Artur Henrique: PIB foi zero porque o governo deu ouvidos ao mercado
Tempo de leitura: < 1 minO PIB do 3º trimestre foi zero porque o governo errou na mão ao adotar a receita passada pelo mercado.
Infelizmente, não vi nenhum órgão da grande imprensa nesta quarta-feira admitir sua cota de responsabilidade pelo PIB zero registrado no terceiro trimestre.
Sim, o PIB caiu porque o governo deu ouvidos ao receituário do mercado, amplamente defendido pela mídia, de que era necessário cortar gastos – o que invariavelmente leva a cortes de investimentos – e aumentar a taxa básica de juros para combater uma fictícia “inflação de demanda”.
A soma desse receituário causou queda na atividade, com a ajuda da cotação do real frente ao dólar (outro efeito direto das cinco altas consecutivas da taxa Selic ao longo do ano).
Outro reflexo dessa política errada, e que nós da CUT criticamos o tempo inteiro, vai se abater sobre 2012 também, uma vez que as medidas emergenciais que estão sendo tomadas agora, como as isenções fiscais, levam pelo menos seis meses para dar frutos.
Amanhã e sexta-feira a Direção Nacional da CUT, reunida em São Paulo, vai avaliar essa conjuntura e produzir uma análise crítica mais ampla e profunda que esta aqui. Mas, invariavelmente, o resumo da ópera será o mesmo.
Artur Henrique é presidente da CUT nacional.
Leia também:
Paulo Nogueira Batista: Brasil mais forte para enfrentar crise que em 2008




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!