Ana Reis: A marcha contra a “mordaça gay”

Tempo de leitura: 2 min

A marcha contra  “a mordaça gay”

por Ana Reis

O cartaz da convocação da marcha pela “família” (mulher no fogão/machão no telão) do Forum Evangélico Nacional devia fazer parte do kit anti-homofobia.

Nele vemos  a bandeira do arco-íris tampando a boca de um homem. No texto, o chamado ao fim da “mordaça gay” ou seja,  o Projeto de Lei que torna crime a homofobia. Assim como foi tornado crime o racismo.

Graças ao pensamento lésbico-feminista de Monique Wittig e ao pensamento de Michel Foucault que não por acaso era gay, a alusão `a “mordaça gay”  pode ser compreendida.

O discurso que constrói a alteridade baseada num polo dominador, cuja referência é o homem branco, heterossexual, portavoz do deus único masculino tem, na heteronormatividade, sua base constitutiva.

Sem a norma socialmente construída da heterossexualidade, alheia a uma possível inevitabilidade imposta pela natureza, a masculinidade fica muda.

Como descreveu Nancy Chodorow, analisando Freud de um ponto de vista feminista, a masculinidade é socialmente construída no patriarcado, pelo afastamento da mãe e pelo desprezo de tudo que é associado ao “feminino”.

O que é ser homem sem o discurso que cria a feminilidade associada à fraqueza, à dependência, à impureza, às e os portadores do mal?

Como ser homem sem chamar os outros de viados? Como aceder à masculinidade agressiva sem chamar o outro — o primeiro insulto do menino —  de “mulherzinha”? Como enunciar um discurso misógino racista e homofóbico —  discursos do ódio — num Estado de Direito, sem a couraça da intocabilidade do discurso religioso? Ou  alguém pensa num diabo loiro e de olhos azuis?

Por que se agarram com tanta força os religiosos a esse bordão?

Seria porque, como lembra a profa Iray Carone em artigo sobre a propaganda midiática fascista/religiosa nos EUA , o fascismo é antes uma prática política que uma filosofia? Sem grandes discursos, portanto.

O discurso misógino, racista e LGBTT-fóbico, aliado ao álibi da “revelação” religiosa é instrumento de dominação que se coloca acima do Direito.

Estamos em pleno desmonte da República, se  é que um dia a tivemos. O Estado laico nunca chegou a se instalar plenamente no país.

Mas os tempos são outros e o enfrentamento é inevitável. Ele já está nas ruas.

*Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Victor

Ana Reis, fiquei emocionado com este texto.
Infelizmente, é dificil perceber a gravidade dos posicionamentos religiosos para quem não sofre e nem mesmo sofreu ao longo de sua vida com o crivo da heteronormatividade.
É incrível como alguns heterossexuais e religiosos se sentem desconfortáveis com este tipo de texto. Por que se incomodar com um pequeno texto?? No alto dos meus 27 anos suportei dia após dia comentários desagradáveis sobre a minha sexualidade – a única palavra de consolo que direciono a eles é que é possível sobreviver a este tipo de crítica, não há necessidade de queixarem. Tenho certeza que continuaram seguindo suas vidas com aquelas miseráveis piadas de "bichas".
Parabéns pelo texto – O viomundo precisava, há muito tempo, de uma coluna sobre diversidade sexual ou algo do tipo.

    Paulo corvisier

    Roma e Grécia caíram fragorosamente devido aos desvios sexuais. O mesmo acontecerá com muitos países e aqueles que continuarem a preservar a família, tal como é definida desde sua origem, ocuparão o espaço dos que desaparecerem.

    mfs

    Que bobagem é essa? Quais foram os desvios sexuais que fizeram a Grécia sucumbir? Os mesmos que a fizeram derrotar os persas duas vezes? E que cretinice é essa sobre Roma? Cáspite, Roma tornou-se oficialmente cristã e foi cristã que ele se desmantelou no Ocidente! Essa idéia de que Roma decaiu porque se tornou um oceano orgiástico pode ter rendido filmes bobos ao estilo Calígula da Penthouse, mas não encontra fundamento na historiografia profissional. Paulo, pelo visto acho que seus conhecimentos sobre a Antiguidade clássica provavelmente vieram dos clichês hollywwodianos.

Marcos Álves

Putz, durante a campanha eleitoral era os Trolls do Serra enxendo o saco de todo mundo por aqui. Agora, são os trolls religiosos travando o combate. Uau, como descobriram depressa a potencialidade da Internet. Bom, eu, que sou Umbandista, já estou me preparando. Afinal, podem esperar, depois dos homossexuais, os próximos serão aqueles que "falam e consultam" espíritos e, à luz do Antigo Testamento, isto é pecado gravíssimo.

    Vinícius

    Eu sempre leio o Viomundo, posso não comentar muito na política porque não tenho muito com o que contribuir. Mas se estão me chamando de homofóbico e de burro por causa da minha fé eu vou me defender, sim. Isso não me torna um troll.

    Agora, infelizmente falando só por mim, sempre defendi as minorias religiosas. Todas. Ao contrário de certos militantes de esquerda, que só defendem uma religião se compartilharem de seus valores.

Vinícius

Azenha e Lemes, com todo o respeito, deviam abrir mão dos artigos meramente preconceituosos e publicar algo que realmente fizesse o debate andar pra frente: http://www.plc122.com.br/texto-atual-plc122-ja-at

Não é que eu concorde, mas é uma abordagem racional dos fatos.

Abraços.

Gustavo

que texto mais heterofóbico e que prega a intolerância religiosa hein autora…

o que seria do feminismo sem o enfraquecimento do homem??? É isso o que vcs pregam…

Para mim o feminismo e o homossexualismo andam de mãos dadas!!!

A religião, que a autora quer desqualificar, é a base para uma sociedade sadia… sem ela a perversão toma conta!!!

marcos de desterro

Sei não, achei o discurso meio religiofóbico, bastante heterofóbico…

No discurso acima, imbutida está uma sacralização da opção homoerótica… como se fosse uma panacea para a dominação. Não é não, é uma opção erótica, no máximo um estilo de vida…

Lembrou-me um colega – que é gay – e dizia: ser gay, tudo bem. Mas mulherzinha não!

@Fagner_Coelho_

podemos ver o quanto a bancada religiosa é honesta se partirmos de um ponto bastante simples:
essa bancada era uma das que mais "lutava" pela cabeça do Palocci, um dia depois da Dilma cortar o kit anti-homofobia, de uma hora pra outra, eles mudaram de ideia, agora aceitavam somente que ele desse as explicações, sem questionamento de nenhuma natureza nem muito menos embate. não estou falando aqui se ele é ou não culpado, mas que eles acreditavam em sua culpa, agora como a presidente deu um suborno eles se retiram da batalha? continuo com minha opinião, essa cruzada contra o homossexualismo é um golpe publicitário de alguns políticos religiosos querendo mais votos e de igrejas decadentes querendo mais fiéis. infelizmente uma grande parte do povo brasileiro funciona assim, quanto mais vc diz a eles que existe um problema e que vc é a solução, mais eles vão te procurar… mesmo que esse problema tenha saído da sua cabeça.

Fernando

Este artigo rebate o preconceito usando o preconceito. A visão de "família" (mulher no fogão / macho no telão) talvez seja uma realidade para a autora mas não para outros milhares de pessoas. Minha família não é assim e eu não fui criado em uma família assim. Porque somente uma lei contra a homofobia e não contra a discriminação em geral? E o direito de expressar opiniões? Falar que família é submissão feminina é discriminação ou direito de opinião? Esta lei pode ser boa, mas precisa ser mais abrangente, precisa garantir a liberdade de expressão, pois para a maioria da comunidade Cristã, Judaica e Islâmica a pratica sexual entre pessoas do mesmo sexo é considerada como pecado e os lideres pregam aos seus seguidores contra estas práticas. Se uma lei impede esta expressão ela cerceia o direito de religião. Por outro lado os líderes religiosos devem deixar claro que as pessoas não podem ser discriminadas por suas escolhas, mesmo que não concordemos com elas. A essência do Cristianismo é o amor ao próximo, independente do que este próximo pratique ou acredite.

Renê Amarral

Percebo aqui um repúdio às Igrejas (instituições) e aos fiéis, algo semelhante ao sofrido pelas minorias. Chamar alguém de 'papa óstia' é diferente de chamar o próximo de 'sapatão'? Vocês ainda não sabem diferenciar o que é preconceito!

    @Fagner_Coelho_

    palavras são altamente carregadas de subjetividade, quando alguém te chama de papa óstia não está insuflando nenhum discurso que leve a conclusão de que vc é menor do que ninguém, só dq vc passa um tempo maior dq o meu dentro de uma igreja. também temos que convir que ninguém nunca foi morto por ser chamado de beato.

Renê Amarral

Percebo aqui um repúdio às Igrejas (instituições) e aos fiéis, algo semelhante ao sofrido pelas minorias. Chamar alguém de 'papa óstia' é diferente de chamar o próximo de 'sapatão'? Vocês ainda não sabem diferenciar o que é preconceito!
Para mim, essa discussão está mais chata, confusa e insuportável que o show de Zezé di Camargo e Luciano.
Quero saber quais as "palavras bonitas" que me rebaterão? rsrsrsrsrs

    Zé das Couves

    A resposta que dei ao Vinícius, logo abaixo, serve pra vc também.

Vinícius

Em outras palavras, os evangélicos são, além de homofóbicos, racistas. E além disso, carregam todos dentro de si problemas emocionais. Que acarretam na crença em Deus.

Isso aí é ser laico? Se isso aí é ser laico, prefiro ser outra coisa. Prefiro ser por um Estado que defenda a pluraridade, a dignidade e a legitimidade de todas as confissões, incluindo a confissão atéia. Que é o que laico queria dizer antes, né?

Mas este Estado "seletivamente laico" aí já foi defendido outra vez no Viomundo, no artigo onde Zé Celso defende que não se vote em Marina porque ela é evangélica.
(A tempo, votei na agnóstica Dilma e não me arrependo)

    Lucas

    Uma coisa é ser ateu, outra é ser preconceituoso. Nem todo evangélico é homofóbico. Nem todo evangélico é racista. Não precisa ter problema emocional pra acreditar em Deus (até porque tem muito ateu homofóbico, racista e com problemas emocionais).

    Zé das Couves

    O dia em que os evangélicos pararem de apontar o dedo pros outros;
    o dia em que pararem de querer dizer ao resto do mundo como se deve viver,
    o dia em que pararem de querer enfiar sua crença goela abaixo do resto das pessoas,

    Nesse dia eles terão o meu respeito
    Obs.: o mesmo vale para católicos, espíritas, etc

    Vinícius

    Zé das Couves, se o seu respeito é condicionado pela mudança de comportamento de 35 milhões de brasileiros, vai ficar difícil conversar. Na verdade, só um preconceituoso pode pensar de 35 milhões de pessoas agem do mesmo jeito. Os evangélicos sequer são um grupo homogêneo. Se você rotular todo e qualquer grupo pelo comportamento de uma minoria, vai ter desculpa pra empinar o nariz pra todo mundo.

    Mas me diga que a Ana Reis não está apontando o dedo, dizendo como se deve viver e tendando enfiar sua crença nossas goelas abaixo. Ela tem seu respeito? A maioria dos ateus, que não faz isso, perdeu seu respeito?

    abs

Fernando Drechsler

"Como ser homem sem chamar os outros de viados? Como aceder à masculinidade agressiva sem chamar o outro — o primeiro insulto do menino – de “mulherzinha”? Como enunciar um discurso misógino racista e homofóbico – discursos do ódio — num Estado de Direito, sem a couraça da intocabilidade do discurso religioso? Ou alguém pensa num diabo loiro e de olhos azuis?"

Ueh, te faz menos homem fazer algo que lhe interessa? Se o cara curte jardinagem ou acha lindo um por-do-sol, ou uma imagem fodônica de alguma coisa, isso faz ele menos homem? Menos homem é o cara que se reprime, dizendo que não pode fazer algo não porque a vontade não é sua, e sim porque vão estigmatiza-lo.

Ser homem é fazer o que bem entender, independente dos gostos, e dar um dedo do meio bem grande e um f****** pra quem não gostar.

Leider_Lincoln

Pessoal, repararam que nos posts sobre homofobia aparece uma quantidade enorme de comentaristas novos? Será que é o pessoal que o Richard Smith (troll que atua sob os apelidos de Carmem Leporace/Susana alves/Paulo Amaral/Ubaldo/Henderson de Sousa/Nãosei…) traz lá do Montfort, para ajudá-lo na Cruzada Santa?

marcio_cr

Esse texto foi uma das coisas mais ridículas que eu já vi na minha vida.
Não é nem a questão dos gays e seus direitos. Mas ele é tão poluído de ideologias, que nem tem como levar a serio.

Ideologia por ideologia, verborragia não torna o argumento correto. E impor a sua como verdade absoluta a faz tão "pecadora" quanto os evangelicos que querem impor a deles.

    Lucas

    Ideologia não é uma poluição. Todo mundo tem a sua. Alguns são apenas mais honestos que outros quanto a isso.

    Marilda

    Òootima resposta!

Substantivo Plural » Blog Archive » A marcha contra a “mordaça gay”

[…] Por Ana Reis NO VI O MUNDO […]

O Cris Almeida BH

Quero dizer que sou Evangélico e Progressista e tenho certa história na luta, esse "Forum Evangélico Nacional" é coisa que apareceu do nada e até onde vi é correia de transmissão e turbinado pela Frente Parlamentar Evangélica, que se prima hoje pela homofobia (com raras excessões) primou muito antes pela corrupção e pelo fisiologismo (com raras excessões).

Junior

Se quer ser gay que seja, mas nao na minha casa, abaixo a PL-122.

    Leider_Lincoln

    E acaso alguém quer ser gay na sua casa "Júnior"? Aliás, nem nome você tem, teve de emprender o epíteto de "filho do seu pai", um mero Júnior, não é mesmo, neto de sua avó? Não se preocupe com os gays, sugiro preocupar-se primeiro em ser homem, que tal?

    ainda Marilda

    coitado, quem quer ir na sua casa….. com essa iluminação toda nem a esposa tá na sua casa!

Marduk

"O discurso que constrói a alteridade baseada num polo dominador, cuja referência é o homem branco, heterossexual, portavoz do deus único masculino tem, na heteronormatividade, sua base constitutiva."

É pra levar sério o que está escrito acima? Ou só é masturbação "intelectual"?

    Edfg.

    Letra B con certeza.

    Pedro

    hahahahahhaa, muito bom!
    Grande palhaçada… E tem gente que acha bonito.

    marcio_cr

    O pior que isso é muito levado a serio no meio acadêmico.

    Mas o pior não é isso, o pior é a falta de auto critica da ideologia proferida. Considero que o teste máximo de toda e qualquer cosmovisão, ou teoria social, é o auto teste. Aplicar a teoria nela mesma. Se sobreviver, pode estar correta, mas se não, com certeza esta errada.

    E não creio que este seja o caso. Afinal de contas o que seria do movimento LGBT se não fosse o homem, branco e cristão? O que não seria do retorno a imanência se não fosse a transcendência representada pela verdade absoluta?

    E esse papo de estado laico. Como se discute com alguém sobre estado laico quando esta pessoa não sabe o que é um estado laico.
    Estado laico é um estado aideologico, que não prega, não discute e não defende, diretamente ou indiretamente qualquer tipo de ideologia. Exigir de um estado laico a defesa e imposição de uma ideologia é um crime contra a laicidade deste.

Ivonete

Os homofóbicos não enfrentam o embate no campo da historicidade, eles se escondem na religião. Se escondem atrás de Deus, e nem consideram o fato de que na condição de construção ideológica, Deus, gênero masculino, não tem uma companheira.

    Vinícius

    Ivonete, francamente. A companheira de Deus é a Igreja. Eu incluso.

    "Todo preconceito é falta de informação".

    Leider_Lincoln

    E da onde você tirou isso? Da boca de Jesus? Aliás, reparou que as únicas pessoas a quem Jesus condenava e muito amiúde eram os religiosos? Que o único local em que Jesus partiu para a agressão física foi num templo? Que os que pediram a condenação de Jesus eram os religiosos? E você ainda vem me dizer que a "companheira de Deus" é a Igreja? Com você inclusa? Uiui!

    Eric

    Quanta besteira… Típicos questionamentos de um mal informado que olha a Bíblia como um livro voltado para simples conehcimento.

    Leider_Lincoln

    Eu estou mentindo? Ou fé é não ler na Bíblia o que nela não está escrito? Talvez "cristianismo" seja recusar o que Cristo disse, não é mesmo? Esquecer o "aquele que não tem pecado atire a primeira pedra", esquecerem a ÚNICA regra que ele explicitamente deixou "amar ao próximo como a ti mesmo", não é? Fé é ignorar Jesus! Jêniooooooooooooooooooooooo!!!!

    Gustavo

    Ta defendendo demais a sua classe hein… vai rodar a bolsa na esquina então!!!

    Vinícius

    Leider, aqui não é lugar pra discussão teológica. Mas vamos lá: a Igreja de que falei não é a "minha" nem a "sua" Igreja. É o Corpo de Cristo, a união de todos os cristãos, como o colega já disse. Engraçado você se revoltar com eu dizer que sou parte da companheira de Cristo. Eu não tenho problema com isso.

    Essa interpretação vem lá de trás, dos tempos do Antigo Testamento. Os rabinos já interpretavam que o poema erótico chamdo de Cântido dos Cânticos é, entre outras coisas, sobre a relação entre Deus e o Povo. 'Povo', ou seja, (simplificando) os habitantes de um lugar. Como não há mais "país oficial de Deus", seguindo a linha do Novo Testamento, não é mais povo, é "gente"; "amontoado"; "congregação"; "assembléia"; "igreja" e outros sinônimos.

    Vinícius

    (cont)
    Não acreditamos só no que Jesus disse enquanto vivo. Acreditamos também nas revelações que Ele deu a João apóstolo. Jesus revelou que a Gente, o Amontoado, a Igreja é sua Noiva.

    E sim, Jesus condenou os religiosos de plantão; não por serem religiosos, mas por sua hipocrisia. Como os profetas SEMPRE fizeram ao longo do Velho Testamento. Eu acredito que religião é agir obedecendo a Deus do fundo do coração, e obedecer todos os preceitos, mas principalmente os dois principais: "ame a Deus com todas suas forças" e "ame o próximo como a ti mesmo".

    Espero não ser censurado.

    Miguel

    Companheira de Deus é a igreja? Qual das milhares que existem?

    marcio_cr

    Igreja só tem uma. Uma coisa clara na biblia que a igreja não é uma instituição e sim o chamado corpo de cristo, ou seja, os cristãos como um todo.

Judith Mendes

Muito bom. Uma análise corretíssima

Werner_Piana

Perfeito.
Basta da ditadura religiosa interferindo no Estado Laico.
Basta de perseguições às minorias.

Rafael Pinheiro

Em resumo, é como se um determinado grupo só pudesse assumir e praticar sua identidade a partir do momento em que a do outro é oprimida, é sufocada.
Mas pelo menos eles têm criatividade: mordaça gay e ditadura gay foram as melhores que eu já ouvi!

HETEROFOBICO

Bom, tudo isso fará parte também do universo gay, isto é, para aqueles que tem a feminilidade como natureza. Ainda tem os ingredientes transformador, silicone e hormônios . Porque tem universo gay feminino ou lésbico, que é o oposto do que foi dito acima, onde o ideal de beleza é relativizado e a vaidade é abominável, a cultura e o sucesso são os grandes objetivos a ser alcançados. É claro que nem sempre é assim, pois, nos dois sexo poderá existir padrões masculinizados, como feminilizados, ou seja, gays do sexo masculino que querem simbolizar o mais masculino aspecto físico, tipo: Arnold Schwarzenegger, sem abrir mão da sua natureza gay, o mesmo ocorre com boa parte das mulheres.

    Marina

    Nos EUA ha bares frequentado por pessoas, na grande maioria gays, extremamente fortes tanto homens como mulheres. Gostei da sua sacada, eu por exemplo malho pra caramba, por vaidade e por saúde. Minha nomorada é o meu oposto, é bem feminina com todos seus valores materiais. Respeito quem quer se "trasformar" ou mudar de sexo é questão de cabeça.

HETEROFOBICO

Meninos usarão maquiagem e o consumismo "natural", que hoje é predominantemente feminino, será fortemente invertido, coisas como: baton, pulseira, lalau, brincos, percings, bleach, aparar os cabelos, pintar ou escovar, fazer chapinha, usar vários perfumes, para: sair, namorar, ir as festas, escola e dormir. Os vários cintos combinando com os sapatos ou com a bolsa, as roupas que quase nunca se repetem, os cremes para o rosto e o corpo. O banho, ha o banho! Serão vários os "ingredientes" usados nos banhos, desde shampoos, sabonetes, para o rosto e outro para o corpo, outra coisa, não é um shampoo, são vários tipos: condicionador, enxaguador, fortalecedor e até, pasmem! Um shampoo nutritivo. Sem falar que toda semana, dependendo da idade, será obrigatório cabeleireiro, para pintar ou escovar e aparar as pontas. Como vc's sabem, mulher não envelhecem, mulher fica loira, ou ruiva.

    homo_e_homem

    isto é outro preconceito. homossexualidade masculina NÃO tem ligação direta com postura feminina, tem a ver com o objeto de desejo sexual. Uma grande parte dos homossexuais masculinos não se comporta como ´mulherzinha¨, são homens que fazem sexo com homens, só isso.

    homo_e_homem

    isto é outro preconceito. A homossexualidade masculina não tem ligação direta com comportamento efeminado, mas sim com o objeto de desejo, no caso, outro homem. Nem todos o homossexuais – muitos, aliás- são afeminados. para ser homossexual, basta sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo, não precisa ser efeminado.

    Leider_Lincoln

    Vai ver ele fala com conhecimento de causa, já deve ter sido padre, sei lá…

    Eva

    Ser um homem feminino, não fere o meu lado masculino. Se deus é menino ou menina…
    É possível, já existe gemeos que sexualmente são diferentes, um tem o comportamento de menina, o outro de menino. Agora, os "valores" feminino ou masculino, acho que depende do meio. Nesse post vc retratou minha irmã, é igualzinha.

HETEROFÓBICO

No futuro o mundo será gay. Os heteros serão minoria, coisa de 2%, ai os valores serão invertidos, haverá a HETEROFOBIA. A tecnologia, proveta, inseminação artificial, serão popularizados. A mãe e o pai serão pessoas do mesmo sexo.

    Fernando

    Concordo cara! ou é coroa? Toninho Cereso que o diga. Os direitos estão chegando, tárdio, mais chegando.

Mateus Ferreira

É aprender. Meio hermético, mas muito bom. Destaco os dois últimos parágrafos
"Estamos em pleno desmonte da República, se é que um dia a tivemos. O Estado laico nunca chegou a se instalar plenamente no país.
Mas os tempos são outros e o enfrentamento é inevitável. Ele já está nas ruas. "

Deixe seu comentário

Leia também