A pedido da Comissão de Direitos Humanos, Rogério Correia acompanhará in loco despejo; juntos, Beatriz Cerqueira e André Quintão

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

No início da tarde desta terça-feira, 14/08, a professora e deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG) postou em rede social:

Passamos as últimas semanas atuando para impedir a ação de reintegração de posse, depois tentando mediar para que fosse suspensa.

Todas as possibilidades diretamente com o Governador foram tentadas, assim como no Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados e acabo de protocolar um pedido no STF. Tudo o que eu poderia fazer daqui foi feito.

Agora vou me juntar fisicamente ao povo de Campo do Meio.

Eu, Rogério Lula Correia e André Quintão estamos a caminho da região.

Campo do Meio fica a 301,9 Km de Belo Horizonte.

A previsão é os três chegarem ao assentamento por volta de 17h30.

André Quintão é deputado estadual (PT-MG). Preside a Comissão de Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Rogério Correia é deputado federal (PT-MG).

Está indo a Campo do Meio a pedido de Hélder Salomão (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara dos Deputados.

Confira, abaixo, na matéria da Comissão de Direitos Humanos e Minoriais.

Rogério Correia vai a Campo do Meio a pedido de Salomão

CDHM

Helder Salomão (PT/ES), Presidente da CDHM, pediu que o Deputado Rogério Correia (PT/MG) acompanhe pessoalmente o despejo no Quilombo Campo Grande; ontem, 65 deputados interpelaram o comando da PM; para eles, a ordem de reintegração já foi exaurida.

Segue, pelo terceiro dia, a ordem de reintegração de posse na área da antiga Usina Ariadnópolis. Há pouco, conforme o site Viomundo, o governo autorizou helicóptero e caveirão e a PM atirou bombas contra acampados do MST.

Diante disso, considerando a “gravidade e a persistência” da situação, e os “possíveis desdobramentos imprevisíveis”, Salomão solicitou que Rogério Correia acompanhasse pessoalmente os acontecimentos.

Ainda ontem, em documento, classificado como urgente, enviado ao comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, os 65 parlamentares e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), pedem “medidas urgentes para que faça cessar o quadro amplo de violação de direitos humanos”.

Para os grupo, a ordem de reintegração de posse já foi cumprida. Nas palavras de Salomão, “é incompreensível o que a polícia ainda está fazendo lá”.

O ofício destaca que “a decisão é clara sobre a área a ser reintegrada, que abrange somente Departamento de Operações e Máquinas (DOM), a Escola e a Coloninha, somando seis famílias. No entanto, de acordo com informações da Defensoria Pública, registradas em agravo interposto na data de ontem [na quarta, 12/8], a área que a decisão da justiça determina a retirada já foi desocupada”.

Os parlamentares apontam que a Escola Eduardo Galeano já foi destruída, mesmo com a determinação da justiça para que as benfeitorias não fossem destruídas.

Pela manhã, o mesmo grupo enviou para Roberto Apolinário de Castro, juiz titular da Vara Agrária de Minas Gerais, documento também denunciando irregularidades no cumprimento da decisão judicial.

O documento

O presidente da Câmara dos Deputados (CDHM) e 64 parlamentares assinam o documento desta quinta-feira.

Paulo Teixeira (PT/SP), da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Urbana e dos Movimentos de Luta por Moradia; Marcelo Freixo (PSOL/RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos com Participação Popular; Enio Verri (PT/SP), líder do Partido dos Trabalhadores; Perpétua Almeida (PCdoB/AC), líder do Partido Comunista do Brasil; Fernanda Melchiona (PSOL/RS), líder do Partido Socialismo e Liberdade; Afonso Florence (PT/BA); Airton Faleiro (PT/PA) ; Alencar Santana Braga (PT/SP); Alexandre Padilha (PT/SP); Arlindo Chinaglia (PT/SP); Áurea Carolina (PSOL/MG); Benedita da Silva (PT/RJ); Beto Faro (PT/PA); Bohn Gass (PT/RS); Carlos Veras (PT/PE); Carlos Zarattini(PT/SP); Célio Moura (PT/TO); Marcon (PT/RS); Margarida Salomão(PT/MG); Maria do Rosário (PT/RS); Marília Arraes (PT/PE); Merlong Solano (PT/PI); Natália Bonavides (PT/RN); Nilto Tatto (PT/SP); Odair Cunha (PT/MG); Padre João (PT/MG); Patrus Ananias (PT/MG); Paulão (PT/AL); Paulo Guedes (PT/MG); Paulo Pimenta (PT/RS); Pedro Uczai(PT/SC); Professora Rosa Neide (PT/MT); Reginaldo Lopes (PT/MG); Rejane Dias (PT/PI); Rogério Correia (PT/MG); Rubens Otoni (PT/GO); Rui Falcão (PT/SP); Sâmia Bomfim (PSOL/SP); Talíria Petrone (PSOL/RJ); Valmir Assunção (PT/BA); Vander Loubet (PT/MS); Vicentinho (PT/SP); Waldenor Pereira (PT/BA); Zé Carlos (PT/MA); Zé Neto (PT/BA), Zeca Dirceu (PT/SP); David Miranda (PSOL/RJ); Edmilson Rodrigues (PSOL/PA); Kokay (PT/DF); Frei Anastacio (PT/PB); Glauber Braga (PSOL/RJ); Gleisi Hoffmann (PT/PR); Henrique Fontana (PT/RS); Ivan Valente (PSOL/ SP); João Daniel (PT/SE); Jorge Solla (PT/BA); José Airton Félix Cirilo (PT/CE); José Guimarães (PT/CE); José Ricardo (PT/AM); Joseildo Ramos (PT/BA); Leonardo Monteiro (PT/MG): Luiza Erundina (PSOL/SP); Luizianne Lins (PT/CE) e Renan Sottomayor, presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Leia a íntegra.

Leia mais

Deputados Enio Verri (PT/PR), Helder Salomão (PT/ES), João Daniel (PT/SE) e Rogério Correia (PT/MG) requerem liminar urgente para suspender despejo.

Deputados federais denunciam à justiça mineira irregularidades no despejo de famílias no Quilombo Campo Grande

65 parlamentares solicitam reunião urgente com Zema sobre despejo em Campo do Meio

Defensores dos direitos humanos fazem nova tentativa para evitar despejo em Minas Gerais nesta quarta-feira

Presidência da CDHM reitera pedido para que justiça e governo de Minas Gerais evitem despejo em quilombo; remoção está prevista para quarta-feira

Ameaça de despejo de trabalhadores rurais de Campo do Meio é tema de reunião com autoridades; remoção durante pandemia e limites da ordem de reintegração são questionados

Presidente da CDHM pede apoio do governo e judiciário mineiros para evitar reintegração de posse


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também