Alexandre de Moraes pede oitiva de Weintraub sobre os “vagabundos do STF”

Tempo de leitura: < 1 min
Marcos Corrêa/PR

“A manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”, escreveu o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ao pedir que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja ouvido em cinco dias pela Polícia Federal.

Moraes disse que Weintraub pode ter cometido crimes de injúria e difamação, além de outros quatro previstos na Lei de Segurança Nacional, na reunião ministerial do dia 22 de abril.

Durante o encontro, Weintraub disse: “Eu, por mim, colocava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”.

A decisão foi tomada no mesmo dia em que dois colegas de Alexandre de Moraes sairam em defesa do STF, na abertura da sessão da Segunda Turma.

“Eventuais agressões a juízes da Corte não enfraquecem o Direito. Os ministros honram a história desta instituição e comprometem-se com o futuro da democracia brasileira”, afirmou a ministra Carmen Lúcia.

O decano da Corte, Celso de Mello, declarou: “Sem um Poder Judiciário independente, que repele injunções marginais e ofensivas ao postulado da separação de poderes emanadas de mentes autoritárias que buscam ilegitimamente controlar o exercício da jurisdição, jamais haverá cidadãos livres nem regime político fiel aos princípios e valores que consagram o primado da democracia”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

a.ali

com certeza, irá dizer que foi mal interpretado…é um cínico, frouxo e cagão…deve estar todo borrado.

Deixe seu comentário

Leia também