VIOMUNDO

Diário da Resistência


Altamiro Borges: O que amedronta Jair Bolsonaro, o “valentão”?
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Política

Altamiro Borges: O que amedronta Jair Bolsonaro, o “valentão”?


20/06/2018 - 12h58

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O que amedronta Bolsonaro, o “valentão”?

Por Altamiro Borges, em seu blog

Jair Bolsonaro, o ex-capitão do Exército que almeja ser presidente da República, gosta de fazer pose de valentão, de “machão” destemido.

Com seus discursos inflamados e seus gestos agressivos, ele rosna contra tudo e contra todos.

Tenta se apresentar como paladino da ética e distribui porradas para todos os cantos.

Essa imagem viril, porém, parece ser fabricada por marqueteiros.

Na prática, o protótipo de fascista esconde seus medos.

Um deles, que ficará ainda mais evidente na campanha eleitoral deste ano, é do debate.

Ele sabe da mediocridade das suas ideias e propostas e, por isso, foge dos adversários.

Segundo um levantamento parcial publicado na Folha, Jair Bolsonaro é um típico covarde, um falastrão.

“Em abril e maio, o ex-capitão do Exército não compareceu a ao menos quatro grandes encontros dos principais concorrentes ao Palácio do Planalto e declinou entrevista e sabatina da Folha… No Fórum da Liberdade, em Porto Alegre no dia 9 de abril, o candidato do PSL não respondeu ao convite e não compareceu. Ele também não esteve em evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em 8 de maio, em Niterói (RJ), que reuniu 11 pré-candidatos. Justificou ‘incompatibilidade de agenda’, segundo os organizadores. Nessa mesma data, Bolsonaro deu expediente na Câmara dos Deputados. Dois dias depois, o presidenciável faltou a outro debate, o da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), em Gramado (RS)”.

Ainda de acordo com a reportagem, “não colocar na lista de compromissos encontros em que precisa apresentar suas propostas ao lado de outros concorrentes tem sido a estratégia de Bolsonaro na pré-campanha. Ele tem preferido comparecer a eventos para os quais é convidado por apoiadores, além de almoços reservados com empresários. O presidenciável tem evitado ainda as sabatinas. O convite para participar da série de entrevistas da TV Folha – que já ouviu 13 presidenciáveis – ficou sem resposta do candidato do PSL. Ele também não confirmou a data em que participará de sabatina promovida por Folha, UOL e SBT – esta, para conhecer os planos de governo dos sete primeiros colocados na pesquisa Datafolha”.

A mesma observação foi feita na semana passada pelo colunista Nonato Viegas, da revista Época: “Pré-candidato a presidente pelo PSL, o deputado Jair Bolsonaro (RJ) faltou a todos os debates promovidos até aqui por entidades de classe e veículos de comunicação. Teme precipitar desgaste de imagem ao ser comparado com adversários. Assessores do presidenciável dizem que ele prefere comparecer apenas a entrevistas”.

Já o jornalista André Barrocal, em excelente matéria publicada na revista CartaCapital, apontou algumas das razões dos temores do presidenciável bravateiro. Além da ausência de propostas, ele está rodeado de pessoas sinistras e teria dificuldades para justificar suas companhias.

“No fim de 2017, o presidenciável da extrema-direita Jair Bolsonaro anunciou que seu ministro da Fazenda seria o economista liberal Paulo Guedes. O escolhido até já preparou um programa econômico para o deputado. Agora o casamento corre o risco de terminar ainda nas núpcias, caso Bolsonaro queira mesmo pregar na eleição que é o concorrente mais honesto. A recente operação contra uma enorme rede de doleiros, um desdobramento da Lava Jato, atingiu uma empresa da qual Guedes é sócio, o grupo Bozano, do mercado financeiro”.

A ação criminosa movimentou bilhões de dólares no exterior e “é possível que as investigações do esquema de doleiros chegue perto do guru econômico de Bolsonaro”.

Leia também:

Para Dilma, tucanos tentam fazer com Pimentel o que fizeram com ela

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



13 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

José Carlos

23 de junho de 2018 às 18h26

Boa noite! Por gentileza, até quando vamos ler e aceitar besteiras.

O candidato a presidente Bolsonaro vive de um passado duvidoso e sombrio sobre a ditadura militar.

Mas o ponto principal da besteira deste idéia comunista que ele quer vender é:

Quando você vai a padaria, ao supermercado, ao médico, a concessionária de automóveis, plano de saúde e tantos outros.., alguém já pediu para você sua carteira de comunista.

Comunista existe, só qusando gente esperta quer dar o bote.

O velho pai, sempre diz: a palavra boa é sempre limpa e fácil de entender.

Tudo de bom a todos.

Responder

Joseph

21 de junho de 2018 às 13h35

Fantoche

Responder

Julio Silveira

21 de junho de 2018 às 12h28

O problema para o Bolsoignaro é que ele não é candidato para democracia é sim para a ditadura que seus ignaros, imbecis, apoiadores, tanto desejam, pela mais absoluta falta de capacidade de conviverem com o contraditório.

Responder

lulipe

21 de junho de 2018 às 11h35

E não tem que ir mesmo, terá mais a perder do que ganhar, já que lidera todas as pesquisas com os candidatos elegíveis e, indo, será alvo de todos os adversários. É melhor JAIR se acostumando!!

Responder

    Tiago

    21 de junho de 2018 às 15h22

    Ir pra que?? A única coisa que essa esquerdalha bandida sabe fazer é chamar o cara de homofóbico, racista, machista, entre outros! A idéia dele é simples acabar com todo e qualquer incentivo comunista no país, e deixar que o próprio povo se defenda dos vagabundos que nos cercam. Acha que Cirão e companhia aceita?? Os psolistas e a petralhada quer ver o fumo entrar no trabalhador! Do jeitinho que tá hoje, trabalhar e sustentar vagabundo com os “bolsa fdp” da vida. BOLSONARO NELES!!!

Alexandre Rogério

21 de junho de 2018 às 08h42

Certo ele de não aparecer em debates. Primeiro pq são “toscos” e sem necessidade no momento, e explicar coisas a iguinorantes é como falar com as paredes. É a vez da direita extrema!

Responder

    El Bartho

    21 de junho de 2018 às 10h08

    “iguinorantes” ?

Liima

21 de junho de 2018 às 08h17

Será que compensa ir a programas de TV discutir propostas com canalhas, idiotas que ao invés de procurar conhecer o candidato e suas ideias só querem provoca-lo e subestima-lo? Melhor fazer palestras a quem quer conhecer a fundo o candidato, suas propostas para o país fugindo dessa aldeia ultrapassada de confrontar candidatos.

Responder

Rodrigo Rocha

21 de junho de 2018 às 05h23

Se essa desgraça ganhar vai acabar com o Brasil

Responder

Regis

21 de junho de 2018 às 01h38

Vcs são uns vermes mesmo preferem um ladrão no governo para vcs poderem mamar nas tetas do governo cambada de vagabundos vão trabalhar

Responder

george

20 de junho de 2018 às 21h16

quantas barbaridades acabei lendo aqui . ele utiliza dos mesmos recursos que outros.lideres em pesquisa usaram anos a fio . em se tratando de carta capital ( piada de esquerda).folha ( rainha do fakenees) . é melhor nem.dar atenção. outro fala em lista de furnas . lista já amplamente divulgada que era falsa criada por petistas aloprados. e corrupção não existe nenhum ” indicio” que ele tenha cometido . ao contrário do Lula.( brhama) Ciro sardinha é alquemin o Santo .

Responder

RONALD

20 de junho de 2018 às 17h06

“Almoços reservados com empresários” – isto já diz bem a quem ele serve.

Candidato mais honesto?! – se o nome dele está na Lista de Furnas, como poderia esperar honestidade futura dele?!

Agora, se alguém sente segurança na “virilidade” dele, fique à vontade !!!!!

Responder

CLAUDINEI JOSÉ RINALDI

20 de junho de 2018 às 15h19

O QUE AMEDRONTA ESSE PILANTRA É QUE NA FILA PRA PEGÁ BURRICE, ELE ENTROU 1.633 VEZES, ESSE GULOSO RSRSRSR. ESSE CARA É UM BURRO, UM IGNORANTE DE PAI E MÃE E SÓ SABE TER ROMPANTES DE VALENTÃO, MAIS NADA, NÃO PASSA DE UM SAFADO OPORTUNISTA, DE UMA ABERRAÇÃO AMBULANTE! SE UM IDIOTA CORRUPTO DESSES ASSUMIR O PAÍS, AÍ SIM É FIM DE ESTRADA, RUÍNA GERAL! JÁ IMAGINARAM SE O LADRÃO E ASSASSINO DO AÉCIO TIVESSE GANHO AS ELEIÇÕES 2014, QUE SITUAÇÃO MAIS CALAMITOSA AINDA ESTARÍAMOS HOJE, NA MÃO DE UM NARCOTRAFICANTE E CONTRABANDISTA INTERNACIONAL COMO ELE É?

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.