Ala serrista do PSDB ameaça revoada

Tempo de leitura: 2 min

Luciana Lima- iG Brasília , sugestão de MVM

A perspectiva de uma revoada tucana vem tomando corpo na ala do PSDB mais ligada ao ex-governador José Serra (SP). O combustível para essa ideia, na opinião líder do partido no Senado, Alvaro Dias (PR), foi a “escolha” antecipada do nome do senador Aécio Neves (MG) como candidato do partido em 2014.

“Tudo isso é consequência de uma postura de antecipar o nome do candidato sem discutir com a base do partido, sem a participação da militância”, considerou o senador, que não descarta os movimentos dissidentes.

O nome de Aécio foi lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em reunião do partido, no final do ano passado. O próprio Fernando Henrique vem se empenhado para angariar recursos para a candidatura de Aécio.

“Revoada pode ser exagero, mas o que não dá é ter uma postura de avestruz, que enterra a cabeça e ignora que a insatisfação existe”, disse o senador. “A estratégia adotada foi de valorizar a cúpula do partido e desconsiderar as bases. É claro que isso gera dissidência”, ponderou o senador.

Dias considera que a postura adotada pelo partido de escolher o candidato é um caminho sem volta. “Falar em primárias agora soa um pouco falso. Isso teria que ter sido feito no ano passado, antes das eleições municipais. Poderíamos ter até lançado uma campanha do tipo ‘filie-se ao PSDB e escolha seu candidato à presidência’. Perdemos essa oportunidade”, ponderou Dias, que entregará no próximo dia 31 a liderança do partido no Senado. “A realização das primárias teria somente a função de legitimar uma decisão que já foi tomada”, explicou.

O novo líder dos tucanos deverá ser o senador Cássio Cunha Lima, ligado a Aécio Neves. O mineiro também está em campanha para assumir o comando nacional da legenda.

Fusões a vista

Em conversas com outras legendas os tucanos falam em aproveitar a disposição de siglas que, como o PPS, estudam se fundir com outra legenda e assim abrir possibilidades de filiações, sem que haja perda de mandatos e restrições da lei eleitoral para a disputa em 2014.

Tucanos avaliam que dissidentes não teriam robustez suficiente para formar outro partido já que o PSD foi uma “primeira porta” aberta nesse campo político no Brasil. “Além de ter sido a primeira porta, o então prefeito Gilberto Kassab estava no poder, o que não é o nosso caso”, avalia o senador. “Não é tão fácil assim lançar um novo partido”, avaliou Dias.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Carlos Araújo

O governo de FHC/PSDB/DEM/PPS/PIG/STF/MPF foi de Miseria, FMI, Dívida Externa, Privatizações, Apagões, Alca, Proer, Sucateamento das Universidades e Escolas Tecnicas, Afundamento da P-36, Petrobrax, Desemprego, Quebradeira Geral(3 vezes), Taxa de Juros de 45%, Falta de Credito, Exportações de 60bi, Poupança Interna de 0(zero)bi, Risco Brasil de 2.200 pontos, serra, tasso, virgilio, alvaro, yeda, guerra, flexa, jarbas, mao santa, heraclito fortes, freire, dem e pps.

    francisco pereira neto

    Resumindo José.
    Só desgraceira.

abolicionista

Pessoal do PSBD, continuem assim! ;)

Valdeci Elias

O Tucanique , está afundando. Tem rato fugindo pra todo lado.

Nedi

eles foram criados para fazerem exatamente o que fizeram, portanto, está aí a “competência dos tucanalhas…antes não tivessem nascido.

MariaC

Por essa Roberto Freire não esperava: ficar ao lado de Artur Virgilio na foto. KKKKKKKKKK.

    Willian

    Bem , o Lula ficou ao lado do Maluf e não morreu. Acho que o Roberto Freire sobrevive.

    Maria Amélia Martins Branco

    Antes, FHC e Serra e outros emplumados posaram ao lado do Maluf e estão bem vivos e atrapalhando o Brasil.

    sandro

    A questão e´que o Freire assim como boa parte da oposição “ficam de 4”
    e nunca ao lado

José X.

Só acredito depois que acontecer…com os tunganos com as chaves dos cofres em SP, MG e PR, duvido que essa tal “ala serrista” (se existir mesmo) tenha coragem de pular fora…iriam ficar à míngua…

J.Carlos

É de morrer de rir ver o tio Patinhas tucano falar em “militância do PSDB”. Se é que ela existe, nunca foi chamada a participar de qualquer decisão partidária na escolha de seus péssimos candidatos.

RicardãoCarioca

Entre Never e Cerra, já sabemos quem o PiG irá apoiar:

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/03/04/cerra-em-campanha-no-pig/

FHC enterrou o PSDB de vez ao melindrar o PiG.

Denilson

Como eu sempre digo… Tucano bom é aquele que joga o irmão pra fora do ninho. (nada contra o bichinho)

RicardãoCarioca

Parte do PSDB e DEM mais PPS formarem uma nova sigla? Só me ocorre um nome: Partido da União Tucana e Associados, P.U.T.A.

Kid Prado

Difícil é acreditar que dr. Chirico Serra ainda tenha meia dúzia de seguidores. Além do Senador paraguaio-paranaense, do Aloisio 300 mil e do Bob Freire, quem mais? Nem mesmo sua cara-metade, segundo dizem por aí, já não segue esse líder. A Soninha Pedalada, também já não se sabe.

Já tive muita raiva de Serra. Depois, diante de suas derrotas e de sua persistência, passei a ter antipatia. Hoje, diante de sua situação de abandono, tenho piedade. Está sendo abandonado no acostamento só e bastane ferido. Ele que se cuide de punhalada nas costas pelo Bob Freire e os poucos amigos que lhe restam…

Vlad

Putz…”sem a participação da militância” ??
Mas que militância, cara-pálida?
Tá falando dos filhos e sobrinhos de políticos e candidatos que formam a ala “jovem” ou dos cabos eleitorais pagos?

Não confunda baixo-clero partidário com militância.
Militância é bem outra coisa e o PSDB que eu tenha visto apenas teve alguma na campanha a presidente do Mário Covas.

Faço um desafio: encontre UM militante tucano…só UM.
Não vale ser apenas anti-PT, anti-comunista, velha apaixonada pelo FHC, filho/apaniguado de político, cabo eleitoral pago ou algum alienado simpatizante ou ter saído do coma após um quarto de século. Apresentem-me tal genuíno MILITANTE. Quero ver. Vou até tirar foto.

    RicardãoCarioca

    Militância tucana = PiG + alguns internautas quixotescos batedores de ponto em blogs progressistas.

    Scan

    Tem os “12 da Paulista”.
    Talvez dentre eles você encontre algum…

    Arlete

    Tá querendo demais de um partido que já se extingui há muito tempo. Este povo vive de ilusão. É fhc que delira e contagia todos.

José BSB

O maior problema do Aécio Neves não é a Dilma e o Lula, mas o Serra.

henrique de oliveira

Desde quando o psdb tem militancia , tem base , ta de brincadeira esse partido tem é cacique que manda e desmanda , esses caras não tem propostas , não tem conteudo.

matheus

RACHOU a tucanalha! hhehehehe
Vou pegar a minha pipoca e ver mais um capítulo da “emoncionante” guerra de saquaremas e luzias, digo, de tucanalhas e mensaleiros.

Marcelo de Matos

Tem muito político à deriva no PSDB e seus satélites, como o PPS. Verdade que no PT temos o Suplicy que anda meio livre, leve e solto. Ontem o Roda Viva entrevistou Roberto Freire, do PPS. Um jornalista perguntou se ele estaria disposto a apoiar o projeto político de seu conterrâneo Eduardo Campos, que pretende unir Pernambuco com vistas à disputa presidencial. Freire deu a entender que sim. Quem está em meio ao enxurro dos temporais de verão agarra-se a qualquer galho. Serra, Freire e Álvaro Dias estão meio que descartados por seus pares e podem marinar, ou, se ainda der tempo, criar uma nova sigla. Nessa o Suplicy pode ir de roldão. Há 30 partidos registrados no TSE: esse parece ser o número de equilíbrio, já que diminui com as fusões e volta a aumentar com novas agremiações. Não custa tentar aí uma fusão de PSB, parte do PSDB e PPS. Talvez resulte em uma salada palatável para o eleitor.

Julio Silveira

Fico imaginando para onde iriam, PPS, DEM(O), PTB, PT(na surdina, grande chance e não tô de sacanagem).

Mardones

Primeiro foi o PFL e seus éticos do cacife de ACM e similares. Agora é o PSDB do Serra que se vai.

Quando aquele rapaz anunciou o fim da história, ele estava parcialmente certo. Porém, era o fim para os partidões da direita brasileira.

Será que o ”novo” partido (PPS-PSDB) – PPSDB – fará ”nova” oposição ao governo federal?

Vão propor o que de novo?

– Estatização do sistema Telebras, da Vale, controle do lucro das concessionários de pedágio e limitação da remessa de lucros das multinacionais?

– Vão propor – novamente – o parlamentarismo, a separação do Sul e Sudeste do restante do Brasil?

– Quais serão as propostas?!

Gerson Carneiro

“Embora apresentado como político, Aécio Neves na verdade é apenas um produto comercial como tantos outros disponíveis no mercado, fruto de pesados investimentos publicitário. A início patrocinado por seu padrasto, o falecido banqueiro Gilberto Faria, em curto espaço já servia ao pesado esquema de desestatização e desnacionalização da economia montado pelo ex-presidente FHC.”

Trecho extraído do artigo “conheça a mulher que tira o sono de Aécio Neves”.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/andrea-falca-ex-esposa-aecio-neves.html

    Marcelo de Matos

    Penso que o Aécio não anda esquiando, mas, esquiafando com a filha. Esquiafar parece um neologismo, ou uma corruptela de skifari, palavra de não sei que língua. Me ajuda aí, Azenha! Talvez o skifari seja uma espécie de teleférico, próprio para ver de cima zoológicos e áreas de difícil acesso, como as pistas de esqui. Enfim, Aécio anda esquiafando em Aspen e paraísos fiscais. Vai esquiafando, vai. Sua ex não parece ser daquelas que partem para o tudo ou nada. Poderá dar um cutucão aqui, outro acolá, e aumentar os rendimentos da filha, da forma menos traumática possível. Afinal, é advogada.

João-PR

Os dissidentes vão se unir ao PPS e fundar um novo partido.
Assim, eles não perdem seus mandatos.
Quem viver verá.

PAULO SERGIO MOREIRA

Há, e como há tucanos esmerilando o bico par se parecer com melro…

alcides

Revoada tucana de sua ala serrista? De quantos tucanos estamos falando? Se existe uma ala tucana, ela não é numerosa. Não sei se dá para encher uma kombi. Isso deu para ver na eleição para prefeito. A ala não serrista deixou seu candidato só.
O Sen. Dias disse:“Tudo isso é consequência de uma postura de antecipar o nome do candidato sem discutir com a base do partido, sem a participação da militância”. E completou: “A estratégia adotada foi de valorizar a cúpula do partido e desconsiderar as bases. É claro que isso gera dissidência”.
Eu digo: Quando foi diferente no PSDB? Nunca ouviram as bases. As decisões são tomadas na cúpula e à base resta seguir. Por que agora seria diferente? Por que somente agora a base iria se revoltar?
A ala serrista quer apenas bombardear a iniciativa do senador mineiro. O estrago maior da “debandada” serrista não é na ala tucana do PSDB, mas na ala tucana na mídia. Lá estão jornalistas que vestem com força a camisa de Serra. Estes farão falta no apoio a Aécio.

    Nedi

    tucano é chique, não anda de kombi…vai de Mini Cooper.

Milani

Leio e releio, leio e releio de novo… Não consigo mais acreditar numa mudança de mentalidade nesse nosso Brasil. Pra que Congresso? Pra que Judiciário? Aqui a lei de Gerson vale sempre pro mais influente, pro mais endinheirado. Danem-se a decência, a moral, a retidão de caráter… Um país que faz alguém como Tirica desistir da política não pode estar no rumo certo…

    Edison C. da Rocha

    Caro Milani, você tocou num ponto em que, acredito eu que a maioria, muitos brasileiros vivem se perguntando: Pra que Congresso, pra que Judiciário, se a decisão de um poder não vale para outro e assim vamos nos………..

Marat

Cássio, Álvaro, Aécio… São esses caras que a classe média e os novos ricos de SP têm como modelo de ética????? Eta povinho alienado (para dizer o mínimo!)

Apavorado por Virus e Bacterias

Será que alguém gritou pega ladrão?

Abel

Cássio Cunha Lima? Aquele cassado pelo abuso de poder econômico? Começou bem, Aécio…

    Gerson Carneiro

    E tem algum ficha limpa no PSDB?

    Abel

    Acho que no PSDB do Rio de Janeiro ainda existem alguns tucanos honestos – mas, claro, um tucano carioca é um estranho no ninho (literalmente ;)…

Luís Carlos

O bico dos tucanos está diminuindo… …já parece pardalzinho. O último a sair apague a luz.

Morais

Esse Dias é muito bom para julgar os outros partidos mas quando os erros são cometidos pelo Psdb e não são poucos erros, ele finge de cego, ele simplesmente é um zero á esquerda de partido fraco e sem voz neste pais.
Se ele mudar de partido nem vai fazer falta para o Psdb, mas ajuda a acabar de afundar o partido tucano.

Fabio Passos

Cada dia mais irrelevante o psdb hoje nao passa de um braco eleitoral do PiG.
Esta se desintegrando. Demorou muito. rs

    Roberto Locatelli

    Fabio, acho que o erro deles foi justamente esse: se tornar linha auxiliar do PIG. Com isso, perderam o pé de seu próprio destino.

    Porque é o seguinte: se a folha de sp, por exemplo, tiver uns 300 mil leitores, ela se sustenta. Mas se um partido tem 300 mil votos, ele está extinto. Partido precisa de voto. O PIG não.

Urbano

Agitação total na rinha tungana…

Rodrigo Leme

Alguma coisa de certo o PSDB deve estar fazendo então….

    renato

    Eata Rodrigo, puxando o carro, e angariando seus
    ultimos recursos, vão mudar para o 1º Mundo!
    Eu ajudo, se faltar uns trocados.

    Gerson Carneiro

    Tucanada perdida.

    Nem você, que é fã, sabe o que é.

    Mas vou te dizer: de certo mesmo, só o caminho do brejo.

    Maria Amélia Martins Branco

    Caro Gerson, só o que restou a TUCANALHA foi o brejo. abraços

    francisco pereira neto

    Fiquei sabendo Rodrigo que voce ficou com a encumbência de apagar a luz!

Deixe seu comentário

Leia também