Ricardo Amaral: Por que a Lava Jato atiça os jornalistas de “tiragem” na caçada a Lula

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-07-18 às 11.56.25

Lava Jato atiça a “tiragem” na caçada a Lula

Como na ditadura, República de Curitiba usa os jornais para destruir os inimigos

por Ricardo Amaral, no Conversa Afiada, publicado 17/07/2016

Nos últimos dez dias, Globo, Folha e Estadão republicaram antigos vazamentos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula.

Notícias velhas foram requentadas e servidas como carne fresca a quem perdeu a memória dos desmentidos: uma sede do Instituto Lula que nunca existiu, uma rodovia na África e o acervo que Lula tem de guardar por força da lei.

Isso se chama publicidade opressiva, violência inerente ao estado de exceção e essencial aos “julgamentos pela mídia”.

Não pode ser coincidência. A ofensiva dos vazadores e seus repórteres amestrados segue-se à ação da defesa de Lula, que levantou a suspeição de Sérgio Moro para julgá-lo, por perda da imparcialidade.

Essa é a notícia nova do caso, que a imprensa brasileira escondeu. Deu no New York Times, mas não saiu no Jornal Nacional.

A ação aponta 12 afirmações de Moro antecipando a decisão prévia de condenar Lula.

Registra os abusos que ele cometeu – da condução coercitiva sem base legal à divulgação criminosa de grampos telefônicos.

No estado de direito, Moro deveria declinar do caso para outro juiz, isento, imparcial, condição que ele perdeu em relação a Lula.

O Datafolha também ajuda a entender a ofensiva. Só Lula cresceu. Tem um terço dos votos válidos no primeiro turno e mais de 40% no segundo, contra os três tucanos e a insustentável Marina.

Só perde, hoje, para o antipetismo; e debaixo de uma campanha de difamação sem precedentes.

É preciso acabar com Lula, fazer sua caveira, antes que ele tenha chance de voltar pelo voto. E antes que sua defesa desmoralize a Lava Jato. Tem de bater na cabeça da jararaca.

Mas como, se não há crime para acusá-lo? Se há só pedalinhos, obras de alvenaria, propriedades imaginárias, palestras profissionais, presentes de governos estrangeiros?

Desde a reeleição de Dilma (aliás, por isso mesmo), Lula, seus filhos, sua empresa de palestras e o Instituto Lula tornaram-se alvos de 9 inquéritos do Ministério Público e da Polícia Federal, 3 proposições de ação de penal, 2 fiscalizações da Receita e 38 mandados de busca. Quebraram e vazaram seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Numa afronta à Constituição e a princípios universais do Direito, adotados pelo Brasil em tratados internacionais, Lula é investigado pelos mesmos fatos em inquéritos simultâneos: da Procuradoria-Geral da República, de procuradores regionais do Paraná e Brasília e de promotores do Estado de São Paulo.

É tiro-ao-alvo.

Essa verdadeira devassa – insisto: sem precedentes no Brasil – não encontrou nenhum depósito suspeito, conta no exterior, empresa de fachada ou contrato de gaveta; nenhum centavo sonegado, nenhuma conversa de bandido.

Nada que associe Lula direta ou indiretamente aos desvios na Petrobras investigados na Lava Jato ou qualquer ilegalidade.

Nem mesmo os réus delatores, que negociam acusações sem provas em troca de liberdade e (muito) dinheiro, apontaram fatos concretos contra Lula.

No máximo, ilações, do tipo “ele devia saber”, conduzindo à esfarrapada tese do domínio do fato.

No estado de exceção midiática, apela-se à tese da obstrução da justiça (o maldito direito de defesa), a partir do pré-julgamento de grampos ilegais.

O fato é que a Lava Jato e a Procuradoria-Geral da República não têm como entregar – na só-base da prova, da lei e do direito – a mercadoria esperada desde sempre por seus patrocinadores: Lula na cadeia.

Não em julgamento justo, com policiais e procuradores apartidários, juiz natural e imparcial, tribunais fiscalizadores da primeira instância. Não no estado de direito democrático.

Para tirar Lula do jogo, precisam desesperadamente da cumplicidade dos meios de comunicação; a Rede Globo à frente e o rebotalho dos impressos na retaguarda.

Precisam promover um julgamento pela mídia, com base na publicidade opressiva.

Precisam espalhar que Lula estaria metido “nessa coisa toda”; silenciar e até intimidar quem duvide disso, para sancionar uma condenação sem prova.

Quem foi jornalista na ditadura tem amarga lembrança de colegas que serviam à repressão (alguns em dupla jornada, como na Folha da Tarde, da família Frias).

Noticiavam assassinatos de presos como “atropelamentos”, tratavam torturas como “rigorosas investigações”.

Faziam a caveira dos “subversivos”.

Eram chamados jornalistas de “tiragem” – a serviço dos “tiras”, é claro, não da verdade.

Recordo sem intenção de ofender os jornalistas “investigativos” de hoje que comem na mão dos “investigadores” anônimos.

Podem acreditar sinceramente que contribuem para “combater a corrupção”.

Ganham as manchetes, mas abrem mão do jornalismo, que é a busca da verdade.

Quando a meganha pauta e o repórter obedece, cegamente, quem perde é a notícia. E perde a democracia.

PS do Viomundo: Fora que a Globo não fala que foi procurar o Lula no edifício Solaris e em Las Vegas e encontrou a neta de Roberto Marinho…

Leia também:

Jeferson Miola: Crime do Lula é liderar as pesquisas eleitorais 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Soares

“Registra os abusos que ele cometeu – da condução coercitiva sem base legal à divulgação criminosa de grampos telefônicos.”

Na Lava_Jato, 117 conduções coercitivas foram feitas antes da de Lula… e outras quase 50 foram feitas depois…

Mas só a do Lula é questionada!?

hummmm

Quanto à divulgação “criminosa” dos grampos, a Justiça não acha… Lewandowski acabou de negar o pedido da defesa de Lula para anular as gravações!

Difícil MESMO vai ser negar os crimes q foram gravados…

    Sidnei Brito

    Só prova que o abuso da condução coercitiva sem amparo legal é ainda mais grave do que podemos imaginar.

felipe

nota 1000 pra essa reportagem do ricardo amaral e pro jornal viomundo, veracidade pura.infelizmente a maioria dos brasileiro não ler não pesquisa e não si preocupa em si informar verdadeiramente,com isso a rede golpe manipula os pobre brasileiro desinformado.

Manoel Mecias Braga da Silva

Os covardes sempre agem assim.Tentam derrubar os inocentes na trapaças.

FrancoAtirador

.
.
O GOLPE PARLAMENTAR NO BRAZIL
.
Deu no Jornal Bolivariano New York Times, dos Estados Unidos da América

Deu no Jornal Esquerdista El País, da Espanha

Deu no Jornal Comunista Le Monde, da França

Mas Não Deu no Jornal IZento e Impar$$ial O Globo, do braZil.
.
.

Urbano

Com a ceguinha vendida e inúmeros paióis em riba de todo o planeta, os bandidos da oposição ao Brasil tripudiam o quanto querem. O prático nestes é que para qualquer substituição de uma determinada peça, importante ou não, há um imenso estoque de igual teor, qualidade e valor.

Luiz Carlos P. Oliveira

Não temos o que comentar. O texto diz tudo. Só analfabetos funcionais não compreendem o que estão fazendo com o Lula e a Dilma. Esse país é uma terra sem lei. Ela só vale para pobres , negros e prostitutas. Enquanto atacam o PT escondem os verdadeiros lesa-pátria. Inclusive os sonegadores Globo, Gerdau e RBS. República das Bananas é no que nos transformaram.

    Cristóvão de Paiva Aguiar

    O crime de uns não justifica o crime de outros. Financiar portos em Cuba, rodovias na África, a compra da refinaria nos estados unidos não diz nada? Existe uma classe média que um dia votou no PT e que hoje não vota mais. Foi um voto pra derrubar o PSDB. Esta classe hoje, está em busca de gente pura, ou seja, nem PT nem PSDB, e nem o pior de todos que é o PMDB, isto pra não citar nomes. Todos sabemos que esta citada classe média não tem a maioria dos votos mas é formadora de opinião (Lula com toda a sua inteligência não percebeu isto é o PMDB vai no mesmo caminho ) . Considerado a classe média como um agente moderador, ajudou a eleger o PT mas a muito tenta derruba lo. Mais um mandato do PT e estaríamos sentenciados a mais uma ditadura. Atenção para os votos em branco, Se não houver novos políticos muitos provavelmente não terão o menos pior.

bonobo de oliveira, severino

Nota DEZ para o oportuno PS do Viomundo.

Em meio a toda esse esforço da meganhagem, onde estão misturados agentes do judiciário, MP e PF, todos repisando e espargindo a mesma matéria em decomposição, os bravos agentes foram com grande afoiteza, com muita sede, ao encontro, FINALMENTE, de provas contra o inimigo, que julgavam estar ao alcance de suas patas quando acharam uma unidade do Solaris em cuja titularidade figurava como proprietário uma empresa de LAVAGEM DE DINHEIRO, da lavanderia internacional MOSSACK – FONSECA. A turba deve ter exultado e soltado fogos. O Moro sacou de mais um de seus despachos de buscas e apreensões, que o TEori, se borrando todo, atende de imediato, sem perder minutos preciosos consultado a LEI, e mandou trancar toda a diretoria brasileira da Mossack – Fonseca. Agora pegamos o homi!! Põe todo esse povo da lavanderia no Xilindro e deixa lá mofando até que eles contem o que nós queremos saber, ou escolham lá apodrecer!!! Teria pensado, radiante, o jovem insólito juiz de Curitiba. Porém, consta que nas primeiras análises dos materiais apreendidos nas buscas na sede la grande lavanderia, o que encontraram foi o rastro de pegadas de movimentos de lavagem e ocultação de patrimônio, em operações ligadas diretamente aos maiores comparsas do Moro. Os irmãos metra…. OPS! Quero dizer! Os filhos do Roberto Marinho. Dizem que o Moro foi ao desespero e mandou soltar imediatamente todos os presos da Mossack e, em vez de interrogá-los, deu ordem para que não abrissem a boca, sob pena de serem presos novamente. A explicação? São todos inocentes, até que alguma culpa seja provada contra eles.

Diz o post do Ricardo Amaral, sobre o ALVO, o Lula:

(…)

“Mas como, se não há crime para acusá-lo? Se há só pedalinhos, obras de alvenaria, propriedades imaginárias, palestras profissionais, presentes de governos estrangeiros?…”

(…)

Interessante notar que contra Lula, depois de 30 anos de perseguição, quebra de sigilos, devassa em contas, invasão de privacidade dele mesmo, de parentes, amigos, pessoas próximas, entre essas, uma certa ex-Presidenta da República, não pesa sequer uma suspeição de infração de transito.

Diferentemente do que vemos nas suspeitas relações de um tal de Dr. Moro e seus comparsas, envolvidos até o pescoço em suspeições de relações mais do que suspeitas com o que há de mais sofisticado no mundo do crime organizado internacional de lavagem de dinheiro, motor de toda a GRANDE CORRUPÇÃO, que ele e sua gangue dizem combater, como resta claro no episódio narrado no texto retro, referente ao certeiro e mortífero PS do Viomundo. É uma situação surrealista Kafkiana em que um bando de bandidos dizem que estão combatendo a bandidagem em que estão ligados como irmãos siameses!!

Messias Franca de Macedo

Juristas internacionais e movimentos julgam se impeachment é golpe

18/07/2016 – 10:08

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/juristas-internacionais-e-movimentos-julgam-se-impeachment-e-golpe

Messias Franca de Macedo

DILMA ROUSSEFF, BRIZOLA E A TURQUIA É AQUI!

O que deveriam/deverão ser as primeiras medidas a serem adotadas pela honrada, ilibada e impávida presidenta legitimamente REELEITA Dilma Vana Rousseff – por dever Constitucional e, sobretudo, objetivando prevenir/inibir futuros golpes imediatos e mediatos transvestidos ou não de institucionais
[E em nome do legado do grande líder Leonel de Moura Brizola – em tempo, “os bons ventos vindo da Turquia”!]:

# “renunciar” ad eternum do serviço público o nazigolpista LIBANÊS TEMERário/TEMERo$$$o – e enquadrá-lo na Lei de Segurança Nacional juntamente com os demais comparsas remunerados pelo erário;
# mandar *todos(as) os(as) envolvidos(as) no golpe para presídios de segurança máxima;
# revogar todas as medidas adotadas pelo infame LIBANÊS nazigolpista usurpador (A)moral interino decorativo – incluindo as patifarias aprovadas pela ‘Câmara dos(as) 400 [ou mais!] dePUTAdos(as) picaretas federais’.
A única exceção, o reajuste de 12,5% concedido aos beneficiários do programa Bolsa Família;
# Revogar sumariamente as Concessões Públicas outorgadas à criminosa nazigolpista Rede Globo dos Marín(ho) &$ a congênere Rede BAND(IDA) dos Saad primos do GANGSTER mafiosíssimo eduardo ‘CU(nha)’.

*deverão ser presos(as) todos(as) os(as) partícipes do golpe mais vagabundo &$ mais descarado da história mundial, a saber, além da dupla ‘TEMer-CUnha’:
políticos: ‘Aécio Decadelatado Somente no Petrolão Furnas Forever’, [Ro]mero ‘Jucá(i)’, Réunan Calheiros, eliseu Quadrilha, porco falante Geddel, José SAIney, gilberto Kassab cria do (S)erra, o mesmo DEMoTucano antinacionalista/entreguista José (S)erra…
juízes: gilmar mendes, ‘Jana da Jararaca R$ 45.000,00 do PSDBosta Paschoal’, [TUCanão] Miguel Reale ‘Senior’, Catta Preta, sérgio ‘mor(T)o’…;
procuradores do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, procuradores do MP no TCU do ‘(DES)augusto nARDES nos Infernos’…
jornalistas ‘penas amestradas’ a $oldo IMUNDO dos patrões barões, exemplos vulgares, MERDAL Pereira, (DES)augusto nunes, reinaldo AZEDOvedo, “estoriador” [e demitido da ‘veja’!] marco antônio Villa et caterva…
empresários da FIESP, ‘Paulo SKAFedeu-se no Golpe’, o primeiro do Listão…

    Messias Franca de Macedo

    … E não venham com esta cantinela de revanchismo e/ou peninha de bandidos(as)!
    Faça-me o favor!
    Por favor!

    Serjão

    Dia 31 vem aí. A Turquia é aqui!

Deixe seu comentário

Leia também