Altercom detona o Zé

Tempo de leitura: 2 min

Altercom repudia declarações levianas de Serra

A Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) vem a público repudiar as declarações inverídicas, levianas e irresponsáveis feitas pelo candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que afirmou haver censura no país e denunciou a existência de “blogs sujos” que seriam patrocinados com dinheiro público. É lamentável que um candidato ao cargo político mais alto do país faça esse tipo de acusação sem apresentar qualquer prova ou elemento de verdade. Mais grave ainda, tais declarações foram feitas em evento promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), entidade cuja presidente já admitiu publicamente que as grandes empresas de comunicação estão fazendo o papel da oposição no Brasil.

O fato de essas grandes empresas de comunicação estarem desempenhando o papel da oposição é a maior prova de que não existe censura. Muito pelo contrário, os veículos dessas empresas vêm defendendo a sua agenda sem qualquer tipo de censura ou impedimento. Mais ainda, essas empresas recebem hoje grande parte das verbas públicas destinadas à publicidade, não podendo reclamar sequer de um suposto constrangimento econômico.  As declarações do sr. Serra e o silêncio da ANJ a respeito de seu caráter calunioso ofendem a realidade e a inteligência da população brasileira.

Cabe lamentar também o aspecto leviano e irresponsável dessas declarações. O candidato não apresentou qualquer prova de censura e não identificou quais seriam os “blogs sujos” que estariam sendo patrocinados com dinheiro público. A mídia alternativa, onde supostamente estariam os “blogs sujos” sobrevive com grandes dificuldades, recebendo quantias infinitamente menores de recursos em publicidade. O desequilíbrio informativo que existe no Brasil é exatamente o contrário. Os grandes veículos de imprensa, supostamente “limpos”, canalizam hoje a maior parte dos recursos públicos além de vantagens históricas que lhes foi concedida na concessão de canais públicos.

As declarações do candidato Serra são tão mais lamentáveis e dignas de repúdio no momento em que assistimos ao desmonte da TV Cultura de São Paulo, patrocinado pelo governo de seu partido. Se alguém que tem demonstrado desprezo pela democratização do sistema de informação no Brasil, esse alguém é o sr. José Serra que vem tratando jornalistas de forma truculenta, revelando uma intolerância à diferença e apoiando políticas de destruição de canais públicos de comunicação. Suas mais recentes posições externadas no âmbito da ANJ mostram que, infelizmente, essa truculência anda de mãos dadas com o desprezo à verdade.

Joaquim Ernesto Palhares
Presidente da ALTERCOM


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

HEITOR BRASIL

Ali Kamel, Willian Bonner e outros ganham verdadeiras fortunas para fazer mais que jornalismo. Vendem a sua alma ao dinheiro sujo. Omitem quando lhes convém. Deveriam ter vergonha do diploma universitário de jornalismo. Soma-se a eles a Folha, a Veja… Não estou defendendo o atual governo na sua totalidade. Tem muito que melhorar. Há muito que poderia ter sido feito. Mas atacar de forma covarde como vem acontecendo, é demais. É achar que todos somos idiotas. O problema do malandro é achar que todo mundo é otário.

Marat

Depois de bater no cachorro morto, todos devemos bater, de verdade na vara do PIG…

parte1

Louvável o texto e a preocupação do presidente da Altercom, mas o problema com a tv cultura não é mais ou menos importante que todos os atos nocivos perpetrados pelo candidato tucano em suas passagens pela prefeitura da cidade e pelo governo do estado. José Serra tomou atitudes e acirrou problemas muito mais significativos no âmbito da administração municipal e da estadual muito mais nocivos à sociedade do que o "desmanche" da TV Cultura. Temos aqui uma daquelas pautas direcionadas e incentivadas por interesses que, convenhamos, não falam à sociedade como um todo. Ademais, a TV Cultura não fala e nunca falou de verdade com a sociedade, fala e dirige-se desde sempre para os mesmos e reduzidos grupos que, não por acaso, integram seu quadro funcional. Em outras palavras: não passa de um cabide de emprego bem remunerado para os filhos de nossa classe-média que se arvora intelectualmente superior e guia deste "povo inculto" que, ora vejam, não dá a mínima para a sua programação. O modelo de tv pública mínimamente integrada e eficiente socialmente não é e nunca foi o praticado pela TV Cultura, mesmo antes da atuação sinistra do PSDB.
Deusdédit R Morais

Carlos

O que aconteceria se algum governo inglês, quqalquer que seja, entasse desmontar a BBC?

carmen silvia

O Serra encarnou uma persona e não tem mais nenhum contato com a realidade.É a única explicação que encontro para justificar o arsenal de loucuras que ele despeja todos os dias e que a mídia amiga reproduz sem nenhum constrangimento

José Pepe

Notícias internacionais relatam que o BRASIL é a 8ª ECONOMIA DO MUNDO, tendo desbancado minha querida ESPANHA que ocupava essa posição. No "desgoverno" tucano éramos a 14ª. A manchete dos jornais deveria dar essa notícia com destaque, entretanto, a manchete do Globo é Não temos saneamento no Brasil. Vade retro satanás……

jbmartins

O Ze Zerra teria chance de fazer oposição se, houvesse Programa, Projeto, Alternativa, trabalho e principalmente verdade em tudo aquilo que ele diz, após um horário eleitoral do Zé perguntei a um amigo o que achou, ele disse, o cara não passa sinceridade, não transmite o básico confiança.

Herminio

Essas grandes empresas de comunicação não tem moral alguma pra dizer qualquer coisa sobre o presidente Lula, elas não são éticas, elas cospem no prato que comem. O trabalhador não fica por aí falando mal da sua empresa ou seja se não está gostando do atual emprego ele tem personalidade e pede pra sair e vai procurar outra, porque emprego é que não está faltando pro povo e como é que esse PIG se beneficia recebendo verba federal de propaganda e faz oposição descarada? mentem, injuriam, caluniam e etc… o povo está vendo essa esculhambação e sabe discernir essas patifarias feitas pelo PIG (globo, folha, estadão, o estado de São Paulo e outros) então se quer falar mal, dispensa a verba do governo federal pra poder serem isentos oras!

Gil Teixeira

Pois é! A Dilma pra vencer basta dizer a verdade, pois nçao tem o que esconder, pelo contrário, tem o que mostrar, já que a impresa "limpinha" esconde tão bem. Já serra (minúsculo proposital) precisa mentir, pois se mostrar sua 'obra' ele não é elito nem pra vereador de Palmital.

francisco.latorre

quem fez imprensalão foi ozémentira.

que é chegado numa inversão.

patológico. figurinha.

..

..

Ronaldo

Eu gostaria muito que a Dilma se inspirasse na hermana Cristina Fernández de Kirchner e apresentasse um projeto de lei pondo ordem nesse tumor que é a pequena grande imprensa do Brasil.

Poderia também dar uma de Evo, ou Chavez, e propor um referendo para o tema.

Ou ignorar o DNA de submissão do PT e incentivar uma alternativa ao que está aí. Que tal rádios comunitárias, jornais populares, o que seja.

O que não pode é a permanência desta situação, com a blogosfera carregando o governo enquanto este reage paliativamente.

O fenômeno Lula pode não se repetir na próxima gestão e termos uma crise institucional.

SérgioFerraz

Este candidato dissimulado mente o tempo todo e pensa que somos imbecís.

Edson

Por que não dizem que o Serra mente? Faltar com a verdade, não bate com os fatos ou qualquer outra frase é eufemismo. Chega de bondade para quem tem maldade. Não precisa haver rebaixamento é só dizer que ele mente.

Luiz Antonio

Declarações como as do candidato só podem partir de alguém que está desligado dos fatos ou de alguém que ao contrariar os fatos não demonstra estar bem intencionado

Deixe seu comentário

Leia também