A crise grega e o título do New York Times

Tempo de leitura: 4 min

Crise fiscal arrasa a psique grega

Desespero toma conta enquanto empregos e receita desaparecem

Por LANDON THOMAS Jr.

No New York Times, traduzido e reproduzido pela Folha de S. Paulo

Atenas

Com o rosto contorcido de ansiedade, Anargyros D. contou como perdeu tudo depois do colapso econômico grego -a fábrica de processamento de alimentos fundada por seu pai 30 anos atrás, a casa, o carro, o Rolex, o orgulho e agora, segundo ele, a vontade de viver.

“Muitas vezes, pensei em pegar o carro do meu pai e atirá-lo contra um muro”, ele disse. Encurvado e trêmulo, ele esteve recentemente no escritório da Klimaka, uma organização de serviços sociais que ajuda o número crescente de profissionais gregos sem moradia e deprimidos que perderam os empregos e a dignidade.

“Nós éramos os que ajudavam os outros na Grécia”, ele disse. “Agora, estamos pedindo ajuda.”

Faz um ano que a Grécia evitou a falência, quando a Europa e o Fundo Monetário Internacional lhe forneceram uma ajuda de 110 bilhões de euros (US$ 155 bilhões). O desespero dos gregos como Anargyros D. reflete um nível de sofrimento mais profundo do que alguém poderia prever aqui.

Os economistas estão projetando uma contração de 4% do Produto Interno Bruto neste ano. A produção de cimento caiu 60% desde 2006. A produção de aço caiu em alguns casos mais de 80% nos últimos dois anos. Os analistas dizem que cerca de 250 mil empregos no setor privado serão cortados até o fim do ano, elevando o índice de desemprego a mais de 15%.

Com as manchetes gritando sobre o rebaixamento da nota de crédito, os gregos, em pânico, estão tirando seu dinheiro dos bancos. A Grécia perdeu 40 bilhões de euros em depósitos no ano passado, e os banqueiros dizem que os saques aumentaram recentemente.

Essas dificuldades, mais uma vez, fizeram da Grécia um assunto urgente para a zona do euro, de 17 países, cujos ministros das Finanças se reuniram em 16 de maio para falar sobre a crise da dívida. A discussão era se a Grécia receberia mais uma rodada de empréstimos de até 60 bilhões de euros, e quais novos cortes orçamentários serão exigidos em troca. Os ministros europeus pediram que a Grécia inicie um programa de privatização antes de receber mais ajuda.

A prisão em 14 de maio de Dominique Strauss-Kahn, o chefe do FMI, acusado de agressão sexual, poderá criar nova incerteza sobre um pedido de mais austeridade.

Strauss-Kahn, geralmente, favorecia uma abordagem menos onerosa e, como renunciou ao cargo, é possível que se imponham as condições mais duras preferidas pela Alemanha.

Mas, enquanto o debate sobre como consertar a economia grega se desenrolou em público, as maneiras como essa crise está rasgando o tecido social do país são menos conhecidas.

Assistentes sociais e autoridades municipais de Atenas relatam um aumento de 25% no número de sem-teto. No principal “sopão” de Atenas, aparecem 3.500 pessoas por dia contra cerca de cem por dia há dez anos. A idade média dos que os procuram hoje é de 47 anos contra 60 dois anos atrás, aumentando as evidências de que os que sofrem hoje são ex-profissionais. O desemprego para homens de 30 a 60 anos disparou de 4% para 10% desde o início da crise em 2008.

Aris Violatzis, conselheiro de Anargyros D. na Klimaka, diz que as ligações para sua linha de ajuda a suicidas aumentaram para 30 por dia, o dobro de dois anos atrás. “Não podemos imaginar isso”, disse Violatzis. “Este é um país em choque emocional.”

As evidências do choque são abundantes em Atenas. Em uma segunda-feira recente, uma mulher bem vestida remexia o lixo diante de hotéis cinco-estrelas. Ao anoitecer, a polícia antimotins disparou gás lacrimogêneo contra manifestantes.

Operários da construção demitidos estão vivendo em mansões abandonadas. Um guarda de segurança desempregado disse que passou o último ano dormindo em seu velho carro. E um chef treinado na melhor escola de culinária de Atenas dormiu em bancos de parques durante 18 meses depois que seu emprego no restaurante foi eliminado. O governo não reconhece os sem-teto como uma categoria social, diz Anta Alamanu, que dirige um abrigo com financiamento privado para a Klimaka, o grupo de serviços sociais. Por isso, não há abrigos para sem-teto mantidos pelo governo.

Quando Kostas DeLazaris, 47, perdeu seu emprego em turismo em Corfu, em 2007, entrou para uma firma de construção em Atenas, mas perdeu esse emprego dez meses atrás quando a indústria da construção estagnou. Hoje, ele dorme no chão em uma casa abandonada, juntamente com duas mulheres gregas e uma família de imigrantes de Bangladesh. “Sinto-me traído”, disse. “Eu pago meus impostos. Fazia parte das massas e estou nas ruas agora.” Ele ri diante da ideia de um novo acordo com a Europa.

“Haverá um terremoto, e sangue será derramado”.

De fato, alguns analistas afirmam que uma explosão social está se formando, alimentada pela divisão entre o setor privado duramente atingido e uma força de trabalho pública de cerca de 1 milhão que não experimentou um desemprego significativo.

Crescem as críticas ao premiê George A. Papandreou. Um plano para levantar 50 bilhões de euros até 2015 privatizando empresa pública de energia e trens foi uma decepção. Essas empresas, ainda intocadas pelas reformas, abrigam poderosos sindicatos que, por sua vez, protegem o que alguns consideram milhares de trabalhadores excedentes.

Papandreou abriu profissões fechadas e reformou os sistemas de previdência do país, e muitos gregos o apoiam. Mas os críticos dizem que ele pode estar evitando opções difíceis, acreditando que a Grécia será salva por um novo pacote de ajuda europeu.

Mas não está claro se essa ajuda vai levantar Anargyros D. de sua decepção. Aos 41 anos, ele vive da pensão mensal do seu pai de 962 euros, que foi reduzida de 1.500 euros há um ano. “Tudo estava cor-de-rosa”, ele afirmou. “Então, os bancos nos tiraram simplesmente tudo.”

PS do Viomundo: Achei curiosa a escolha de título do New York Times. Mas nem um pouco curiosa a notícia de que os governos europeus querem que a Grécia faça uma liquidação de bens públicos para pagar a conta…


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

pap

Como costumam dizer alguns abutres e harpias da "industria de consultoria(olha o pallocci rsss)" crises são sempre oportunidades de negocios.

Faço essa colocação porque eu quero fazer uma critica e mostrar o horror traduzido de negocio.

Minha critica vai para o que de mais reacionario,contrarreformista,restaurador,santa aliança,inquisição, bizantina e
medieval que tem, traduzido num clube e numa diretoria e membros conselheiros – sociedade esportiva palmeiras, ou-
trora um grande clube e time, e desde 2000 para cá um clube proto-fascita,negocista,pequeno e com um lado de trevas
que chega a assustar.

Logo que vi essa noticia que a grecia se precisar de dinheiro vai ter que por bens publicos à disposição, logo fiz a co-
nexão com o fascistóide palmeiras, cuja sombra é o lord sith do palestra italia, mustaffa contursi.
Imaginei juntar "a fome com a vontade de comer": Para que construir novo estadio, se lá na grecia tem o estadio pana-
thinaikos à disposição, basicamente erguido há mais de 2500 anos, reformado 2 vezes para jogos olimpicos e todo
bonito? Agora juntem o regressismo,o bizantinismo e o obscurantismo inquisitorial que assola o palmeiras como as
superbacterias alemãs(que as chamo de fifa e ricardo teixeira). Em miúdos: pensando "grande"(na cabeça da diretoria
e certos conselheiros do palmeiras) poderiam internacionalizar o palmeiras,e nada mais plausível que esse povo ir
pra grecia(perto de seu "centro espiritual", a ex-constantinopla, sede do finado imperio bizantino), fundir-se ao AEK
(Clube que usa bandeira bizantina),adquirir o estadio panathinaikos, disputar o campeonato grego e por la permane-
cer, em dignidade até com a história do que foi um dia a Sociedade Esportiva Palmeiras, que hoje se transformou num
museu de antiguidade e nada mais "a cara" do palmeiras que ir pra grecia. Agora, será que a grecia vai aceitar essa
filial contrarreformista e reacionaria em forma de time de futebol que é o palmeiras? Dificil, creio eu ….Mas, como pensam esses "consultores" de plantão,é necessario ter alternativas. Levar a sede do clube pra italia e mandar seus
jogos no coliseu romano ou então, simplesmente, clube, diretoria e certos conselheiros irem parar no museu de cera
da madame tusseau, todavia, será que essas figuras medonhas seriam aceitas no museu? Só se for algum de horror…

Em jogo, o futuro da Grécia – e da União Europeia | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui sobre o impacto da crise na Grécia […]

Valdeci Elias

Acho engraçado o pensamento, que os sindicatos estão protegendo os trabalhadores . Essa não é a função do sindicato ? Se o governo está sendo precionado a privatizar, é por que tem gente com dinheiro pra comprar. Os sem tetos tem que perguntar, quem está ganhando dinheiro, enquanto eles estão perdendo ?

Wanderson Aguilar

Revoltas, revoltas e mais revoltas!
Isso é o que acontece quando um povo acredita que cidadania é apenas consumo e que democracia é apenas de 4 em 4 anos, dormiram no paraíso e acordaram no inferno. Podem chamar o capeta de FMI se ele não achar isso muita intimidade!

ZePovinho

O sistema financeiro,essa arma de destruição em massa na sábia definição de Warren Buffet(que também disse:"-Estou ganhando muito dinheiro no Brasil,porque lá tem uma porção de idiotas que mantêm os juros nas alturas"),abriu guerra contra o mundo,quer ser o governo,tem um exército oficial para isso(a OTAN),tem exércitos clandestinos para reprimir a democracia(as redes stay-behind na Europa) e a Xe(outrora Blackwater) no Oriente Médio e roubou quase 14 TRILHÕES DE DÓLARES do povo americano:
http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/05/oliga

A oligarquia financeira contra Strauss-Kahn

Conspiração não é teoria, é prato de todo dia

Adriano Benayon* – 20.05.2011

Vejam este trecho de artigo de Daniel Tencer, publicado em GLOBAL RESEARCH, 28.07.2008 (tradução minha):

“O FED (Reserva Federal) – o órgão quase autônomo que controla a oferta de moeda dos EUA – é um “esquema tipo Ponzi”, que criou bolhas após bolhas na economia dos EUA e precisa tornar-se responsável por suas ações, diz Eliot Spitzer …
Segundo Ratigan, o FED trocou maus créditos bancários por US$ 13,9 trilhões em dinheiro, que deu aos bancos em apuros. Spítzer construiu reputação como ‘o xerife de Wall Street’, por ter, quando procurador-geral, perseguido seriamente os crimes empresariais, e depois renunciou ao cargo de governador do Estado por causa de revelações de que pagou prostitutas. Spitzer pareceu concordar com Ratigan em que o resgate daqueles bancos representa o maior roubo e a maior ocultação de crime de todos os tempos.”

Aí a Dilma coloca o Reichstull para assessorá-la sobre o pré-sal,esse #$%&*&$#@)(*& do Reichstull é outro ligado ao mercado financeiro que deseja usar a riqueza real do pré-sal para alavancá-la,ou seja:criar crédito com ela e cobrar juros sobre a riqueza do petróleo aumentando-a por meio do crédito em 10,20,30,40,etc vezes e deixando,depois que a bolha estourar,a conta para o Estado brasileiro pagar.
Se a Dilma quer trabalhar com gente assim,trabalhe.Eu penso,seriamente,em fazer como fez Sinatra:comprar um carro e ir embora:

[youtube 31SL2YXBiNg http://www.youtube.com/watch?v=31SL2YXBiNg youtube]

Lucas

"Achei curiosa a escolha de título do New York Times. Mas nem um pouco curiosa a notícia de que os governos europeus querem que a Grécia faça uma liquidação de bens públicos para pagar a conta…"

O FMI muda de diretor, mas não muda o modus operandi.

ZePovinho

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va

AE911Truth: 11S evidencia explosiva – Hablan los expertos

by Steven Jones

"El físico Steven Jones – uno de los científicos que encontró termita en el polvo de las Torres discute en profundidad su proceso de descubrimiento utilizando el método científico. La cadena de custodia del polvo del WTC y nanotermita se tratan en profundidad. Esta entrevista es una grabación en bruto de uno de los expertos a nivel mundial que figura en el documental que Arquitectos e Ingenieros "11S evidencia explosiva – Hablan los expertos"

[youtube l00hDSTNSRk http://www.youtube.com/watch?v=l00hDSTNSRk youtube]

ZePovinho

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va

"11-S: Evidencia Explosiva — Hablan los expertos": Mark Basile-Ingeniero Químico

by Mark Basile

Entrevista exclusiva para AE911Truth Mark Basile, ingeniero químico — Uno de los científicos que descubrió "Thermite" en muestras de polvo del WTC, explica a fondo su método científico.Partes de esta entrevista y las de otros expertos se verán en el próximo estreno de nuestro documental "11-S: Evidencia Explosiva — Hablan los expertos"

[youtube z_a4rzj1sSE http://www.youtube.com/watch?v=z_a4rzj1sSE youtube]

Bonifa

"…De fato, alguns analistas afirmam que uma explosão social está se formando, alimentada pela divisão entre o setor privado duramente atingido e uma força de trabalho pública de cerca de 1 milhão que não experimentou um desemprego significativo."
Isto é, a explosão social que está se formando, segundo a visão do NYT, não será do povo contra o Sistema, mesmo porque eles não podem conceber a existência de outro sistema que não o neoliberal, vigente, para eles a obra prima definitiva da História da Humanidade. A explosão social seria do povo contra o funcionalismo público, único privilegiado que escapa à destruição da crise. Até por isso nós, aqui no Brasil, já passamos. Até esta experiência já vivenciamos. O funcionalismo brasileiro só não foi destruido em nossas crises neoliberais porque o PMDB impôs no Congresso a votação da proteção em estabilidade para os funcionários que tivessem mais de 5 anos de carreira.
Uma vez NYT, sempre NYT. Eles não têm outra perspectiva senão aquela que o pensamento único neoliberal lhe direciona. No fundo, esta é a visão mais ampla que podem ter: Há fracasso porque não houve suficiente neoliberalismo, e não porque houvesse neoliberalismo demais. E infelizmente esta é a visão que está tomando conta da opinião pública na Europa, escondendo os verdadeiros vilões da história. Porém este é apenas um primeiro momento. Mais cedo ou mais tarde esta visão estará enterrada na poeira.

ratusnatus

Muito bom pra novaiorquino ler mas não apresenta nada de novo a qualquer brasileiro. Já sabemos disso tudo!
Artigo absolutamente inútil.

FrancoAtirador

.
.
O Neoliberalismo transformou o "Velho Mundo" num "Mundo Velho".
.
.

Bonifa

Apenas quando se apresentarem partidos confiáveis e viáveis para uma disputa eleitoral em condições justas de concorrência, com uma orientação contrária à doutrina neolibaral, haverá portas de saída e de esperança para o povo Europeu. Hoje não há saída política institucional possível na Europa: Todos os partidos políticos desembocam na mesma noção errada de Democracia, que confunde Democracia com democracia representativa ocidental liberal. Esta última não é o governo do povo, pelo povo e para o povo. É o governo dos banqueiros, pelos banqueiros e para os banqueiros.

Deixe seu comentário

Leia também