Desembargadores condenam Lula por unanimidade e aumentam pena para 12 anos e 1 mês em regime fechado

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

O relator do recurso de Lula ao TRF-4, João Pedro Gebran Neto, fez uma enfática defesa das ações de Sérgio Moro na leitura de seu voto, rebatendo uma a uma as considerações da defesa, justificando a condução coercitiva do ex-presidente Lula e atribuindo a uma “confusão” o monitoramento telefônico do escritório de advogados que representa o ex-presidente.

Quem é Gebran?

Dos três desembargadores, [relator João Pedro] Gebran também é o que mais recorre a teorias jurídicas estrangeiras, como a doutrina da cegueira deliberada, segundo a qual um réu pode ser condenado por aquilo que escolheu não enxergar.

Ele costuma definir a Lava Jato como uma operação que investiga um esquema de dimensões “amazônicas” de corrupção e considera que os depoimentos de vários delatores apontando contra um réu podem ser o suficiente para condená-lo, mesmo que não haja provas materiais mais concretas de culpa, como documentos, vídeos e gravações.

Por vezes, o relator é contestado em virtude de sua amizade com Moro. Ele já negou ser padrinho de algum dos filhos do juiz federal, boato que classificou como “especulação midiática”, mas sempre admitiu ser próximo do magistrado.

Em uma de suas obras jurídicas, João Pedro Gebran classificou Moro como “homem culto e perspicaz” e disse que encontra nele “um amigo”. Sobre as críticas de que sua amizade afetaria seus julgamentos, ele ponderou: “Eventual amizade entre julgadores de primeiro e segundo graus de jurisdição não provoca suspeição”. (Perfil da revista Veja sobre o relator)

Nos agradecimentos de um livro que escreveu, Gebran escreveu sobre Moro:

Desde minhas primeiras aulas no curso de mestrado encontrei no colega Sérgio Moro, também juiz federal, um amigo. Homem culto e perspicaz, emprestou sua inteligência aos mais importantes debates travados em sala de aula. Nossa afinidade e amizade só fizeram crescer nesse período.

O relator pediu o aumento da pena de Lula para 12 anos e 1 mês em regime fechado.

Negou que tenha havido qualquer interferência política no andamento do processo, mas no final de seu voto fez uma defesa política das decisões tomadas, tratando de temas alheios ao processo.

O revisor do caso e presidente da oitava turma, Leandro Paulsen, foi o segundo a votar.

Em casos anteriores, Paulsen votou pela absolvição do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, em duas das três condenações do tesoureiro do PT pelo juiz Sérgio Moro.

Ele alegou que a versão dada pelos réus colaboradores não foi corroborada por provas materiais.

Desta vez, no entanto, Paulsen sustentou seu voto relembrando o caso do mensalão e o que teria sido a reprise dele, no petrolão, tendo o ex-presidente Lula no topo da cadeia alimentar — ou seja, adotou a tese do powerpoint do procurador Deltan Dallagnol.

Procurou desvincular a Lava Jato de perseguição ao PT, mencionando condenados que eram de outros partidos: PMDB, PP e PTB.

O desembargador citou várias vezes o voto do seu antecessor e acusou Lula de interferir diretamente na indicação dos diretores da Petrobras que arrecadavam, distribuiam e acumulavam propina em suas contas bancárias.

Disse que é cabível aplicar a teoria do domínio do fato ao ex-presidente.

Segundo ele, Lula “concorreu” para os crimes praticados.

O ex-presidente, afirmou Paulsen, tratou o triplex como seu, caracterizando com isso que Lula foi beneficiário do que Moro definiu como “conta corrente informal” da OAS.

“É de se perguntar se alguém que não é titular de um imóvel aprova a instalação de uma cozinha de 150 mil reais”, disse.

Paulsen seguiu a decisão do relator do caso, inclusive no aumento da pena para 12 anos e um mês.

Finalmente, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus adiantou que seu voto seria pela condenação de Lula.

Ele fez elogios a policiais, peritos e procuradores que atuam na Operação Lava Jato.

“Poucas vezes vi uma reunião de tanto talento, de tanta competência, de tanta garra, de tanta ousadia, de tanta coragem”, afirmou.

Laus elogiou especificamente o juiz Sérgio Moro, que disse ser competente e corajoso.

“Vossa Excelência perdeu o rumo”, disse Paulsen sobre Lula, afirmando que talvez o ex-presidente tenha confundido o comando do Planalto com a presidência do PT, que exercera anteriormente.

Como os três desembargadores aumentaram igualmente a pena, não cabem embargos infringentes, mas apenas de declaração — ao próprio TRF-4.

A prisão de Lula poderá ser pedida pelo juiz Sérgio Moro assim que se esgotarem os recursos de segunda instância.

Leia também:

Lula faz discurso de candidato em Porto Alegre e diz que só a morte o afasta da política


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

O corrupto pensou que os 12 anos era referência a whisky. É não, é referente a cana mesmo!!!

    leonardo-pe

    você é um CINICO MAL CARATER! uma imundície em forma de gente! quer dizer que sua amada imprensa é isenta? é por conta de gente feito esse imbecil desse lulipe que são Paulo e o brasil estão onde estão. não tem graça nenhuma seu comentário.

Fabiana Nerer

Só sendo muito mal carater ou lerdo das idéias para nao perceber que estamos vivendo um golpe de Estado. Se nao é golpe por que o Aécio e o Temer estao soltos e pior ainda por que o Rocha Loures, um deputado mequetrefe, um zé ninguem, está solto ?
Se preparem que o Temer vai colocar até as b. no traseiro do povo brasileiro e com a ajuda do judiciario. E aguardem logo logo o judiciario terá um super aumento de salarios, os juízes é claro. Nao pau mandado.

Izac

Quem deveria ser condenado seriam estes juízes vagabundos eu acha que o judiciário tem que tomar uma lição mesmo com este congressos todos devem se unir e aprovAr o abuso de autoridade imediatamente nem que para isto tenham que se unir a turma do golpe

Nelson

Eu estava entre os muitos céticos; seguia acreditando firmemente que o “Barbudo” nada deve.

Agora, com esta afirmação peremptoria da (o) Lulipe estou mais tranquilo. Sei que não vão condenar um inocente.

Ora, vai te catar meu chapa. Você sabe muito bem que o o Direito, em uma democracia, deve se basear em provas cabais, concretas,

Ou será que eu ainda não entendi que o que você está querendo mesmo é uma ditadura no nosso país.

E, para disfarçar-se de democrata, tu vives a chamar um dos países mais democráticos do planeta, a Venezuela, de ditadura.

    Thiago Ferreira

    A classe média sabe que não existem provas contra o Lula.
    A classe média sabe que o Bolsonaro é um maluco e que é corrupto.
    A classe média sabe que o PSDB está mais para uma quadrilha.
    Só que a questão para a classe média não é a corrupção.
    Corrupção é só cortina de fumaça.
    A questão para a classe média é manter 80% da população na pobreza enquanto desfruta a vida. E para isso precisa que só ela tenha educação superior e meios cognitivos de tentar uma vida melhor.
    Para a classe média, pobre não pode ser bem alimentado, não pode receber estímulos para se desenvolver, não pode fazer curso superior.
    Para a classe média, lugar de pobre é ou levantando parede por meio salário mínimo, ou morrendo de fome nas ruas.

Cazzete

O Golpe contra a Dilma tem 4 objetivos:
1 – Tornar a mão-de-obra brasileira tão barata quanto a indiana
2 – Destruir o valor dos ativos brasileiros para serem comprados a preço de banana pelas empresas dos EUA
3 – Tirar o Brasil do esquema China-Rússia de abandono do dólar como moeda de reserva
4 – Fazer o Brasil voltar a ser apenas uma colônia de exportação de matéria-prima e produtos agrícolas

Como não podem entrar aqui e bombardear tudo como fazem no OM e Norte da África, simplesmente colocam representantes seus no poder por meio do chamado “golpe branco” e esses representantes passam então a fazer o que é necessário a venda dos ativos latino americanos às empresas dos EUA.
E não pensem que seja só aqui.
Na Europa, os EUA estão processando tudo quanto é empresa para que depois do pagamento de multas essas fiquem fragilizadas e possam ser tomadas por empresas murikanas. Claro que esses processos todos são julgados por juízes murikanos.

https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Em-nome-da-lei-americana-u226/4/39034

“Empresas europeias pagaram cerca de US$ 40 bilhões à justiça dos EUA, nos últimos anos, decorrente de multas por desrespeito a sanções estabelecidas por Washington contra determinados Estados, ou seja, o poder imperial norte-americano desenvolve mecanismos cada vez mais eficazes para aplicar suas leis fora do próprio território.A evolução das tecnologias e a financeirização da economia deram a Washington os meios técnicos para levar a cabo essa ofensiva ideológica.”

Thiago Ferreira

A classe média sabe que não existem provas contra o Lula.
A classe média sabe que o Bolsonaro é um maluco e que é corrupto.
A classe média sabe que o PSDB está mais para uma quadrilha.
Só que a questão para a classe média não é a corrupção.
Corrupção é só cortina de fumaça.
A questão para a classe média é manter 80% da população na pobreza enquanto desfruta a vida. E para isso precisa que só ela tenha educação superior e meios cognitivos de tentar uma vida melhor.
Para a classe média, pobre não pode ser bem alimentado, não pode receber estímulos para se desenvolver, não pode fazer curso superior.
Para a classe média, lugar de pobre é ou levantando parede por meio salário mínimo, ou morrendo de fome nas ruas.

Airoldi Lacroix Bonetti Júnior

Com dinheiro público, a casta do poder judiciário brasiguaio, muito bem remunerada faz política, e mostra ao mundo como estamos num estado de exceção!!! que vergonha!!!

josé fernandes

Quem esta sendo julgado e o Lula,,Não esse capataz dos E,U.A com o nome de Moro, ele não precisa de defesa,se esse juiz enfatizou uma defesa desse juiz e porque os abusos são muitos…..

Luiz

Não existe justiça. Só a guerra nos salvará. Ou é isso, ou a submissão total aos estrangeiros.

    lulipe

    Guerra de nervos, só se for….Toma um lexotan e vai trabalhar Luiz, lula já amealhou dinheiro pra ele e família nas próximas 3 gerações.

    leonardo-pe

    esse lulipe é o cara mais CINICO,IMUNDO e SEM VERGONHA que tem. nunca vi um ser tão MIDIOTA feito esse.

    RONALD

    Salve Leonardo e Luiz: esse Lilipe, amostra de lixo tóxico, sabe que, aqui no Viomundo, ainda causa asco, porque se fosse destilar ódio, imundície e seu amor enrustido por Lula nos sites tipo veja, yahoo, época, isto é, globo,etc, não teria a mínima relevância, diante das monstruosidades que lá habitam. “Floyd” explica, rsrs.

Deixe seu comentário

Leia também