Carlos Rodriguez: Quem semeia vento, colhe tempestade

Tempo de leitura: 3 min

por Carlos Rodriguez*

A cada dia que passa, o cinismo do candidato tucano à presidência da República, José Serra, se supera. Totalmente obscena a sua declaração (feita após a patética encenação da bolinha de papel) de que o presidente Lula é o responsável pela violência na campanha eleitoral.

Este senhor se vale de velhos artifícios da direita. Primeiro, radicaliza em boatos, intrigas e desqualificações dos adversários, criando um clima pesado na campanha. Depois, despolitiza-a. Assim, não se discute a situação econômica  ou qualquer aspecto da vida do cidadão brasileiro. Ao contrário, envereda para temas que dizem respeito à vida íntima de cada um, como o aborto e a orientação sexual. A pauta passa a ser a baixaria e não o futuro do Brasil, a diminuição da miséria ou a melhoria da educação, da saúde e do desenvolvimento da sociedade brasileira. A oposição à Lula age assim, porque não tem projeto para o país e somente se vale do ódio e do rancor.

Aliás, o cinismo impera entre os demotucanos. No jornal Estado de S. Paulo de 24 de outubro, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos, diz que “o PT é o partido da mentira, o PT é o partido da morte,  por causa do aborto. Engraçado, sobre o aborto feito por Dona Mônica Serra, mulher de José Serra, segundo relato de suas ex-alunas publicada no jornal Folha de São Paulo em 16 de outubro,o bispo de Guarulhos não abre o bico.

Curiosamente, o bispo D. Luiz é de São João da Boa Vista, onde atuava com o Sidney Beraldo, ex-deputado e ex-secretario de Gestão do então governador Serra, e mias recentemente um dos coordenadores da campanha a governador de Geraldo Alckmin, que tem fortes ligações com a Opus Dei, que age nas sombras. A omissão do bispo sobre o aborto de Monica Serra revela que essa questão é apenas um mote usado por esse grupo religioso para ir contra o PT.

Para completar o quadro dantesco, assistimos ao fundamentalismo religioso matar a religião e transformá-la em mero  instrumento eleitoral. Esta mistura acintosa de religião, num viés fundamentalista, e política é um perigo à sociedade brasileira, pois ameaça os pilares do Estado Laico.

O ódio contra o PT vem sendo trabalhado há pelo menos um ano. Todos devem se lembrar dos primeiros e-mails com a acusação ridícula de que Dilma seria terrorista. Por sinal, o termo terrorista, cunhado pelos militares durante a ditadura, é uma forma de adotar a ditadura militar. Aqui, vale lembrar que ao povo é dado o direito de resistir quando um governo se estabelece pela força das armas. Até na idade média, como é relatado na lenda  Robin Hood , já se sabia disso.

Homens e mulheres que foram torturados barbaramente e deram a sua vida pela democracia devem ser tratados como heróis. O termo terrorista significa aceitar que a tortura e barbárie sejam admissíveis como recursos para organizar uma sociedade. Claramente, para um republicano e democrata este argumento precisa ser rejeitado. Então perguntamos, por que os tucanos se valem de argumentos antidemocráticos para difamar uma heroína brasileira? Por que uma campanha baseada no ódio?

Há outros exemplos, como a campanha conservadora com uso da internet para difamar e caluniar e atacar a vida pessoal de Dilma Rousseff.

Lentamente a campanha de Serra pregou o ódio, inclusive de classe, e se valeu dele eleitoralmente para chegar ao segundo turno. Agora hipocritamente diz que o presidente da República faz uma campanha que estimula a violência, querendo se passar como vítima. Ora, Serra, quem semeia vento, só pode colher tempestade.

Se o candidato José Serra, em vez de despolitizar a campanha, discutisse projetos para o Brasil (o que ele infelizmente não possui), talvez os acontecimentos fossem outros.

Por fim, deixo para vocês este poema de Brecht, que mostra que a  violência não é o que os poderosos querem que seja visto como violento, mas as estruturas sociais ou situações plantadas com o apoio da mídia e da direita conservadora que resultam neste quadro conflituoso.

Pergunto, ainda, manipular informação e tentar reverter votos de forma abjeta não é uma violência?

PS: Curiosamente, a crítica contumaz da Globo sobre o episódio da violência da bolinha de papel , através do Jornal Nacional, ocorreu justamente no dia em que o Cade, órgão do governo federal, decidiu acabar com o monopólio da emissora  na transmissão do Campeonato Brasileiro.

Sobre a Violência, Bertolt Brecht

A corrente impetuosa é chamada de violenta

Mas o leito do rio que a contém

Ninguém chama de violento.

A tempestade que faz dobrar as bétulas

É tida como violenta

E a tempestade que faz dobrar

Os dorsos dos operários na rua

* Carlos Rodriguez , participante da Igreja Católica.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Só quem tem poder de encaixe para assimilar tantas vilanias, idiotias, cretinices e calhordices ditas e feitas pelo zé contra-rampa, o mitômano, são os seus próprios seguidores.

Luci

Só ouvir o nome deste bispo já me causa tédio. Tantos problemas para serem solucionados e ele não larga o peé de Dilma Roussef. Bispo cuide um pouco mais de sua Igreja Católica e os problemas de pedofilica que estarreceram o mundo. Os brasileiros sabem que esta campanha não debateu grandes temas nacionais e um dos resposáveis é a Igreja Católica e o bispo guarulhense.O bispo exagera quando associa-se ao PIG.

adenilde petrina

Esse bispo de Guarulhos é o hoje o que foi D. Castro Mayer, arcebispo da diocese de Campos, Rio de Janeiro, durante o regime de 1964.Esse D. Castro Mayer apoiava a ditadura que, segundo ele, combatia o comunismo e de quebra, ele era um dos sustentáculos da TFP,.Enquanto D Helder Camara, D. Luciano Mendes, D.Pedro Casaldáliga, D Ivo e outros bravos lutavam contra a tortura e e a violência do regime militar.Por isso acho, às vezes, que a história está se repetindo; só que hoje, ao contrário de 1964, nós estamos mais atentos, temos os blogs, como o do Azenha, que nos mantem alertas e podemos repassar , trocar informações, nos posicionarmos e nos defendermos das armações das trevas saudosas dos anos de chumbo que se aglutinam em redor do moço desequilibrado da bolinha de papel.

    Torquemada

    Muito bem lembrado! Esse bispo de Campos ficou tristemente famoso por rezar na cartilha dos milicos…

Baixada Carioca

Malafaia, o bispo católico e outros que se intitulam representantes de Deus se integram a quadrilha que dilaceram o patrimônio público. O povo precisa entender que Deus não está no meio dessa sujeira toda. Se é que um dia ele esteve lá, já saiu de fininho e eles nem perceberam.

Erigutemberg Meneses

DEPOIS DAS URNAS

Olhas, agora, o povo à socapa
Com ar de quem comeu e não gostou.
Serra, não percebeste, ao eleitor
Armação sem projeto não escapa?

Pensaste: esse povo é uma garapa
Que um bico tucano triturou.
Que presunção! O povo sempre capa
Na urna o mentiroso que o enganou.

Na política de hoje o papel
Do candidato não é o de menestrel
Da farsa, da mentira e do boato.

Bolinhas de papel e dossiê,
Calúnias… Eu cansei de te dizer
Que o povo não deixava isso barato.

Erigutemberg Meneses

mario cezar

é DILMA, segunda-feira, temos uma presidenta, porém , até lá, é sebo nas canelas, é dialogar nass ruas, é mostrar as diferenças entre os dois projetos. no ceará, na bahia e no piaui, deflagrou-se um modo de dizer que a liberdade de imprensa não pode ser a liberdade da mentira ou somente a liberdade da empresa de comunicação com seus donos. a FOLHA, a globo, a veja e o estadão estão lascados. para´béns azenha

João

Se alguma coisa de ruim acontecer com a nossa pátria e com o nosso povo por causa da irresponsabilidade deste
bispo, ele será um dos culpados!

redson

Essa dupla, serra e o bispo de guarulhos , cometeu as maiores agressões aos altos princípios éticos que devem nortear as campanhas eleitorais e as relações com o povo brasileiro. A História os julgará.

rubem

Este "bispo" esta de conluio com Serra em troca de que? , gostaria de saber o que Serra, vai dar em troca , pois idealismo e zelo religioso que não a coisa é mais "podre".
Malafaia todos dizem que é um concessão de "TV" e este Bispo mercador da religião esta ganhando alguma coisa pode esperar.

    Baixada Carioca

    Pode crer que tem reais dos cofres públicos envolvido nisso. Pelo mesmo motivo as principais mídias já declararam voto no tucano.

augustodafonseca13

Por tudo isso, a sórdida campanha do Serra conseguiu vários feitos na internet. O de hoje é, mais uma vez, no Twitter:

#dia31vote13 já é o primeiro lugar no TT Brasil
http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.co

***

Joana

E o que se faz com o TSE? com o tucanismo desse tribunal? e com as urnas ou softwres que chegaram da China, foram para Miami para depois chegar ao Brasil? tá na folha tucana… como fazemos para fiscalizar o TSE e os TREs estaduais? e se esses tribunais melarem a eleição, o que podemos fazer? como dizia o Tio Briza: "cadê o papelzinho?"

    Baixada Carioca

    Vamos pedir aos deputados que elegemos para realizar a Reforma do Judiciário. Só uma Reforma séria é capaz de implodir esse covil de covardes.

Abraão Melo

Azenha, você acha que a bala de prata da Globo vai ser disparada no debate? Não seria muito tarde para se fazer isso? Não esbarraria no pouco tempo para repercussão?

augustinho

Quando esse luiz doente encontrava plinio salgado ele abençoava.
vendo Heydrich versao 1942 em Berlin, ele o saudava.
à visão dantesca de guernica, salivava.
Se visse o exercito alemao invadir a russia em 1941, ele o empurrava.
Com frei Tito destruido pela frente, o chibatava
Se na Galileia madalena visse , apedrejava.
e se fosse Joana D´Arc, Luiz Cauchon … incendiava.

San Marlon

Concordo com o autor em praticamente todos os pontos, exceto um: o ódio contra o PT ( e a esquerda, em um âmbito mais geral) não começou a ser semeado há um ano. Começou a ser semeado há mais de três décadas. Por algum motivo "desconhecido", a elite direitista quer ver esse país no eterno atraso da desigualdade social, sendo subserviente com os grandes e arrogante com os pequenos. Querem que viremos um México do Sul! E tentam subverter ao máximo o espiríto batalhador e revolucionário brasileiro.

Serra inseriu o real como uma das sua bandeiras na batalha. Eu admito, o Plano real foi fundamental para a estabilização da economia do Brasil durante os anos 90. Mas niguém lembra como o país assumido por Lula em 2003 era um estado quase falido por causa das crises da Rússia e do México. Mesmo essas tendo acontecido alguns anos antes. Em outras palavras: O plano por si só foi bom, mas não de nada adiantou se a economia do país seguia frágil como uma taça de cristal.

Na gestão Lula, o mundo viveu a pior crise desde 1929. O Brasil saiu dela exemplarmente, servindo de modelo para muitas outras economias. Há países que não se livraram da conta da crise financeira até hoje, quase três anos depois.

Os anos Lula representam a era de ouro do Brasil, a aurora da civilização tropical. Com feitos que nem Vargas ou Kubitschek foram capazes de realizar.

Lula é o maior desenvolvimentista da história desse país por uma razão muito simples: ele, assim como a maior parcela da população brasileira, sabe o que é estar na base da pirâmide, carregando nas costas o peso da nação, e produzindo a riqueza desta terra.

Ainda hoje eu entendi o porquê de a mídia e a direita quererem taxar o passado de Dilma como guerrilheira. O que há de errado nisso? Não consigo reconhecer forma de amor à pátria maior do que essa.

Talvez seja o caráter de oposição que essa postura da futura presidente tem em relação ao discurso da direita conservadora e da grande imprensa, uma vez que essas duas últimas apoiaram religiosamente o golpe de 1964 e tentaram impedir ao máximo o retorno da democracia, esta que hoje eles tanto juram defender. Para o Estado de S. Paulo, esse era o verdadeiro "Mal a Evitar".

Carlos.

O Diabo não vai aparecer como Diabo para não assustar as pessoas. O Diabo vai é se travestir de pessoa boa e piedosa para iludir os otários. Se o malandro se apresentar a alguém como malandro, esse alguém fará negócio com ele ou confiará em sua palavra? Pelo menos caiu a máscara da igreja. Espero que as pessoas pensem bem nisso antes de dar trela para conversa de padre ou de beata. Para enganar os homens, o Diabo vai mais é se parecer com a Liz Hurley, como naquela comédia "Endiabrado" (ou coisa parecida); para enganar as damas, o Capeta vai mais se parecer com o Banderas, para enganar beatas, o Diabo vai se vestir de padre e talvez cante até algumas músicas animadinhas.

    Baixada Carioca

    Boa sugestão. O diabo veste batinas.

dalva godoy coelho

Por falar em monica chilena serra, aonde anda a mocinha que parecia a candidata a presidencia dando seus pitacos, depois que foi acusada de fazer ABORTO a mocinha desapareceu, e o ZE BOLINHA DE PAPEL, que so faou em ABORTO até hoje sai pela tangente quando é perguntado sobre o ABORTO que a CHILENA fez, será que é esse CARA DE PAU que os brasileiros querem para ser presidente do nosso querido BRASIL, esse homen é um perigo e é uma grande MENTIRA.

    Mila

    Dalva, estamos em plena campanha política, onde o que menos se discutiu foi isto. A responsabilidade é de quem sabemos. Quanto à questão do aborto de Monica Serra: defendo até ficar rouca o direito dela e de toda e qualquer mulher a fazê-lo. Então, tire esta questão da cabeça e, por favor, milite a favor de Dilma e seus PROJETOS para o Brasil. A questão do aborto da Monica Serra já está tão enjoada quanto o episódio da bolinha de papel. Hoje é segunda-feira, dia 25 de outubro. Ainda dá tempo de tentar convencer os indecisos e marinistas.

Almeida Bispo

Esse bispo aí, agente do Opus Dei quer que Serra ganhe para continuar entregando nossas riquezas – pre-sal, Petrobrás, Banco do Brasil etc. – aos ricos senhores d'Espanha (como já fez com Banespa, Telesp, etc.), extra-numerários da mesma ordem. Mete Deus no meio porque é próprio dos que não tem coragem de apresentar a própria cara, valer-se de artifícios difíceis de contestar, impossíveis de comprovar.

Levi

Eu só gostaria de entender por qual motivo, a propaganda da Dilma, não explorou a farsa com a fita adesiva, que nunca existiu, exibido pela globomente. É medo de confrontar a rede globo?
E outra coisa, se ganharmos,como alertou um leitor aqui desse blog, espero não assistir a primeira entrevista da Dilma à essa emissora.
Vamos que vamos galera.
Dilma Presidente!!!!

José Tadeu

Caro Azenha;

Sugiro a algum jornalista fazer uma reportagem para levantar o perfil da diocese de Guarulhos, como sua santidade dom bergonzinho tem R$33 mil para imprimir mentiras não deve ter ninguém em sua diocese passando necessidades>
Sugiro levantar:
Número de favelas
Quantidade de igrejas católicas e respectivas a'~oes sociais e suas necessidades.
Salário dos funcionários da diocese ( devem ser aviltantes)
Dívidas da diocese ( inss, etc etc)
Mordomias de sua santidade etc etc.

Vamos descobrir o perfil deste vendilhão do templo.

abraços

José Tadeu

Oliveira

Como catolico,a atitude desse tal de bispo me mata de vergonha. A parabola do homen velho lhe cai muito bem.

Weiland

bispo ridiculo e ultra conservador… mas dos padres pedofilos ele não fala nada.

Torquemada

Bom! Se é verdade que ninguém manda nos bispos, só mesmo o papa, então não sei porque o Lula, até mesmo por ter celebrado um acordo com o Vaticano, não chamou até agora o Nuncio Apostólico e disse pra ele uma só coisa:

Se essa besta do apocalipse de Guarulhos está conseguindo dividir os padres (basta ver o número de pronunciamentos contra ele), imagine o estrago que isso está causando junto aos leigos!

Então avisa o papa do que está acontecendo aqui, a fim de que ele mande esse cara calar a boca!

Será que é tão difícil perceber que, depois desta, um cara como eu que até entrava numa igreja para rezar, daqui em diante não entro mais, embora continue respeitando gente como o Boff, como o Frei Beto e vários outros?!

Se a minha indignação conduz a isso, é claro que deve estar conduzindo outros a pensarem da mesma maneira.

Agora, daqui até o sábado vou tentar fazer uma previsão… Fora as baixarias que deverão atingir níveis inimagináveis, vão criar, a exemplo do que aconteceu com a Marina, uma espécia de "Onda Verde Amarela" e para coroar essa onda, lembrando o que aconteceu no primeiro turno, vão apresentar a pesquisa encomendada, literalmente encomendada pelo Indiota da Costa.

MauMauQuirino

Excomunhão para o bispo,os padres,Serra e sua mulher,eles não tem o direito de usar a religiosidade do povo para mentir.

SérgioFerraz

O rebanho de Deus corre sério risco em Guarulhos, os paroquianos estão sendo comandados pelo demônio travestido de Bispo.
Quem calçou as sandálias de Pedro e deveria ser um representante de Jesus, não pode "levantar falso testemunho".
O ódio do Bispo é tanto que ele apoia, justamente, quem já praticou o aborto e, também, não apura as denúncias de pedofilia em sua Arquidiocese.

Liliane Lucena

Vamos que vamos. É Dilma lá no dia da eleição

José Raimundo Mamu

A partir de amanhã até o dia da eleição não podemos nos dispersar. Cada qual fazendo a sua parte no sentido de conseguir mais um voto pra Dilma, eles são capazes de tudo para botar a mão no pré -sal, vamo à luta. A fina flor da direita brasileira encarnada no PSD/DEM é capaz de pisar no pescoço da mãe pra ter o pode de volta. DIlma neles!

Cristiana Castro

Azenha, esse Bispo de Guarulhos devia ser processado. Ao afirmar que Dilma é a favor do aborto até 9 meses de gravidez,ele está,literalmente,sugerindo a possibilidade desse tipo de intevenção. Isso é uma loucura. Passar a idéia de que isso é possível é colocar em risco a vida de muitas mulheres. Não dá para faezr aborto aos 9 meses de gestação. Esse bispo é um assassino. Eu não sei onde está o MP de Sâo Paulo que não age. Nem tudo é eleição, não.

Fabio_Passos

Twitcam com Emir Sader hoje as 23:00
http://twitcam.livestream.com/2hqp3

Acompanhem!

Todo dia as 23:00

Ivonildo Dourado

O que realmente serra pensa
<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WfOMWZVhVSM?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/WfOMWZVhVSM?version=3&quot; type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

antonia lima

Sou mulher, professora universitária, nordestina, eleitora de Dilma com muito orgulho…
Confesso que ando impressionada com a imprensa e com a campanha intolerante do Serra.
Claro que tenho medo da Justiça Eleitoral que tem os três poderes (executa, legisla e julga).
E como leitora assídua desse blog, tenho medo do que a direita ainda pode aprontar….
Em vésperas de eleições passadas até um sequestro houve (de um empresário) e disseram que a casa era de gente do PT.
Estamos lutando contra o DEMO.
Antonia Lima

CARLOS ZÜRCK CRUZ

SERRA VAI ACABAR FAZENDO COMO LACERDA, DANDO UM TIRO NO PROPRIO PÉ PRA SE FAZER DE VÍTIMA… É A SERRA É A UDN REDIVIVA!

Giordano

É isso aí, Carlos Rodriguez. Depois, há quem fique horrorizado quando se vê movimentos revolucionários, mundo afora, passarem nas armas, ou no paredón, os opressores vencidos depois de muita luta e sacrifício. É o que bem mereceria esse bispo nojento de Guarulhos. Vade retro, satanás!!!!

easonnascimento

Tentar desconstruir o adversário com todo tipo de artimanha é um procedimento típico dos candidatos direitistas. Na ausência de propostas palpáveis e com o intiuito encubrir seus males, gera uma cortina de fumaça, criando clima conturbado atribuindo ao oponenente a responsabiloidade pelo caos implantado. A violência está no meio disso. Serra e seus correligionários dentro e fora da igreja, dentro e fora da mídia assim tem agido. O lado positivo é que o povo parece que está vacinado e acompanha a distância tudo isso esperando apenas o dia de ir as urnas e dizer o que pensa.
http://easonfn.wordpress.com

Silvio

Porque só a nosferata da mônica é citada como culpada do aborto. Onde o çerra entra nessa história??? ..afinal de contas ele deve ter tido participação na decisão. Então não podemos só citar a nosferata não, temos que dar nome aos bois (digo aos nosferatus) … Dilma neles!!!!!!!!!!

Fabio_Passos

Idelber Avelar repercute o sabão que Dom Angélico Sândalo Bernardino passou em certos vigaristas que se escondem debaixo da batina para fazer baixaria política:

"
INFELIZMENTE, destoando da orientação oficial da CNBB Nacional e Sul 1, irmão Bispo de Diocese localizada na grande São Paulo, na publicação, no início de julho de 2010, “ EM QUEM NÃO VOTAR “, após considerações sobre o aborto e posicionamentos do PT, afirma “ recomendamos a todos os verdadeiros cristãos a que não dêem seu voto à sra. Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam liberação do aborto”.

{…}

Foi o prato cheio de que a oposição à candidata à Presidência da República se serviu, de maneira facciosa,parcial, para instrumentalizar a Igreja, dividir comunidades, tornar temas religiosos, o aborto, focos principais de debates, levando muitos a crerem que votar em Dilma , é contrariar a orientação da Igreja Católica. Ora, isto é mentira, uma vez que a Igreja oficialmente não se posicionou a respeito de NOMES e PARTIDOS, PODENDO, POIS O CATÓLICO CONSCIENTEMENTE VOTAR em Dilma, em candidatos do PT. Contra a instrumentalização do aborto para fins eleitorais, ergueu-se valorosa a voz profética de D. Demétrio Valentini, Bispo de Jales, no artigo “ DESMONTE DE UMA FALÁCIA”.
"

[youtube jFAksQpffTY http://www.youtube.com/watch?v=jFAksQpffTY youtube]

Antonia Dias

Esta é a campanha mais baixa e suja que já vi em toda minha vida. Mas o que esperar de um grupo que sempre esteve no poder e nunca se preocupou em fazer alguma coisa pelos brasileiros? O que estão fazendo com a Dilma é desumano, é nojento, e esse bispo é o lobo em pele de cordeiro. Ele nem imagina que preço ele vai pagar por tudo isso. Nós brasileiros queremos continuar com a forma de governo que ai está, pois nós nordestinos pela primeira vez estamos existindo nesse país tão grande e maravilhoso. E tenho certeza que o povo brasileiro não vai deixar que esses falsos voltem a governar o nosso país.

Jair de Souza

O artigo é muito bom e merece ser amplamente divulgado. O único senão que eu teria, mas que não tira a qualidade do texto, é quando diz que José Serra e as forças que o apoiam não têm um projeto para o país. É claro que isto não é verdade. Eles não estariam tão empenhados em derrotar Lula-Dilma e o povo se não tivessem um projeto para o país. O que acontece é que o projeto deles não pode ser explicitado. Como poderiam eles dizer abertamente que desejam que o Pré-Sal seja explorado principalmente por empresas multinacionais? Como dizer às claras que querem reintroduzir toda a política de privatização da era FHC-Serra? Como dizer sem rodeios que pretendem realinhar-nos à subordinação da política exterior dos EUA? Ou seja, eles têm um projeto muito bem delineado, só que não podem falar dele abertamente.

Edmar

Vamos corrigir essas citações: Na época da ditadura chamávamos os da RESISTÊNCIA ARMADA de GUERRILHEIROS. Esse termo "terrorista" é linguagem da direita "BUCHIANA". Tá sendo usada contra a DILMA hoje pra tentar equiparar os nossos GUERRILHEIROS aos malucos do Islã. Como sempre tentam generalizar. Dizem que todo mulçumano é "terrorista" e todo "guerrilheiro" lutava com armas em mãos. Pura mistificação eleitoreira!

    vinicius

    É isso aí Edmar.
    Tenho insistido nesse tema.
    O pessoal faz confusão entre conceitos de forma deliberada.
    Tiram proveito da desinformação por um lado e do excesso de informações tendenciosas por outro lado.

ronaldo

Esse método que a oposição vem usando para difamar reputações tem como base a estratégia militar verificada no período da guerra fria. No Brasil, a ESG-Escola Superior de Guerra doutrinou muita gente com o pretexto de defender o Brasil do comunismo. A oposição por não possuir projeto, se vale, disso para buscar confundir a opinião pública trazendo para a pauta das discussões assuntos de menor importância que, com a ajuda da mídia partidária a transforma como se fosse essencial e a partir daí deixa-se de discutir as verdadeiras questões nacionais.O desinteresse dessse pessoal pela educação, enquanto dirigentes, é mais uma estratégia para que não tenhamos cabeças pensantes nas escola brasileiras, para poder manipular mais a vontade e quando isso não acontece os nossos profissionais da educação são castigados por cassetetes.

Fabio_Passos

A opção pelo uso do preconceito e do obscurantismo como plataforma eleitoral mostrou o péssimo caráter de jose serra.
O sujeito apostou na baixaria o tempo todo… e agora colhe o repúdio da população.

O farsante se associou ao que há de mais torpe e atrasado no Brasil: TFP, rede globo, opus dei, grupelhos fascistas e saudosistas da ditadura militar… até jair bolsonaro está em campanha pelo vigarista!

serra conseguiu unir em torno de si o maior grupo de pilantras do Brasil.

    Ricardo Ferreira

    E, pior que tudo, consegui dividir a igreja católica, que já estava perdendo muitos fiéis.

    Baixada Carioca

    Mas se o alto clero fecha os olhos para a pedofilia que está corrompendo a igreja já alguns anos, a tendência é a completa desmoralização e a ridicularização da instituição. Deus não pode estar nesse meio. Já deu o fora há muito tempo.

Silvia Guerra

Esta campanha vai entrar para a história como a mais vergonhosa de todas, pois mesmo sabendo que as coisas mudaram e que já não se engana o povo como outrora, alguns gaiatos da direita ainda pensa ser fácil tramar contra nós brasileiros. O tiro literalmente está saindo pela culatra. Quanto à religião, espero que toda esta confusão envolvendo igrejas evangélicas e católicas sirva de lição para todos os fiéis. É preciso saber separar as coisas, ter autonomia, criticidade e não se deixar levar pela opinião alheia, principalmente quando ela vem carregada de ódio e mentiras. Ninguém é dono da verdade, nem mesmo pastores e padres.

    vinicius

    Se a campanha entra para a história como a mais vergonhosa.
    Penso que é importante apontar o responsável, José Serra.

    Deixar no ar, como se todos os participantes tivessem baixado o nível, é desleal.

    É justamente isso que a CBN tem feito. Os jornalistas Merval Pereira, Lúcia Hipólito e Míriam Leitão, todos os dias, fazem esse comentário.
    Esses três, se fossem jornalistas honestos apontariam claramente a origem do baixo nível na campanha, ou seja, José Serra.

mª tereza da silva

Vejam que engraçado do blog do Rovai via blog de Décio Sá

O depoimento da bolinha de papel na PF
24 de outubro de 2010 às

O blog do Décio Sá produziu uma dessas pérolas que, no bom humor, revelam o quanto certas histórias são ridículas.

Mais um furo do blog. A bolinha de papel que atingiu a careca do candidato José Serra (PSDB) prestou depoimento sigiloso ontem na Polícia Federal. Ela negou conhecer a fita crepe, que os serristas e o “Jornal Nacional” afirmam ter sido a verdadeira agressora do tucano.

“Estive na manifestação o tempo todo, passei pelas mãos de vários militantes do PT e PSDB e, em nenhum momento, avistei essa tal fita crepe. Isso não existe. É pura invenção”, disse a bolinha.

Ela classificou a matéria do “Jornal Nacional” tentando desqualificá-la de “mentirosa”. “Tão dizendo por aí que não fui eu quem atingiu a careca de Serra. Fui eu sim. Essa matéria do ‘Jornal Nacional’ é mentirosa. Esse perito Ricardo Molina foi comprado”, garantiu.

A bolinha afirmou ter informações de dentro da Rede Globo dando conta que a reportagem foi “orquestra” para prejudicá-la e favorecer a fita crepe. “Eu tenho um primo, o papel A-4, que trabalha na impressora do William Bonner. Ele ouviu quando o pessoal do Serra ligou para o apresentador armando aquele circo”, garante.

A bolinha de papel disse ainda que por trás de toda essa armação está o deputado e delegado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ). Ele e Serra são acusados da montagem de dossiês desde o caso Lunus, em 2002. Como se sabe, o papel é o ponto inicial da montagem de qualquer dossiê.

A agressora de Serra garante que no primeiro turno votou no candidato José Maria Eymael (PSC) e votará nulo no próximo dia 31.

A bolinha disse aceitar uma acareação com a suposta fita crepe ou mesmo com Serra, para acabar de vez com qualquer dúvida sobre o caso.

Luiz Guimaraes

Só discordo quando o autor diz que "O ódio contra o PT vem sendo trabalhado há pelo menos um ano". Vem sendo trabalhado desde a disputa Collor x Lula, e a cada eleição, adiciona-se mais combustível a esse ódio.

E isso explica boa parte do irracional medo antipetista que acomete boa parte de nossa classe média. Pessoas com quem convivo, esclarecidas em diversos assuntos, transformam-se em seres da maior irracionalidade quando se põem a falar de Lula, PT, Dilma …

    Antonio

    Viu Luiz, o problema da classe média é seu analfabetismo político aliado à formatação de suas cabeças pela escola partiuclar (da pré escola ao doutorado), pelos boatos chacoteiros e pelos meios de comunicação: Jornal Nacional, Veja, Folha e Estadão. Luiz, preste atenção à escola: ela prepara a cabeça dos alunos para pensarem como pensa e age a elite. Ela não forma, formata. E como a classe média não foi ensinada a pensar politicamente, e somente reproduz o que martelam em sua cabeça a vida toda.

    Luiz Guimaraes

    Concordo com você quanto ao analfabetismo político, aos boatos, aos meios de comunicação, mas acho que de todos os culpados por isso, o menor de todos é a escola. Sou professor aposentado, tanto de escolas particulares como de Universidade pública, e posso afirmar que é um dos poucos lugares onde ainda se discute o (pouco) do pensar politicamente. Claro: imagine por exemplo um professor do Colégio São Bento tentando botar alguma reflexão política na cabeça de seus alunos, tudo classe AA do Rio … Dureza, não?

    vinicius

    Luiz vc tem razãoe também percebo isso. Infelizmente, ainda temos muito a evoluir em relação a qualidade de informação em nossa sociedade. Penso que algumas empresas de comunicação prestaram péssimo serviço à qualidade da informação no Brasil.

valter

Este bispo está vivendo na época errada. Ele teria que viver na idade média, fazendo parte da inquisição. Seria grande auxiliar de Tomaso Torquemada. é o capeta, vestido de batina É pedófilo, boçal.

    Baixada Carioca

    Ele quer é retomar esse tempo. Alertemo-nos para evitar o retrocesso.

joao p

Quando o Serra fugiu e foi se asilar no Chile,ele tambem não era guerilheiro.
Os covardes fogem,os herois brigam pelo seu ideal.

Se Nagao

Veja matéria do Ladislau Dowbor na Carta Maior de 20/10/2010
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

CARLOS

que tal criar um CALA BOCA BISPO DE GUARULHOS?

beattrice

Azenha
acredito que há outros motivos para tal histeria clerical, além do OPUS DEI que controla totalmente o VATICANO e a Igreja Católica no BRASIL, graças ao papa anterior que desvastou o clero progressista no país.
Estes motivos estariam ligados à inclusão de padres pedófilos na investigação da CPI da Pedofilia, o que certamente não vai de encontro ao conservadorismo e aos interesses economicos e politicos de personagens como este bispo de Guarulhos

duarte

O único padre que pode falar o que quiser é o padre Francisco lá de Canindé, o resto é a pura escória católica.

    rafaela buonarrotti

    arre égua, esse padre é porreta!!!! num se avexe não, vici bichim!!! Esse padre é cabra macho e mostrou praquele cabra da peste do serrojas que no Nordeste a canoa tem o pau bem grande!!!
    Putz, mais uma vez o Nordeste mostrou que lá a coisa é diferente. Valeu irmãos nordestinos. Minha vozinha se ainda fosse viva iria usar as palavras acima. Mesmo se casando com um mineiro, morando por décadas no interior de São Paulo e depois Mato Grosso, não perdeu a "brabeza" de uma boa baiana. Eu que já não tenho nada de nordestina, mesmo assim admiro este povo guerreiro e artista maior.

fscosta

Faltou uma interrogação no final "…Os dorsos dos operários na rua?"

Angela Mara

Programa do Zé Pequeno (by Cidade de Deus) tá pior do que a campanha do Garotinho
quando se candidatou pra presidente. Populista ao extremo e ao cubo.

UM LIXO.

Antonio

Esse padreco Bergonzini tinha mais que cuidar de limpar sua igreja de todo sangue que derramou em nome de Deus. desde que foi criada. Esse padreco tinha mais que cuidar de todos os meninos que foram violentados pelos ditos sacerdotes dessa igreja que se diz cristã. Esse padreco tinha mais que distribuir a riqueza acumulada por essa igreja que se diz cristã, mas que sempre repete o porquê de sua existência: estar ao lado do poder e acumular riqueza em nome de Deus. Triste padreco, triste igreja que a todo momento ratifica a que veio: poder e riqueza com volúpia, a qualquer custo. Essa podridão toda não estava na bíblia. Ao menos não do lado de Deus e dos homens de bem.

Angela Mara

Gente, aquele encontro do Rio fez toda a diferença.
Chico é amado e idolatrado e tem poder de formar opinião.
Não desmerecendo os outros, é claro, todos são maravilhosos.

Mas o Chico é especial.

Obrigada meu amado Chico.

    rafaela buonarrotti

    Eu amo Chico Buarque… cada vez mais… ver o grande Chico naquele grupo foi como retornar a 1989. Mas este ano teremos vitória, mesmo com a vênus platinada ainda tentando o golpe. (tem coisas que não mudam mesmo)
    Apesar de você (globo, estadão, fsp, serrojas etc) amanhã há de ser outro dia…. Dilma presidenta…..

assalariado.

A hipocrisia é a face oculta das elites e das religiões que,também funciona como apêndice do capital para manilpular o sofrimento do povo brasileiro pela sua fé.Os ideologos dos hipócritas(religião + capital),e congêneres sempre usam de todas as armas para manter o status quo da exploração alheia,para assim acumular lucros,seja através da industria da fé ou através da exploração dentro da empresas que no fim da no mesmo,ou seja,enriquecer as custas da exploração do próximo.O povo(despolitizado?) impõe derrotas a 'democracia' do capital,mesmo sem ter clareza que sobrevive numa sociedade de luta de classes,este mesmo povo,humilde,ludibriado e explorado pelas religiões e patrões,constroem o aprofundamento da democracia,no sentido popular,de igualdade social e,por tabela,não burguesa. O ódio/ medo das elites pelas suas senzalas,nunca foram novidade mas,a realidade se impõe e,transpassa aos olhos mais desatentos dos assalariados.A luta de classes se transpõe na medida que,mesmo disfarçada,as elites mostram a sua verdadeira face, a face do medo dos pobres e sua insurreição,estes mesmos,que elas impõe salários miseráveis e humilhante.

Angela Mara

DILMA nossa heroína devia ser canonizada depois do que sofreu no passado e está sofrendo no presente.

Mas ela é valente, não se faz de vítima e nem busca esse título.

DILMA É GRANDE.

Susana

Texto excelente! Todos deveriam escrever para a CNBB, denunciando esse bispo. Eles precisam sentir vergonha, por meio da pressão, de agir dessa forma e apoiar esse tipo de ação. Vergonhosa também é a cobertura do Estadão para esse tipo de coisa. quem pesquisa mídia no Brasil terá muito material de análise quando essa eleição acabar.

Ricardo

Todo cuidado é pouco…diga ai Azenha… http://www.jornalpequeno.com.br/2010/10/24/folha-

Gerson Carneiro

O que percebo é que reiteradamente, a cada campanha, os candidatos da direita fazem uso da tática de imputar ao oponente na campanha, aquilo que são ou pretender executar. Lembro do Collor afirmando em debates que se o Lula ganhasse o Lula iria "mexer na poupança do povo". Ou seja, era o prenúncio do que o Collor pretendia fazer. E fez. É exatamente o que ocorre atualmente na campanha do Serra. O Serra tenta imputar à Dilma todos os pecados dele ( e o da mulher dele também).

    beattrice

    Algum comentarista disse aqui no VIOMUNDO com muita propriedade, é a famosa tática de bater a carteira e gritar "pega ladrão!"

    wmporto

    Serra percebe no PT e na Dilma os vícios q carrega nele mesmo.

Regina

Dilma tem uma linda história. E a passagem da luta pela ditarura é uma das mais bonitas. Ela é uma da heroínas brasileiras. Merece todo respeito da população brasileira.
E também o nosso voto por ser uma grande gestora e ter o melhor projeto para o presente e o futuro do país.

Serra é um ambicioso que desceu tão baixo que é uma vergonha para o país. É cego quem não vê isso e vota nele.

Mariana

"O ódio contra o PT vem sendo trabalhado há pelo menos um ano."
Onde? Porque aqui no Brasil faz muito tempo. E contra Dilma, essa história de terrorista, por exemplo, eu recebo e elio em jornais desde que começaram os "zum zum" de que ela seria a candidata de Lula. 2006? A história de aborto e mais já começaram faz mais de um ano.

Marco Santo

Pq ninguém acusa o gabeira de terrorista? porque é um moço "dado" e tratado com recursos, o outro aloysio também, dado a recursos do Paulo Preto. então de terroristas, acredito que esses dois são mais periogosos que a nossa Presidenta DILMA. Ninguém diz nada, porque todos estão se confessando em Guarulhos, porque lá a Igreja caiu e não tem bispo que resolva.

sergio

Sou catolico envergonhado por causa de deste bispo.
O que ele diz sobre os atuais os abortos cladestinos…. das mulheres pobres sem nenhuma assistencia? E os das mulheres ricas com assistencia? Se nunca isto lhe motivou abrir a boca ate agora , não tem por que abri-la contra o PT.
O que ele fez no plebiscito das armas? Pelo que eu sei nada! Alguem tem alguma dúvida para que serve uma arma?
Aborto é desculpa rasteira.
Credo não se impõe. Nem Cristo fez e faz isto. Só a alucinado bispo de Guarulhos para agir assim.

    beattrice

    Não se iluda ninguém, os mesmo que fazem o discurso contra a descriminalização do aborto são favoráveis à pena de morte, ou seja, hipócritas.

Paulo Araujo

O Diabo também lê a Bíblia ( Mt. 4, 5-6 e Cf. também Lc., 3, 9-11):
É o que faz diariamente o arcebispo de Guarulhos, Luiz Gonzaga Bergonzini, que não tem nada de cristão e é um capeta travestido de padre.
Vade retrum, Satanás!

    beattrice

    Padre podre que lidera outros padres podres.

Helio Jacinto

Pela Lei Canónica,baseado no Cânon 1398,José Serra,que apoiou o Aborto de Mónica Serra e de Soninha Francine,deveria ser excomungado.
Da mesma forma Mónica Serra,que Abortou no quarto mês de Gravidez,em solo Americano e Soninha Francine,que também Abortou sem justificativa,deveriam ser excomungadas e proibidas de entrar nos Templos Católicos,uma vez que a Igreja,proíbe o Aborto em todas suas formas.
O Bispo de Guarulhos,também merece ser excomungado,pois sabendo destes Abortos se cala, e quem cala consente.

    Geraldo

    Amigo,

    que eu saiba, não deveriam ser excomungadas…elas JÁ SÃO, já que a excomunhão é automática.( latae sententiae ). Ora, para a Igreja Católica, Una, Santa e Pecadora ( um pouco mais nestes tempos de eleição…especialmente alguns bispos…) estas pessoas são consideradas excomungadas…

Cunha

Mas Gabeira quer o ombro do Serra ,pois,está "baseado" nos princípios de FHC. É um papagaio de pirata decadente.

Rafael

Fui católico muito tempo da minha vida, mas depois que conheci o que é a igreja católica fiquei completamente com nojo da igreja que não passa de uma representação da classe rica, um meio de dominação dos pobres. A igreja não representa em nada a palavra de Jesus que pregava a tolerância, o respeito, justiça, a verdade. O que se vê hoje na igreja é um ajuntamento de hipócritas preconceituosos, manipuladores. A igreja deveria defender a verdade dos fatos e não se esconder atrás de mentiras.

    Hélder Assumpção

    Não generalize, que me ofende. Você está entrando no mesmo jogo do pessoal do lado de lá: o da discórdia.

paulo

Artigo BELÍSSIMO! Ressalto a parte em que o autor fala da gradual e constante campanha de ódio criada pela campanha da direita. Se não podemos nos surpreender, pois esta é a maneira dessas pessoas (?) fazerem política, não podemos deixar de nos enojar. Podemos observar nos debates que cada fala do candidato do bispo é marcada por adjetivações ofensivas ao PT e a seus filiados.
Parabéns, ao autor!

Priscila Susan

Devemos sim, ver em Dilma Vana Rousseff uma heroina que sentiu em si a dor, mas responsabilidade de sonhar com um país democratico, com liberdade de expressão, com direito a que todos tenham direitos independente de sua cor de pele, seu sexo, sua orientação sexual, de sua fé. Uma pessoa como bem disse Frei Betto aguentou em si " o ateismo militante praticado contra outro ser humano". Devemos a essa geração que lutou contra o mal em sua forma mais sordida, a possibilidade de ver uma companheira de ideário libertário no posto máximo deste país. Pois, a ruptura de paragma começada por um operário no poder, deve continuar com uma mulher no poder.

Marat

Vi um adesivo com os seguintes dizeres: "Serra, o ateu que engana evangélicos"!

    Baixada Carioca

    Podemos fazer outro: "Serra, o cientista que revolucionou as armas letais".

vanraz

Roberto Ávila

Azenha não adianta tanto ódio. Aqui o Recife só dá Dilma.
A passeata em apoio a Dilma pelas ruas do Recife, na sexta-feira fez o maior sucesso. E olha que Dilma e Lula não estavam presentes.

Detalhe: a mídia não deu muita bola, não. Havia mais de setenta mil pessoas.
Temos as fotos no link abaixo.
Um abração Azenha http://vanraz.wordpress.com/

janes rodriguez

"Querer jogar uma disputa entre tucanos -Serra x Aécio – no colo da campanha da Dilma, aí já é demais" . É demias mesmo. E esse mesmo bispo, militante da hipocrisia, faz vista grossa para o aborto de Monica Serra bem como aos casos de pedofiia na sua paróquia. Oportunistas, bandidos, cínicos. A igreja católica se desmoraliza e se degrada cada vez mais…

    Alex Mendes

    Todos os católicos deveriam parar de pagar dízimos por três meses em protesto contra o desvio das doações por bispos retrógrados e desonestos como esse de Guarulhos. E mandar carta para a próprias paróquia, para a diocese e para a CNBB. Eu já estou fazendo isso.

    O dinheiro do dízimo estou enviando para duas instituições de caridade que conheço. Daqui a três meses retomarei o dízimo, ou antes caso a CNBB faça o tal bispo de Guarulhos pedir desculpas e pagar do próprio bolso os impressos e repor para as obras reais de responsabilidade da igreja todo o dinheiro que ele gastou fazendo políticagem suja!

    Vergonhosas as atitudes desse bispo e do padre da canção nova… Nova ditadura da mídia é o que eles querem…

atilad

pq ninguém acusa o gabeira de terrorista já q participou do sequestro do embaixador americano e está apoiando de corpo e alma a campanha do serrolho?

    Augusto Reis

    Este Bispo Bergonzine está agindo de acordo com a tática da Igreja Católica. Uma parte ataca e a outra apoia os mal feitos. Aquele grupo que sair perdedor adere ao grupo vitorioso e estamos em casa. Como S. Paulo o Governador Alkimin apoia este tipo de ação contra o Pt, o Bispo está em casa. Vocês verão se não é isto que vai acontecer. Tática Nazista!

    flavio marcio

    A "dialética" da direita é assim: se é comigo, não vale. Se não é comigo e é contigo, aí vale!
    Devolvendo a gracinha uma vez feita pelo arcebispo ladrão do Rio de Janeiro contra o Lula: BERGONZINI NÃO É CATÓLICO, ELE É CAÓTICO!
    Todos na rua para um papo reto com o povo, nas favelas e na periferia, nos locais de trabalho, nos centros urbanos e na roça, pra fazer de Dilma a presidente da pátria amada Brasil!!!

Deixe seu comentário

Leia também