A pedido da ABJD, Câmara deve convocar Moro para explicar denúncias do Intercept

Tempo de leitura: < 1 min
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pedido da ABJD, Câmara deve convocar Moro para prestar esclarecimentos

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados deve apreciar hoje (18/06), o requerimento da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) que solicita a convocação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para prestar esclarecimentos à Casa e à sociedade acerca dos diálogos divulgados no The Intercept Brasil.

A relatora é a deputada Erika Kokay (PT-DF) e o parecer é pela aprovação do pedido.

“A situação é de extrema gravidade. Entendemos que o parlamento brasileiro precisa cumprir, neste momento, uma das missões para o qual foi eleito, que é a fiscalização dos atos dos membros do Poder Executivo”, ressalta o requerimento da entidade.

A Associação reforça que o mundo jurídico acompanha com preocupação e espanto o desenrolar dos fatos.

“Os olhos do mundo estão sobre o Brasil, o tema está em todos os jornais nacionais e internacionais e exige ação das autoridades. A explicação dos fatos requer urgência”, completa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

#VazaJato

ABJD quer que STF inclua em Inquérito
diálogos vazados pelo The Intercept

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta quarta-feira (12/06) uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja incluído no Inquérito (INQ) 4781 – que investiga notícias fraudulentas (fake news) que agridem a Corte – os conteúdos das reportagens do The Intercept que mostram as combinações entre o juiz Sérgio Moro e procuradores sobre as investigações na operação Lava Jato.

Na petição apresentada ao Supremo, a ABJD ressalta que nas mensagens divulgadas pelo The Intercept há referências dos integrantes do Ministério Público Federal, que conduziam as operações da Lava Jato, aos ministros do STF.

Os procuradores repercutem, por exemplo, a decisão do ministro Ricardo Lewandowski de liberar entrevista do ex-presidente Lula à colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.
“Um clima de revolta e pânico se espalhou entre os procuradores.
Acreditando se tratar de uma conversa privada que jamais seria divulgada,
eles deixaram explícitas suas motivações políticas”,
diz a reportagem, que acrescenta:
“A procuradora Laura Tessler logo exclamou:
“Que piada!!! Revoltante!!! Lá vai o cara fazer palanque na cadeia.
Um verdadeiro circo. […] e a gente aqui fica só fazendo
papel de palhaço com um Supremo desse…”.
“Uma outra procuradora, Isabel Groba, respondeu
com apenas uma palavra e várias exclamações:
“Mafiosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”.

Para a Associação de Juristas, essa é uma das passagens que se enquadra no inquérito instaurado em 14/03 por meio de Portaria nº 69 do presidente da Corte, ministro Dias Tóffoli, e relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, que investiga denunciações caluniosas que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo e de seus membros, extrapolando a liberdade de expressão.
[…]
Em nota divulgada no dia 09/06, após as publicações do The Intercept,
a ABJD afirmou que estará entre as entidades que buscará resposta dos órgãos competentes e “exigirá medidas drásticas contra os envolvidos a bem da democracia e da defesa do devido processo legal, obviamente vilipendiado”.

íntegra:

Leia mais em:
http://www.abjd.org.br/
http://www.abjd.org.br/search?updated-max=2019-06-10T17:58:00-03:00

Deixe seu comentário

Leia também