Altamiro Borges: Câmara abre espaço para saudosos da ditadura

Tempo de leitura: 3 min

Altamiro Borges: A bancada dos saudosos do regime militar conseguiu a complacência da mesa da Câmara, presidida por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

Câmara cede aos saudosos da ditadura

por Altamiro Borges, em seu blog

Num gesto deprimente e revoltante, a mesa diretora da Câmara Federal decidiu abrir espaço na casa para homenagear os golpistas de 1964. Por solicitação do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), famoso defensor das torturas e assassinatos do período da ditadura, ocorrerá uma sessão para “comemorar os feitos” do golpe militar de 1964, que completa 50 anos em abril.

Segundo relato da Folha de segunda-feira (17), a medida visa agradar “tantos os defensores quanto os críticos da ditadura” e “evitar uma saia justa, deixando espaço para ambos os lados”. Um verdadeiro absurdo, que mostra a fragilidade da democracia brasileira!

A Câmara Federal já havia programado uma sessão solene para lembrar os 50 anos do fatídico golpe, que tanto infelicitou a nação brasileira – com prisões, torturas, mortes, desaparecidos, fechamento do Congresso Nacional, intervenção nos sindicatos, censura a jornalistas, entre outros vários crimes. Por solicitação da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o ato homenagearia “civis e militares que resistiram à ditadura” e seria “consagrado à reflexão sobre o significado da luta pela democracia e sobre a herança autoritária ainda por enfrentar e superar plenamente em nosso país”, conforme detalha o requerimento aprovado.

A deputada federal ainda sugeriu que a Câmara Federal promova, em 2014, o “ano da democracia, da memória e do direito à verdade”, com vários eventos para lembrar o período sombrio da ditadura. Outras atividades também estão sendo organizadas pelos partidos progressistas e movimentos sociais. Num gesto de provocação, porém, a bancada dos saudosos do regime militar forçou a barra para obter espaço para suas ideias fascistóides no Congresso Nacional e conseguiu a complacência da mesa da Câmara Federal, presidida pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Segundo relato da Folha, o deputado Jair Bolsonaro já “prepara para a sessão de abril um discurso de meia hora e disse que vai aproveitar o alcance da TV Câmara para ‘desmistificar o que foi o período militar’. Um dos convidados do deputado é o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, que chefiou o DOI-Codi em São Paulo e é considerado um dos símbolos da tortura praticada pelos militares. Para ele, não há constrangimento em levar para dentro do Congresso Nacional a defesa do golpe. ‘Aqui não é a casa da democracia, que vale o contraditório, que todos têm direito de se expressar?’, disse”.

A decisão da Câmara Federal é repugnante e beira a ilegalidade. Em 2013, na presença dos chefes das Forças Armadas e da presidente Dilma Rousseff, o Congresso devolveu, simbolicamente, o mandato do presidente João Goulart (1919-1976), deposto pelo golpe. Pouco antes, os parlamentares anularam a sessão do Congresso de 2 de abril de 1964 que viabilizou o golpe ao declarar vaga, na ocasião, a Presidência da República. Além disso, uma Comissão da Verdade, instituída pelo governo federal, apura os crimes da ditadura – exatamente para que eles não voltem a ser cometidos.

Agora, a Câmara abre espaço para os golpistas e os saudosos da ditadura!

Leia também:

Pesquisas do Ibope: Reforma agrária tinha grande apoio popular às vésperas do golpe; Jango seria forte candidato

Clínicas lidam com os traumas do terror de Estado


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Tarcízio Fernandes

O Brasil precisa de Bolsonaro no Parlamento como encarnação de exemplos expressivos dos males de uma democracia imolada. Tem ele nas mãos uma bandeira que não queremos nunca mais tremulando sob os céus do Brasil, a não ser a meio mastro pela longa noite de horrores em que o país mergulhou entre 64 e 85. É ele, de corpo inteiro, vivo e loquaz na democracia, uma voz idônea para nos convencer do que foi capaz a ditadura.
É Bolsonaro testemunha inigualável do regime por que tanto anseia de volta. Sua sinceridade cativa admiração. Não ilude ninguém. E os excelsos valores da democracia mais se vão destacando e se fortalecendo no confronto com os antivalores da ditadura por ele enaltecidos com arraigada convicção.
É curiosa a sessão especial da Câmara por ele requerida para homenagear a ditadura. Antes de arrematado contrassenso, é um perjúrio político. Seguramente, a democracia sairá dela mais engrandecida, exibindo sua força moral e histórica para conviver vitoriosa até com as ideias daqueles que, outra vez, querem destruí-la!!!

Julio Silveira

É que nesse congresso tem muita gente que se fez na praia da ditadura e ter que disputar suas posições na democracia deve ser muito cansativo. Devem preferir as nomeações sem povo, já que ditadores preferem cavalos.

Leonardo

Permitir uma homenagem na casa do povo, aos atos que levaram ao fechamento do congresso e derrubada da democracia, me parece coisa de retardado, vai me desculpar.

Priscila

“Os agentes de tortura, terrorismo de Estado e autores de crime contra a humanidade não podem se beneficiar da Lei de Anistia (Lei 6.683/1979) e devem ser punidos. Foi com esta sentença que o Estado brasileiro foi mais uma vez condenado por sua omissão diante da impunidade dos crimes cometidos pela Ditadura Militar.” (publicado no Viomundo). Por conta desta falta de atuação do Estado em punir estes criminosos é que tais aberrações seguem nos dias de hoje. A criminalização e punição aos ditadores (e todos os contribuidores) serve para, além de fazer justiça, fortalecer a democracia e impedir que tais ações retornem. Ainda espero que nosso Estado Federativo atue (o que já se faz tarde), como vem fazendo a Argentina, mostrando à sociedade que não há mais espaço para tais imbecilidades. Ditadores entrando no Congresso (uma Casa democrática) para defender e apregoar “benefícios” da ditadura só pode ser uma piada. Minha sensação ao ler isso é que este país não é sério. Deprimente.

Luís Carlos

A Câmara Federal vai homenagear aqueles que fecharam o Congresso e cassaram e assassinaram deputados. Absurdo.

Zé Brasil

Se este País tivesse pessoas que sistematicamente cobrassem posição de seus representantes na Cãmara e no Senado seria uma ótima oportunidade para que a eles lhes fossem chamadas a atenção de que se participassem de desta peça mambembe a ser apresentada naquelas duas casas, que eles delas não participassem, sob pena de perderem seus votos numa próxima eleição, posto que golpe de estado, e o de 64 o foi, é a antítese da Democracia.

Seria ótimo ver umas duas ou três figuras fascistas,patéticas e tresloucadas discursando para um plenário vazio, literalmente falando para as paredes.

Tenham alguma vergonha na cara, Senhores parlamentares, pois estas casas goste-se delas ou não, foram fechadas e vilipendiadas pelo golpe militar de 1964!

Esta proposta de maluquice deve ter sido feita apostando-se na marcha dos desmiolados da cherazade, que reuniu uma meia dúzia de gatos pingados e cús-de=frango neste sábado que foi um retumbante fracasso, pois o Brasileiro já não se ilude mais por qualquer besteira apregoada por tolos fascistas.

Viva a Democracia e o Povo Brasileiro!

clodoaldo

LCA, durante o regime militar o Brasil cresceu cavalares 10% na economia, porém nossa dívida externa cresceu cavalares 200%. E o que nos restou um país quebrado e sem perspectiva que hoje se reconstruiu, imune a crises internacionais (EUA).

Objete

Que pena! Que coisa infinitamente lastimável! Nem dá pra acreditar; quanta gente tombou pra se construir este pequeno nicho de democracia e meia dúzia de patifes entrega tudo para os nazi-fascistas que tanta desgraça cometeram em passado ainda recente, com chagas e feridas ainda abertas. Perdoem eles, mães e avós de desaparecidos e assassinados, eles não sabem o que fazem.

abolicionista

Pra quem não sabe, o Ustra ainda comanda muitos esquadrões da morte de PMs que assassinam jovens e crianças negras nas periferias de São Paulo, que matam, estupram e torturam impunemente, exatamente como na ditadura. Aliás, como já acontecia antes da ditadura. E ainda tem petista que diz que estamos numa democracia.

    Urbano

    Abolicionista, preciso te pedir desculpas e também que desconsidere o meu comentário numa outra chamada, que nem sei em qual chamada foi. É que só fiz tal comentário com base na tua opinião sobre reforma agrária, mas talvez tenha sido apenas escárnio ao pensamento dos fascistas da oposição ao Brasil. Agora, é bom que faças os comentários de modo a que se saiba o que estás a defender realmente. Obrigado.

    Urbano

    Deleto a segunda chamada…

    abolicionista

    Sem problema, meu caro. A ideia era ser irônico, mas nossa direita é tão estúpida que a ironia se torna verossímil, como no caso exemplar da crônica do Pratinha. Com o tempo a gente vai conhecendo o posicionamento de cada um aqui no site.

abolicionista

É mais um exemplo dessa m… de democracia consentida.

Roberto Weber

Com políticos deste “nipe” não tem jeito mesmo…E depois falam mal do Tiririca!

Eugênio C. Rebelo

Mas os trabalhistas / progressistas tem sua porção de culpa nesse episódio: em 12 anos melhoraram as condições financeiras, mas não as condições educativas do povão, de maneira que muitos dos que “ascenderam” agora se acham “limpinhos e cheirosos”. E vão votar na direita, podem apostar.

roberto

eles querem a liberdade de expressão que não deram!!
deveriam ser processados por apologia ao crime , quem me dera houvese uma OAB ou ministério público que realmente defendese a sociedade como deveria.

carmen silvia

Eu não tenho nem coragem de escrever o nome dessa escória que se diz deputado.Uma democracia de fato jamais permitiria que numa casa de leis fosse homenageado um assassino.É o mesmo que permitir que o congresso norte americano faça loas a um membro da klu klux klan ou o parlamento chileno faça uma homenagem a Pinochet.Esta atitude do presidente da câmara é um escarnio,um desrespeito ao povo brasileiro

    Gersier

    Porque que vc acha que somos o único pais da America do Sul onde os golpistas a serviço da CIA,que depuseram um presidente eleito pela vontade da maioria dos brasileiros,que assassinaram conterrâneos e esconderam seus corpos ainda não julgaram e muito menos os colocaram na cadeia?Porque só temos BUNDÕES e um bando de covardes no Congresso Nacional que só pensam neles próprio e NUNCA no BRASIL.Eles não tem peito para criar as leis necessárias para punir os babacas que deram o golpe para atender os interesses dos americanos do norte,como fizeram o Chile,a Argentina e outros paises.

jd

Com congressistas deste calibre, o Brasil não precisa de inimigo. É engraçado porque a primeira coisa que a ditadura fez, efetivada a deposição de Jango, foi fechar o Congresso e cassar mandatos de congressistas. Oh, turminha capacho!

Luiz A A do Sacramento

É com muito pesar que me convenço de que , quando o povo brasileiro, despertar da profunda letargia , na qual se encontra, já será tarde demais para o resgate deste grande legado que não soubemos preservar.
Com uma classe política, cujo perfil é este aí configurado , não há a mínima possibilidade de esperança no futuro.

Vixe

Esse é o “Primeiro o Meu, Depois o Brasil”.
Câncer não é a direita cambaleante.
Câncer é esse partido que se tornou um balcão de negócios e se vende para quem possa pagar mais.

Marat

Bolsonaro é uma das personalidades mais psicopáticas e deprimentes do Brasil. Um idiota completo desses não merece um pingo de respeito. Ele não é história. Ele é escória!

Zimbro

E leiam o Maierovith na Carta Capital da semana. Um arquivo de lições.

Elias

Jair Bolsonaro adentrar a tiracolo com Carlos Alberto Brilhante Ustra no recinto do Congresso Nacional é mais que um acinte, é uma aberração. Nenhuma democracia pós 2ª Guerra Mundial levou ao plenário da Câmara Federal, em clima de homenagem, criminosos de guerra. Seremos o primeiro país a recepcionar com galhardia um torturador, assassino, nazista que goza de liberdade graças a uma anistia feita com senadores biônicos indicados pelos ditadores do golpe de 1964.

Urbano

Há certas figurinhas que trabalhando em qualquer empresa do mundo, certamente seria demitido por justa causa. Além, além…

    Urbano

    Além do mais, em que instante foram melhor do que isso? Também, que moral existe em estigmatizar a ditadura comunista, quando se faz uma ferrenha defesa da ditadura fascista?

    Zimbro

    Daí a direita que se acha politicamente correta não tem nada a comentar, né….aproveitadora, isso sim.

    Urbano

    A direita brasileira é o pior câncer que possa haver; e para piorar em plena metástase.

rios

Vai falar na casa que ajudaram a fechar.

Deixe seu comentário

Leia também