Brasil de Fato: Sobre sonhos e pesadelos

Tempo de leitura: 4 min

Se a Dilma não é o governo dos nossos sonhos, certamente o Serra é o governo dos nossos pesadelos

06/10/2010

Editorial ed. 397, Brasil de Fato

Concluído o primeiro turno do processo eleitoral, há inúmeras análises políticas que buscam interpretar o resultado das urnas e vislumbrar, de imediato, sinais dos possíveis resultados do segundo turno, que será realizado dia 31.  Junto com tantas outras análises que surgirão, o trabalho dos marqueteiros dos partidos políticos que estão na disputa, a busca de alianças com os partidos derrotados e as mudanças  no que insistem em denominar de programa de governo, na tentativa de  agradar o senso comum, irão predominar nos espaços noticiosos até o último dia desse mês.

A campanha eleitoral  ficou polarizada entre candidata do PT, Dilma Roussef e o candidato tucano José Serra. O resultado eleitoral, ainda por motivos não totalmente decifráveis, desfez essa polarização com os quase 20 milhões de votos que obteve a candidata Marina da Silva, do PV. Assim, não se concretizou a vitória da candidata do governo Lula no primeiro turno, como era a expectativa.

É possível que o fracasso da eleição plebiscitária – polarização entre o governo FHC e o governo Lula – se deva aos ataques e manipulações de baixo nível protagonizadas pela mídia burguesa, pela sórdida campanha realizada pelos setores religiosos mais conservadores das igrejas Católica e Evangélicas à candidatura de Dilma.

Mas também não é possível ignorar que uma parcela significativa dos eleitores se sentiu decepcionada  com a despolitização da campanha, que se propunha a confrontar com o governo neoliberal dos tucanos. Denunciar os descalabros que sãos os 16 anos de administração tucana em São Paulo ficou ausente da campanha. A corrupção acobertada pelo domínio sobre as assembleias legislativas, sobre os tribunais de contas e setores do poder judiciário e completa subordinação da mídia aos seus interesses asseguram a impunidade dos governo tucanos e vicejam lideranças políticas sem nenhum compromisso com a ética e com a verdade. Deixar as bandeiras históricas da classe trabalhadora aos candidatos sem chances de vitória eleitoral foi um erro da candidata petista. Militantes sociais, mesmo decepcionados com o governo Lula, mas cientes do que significa uma vitória tucana, sentiram-se órfãos nessa campanha. Estavam sem porta-vozes das bandeiras das lutas populares e os discursos bem elaborados nos gabinetes acadêmicos não os seduziram.

Lastimável foi também a atuação das autoridades eleitorais nesse processo. A história há de registrar a participação ativa da controvertida vice-procuradora-geral eleitoral, doutora Sandra Cureau. Sua tentativa de cercear a revista Carta Capital, por não estar subordinada aos interesses do candidato tucano e a resposta do editor da publicação semanal, Mino Carta, estarão registrados tanto nas escolas de jornalismo quanto das do poder judiciário eleitoral.

Coube ainda ao poder judiciário deixar indefinida a questão da “ficha limpa”. Milhares de eleitores votaram em candidatos e candidatas que não sabiam se estavam ou não aptos para disputar a eleição. Se o Tribunal agora decidir pela inaptidão do candidato, seus eleitores fizeram a papel de bobos, não porque são, mas pela incompetência daquele.

O mesmo se pode dizer da exigência legal da documentação para votar. A lei exigia o título de eleitor e um documento oficial com foto. É a bizarra situação jurídica em que um documento oficial tem que comprovar a veracidade de outro documento. O Supremo Tribunal Federal revogou a lei e exigiu obrigatoriamente um documento oficial com foto. Jogou-se o título de eleitor, definido pelas autoridades eleitorais que não teria foto, na lata do lixo.

Coube ainda mais um deslize do Supremo Tribunal Federal: a descoberta de que um de seus membros, Gilmar Mendes, (Dantas, para alguns da mídia), foi monitorado pelo candidato tucano na sessão que julgou a necessidade ou não de dois documentos para votar. Até o momento, nenhum pronunciamento do STF sobre esse caso vergonhoso a que foi submetido. O impeachment do Mendes/Dantas se torna um imperativo.

Sobre a mídia burguesa, talvez tenha sido a maior conquista da sociedade brasileira nesse processo eleitoral. Ela mesma – frente à fragilidade dos partidos direitistas – se outorgou o papel de ser o partido de oposição ao governo Lula. Não poupou espaços em seus noticiários para algumas lideranças do campo de esquerda – desde que fosse para falar de escândalos pontuais e atacar a pessoalmente a candidata Dilma. Não hesitou em massacrar o currículo de vida de pessoas públicas, mesmo sem provas. Recorreu a receptador de cargas de mercadorias roubadas, repassador de notas falsas de dinheiro, condenado pela justiça, para noticiar fatos não comprovados. “Assassinou” um senador (Romeu Tuma) hospitalizado. Enfim, caiu a máscara da mídia burguesa. Ganhamos!

Nesse sentido, precisamos consolidar essa vitória conquistando uma lei de controle social sobre os meios de comunicação, que garantam a liberdade de expressão e o direito a informação ao povo brasileiro. A bandeira da democratização da comunicação é da esquerda e dos movimentos sociais, não dos demotucanos e dos proprietários dos meios de comunicação.

Agora é o espaço de luta do segundo turno das eleições. Não há espaço em cima do muro. Os movimentos populares da Via Campesina brasileira, já no início do processo eleitoral, tomaram a definição de impedir o retrocesso ao governo neoliberal, representado pela candidatura de José Serra.

É hora de levar essa decisão, buscando a unidade, com todos os movimentos populares, sindicais e estudantis, do campo e da cidade. Se a Dilma não é o governo dos nossos sonhos, certamente o Serra é o governo dos nossos pesadelos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

STF tenta enterrar impeachment de Gilmar, Mello joga água no chopp | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Brasil de Fato: Sobre sonhos e pesadelos   […]

monge scéptico

serra, guerra, efeagácê, estão vendo miragens.
O BRESSER É UM OPORTUNISTA SEM BRILHO, COMO TANTOS QUE PULULAM NO MUNTURO
DA POLÍTICA. TODA MUDANÇA QUE PREGAM, VISA DESTITUIR MAIS AINDA O POVO BRASILEIRO
DE SEUS DIREITOS COMO PRODUTORES E PROPRIETÁRIOS DO PAÍS. ENTRETANTO ESSA COR-
-JA VEZ POR OUTRA USURPA O PAÍS DE ĹIDIMOS DONOS E, AINDA NOS EXPLORAM. TUDO POR
CULPA DA IGNORÂNCIA QUE NO GOVERNO DO serrote TENDER'A SE ACENTUAR ETC.

Reginaldo

Muito palavrório para dizer nada. Os tais 'candidatos populares' ou 'de esquerda' , assim como seus portavozes e parlamentares, passaram 4 anos dizendo que govenro Lula era igual ao de FHC, quando não pior, como disse claramente o Plinio nos debates de tv. Não é com um texto ridiculo como esse e uma campanha mole de 20 dias que vão reverter essa força. A frase final é, no mínimo, um desastre propagandistico.

ruypenalva

Algumas notícias alentadoras:

Hoje, o parvo do Bresser Pereira, íntimo de Serra, escreve uma artigo onde defende um câmbio medieval que ele chama de câmbio industrial e prega o fim do câmbio flutuante. Entre outras boutades ainda tem um erro crasso de português, interviu, em vez de interveio. Para um professor que se gaba tanto esse erro o reprovaria no ENEM.

Amanhã Cut e Força Sindical lançam uma mega-operação para eleger Dilma com distribuição de mais de 5 milhões de jornal para cada central, na pauta da Força Sindical salário mínimo de 600 reais, que creio Dilma deve aumentar para 620 e deixar Serra comendo mosca. Quem viver escutará Dilma bater Serra no salário mínimo e nas aposentadorias. Eu acabava com o fator previdenciário criado por FHC.

O mercado, como um todo, continua apostando na vitória certa de Dilma, mas aqui e ali faz cálculos com Serra. O comportamento do Dólar pra baixo aponta para Dilma, pois Serra fará uma midi-desvalorização de 10-20% se for eleito.

Curiosidade. A candidata a senadora O'Donnell, apoiada pelo Tea Party, também emprenha currículos com cursos que não terminou, tal e qual Jose Serra.

A partir do dia 20 provavelmente teremos o arrastão do bem contra o atraso da direita em todos estados.

Marilda Oliveira

Serra é um pesadelo orquestrado , manipulado consciente dos fatos; – leiam o porque no link: http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/10/s

Urbano

No afã de expor minhas idéias, no comentário anterior eu esqueci da interrogação no final, já que não era uma pergunta indireta. É o que acontece com quem não tem um encarregado de revisão de texto (rsrsrsrs). Fiquem à vontade.

Lucio

Triste morar num estado como São Paulo. Aqui não vejo vitória sobre a mídia. Quando falo sobre isso ou mostro as provas parecem não entender.Não conseguem emitir uma opinião a respeito.Não defendem a mídia, mas o efeito é praticamente nulo sobre eles. Enquanto existir esse público a mídia tal qual é sobrevive sem muitos problemas.Aliás, hoje li que a Sandra Cureau quer multar a record porque, segundo ela, fez "campanha" para Dilma. Nem vou comentar nada.

    vinicius

    Lúcio, foram anos de lavagem cerebral sobre os Paulistas. É por causa disso que não entendem o que se passa. É parte do jogo da direita!!! Vamos continuar na luta… A esperança venceu o medo, e será consolidada.

Marcio H Silva

Eu já ganhei cinco votos.
Reverti tres do Serra para nulo ou branco e tem uns dez que ainda estão pensando, mas todo dia envio e-mail com links dos blogs sujos para estes indecisos, mostrando quem é o tucano.
Esta entrevista do NasMarias News foi ótima porque sintetizou bastante o conteúdo do seu blog. Bom linkar nos e-mails.
Toda vez que recebo e-mail de boato da Dilma, respondo com bastante educação que isto não se faz , que não se divulga e-mail sem assinatura etc…. E colo links dos blogs sujo e devolvo.

Leonardo Oliveira

O PT e o Lula, que disse não querer mais voltar ao poder, poderiam oferecer a Marina o retorno ao PT para disputar à presidência em 2014.

Parece absurdo, mas até ontem a Marina era do PT.

Os evangélicos estão prestando muito atenção no que diz a Marina. Essa neutralidade ta sendo benéfica para o Serra.

Se houver uma preocupação de fato com o país, deixando vaidades de lado, o PT e o Lula poderiam seguir esse caminho para derrotar um mal maior.

Os votos da Marina, que aparentemente foram para o Serra, sãos votos indecisos, que, dependendo do discurso dela, podem migrar facilmente para a Dilma.

Messias Macedo

De sonhos e pesadelos – por Emir Sader
Blog do Emir – http://www.cartamaior.com.br

ACORDA, MATUTO SUJO!
… Perfeita explanação, mestre Emir Sader! …
… Ademais, Dilma Roussef não pode convocar os líderes e militantes do PSTU, do PCO, do PCB, dos anarquistas, dos ateus… Pregando o voto útil! E por que Dilma, candidata do campo popular, não pode fazê-lo?! Simplesmente, porque nós estamos numa sub-democracia latinoamericana, pautada por uma das sucursais do PIG do mundo, do PIG a soldo do imperialismo!…

ENQUANTO HÁ TEMPO!:
Os marqueteiros do PT devem elucubrar que nós estamos na Áustria, ouvindo música clássica… Ou na Holanda, onde os governos constrõem córregos nas rodovias, para evitar morte de sapos por atropelos… Morte de sapos!…

NOTA ACAUTELATÓRIA: se a campanha da Dilma Rouseff continuar a cara do [Antônio] Palocci, vai dar ‘Francenildo’ no segundo turno! E, aí, o matuto infarta de vez!

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    vinicius

    Calma Messias, a realidade do Brasil é bem diversa.
    Precisamos saber dosar e conquistar eleitores em situações diversas. Não é possível um único padrão. Penso que a campnha da Dila está ótima. Há problemas que estão sendo equacionados. Entretanto, você há de concordar, o jogo é desleal por conta do papel da mídia. Por tanto prudência é elemento fundamental na estratégia.

    Messias Macedo

    Prezado Vinícius, vou relatar um fato: um destes convidados "especialistas escolhidos a dedo" pelo golpista [Willian] Waack afirmou o seguinte: "Sob as condições dadas, atualmente, em nosso país, o cenário eleitoral seria totalmente favorável à eleição da candidata governista: emprego em alta, economia em franco crescimento, inflação sob controle… Ou seja, vivenciamos um clima de bem-estar na população! Portanto, a tese 'É a economia estúpido!' se encaixaria perfeitamente neste nosso cenário eleitoral!… MAS, fatores de ordem moral, a exemplo do caso Erenice e quebra do sigilo fiscal do Eduardo [Eduardo quem?! – adendo do matuto!] foram suficientes para alterar o humor de parte significativa da população, o que explica, pelo menos em parte, o estabelecimento do segundo turno!…"

    Vejamos o jogo de palavras, a retórica de sacristão arrependido dos representantes desta turma perigosíssima!…
    RESCALDO: ou revelamos à nação que o José (S)erra é um farsante ou poderá, infelizmente, 'dar Francenildo' no segundo turno!.. E, aí, não somente este matuto sofrerá um infarto do miocárdio!…

    Felicidades!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Macedo

O PRÓXIMO PASSO PODERÁ SER O ASSASSINATO DA DILMA ESTAMPADO NA CAPA DO FOLHETIM!

####################
PSDB
Serra diz que é a favor da união civil das pessoas do mesmo sexo

Lula defende união gay, que candidata renegará

FONTE: Folha Online

Quer dizer que a legítima união civil das pessoas do mesmo sexo é defendida por (S)erra?!
E a mesma coisa, é união gay, para o Lula?! Ou seja, (S)erra é chique! Lula, a representação oficial do escracho! E a ‘Folha’ se atreve a colocar palavras na boca da Dilma Rousseff! Quer dizer, que Dilma tem mentalidade dos padres da Inquisição! Pelo menos, a disenteria impressa da ‘Folha’ poderia ‘vazar’ que Dilma não concorda, mesmo que saibamos Dilma é a favor da união civil das pessoas do mesmo sexo! Agora, a ‘Folha’ extrapola – de forma inaceitável – ao enunciar que Dilma renega a união civil das pessoas do mesmo sexo [pressuposto que, na verdade, Dilma Rousseff defende!] Mesmo porque este pressuposto está regulamentado por Lei – e, principalmente, porque é uma decisão de foro íntimo!
Totalitarismo quem entende muito bem é a ‘Folha’ “da ditabranda” – e o nosso [Vladimir] Pútin da Inquisição, o mesmo José (S)erra, ou ainda, o José Ferra a Nação – vide o nosso subsolo via Companhia Vale do Rio Doce!

NOTA: alguma entidade internacional tem que tomar conhecimento destas e outras patifarias da ‘Folha de São Paulo’ – senão o folhetim vai matar Dilma Rousseff e comunicar ao povo brasileiro, em matéria de capa!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Totalitarismo quem entende muito bem é a ‘Folha’ “da ditabranda” – e o nosso [Vladimir] Pútin da Inquisição, o mesmo José (S)erra, ou ainda, o José Ferra a Nação – vide o nosso subsolo via Companhia Vale do Rio Doce!

NOTA: alguma entidade internacional tem que tomar conhecimento destas e outras patifarias da ‘Folha de São Paulo’ – senão o folhetim vai matar Dilma Rousseff e comunicar ao povo brasileiro, em matéria de capa!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Messias Macedo

    QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO: as organizações Frias [´Folha de São Paulo'] são tão miseráveis que seriam capazes de assassinar a Dilma Rousseff e estampar, na capa, a notícia – e o sub-título acusando algum aloprado do PT!

    DUVIDAM?!

    Deus livre e guarde, a nossa Magnífica, Dilma Brasileira Rousseff, a nossa próxima presidente do Brasil! a primeirona primorosa! Porque o Brasil quer gente decente e competente!!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Urbano

ATENÇÃO todos os blogueiros progressistas, internautas e, por conseguinte, todo o povo brasileiro para essa minha pergunta. Havendo tantos esclarecimentos a serem feitos ao eleitorado, que necessidade tem o tse de informar para as pessoas, dentre algumas faixas etárias e, obviamente, detentora de título de eleitor, que não há a obrigatoriedade de votarem.

    vinicius

    Estão pregando a abstenção porque isso poderá ser determinante, tanto para um lado quanto para o outro.
    Tenho conversado com meus familiares e amigos que votam em Dilma para não faltarem a eleição…
    Atenção: é fundamental que compareçam.

Fefeo

Quantos votos você já recuperou para a Dilma esta semana ?? Eu recuperei dois que votaram na Marina e iam votar no ze pedagio. E você ?? Conseguiu quantos ?? Vamos à luta, mobilize-se !!!

Peterson

Fico triste em ver o Brasil na mão dessa midia maldita

Antonio Gomes

Então… chega de blá blá blá. Hoje no trabalho ganhei mais três votos pra Dilma e adesivei dois carros de parentes. Pra cima deles nas ruas agora. Ninguém nos tirará essa vitória! Muito menos pela tática da terra arrasada política, despolitização radical. Até a vitória!

sergio

serra é a treva, o aiatolá fundamentalista.

José Manoel

Azenha: fora de pauta!!! Você pode me explicar como o PHA e uma pessoa que postou no site dele foram multados pelo TSE? O que ela fez? Por favor, me explique!!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também