Altamiro Borges: Saída de Parente acelera final melancólico de Temer, perto da cadeia

Tempo de leitura: 2 min
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Parente pede para sair. Temer perto da cadeia.

por Altamiro Borges, em seu blog 

Em carta divulgada nesta sexta-feira (1), o exterminador Pedro Parente pediu demissão da presidência da Petrobras em caráter “irrevogável e irretratável”.

Vaidoso e prepotente, ele afirma que “faço um julgamento sereno de meu desempenho, e me sinto autorizado a dizer que o que prometi foi entregue”.

De fato, ele “entregou” a estatal aos interesses de rapina das multinacionais do petróleo, satisfez o “deus-mercado” com uma política criminosa de liberação dos preços dos combustíveis e foi responsável por um novo apagão no país.

No triste reinado de FHC, o “gerente” tucano causou o colapso da energia. Agora, ele foi o maior culpado pelo caos nos transportes, que gerou desabastecimento no país e causou enormes prejuízos à combalida economia nacional.

O próprio exterminador, que ficou no cargo exatamente dois anos, confessa que a greve dos caminhoneiros foi o principal motivo do seu pedido de demissão.

Na carta, ele reconhece que a paralisação trouxe “graves consequências para a vida do país” e crítica o debate “intenso e por vezes emocional” causado pelo episódio.

Mesmo assim, ele defende sua ação desastrosa, argumentando que “os resultados obtidos revelam o acerto do conjunto das medidas que adotamos, que vão muito além da política de preços”.

Como conclusão, ele observa que diante dos “questionamentos” sofridos – feitos, inclusive, por integrantes do covil golpista – não teria mais como ficar no posto.

“Diante deste quadro fica claro que a minha permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente”.

A queda de Pedro Parente, o capacho das multinacionais do petróleo e queridinho do “deus-mercado”, deve acelerar ainda mais o final melancólico de Michel Temer.

A Bolsa de Valores de São Paulo, antro dos especuladores financeiros, já deu o sinal, com uma brutal retração das ações da Petrobras.

O usurpador não serve para mais nada – só falta pregar os últimos pregos no seu caixão.

Ele já não conta com a confiança da cloaca empresarial que financiou o golpe que alçou ao poder a sua quadrilha.

A mídia chapa-branca, nutrida com milhões em publicidade oficial, agora também tende a descartá-lo de vez.

Há boatos de que Michel Temer até pensou em renunciar na semana passada.

Ele só desistiu porque sabe que poderá ser preso quando deixar o Palácio do Planalto. Além de destruir a economia e sabotar a democracia, o usurpador está metido em vários escândalos de corrupção.

Veja também:

Jandira: Queda de Parente é vitória do povo, mas pressão tem que continuar


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Otto

O Parente era um técnico renomado. Avesso à politicagens. Cometeu erros? Sim, porém, menos danosos do que a petralhada. Levantou a Petrobrás do brejo onde os pilantras nomeados pela Dilma e sequazes a colocaram. Agora há o risco de voltar tudo como antes… Aqueles que comemoram sua queda derramarão lágrimas de sangue por causa da destruição do patrimônio do povo brasileiro (e não dos políticos).

    Julio Silveira

    Renomado? Por quem? Quem deu renome a esse elemento? Só mesmo sendo muito tucano para afirmar que esse cara tem renome. Esteve em varios ministerios na gestão tucana do FHC o pifio, e levou crise. A frente das Minas e Energia foi o pai do apagão, agora neste governo da fraternidade golpista traz mais esse desastre por serem vocacionados ao entreguismo. Fala sério, é gente como vc, que não enxerga um palmo adiante de seu nariz, quando se trata de Brasil, que dá voz a sua patota entreguista, que tem levado esse país ao desastre. A incompetencia mudou de nome, agora passou a se chamar renomado, e tudo por que se propõe a aceita cumprir um roteiro que agrada a quem quer a fraqueza do país, para ser um país capacho.

    Nelson

    “O Parente era um técnico renomado. Avesso à politicagens.”

    Verdade, meu chapa? Em que encarnação mesmo, ele teve essas supostas virtudes?

    A bem da verdade, se tivéssemos uma mídia que cumprisse sua função e não fosse prostituída – presstitute, no termo cunhado por Paul Craig Roberts -, e se tivéssemos um judiciário um pouco menos corrupto, há tempos o “técnico renomado e avesso a politicagens” já teria encontrado o destino merecido.

    Pedro Parente, juntamente com os seus “parentes”, Pedro Malan, Armínio (nau)Fraga, José Serra e outros e mais o chefão, Fernando Henrique Cardoso, estariam “fazendo curso para canário” por um largo tempo.

Nelson

“Ele só desistiu porque sabe que poderá ser preso quando deixar o Palácio do Planalto.”

Bem. Creio que o Borges está sendo otimista em demasia. A meu ver, Temer não está nem “perto da cadeia” e nem “poderá ser preso”. Ele prestou serviços inestimáveis ao Sistema de Poder que domina os EUA e à banda podre aqui de dentro, que estão por detrás do golpe.

A sua paga e a paga do Gato Angorá, do Quadrilha e de tantos outros golpistas corruptos não se dará em mais moeda. Eles não receberão mais do vil metal; a paga que eles estão esperando é justamente livrarem-se da cadeia. É por isso que eles estão a entregar os pescoços de 200 milhões de brasileiros; estão livrando os seus da soga.

Seus nomes podem até vir a ser citados na abertura de alguns processos. Mas, serão processos que dormirão nas gavetas até que prescrevam e chegue o momento de serem extintos. Assim, eles poderão passar o resto de seus dias a gozarem das pequenas fortunas que amealharam por meio de seus malfeitos.

Julio Silveira

Se o Brasil começar a seguir a ordem natural de decência das coisas verá preso Temer e verá Lula solto.
A cada golpe, a cada sacanagem contra as pessoas, as realmente boas deste país, as bem intencionadas, mesmo as que caem nas esparrelas aplicadas pelo artifices da indignidade o país acumula carmas que só serão superados com a aplicação de um ordenamento de dignidade, honradez, e respeito pelo nosso cidadão. Coisas que vem sendo perdidas na cultura da hipocrisia, da canalhice, vendidas como bom produto, cultural, para sobrevivência.

Hildermes José Medeiros

Olhe, é claro que Temer tem sido muito útil ao golpe, encaminhando tudo que lhe chegou às mãos. E ainda é útil, não chega a ser um estorvo para os golpistas. Por isso, não está tão evidente que o golpe possa se interessar em defenestrá-lo, retirar-lhe da mão a caneta com que encaminha tudo que pedem. Além do mais, tem livre trânsito com os golpistas no Congresso (Câmara e Senado) e no Judiciário, tem ótimas relações com vários Ministros e ex-Ministros, também golpistas), que certamente pesa muito, numa decisão de afastá-lo da Presidência. Além do mais, faltam apenas quatro meses para as eleições,. talvez não valha a pena sua saída, mesmo porque não é ele que governa. Há questões que podem precipitar problemas que cheguem a inviabilizar as próximas eleições, abrindo caminho para uma eleição indireta, através do Congresso. Seria ótima a sua saída, com garantias de realização da eleição para Presidente, Lula participando, preso ou não. Quanto à prisão de Temer, partindo dos golpistas, dos quais foi fiel servidor, as eleições marcadas sendo realizadas como é do calendário eleitoral, ainda não terá havido o ato final do golpe, caso não elejam um dos seus, ou um anfíbio dos que estão por aí. A saída de Temer, na continuidade do golpe, é de pouco proveito para a oposição, É o caso, sem dúvidas. Agora pressionar, e se manifestar para que o golpe tenha o seu caminho tolhido, inviabilizado, que se deteriore mais ainda perante a população, pelos golpistas enganada, é tudo de bom.

Glaucia

Pediu para sair para poupar o PSDB dele e o Alckmin senão não saia não.
Quem gosta e vota no PSDB para presidente imaginem como seria o PSDB governando o Brasil 20 anos ininterruptos. A gasolina ia para uns 50 reais o litro.
Votem no PSDB que tudo muda para pior.
O temer e PSDB se vingaram do povo por ter apoiado a greve dos caminhoneiros e por não ter votado no Aécio para presidente. Se vingaram no povo pobre. Olha qto custa o gás de cozinha.

    Julio Silveira

    Nem precisamos imaginar, basta ter consciencia e ter memória. Consciência para perceber o que fizeram de São Paulo, que se transformou na locomotiva do atraso brasileiro. Que leva vagões de preconceituosos Brasil afora, dando força a infames delirantes, que desprezam o Brasil e sua democracia, afirmando o contrario. Perceptivel a olhos mais atentos quando privilegiam negocios com potencias estrangeiras, concorrentes dos nossos interesses, por seus proprios interesses, que os fazem não convergentes com os interesses do povo do Brasil.
    Também pelo que fizeram quando estiveram a frente do Brasil com um governo pifio, que sobrevive no imaginario popular por força da proteção dos grupos que foram privilegiados no exclusivismo de seus principios. Esse grupo fez, faz e fara mal ao Brasil, por que são globalistas, yanke dependentes e não estadistas para o Brasil. .

    Nelson

    Temos muitos partidos podres até o cerne em nosso país. Mas, na minha opinião nenhum supera o PSDB. Um partido feito de gente que tem olhos apenas para os grandes negócios e não tem compromisso algum com o país e o nosso povo. São vendilhões da pátria até a medula.

    O próprio Bresser Pereira, que foi fundador do partido e que, em alguma medida evoluiu, felizmente, já afirmou que o PSDB é golpista, de direita e antinacional.

Deixe seu comentário

Leia também