Aliada de Eduardo Cunha não era de Comissão que pediu investigação da Mitsui

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-03-08 às 11.58.35

Eduardo Cunha e Solange Almeida, mais que aliados

por Luiz Carlos Azenha

Primeiro o Tijolaço deu um furo de reportagem.

Depois O Globo correu atrás.

Resumo do filme: em um de seus depoimentos, o doleiro Alberto Yousseff afirmou que o hoje presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, recebia propina do aluguel, pela Petrobras, de um navio-plataforma de propriedade das empresas Mitsui e Samsung, cujo representante no Brasil era Júlio Camargo. Segundo o doleiro, Cunha embolsava parte do “bolo” destinado ao PMDB. O pagamento de propina teria sido suspenso e, na seca, Cunha teria feito pressão sobre Camargo para reativar o suborno. Em resumo, extorsão.

O doleiro foi bem específico: a pressão foi feita por dois deputados aliados de Cunha.

O presidente da Câmara negou peremptoriamente qualquer ação neste sentido. Disse que nunca fez qualquer requerimento para pressionar a Mitsui ou Júlio Camargo. Que não pode ser responsabilizado por requerimentos feitos por outrem.

Fomos dar uma olhada nos documentos. O que mais chamou a atenção foi o fato de que a então deputada federal Solange Almeida — hoje prefeita de Rio Bonito — nem era integrante da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados em 2011, quando ela apresentou os requerimentos de números 114 e 115, ambos em 7 de julho. Não é vetado aos deputados fazer isso, mas é incomum. Ela teve o apoio de um segundo deputado, este presidente da CFFC, Sérgio Brito (PSD-BA), que mais tarde deixou o cargo. A CFFC chegou ao final do ano de 2011 presidida por Filipe Pereira (PSC-RJ).

Captura de Tela 2015-03-08 às 11.55.35

Perdoem minha inocência, mas assim bem de repente, caindo de paraquedas, uma deputada se apresenta numa comissão da qual não faz parte para fazer uma denúncia bem específica?

Num dos requerimentos, ao Tribunal de Contas da União, em que pediu “informações sobre auditorias feitas aos contratos do Grupo Mitsui com a Petrobrás ou qualquer das suas subsidiárias no Brasil ou no Exterior”, ela escreveu:

Vários contratos envolvendo a construção, operação e financiamento de plataformas e sondas da Petrobrás, celebrados com o Grupo Mitsui, contém especulações de denúncias de improbidade, superfaturamento, juros elevados, ausência de licitação e beneficiamento a esse grupo que tem como cotista o senhor Júlio Camargo, conhecido como intermediário.

No outro requerimento, ela pediu ao então ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, “informações e cópia de todos os contratos, aditivos e respectivos processos licitatórios, envolvendo o Grupo Mitsui e a Petrobrás e suas subsidiárias no Brasil ou no Exterior”.

Justificou-se:

Vários contratos envolvendo a construção, operação e financiamento de plataformas e sondas da Petrobrás, celebrados com o Grupo Mitsui, contém especulações de denúncias de improbidade, superfaturamento, juros elevados, ausência de licitação e beneficiamento a esse grupo que tem como cotista o senhor Júlio Camargo, conhecido como intermediário.

Tudo isso, repetimos, se deu em 2011.

A pergunta que faremos em seguida à prefeita é a seguinte: ela recebeu resposta aos dois requerimentos? Se sim, quais ações tomou para denunciar a corrupção? Encaminhou ao Ministério Público Federal? À Polícia Federal?

Não seria este o procedimento natural de alguém que tanto se esforçou para denunciar corrupção?

Vamos ver qual é a resposta.

Leia também:

Manchetes sugerem arquivamento que não houve e omitem o “por enquanto” de Aécio


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lukas

Está claro que para o PT ficou de bom tamanho os denunciados dp Petrolão. Melhor seria se fosse incluido o Aécio, mas não dá pra ter tudo.

Abelardo

Cadê o MP, a PF, o STF, a Grande Mídia serviçal da Elite Golpista? Onde estão os donos do jatinho que matou Eduardo Campos? O que foi feito da investigação sobre o helicóptero dos Perrella que transportou 500 Kg de Cocaína pura? Qual a conclusão sobre a construção, por Aécio, dos aeroportos em Mega Cidades de MG, que se localizam as portas de propriedades da família Neves? Como andam as investigações sobre o monumental volume de dinheiro do Trensalão Tucano, que envolve descaradas corrupções onde políticos graúdos do PSDB de SP são os principais envolvidos? O que se tem a falar a Receita Federal e a Rede Globo sobre a fraudulenta operação para sonegar mais de 1 bilhão de reais, em valores atuais? Como ficou o caso da compra de imóvel por empresa de fachada, que tem como endereço o imóvel da união usado pelo mesmo? Porque até hoje muitos juristas não entendem como foram feitas condenações sem provas na AP470, sem que ninguém corrigisse essa aberração e ninguém fosse punido? Porque os três poderes tem tanto medo de contrariar e punir os abusos da grande mídia?

Sertão/PE

É bom lembrar que esse meliante está também na lista de furnas.

Messias Franca de Macedo

CAIXA DOIS TUCANO DE FURNAS

Relação completa de todos os polítcos que fizeram campanha usando caixa dois de FURNAS.

TUCANODUTO?

*Quem é quem e quem recebeu quanto na lista do caixa dois de Furnas *

A “Lista de Furnas”

– documento sobre um suposto esquema de caixa dois nas eleições de 2002, cuja autenticidade está sob investigação da Polícia Federal – é essencialmente uma lista tucana.

Na operação Furnas, nada menos que R$ 39,9 milhões foram distribuídos a 156 políticos. O PSDB ficou com 68,3% do total, seguido pelo antigo PFL, atual DEM, com 9,3%. Em terceiro lugar, veio – adivinhem – o PP, do ex-deputado José Janene, com 6,1%

Confira nos gráficos abaixo.

(…)

FONTE [da boa!]: http://caixadoistucanodefurnas

Messias Franca de Macedo

O Cunha não ia afundar a Dilma?

Logo, a Dilma ganhou !

Publicado em 08/03/2015

Por jornalista Paulo Henrique Amorim

Como dizia o Chou En-lai sobre a Revolução Francesa, ainda é muito cedo para captar as múltiplas consequências da Lava Jato.
Uma delas, porém, é de luminoso entendimento: Eduardo Cunha já era.
Não era ele o Cão do Terceiro Livro, o Audaz e Veloz que ia emparedar a Dilma, o melhor embaixador da Globo em Brasilia, aquele em quem o PiG reinstalou a virgindade ?
Como diz o Delfim Netto, já vi muito leão virar ratinho.

(…)

FONTE [da boa!]: http://www.conversaafiada.com….

Messias Franca de Macedo

Prezado, ínclito e impávido jornalista brasileiro Luiz Carlos Azenha,

a rigor, a notícia não é uma bomba!

Na verdade, é um ‘Tijolaço’!

ENTENDA – Risos…

####################

O Globo correu atrás do Tijolaço no caso da “laranja” de Eduardo Cunha?

Autor: [ínclito e impávido jornalista brasileiro] Fernando Brito

8 de março de 2015 | 08:46

O Globo correu atrás do ‘Tijolaço’ no caso da “laranja” de Eduardo Cunha?

Não é vaidade, porque – além de vaidade ser uma tolice – a informação está na internet e não exigiu nenhum esforço senão procurar da maneira correta no Google, mas não deixa de ser curioso que a manchete de O Globo, hoje, seja aquilo que este modesto blog publicou, ontem à tarde, sobre o deputado Eduardo Cunha ter usado uma “laranja”, a suplente de deputado em exercício Solange Almeida, para apresentar o requerimento com que, segundo relato de Alberto Yousseff, o empresário Julio Camargo e a empresa Mitsui, japonesa, foram forçados a retomar pagamentos de propinas ao hoje Presidente da Câmara.
Pode ser mera coincidência, mas é sintomático que a matéria – ao menos na internet – não esteja assinada, como é praxe.
Se é coincidência, desde já minhas homenagens à boa, embora fácil, apuração. Paro por aí, porque – como já disse – a informação é de fácil acesso e, além do mais, Cervantes já ensinou pela boca de D.Quixote que “louvor em boca própria é vitupério”.
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p

#######################

… BRIGADUUU!…

FrancoAtirador

.
.
REQ 114/2011, dos Deputados Sérgio Brito e Solange Almeida, requerem que sejam solicitadas ao Tribunal de Contas da União informações sobre auditorias feitas aos contratos do Grupo Mitsui com a Petrobras ou qualquer das suas subsidiárias no Brasil ou no Exterior.
.
Aprovado em 3/8/2011.
.
Em resposta ao Requerimento 114/2011 foram recebidos: em 10/8/2011, o Aviso n. 1229GP/TCU; em 1/11/2011, Aviso n. 1560-Seses-TCU-Plenário, com cópia do Acórdão n. 2747/2011.
.
Cópias enviadas a autora do Requerimento.
.
.
REQ 115/2011, dos Deputados Sérgio Brito e Solange Almeida, que requer sejam solicitadas ao Ministro de Minas e Energia, Senhor Edison Lobão, informações e cópia do todos os contratos, aditivos e respectivos processos licitatórios, envolvendo o Grupo Mitsui e a Petrobras e suas subsidiárias no Brasil ou no Exterior.
.
Aprovado em 3/8/2011.
.
Em 8/11/2011 foi recebido o Ofício 1ª Sec/RI;I/n. 3353/2011, da Primeira-Secretaria desta Casa, encaminhando cópia do Aviso n. 231/2011/GM-MME, do Ministério das Minas e Energia, em resposta ao Requerimento de Informação n. 878/2011, de autoria desta Comissão.
.
Cópia enviada ao autor do Requerimento.
.
.
( http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cffc/documentos/relatorios-de-atividades/relatorio-de-atividades-2011/view)
.
.
(http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=141547&tipo=1)
(http://www.camara.leg.br/internet/plenario/notas/ordinari/V0203111400.pdf)
(http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2014/12/o-caso-solange-almeida-deixa-evidente.html)
(http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=125981)
(http://www.atlaspolitico.com.br/perfil/2/385)
(http://www.newtonalmeida.com.br/2014/08/lancamento-da-campanha-do-deputado.html)
.
.
Detalhe
.
A Coligação Parlamentar PP/PMDB/PSC do Rio de Janeiro,
.
há tempos Liderada pelo Deputado Federal Eduardo Cunha,
.
aparelhou as Principais Comissões de Finanças da Câmara.
.
Página 6: (http://www.tre-rj.jus.br/site/eleicoes/2010/resultados/1turno/resultado-votacao-partido-coligacao-todos-cargos-estado_10-12-10.pdf)
(http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cffc/conheca-a-comissao/subcomissoes/subcomissoes-encerradas-1)
(http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cft/por-dentro-da-cft/membros)
(http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cffc/conheca-a-comissao/subcomissoes)
(http://www.psc.org.br/comunicacao-psc/todas-as-noticias/1651-cffc-instala-subcomissao-para-fiscalizar-servicos-de-telefonia-movel)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_deputados_federais_do_Brasil_da_54%C2%AA_legislatura#Licen.C3.A7as)
.
E olha só o que vem por aí:
.
(http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=345103)
.
.

Francisco de Assis

Ponra, se isto não é batom na cueca, o que seria?

Elias

Isso está me parecendo uma pessoa que deu o tiro e saiu correndo à frente da bala protegida por um colete à prova de futuras denúncias.

Deixe seu comentário

Leia também