Cai a diferença entre Bolsonaro e Haddad; taxa de rejeição e de brancos e nulos mantêm viva a esperança de petista, que sente “ar de uma virada”

Tempo de leitura: 3 min
Arcos da Lapa, RJ. Foto Ricardo Stuckert

Eu tenho um anúncio pra fazer pra vocês: domingo nós vamos ganhar a eleição. Eu não tenho dúvidas do que estou falando. Desde ontem eu estou sentindo no ar uma virada. Nós começamos a crescer, ele começou a cair e vai começar a tremer. Fernando Haddad, no twitter

Da Redação

A quatro dias das eleições, a melhor notícia para Fernando Haddad é o empate na taxa de rejeição com Jair Bolsonaro.

A rejeição do neofascista subiu de 35% para 40% e a de Haddad caiu de 47% para 41%.

Nos votos firmes da pesquisa espontânea, Bolsonaro despencou de 47% para 42% e Haddad manteve 33%.

Considerando a margem de erro de mais ou menos dois pontos, a diferença entre os candidatos pode estar em 10%.

A taxa dos que pretendem votar em branco, nulo ou não responderam está em 13%.

Virar a eleição ainda é uma tarefa muito complicada, mas as curvas se inverteram e ainda há esperança para a chapa PT/PCdoB:

Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 57%; Haddad, 43%

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 50%, e Haddad, 37%. Pesquisa é a segunda do Ibope no 2º turno das eleições.

do G1

O Ibope divulgou nesta terça-feira (23) o resultado da segunda pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial.

O levantamento foi realizado entre domingo (21) e terça-feira (23) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 57%

Fernando Haddad (PT): 43%

Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41% dos votos válidos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 50%

Fernando Haddad (PT): 37%

Em branco/nulo: 10%

Não sabe: 3%

Rejeição

A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?

Jair Bolsonaro

Com certeza votaria nele para presidente – 37%
Poderia votar nele para presidente – 11%
Não votaria nele de jeito nenhum – 40%
Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%

Fernando Haddad

Com certeza votaria nele para presidente – 31%
Poderia votar nele para presidente – 12%
Não votaria nele de jeito nenhum – 41%
Não o conhece o suficiente para opinar – 14%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%

Votação espontânea

O Ibope também apresentou a intenção de voto espontânea, quando o entrevistado aponta em quem pretende votar sem a apresentação dos nomes dos candidatos.

Jair Bolsonaro – 42%

Fernando Haddad – 33%

Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 47% e Haddad, 33%.

Expectativa de vitória

O instituto também apontou a “expectativa de vitória”, independentemente da intenção de voto. Os resultados foram:

Jair Bolsonaro – 69%

Fernando Haddad – 21%

Não sabem ou preferem não opinar – 9%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 3010 eleitores em 208 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 21 a 23 de outubro
Registro no TSE: BR‐07272/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: TV Globo e “O Estado de S.Paulo”
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MAAR

O BRASIL SABERÁ BARRAR O FASCISMO

Apesar de toda a pressão da grande mídia para induzir a perda da esperança, fato é que é real a possibilidade de vitória de Fernando Haddad, em face dos inevitáveis desdobramentos das denúncias relativas ao uso maciço de fake news na geração de favorecimento ilícito para a candidatura de extrema direita. E deve haver ainda efeitos ampliados dos escândalos recentes, visto que disseminar notícias falsas constitui crime, agravado por implicar em fraude eleitoral, independente da ilegalidade da forma de financiamento da deliberada indução do eleitorado a erro. Assim, o fascismo será derrotado, pois cada vez mais eleitores percebem terem sido manipulados por cínicas mentiras inescrupulosas, e induzidos ao erro de votar em candidato que pretende implantar, através de um golpe midiático ilusionista, um governo fascistóide, ditatorial, policialesco, pró-milícia, sanguinário, elitista, racista, machista, misógino, homofóbico, arregimentado para reprimir toda e qualquer forma de ativismo, a fim de obrigar o país a aceitar a crescente perda de direitos sociais e a usurpação das riquezas nacionais, a serviço dos interesses genocidas do imperialismo predatório, ávido pela desagregação e pilhagem da sociedade brasileira.

lulipe

Quem é mesmo que espalha fake news?

Investigação e laudo apontam que jovem ferida com suástica se automutilou

https://aovivo.folha.uol.com.br/2018/10/24/5572-aovivo.shtml#post383938

O sonho e o choro é livre, lula não. #mitopresidente

    MAAR

    Se restar comprovado que o depoimento da jovem tenha sido falso, ficará evidenciado tratar-se de distúrbio psicológico. Todavia, tal desdobramento do caso não iguala o fato à comprovada praticada de disseminação de fake news por parte da campanha de Jair Bolsonaro, pois na grande farsa promovida pela candidatura fascistóide há diversas evidências da distribuição de inúmeras calúnias contra os candidatos Manuela D’Ávila e Fernando Haddad, além de outras mentiras. A propósito, vale recordar que o termo ‘mito significa algo que não corresponde à verdade, de modo que a ampla divulgação da realidade observável já começa a gerar no eleitorado a percepção de que tem sido induzido a erro, bem como de que Bolsonaro é uma ameaça contra toda a sociedade.

Cláudio

#13

Deixe seu comentário

Leia também