior do Japão, Valor e Nikkei, que reuniu no sábado, em São Paulo,
o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e cerca de 300 empresários japoneses e brasileiros,
o presidente para a América Latina da Mitsubishi Corporation, Seiji Shiraki,
disse que o Brasil tem uma economia promissora, para ser olhada no longo prazo,
e que a multinacional pretende continuar investindo no país, sempre com estratégia de “décadas”.
.
(http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/alckmin-recebe-primeiro-ministro-japones)
(http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=237797&c=5327)
(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/primeiro-ministro-do-japao-inicia-viagem-pela-america-latina.html)
(http://oglobo.globo.com/economia/shinzo-abe-conta-com-brasil-america-latina-para-retomada-do-crescimento-japones-13471688)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Pré-Candidato, Alckmin reúne ‘PIB’ em Jantar no Palácio dos Bandeirantes
    .
    O governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, convidou alguns dos maiores empresários do Brasil
    para jantar na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes nesta semana.
    .
    Entre eles estavam Marcelo Odebrecht, da empreiteira Odebrecht, e Jorge Gerdau, do grupo Gerdau.
    .
    TALHER
    O jantar, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), contou ainda com a presença de Carlos Terepins, da construtora Even, Johnny Saad, do grupo Bandeirantes, Pedro Faria, da BRF, e João Doria Jr., do grupo Lide.
    .
    LÁ E CÁ
    O ministro Joaquim Levy, da Fazenda, foi elogiado no jantar paulista.
    .
    Quase todos os presentes apoiam o pacote fiscal proposto por ele –embora o PSDB de FHC e Alckmin vote contra as medidas no Congresso.
    .
    PARLATÓRIO
    Alckmin, que é pré-candidato a presidente, tem estreitado contatos com o empresariado.
    .
    No domingo ele viaja aos EUA para um seminário no Harvard Club, em NY,
    sobre investimentos em SP, organizado pelo Lide e pela Câmara de Comércio Brasil-EUA.
    O vice Márcio França (PSB-SP) assume governo por uma semana.
    .
    (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2015/05/1626026-alckmin-faz-jantar-para-empresarios-que-elogiam-pacote-fiscal-de-levy.shtml)
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também