A coluna de estreia de Serra como editorialista do Estadão

Tempo de leitura: 4 min

Negócio da China

Quinta, 14 de Abril de 2011, 00h00

José Serra, no Estadão

Ao analisar a economia mundial no imediato pós-guerra, o grande economista Raúl Prebisch cunhou a expressão centro-periferia. Apontava para uma divisão internacional do trabalho entre países produtores de matérias-primas e alimentos – a periferia – e países produtores e exportadores de manufaturas – o centro.

Tal divisão desfavorecia os países da periferia, pois a concorrência entre as exportações de produtos primários era maior, refletindo-se em preços mais desfavoráveis. Previa-se, também, que sua demanda cresceria abaixo da renda mundial. Por último, carentes de indústrias, esses países permaneceriam também carentes de bons empregos e dos frutos do progresso técnico.

Essa teoria simplificava muito a realidade, mas valeu como reparo ao teorema de que os ganhos do livre-comércio internacional seriam repartidos de forma equânime entre todas as nações. E deu certo substrato ideológico às políticas de desenvolvimento industrial.

Na “periferia”, o Brasil foi o país que levou a industrialização mais longe, embaralhando a dicotomia prebischiana. A partir dos anos 1980, porém, em razão de fatalidades da política macroeconômica e da transição mal feita para uma economia mais aberta, ingressamos numa fase de lento crescimento que já dura 30 anos.

Na última década, ganharam corpo mudanças impressionantes na economia internacional, com a ascensão da Índia e principalmente da China, países com 37% da população mundial, baixa renda por habitante, com projetos nacionais de desenvolvimento e pouco afeitos a bravatas. Um quarto do crescimento da economia mundial nesse período se deveu à China. A demanda por commodities saltou de patamar, empinando quantidades e preços, num movimento que parece contínuo: mais indústrias e mais infraestrutura exigindo matérias-primas, mais empregos e mais gente consumindo alimentos.

O centro chinês é muito peculiar. A economia é monitorada pelo Estado. O grau de discricionariedade da política econômica é altíssimo. O regime autoritário é eficiente para seus propósitos, e fortemente repressivo quando necessário. Para os de fora fica difícil explorar suas contradições internas. É um regime encarado com complacência por seus parceiros comerciais, incluindo o Brasil.

A caminhada chinesa em direção ao centro da economia mundial chegou a ser saudada como janela de independência da economia brasileira, que passaria a ser menos atrelada às economias desenvolvidas clássicas. A troco de nada, o deslumbramento do governo Lula com a China levou-o a reconhecê-la como “economia de mercado”, dando mais proteção às suas práticas desleais de comércio.

Mais independência? Ledo engano. Como disse Sérgio Amaral, a China é uma oportunidade e uma ameaça. Infelizmente, o Brasil escolheu a ameaça. A incapacidade de aproveitarmos boas condições de comércio para fortalecer a economia nacional está conduzindo o País, rapidamente, à condição de neoperiferia no concerto econômico mundial. “Neo” porque a nação está se desindustrializando, na volta à sua condição de economia primário-exportadora. A China, rumo ao centro, o Brasil, rumo à periferia. Num país continental como o nosso, isso envolve a renúncia a um futuro de suficientes e bons empregos.

As diferenças econômicas Brasil-China são marcantes. O yuan é das moedas mais desvalorizadas do mundo, o que aumenta muito a competitividade de sua economia. Nossa moeda vai exatamente no sentido contrário. Temos ainda a maior taxa real de juros do planeta e a maior carga tributária entre os países emergentes, o dobro da chinesa! A taxa de investimento da China é 2,5 vezes maior do que a brasileira: faltam poupança pública e capacidade para investir os recursos disponíveis e fazer parcerias público-privadas. Sobram tributos e falta uma taxa de câmbio decente para atrair mais investimentos privados.

As exportações chinesas estão varrendo boa parte da nossa indústria. Apenas 7% do que vendemos à China são produtos manufaturados, que representam 97% do que importamos de lá. Importações que vêm em boa medida substituir produção existente, menos competitiva por causa das políticas macroeconômicas, da fragilidade da defesa comercial e da situação calamitosa da nossa infraestrutura. Produzir no Brasil é tão caro que exportamos celulose para a China e começamos a importar o papel que ela produz. Exportamos minério de ferro, compramos aço. Cadê o famoso valor agregado?

A China também nos está deslocando de outros mercados. Dois terços das empresas exportadoras brasileiras perderam clientes para as chinesas no mercado externo, quase metade da indústria brasileira que concorre com a chinesa perdeu participação no mercado interno!

Além das vantagens apontadas, a China protege sua produção doméstica, faz escaladas tarifárias (soja), administra os investimentos estrangeiros no seu território, costuma subfaturar suas vendas ou utilizar países barriga de aluguel para reexportar seus produtos e escapar das esporádicas medidas de defesa comercial que o Brasil adota.

Outra dimensão da dependência brasileira é a rápida expansão dos investimentos diretos chineses voltados para as commodities de que a China precisa. São investimentos que obedecem à orientação do Estado chinês, que, por espantoso que possa parecer no Brasil, tem visão de longo prazo. Incorporaram até mesmo terras e riquezas naturais inexploradas, sob os olhares complacentes do extasiado governo Lula. Como os chineses são espertos, não lhes custará fazer uma concessão aqui ou ali em matéria de investimentos que envolvam maior valor agregado e alguma tecnologia nova. Mas só um pouquinho.

“Negócio da China”, antigamente expressava a possibilidade de alguma pechincha, um ganho extraordinário em cima dos chineses. Hoje, ao contrário, é negócio bom para eles. Nada contra, pois pensam no futuro e sabem defender seus interesses no presente. Nessa peleja, perdemos feio.

PS do Viomundo: A coluna trata de questões pertinentes e importantes.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lucas C. Vaz Costa

"(…) pensam no futuro e sabem defender seus interesses no presente".

Ou seja, tudo que o PSDB não fez durante sua estadia no governo e diz não estar sendo feito pelo governo atual. Se um extraterrestre pousasse agora no Brasil e ouvisse o engodo do "Jênio", concluiria que o dito cujo nunca foi governo.

Serra, eu te conheço. A máxima vale para todos: "Eu sou eu e minha circunstância". Você não tem o condão de simplesmente falar bonito, conferir luzes ao seu discurso que é a antítese do que foi a prática do governo do qual fez parte, e escapar de sua circunstância: você é parte importante do governo que promoveu o maior desmonte da nação, do governo que menos pensou no futuro do Brasil em todos os tempos.

moacir

Serra: mais um colunista do PSDB que ira contribuir para caluniar o governo do PT. com os mesmo argumentos de
adversário que não tem proposta que interessa ao Brasil ao seu povo, mas em beneficio de poucos, querem ser
governo para enfraquecer o Estado, usando dinheiro do povo para beneficiar as elites e as grandes mídias que
com propagandas subfraturada,desviando dinheiro público da saúde, educação e correção dos salários dos fun-
cionários públicos en geral.

dsk

O artigo é muito bom.

O problema é que esse sr. José Serra é um completo hipócrita. Escreve como economista o exato oposto do que faz e fala como político.

Tivesse ganho as eleições, como bom tucano que é, teria escancarado mais ainda o país para a indústria chinesa.

Felizmente não ganhou. E deveria ter vergonha de ter se tornado a figura política que hoje ele é.

KBLo

podia ter plagiado o título do eduardo:
PSDB atacará Dilma na estadão com mais do mesmo

SILOÉ

"Transição mal feita por uma economia mais aberta" – Transição não, transação mal feita por total incompetência e desonestidade sua no governo do FHC, principalmente com as privatizações, isso sim um negócio da China, para você e os seus comparsas.
"Ingressamos numa fase de lento crescimento"- POR SUA CULPA !!! SUA CULPA !!! SUA MÁXIMA CULPA !!!
Portanto, CAI FORA CRÁPULA !!!
Você não tem nem o direito de abrir a boca, para criticar quem quer que seja.

Zé Bolinha (de gude)

Tomara que Aécio Berlusconi Neves seja agraciado com uma coluna semanal no jornal Estado de Minas.

Mas vejam no Blog dos Amigos do Presidente Lula a manchete: "MP/MG vê indício de corrupção no governo de Minas favorecendo amigo de balada de Aécio".

O Aécio a que a notícia se refere a o Aécio Berlusconi Neves. Ou melhor, Aécio Never. Never, never mesmo.

SILOÉ

Gente! temos mais é que comemorar, pois nem capacidade pra ser colunista ele tem.
Metade do texto é baseado na visão de outros economistas e quando ele emite a sua opinião ela é tão obvia e requentada que não causa nenhum impacto, a não ser o da decepção em seus correligionários.
Com o Serra no estadão, os dois afundam mais rápido.
TIN -TIN !!!

Joni

Nossa,será que o mundo sabe disso? Made in China está em todo mundo, "civilizado" ou não. É necessário olhar para dentro e para fora, pois não vivemos numa ilha. A propósito, quem mesmo está visitando a China?

Zé Bolinha (de gude)

ERREI

Confundi a Folha de São Paulo com o Estadão. Desculpem o erro, mas é tudo a mesma merda. não é?

Zé Bolinha (de gude)

UMA QUESTÃO DE CREDIBILIDADE
(ou falta de)

Nada do que Serra ou os seus ghost- writers escrevem merece credibilidade.

Um homem que tenta ganhar uma eleição usando o truque sujo de uma bolinha de papel, não merece credibilidade nem respeito.

O Serra é um mentiroso e sua mulher e sua filha (envolvidada com a irmã do Daniel Dantas) deixam tambem muito a desejar. É um caso típico de desonestidade e hipocrisia (lembram da história do aborto da mulher do Serra?) familiar.

O Serra faz parte de um esquema de corrupção financiado pelas elites paulistas cujo objetivo é a tomada do poder a QUALQUER CUSTO para reimplementação de uma doutrina econômica (o neoliberalismo) que tanta infelicidade tem trazido ao mundo inteiro.

O Serra (e assessores) não conhece o Brasil, muito menos o Nordeste, e não tem nada a ver com este país porque o Serra não se acha brasileiro: o Serra pensa e age como um capataz de Washington .

O Serra é capaz de jogar o Brasil numa guerra, se esta for a condição necessária para ele ganhar uma eleição presidencial.

Por isso eu não vou perder o meu tempo lendo o que Serra ou o seu ghost-writer de plantão escrevem, porque eu não acredito no que eles escrevem.

Não é à toa que Serra inalgura uma coluna na Folha logo depois da declaração de seu comparsa, FHC, de que o PSDB deve se afastar do povo e conquistar a classe média. Como o povo não tem dinheiro para comprar a Folha de São Paulo, o Serra escolheu a tribuna adequada para divulgar "suas ideias".

Em últimas palavras, eu não acredito no Serra porque o Serra é simplesmente UMA FARSA.

SILOÉ

Negócio da China fizemos nós, nos livrando dele, do FHC e de seus fiéis escudeiros.
Negócio da China faria os EUA, se ele fosse governo: privatizando o Pré-sal.
Negócio da China fez quem ficou com a Vale à preço de banana.
Negócio da China fazem todas as empreiteiras de São Paulo com o Rodoanel ,as obras dos metros, os pedágios, as privatizações dos leitos do SUS etc, etc, etc…
De negócio da China, com certeza ele entende.

Texiano

FHC/Serra entregaram a Vale de mão beijada, vendida na bacia das almas para o grupelho do PSDB de São Paulo, e ainda por cima financiada com dinheiro público(BNDES,PREVI). O principal produto de exportação da Vale é o minério de ferro, sem agregar valor, e que teve o Agnelli distribuidor de verbas publicitárias, como um grande empresário( um grande vilão é o que ele é, vendilhão da pátria). Agora vem criticar o Lula e a Dilma, ora vá se catar. Por que não te calas, Serra? Ooiii que taco-lhe uma bolinha de papel no quengo.

@nilovereadorpt

A questão Valor Agregado e protecionismo interno é jargão a muito tempo usado em programas de Governo e "defesa do mercado interno", porem na pratica todo mundo compra fora o que é + barato e vende fora o que que é + caro lá, a troca sempre existiu, assim como a exploração comercial, cabe à cada Pais, ter varias opções à quem vender e de quem comprar. A periferia dos EUA como ficou FHC e governos anteriores que o Serra acha fantástico, ainda + com o AVAL do FMI, assim eles continuam a criticar o mascate Pernambucano, negociar é arte de poucos, e LULA deixou a lição, para vender ou comprar bem não se impõe nada, se propõe a satisfação de interesses, caber escolher: ficar no tempo da "CADERNETA" ou ter opções ON LINE de Clientes e mercadorias.

Ronaldo Luiz

Até hoje me pergunto: Como o Collor e/ou Zelia, teriam imaginação para inventar o plano Collor? Nunca!
Assim como aquele plano foi bolado por 'someone', este texto do Cerra, tambem não é da autoria dele. Não porque ele não seja e nunca tenha exercido a atividade de economista; simplesmente poque ele não demonstrou nunca ter idéias, e/ou imaginação necessárias para escrever o que diz no texto.

Jotaroberto

Negocio da China é São Paulo na mão do PSDB, indo pra 20 anos. O dia que isso acabar, adeus PSDB.

Wilson Nascimento

Credo em cruz!

Vixi Maria!

Das trevas, em acelerado estado de decomposição.

O Padim Pade Cerra com as chagas aparentes.

Num esforço sepulcral.

Quer porque quer a ressurreição.

Que horror!

O Padim não largo osso!

O Padim é uma alma penada?

O Estadão removeu lápide e abriu a maldita tumba.

E o Padim ressurge lúgubre e nefando.

Eu imploro!

Chamem o Papa.

Ou, mesmo bispo de Guarulhos.

Só eles, somente eles, serão capazes de administrar sacramento da extrema-unção ao Padim Pade Cerra.

O Padim se manca malandro e descanse em paz.

Abraços.

ZePovinho

Serra, enjaulado na lógica tucana

A coluna de estréia de José Serra no Estadão, esta semana, é a expressão bem escrita da ideologia esquizofrênica do tucanato, que combina vapores de saber acadêmico com o oportunismo intrínseco dos mercados. Serra tece elogios copiosos ao desempenho econômico da China para contrapor ao que considera a marcha batida do Brasil rumo à periferia do mundo. Alinha observações corretas sobre características econômicas dos dois lados, que não necessariamente confirmam sua premissa. Ao mesmo tempo, na primeira parte do texto, faz duros reparos ao poder estatal chinês, "fortemente repressivo quando necessário" e cujo " grau de discricionariedade da política econômica é altíssimo". O que também é verdade. O raciocínio político pré-concebido, porém, impede tucano de relacionar as duas partes do próprio artigo revelando uma clivagem lógica sugestiva do seu definhamento político. No final fica a impressão de que Serra quer para o Brasil um PIB chinês com legislação de paraíso fiscal. É tudo o que a FEBRABAN e a FIESP pedem ao Papai Noel há anos. Essa dificuldade de lidar com a História, com as forças da história, faz com que Serra seja descrito pelos próprios pares da Unicamp como um tecnocrata pretensioso, enjaulado numa cabeça política do tamanho de uma semente de mostarda.
(Carta Maior; 6º feira, 15/04/2011)

Henrique Magalhães

O pseudoeconomista precisa de uma carrada de óleo de peroba, com urgência

n.zwiebel

Pois é seu Serra, a pregação sua e do FHC não era o neo-liberalismo? O mercado não se auto regula? A China é realmente um perigo, mas por quanto tempo? Lá já houveram greves por maiores salários. O que a China fez de 1994 para cá quando o seu gurú FHC era presidente? Só aceitou a instalação de empresas estrangeiras com transferência de tecnologia e é exatamente isto que o governo Lula e Dilma está fazendo, comprando aviões e submarinos nucleares franceses, semicondutores e eletrônicos (Foxconn) com transferência de tecnologia. Coisas combatidas pelo PSDB e DEM e pelo Jobim, que desejam a dependência de produtos americanos, de Israel e suecos, que possuem componentes americanos que não transferem tecnologia. Só o Walmart importa 10% de tudo que a China produz e uma repórter da Globo no Jornal da Noite, comentou com o William Waack que o EUA está importando quase tudo da China, onde os salários são baixos, e ganha muito dinheiro com as patentes destes produtos, só esqueceu de dizer que graças a isto o desemprego graça nos país. Esse Serra é contraditório e acho está em processo de demência.__nei

Jorge Nunes

Ele durante a campanha não foi por este caminho. Ainda pagou gente para baixar o nível do debate na internet. Provocou uma onda hipócrita com debate sobre o aborto num país que faz 4 milhões abortos por ano. Ele falou dos direitos humanos do Irã… mas nada sobre China e a solução para o impasse do cambio. Ou das exportações brasileiras com a troca de comodites por bem industrializados.

Serra diz um problema mas não a solução. FHC no texto dele não focou não nos problemas e soluções do Brasil e sim nos problemas da oposição da direita e a solução é se afastar dos pobres.

Serra e FHC colocam a oposição da direita num caminho que levará o país só ter oposição a esquerda como PSTU, PCO e PSOL.

Pois, eles durante a campanha mataram o debate além de esconder o FHC. Só a esquerda do PT como o PSOL com Plínio Arruda trouxeram algum questionamento real sobre o Brasil, embora um pensamento já afastado pelo PT que caminhou para social democracia.

Alexandre

O cerra não tem conhecimento nem técnica para escrever este texto. Mais uma fraude, a exemplo de toda sua história!

gabriel v sobreira

Dada a qualidade do que é escrito nos jornalões brasileiros, saúdo José Serra por seu texto. Não podemos entrar em campo de salto alto: O artigo é bom, bem escrito, atenta para detalhes pertinentes e pertence ao nosso adversário.

Seu principal perigo está na capacidade que a velha mídia tem de aglutinar o campo oposicionista. A falência dos partidos conservadores tem raízes na ausência de uma ideologia clara que crie identidade com o eleitorado. Nesse ponto, a velha mídia desempenha papel importântíssimo ao fazer circular e articular um discurso conservador que sirva à oposição.

Não podemos, portanto, desprezar o novo colunista. Ele é o aparelhamento (em sua fase acabada) da velha mídia pelos partidos conservadores, em especial o PSDB paulista. O combate a ser travado com ele é sobre os que leem sua coluna. Então, em vez de ficarmos menosprezando o que ele escreveu, deveríamos postar nesse site um texto nosso, com a visão do nosso campo político a respeito da relação bilateral Brasil-China.

Ideias se combate com ideias.

    Flavio Lima

    Mas vem ca: " fase de lento crescimento que já dura 30 anos", só mesmo o pessoalzinho deles pra comprar, ein…

Marcelo de Matos

As críticas de Serra ao relacionamento comercial do país com a China são uma tentativa da oposição de desqualificar o governo. Esse relacionamento, que aumentou substancialmente nos últimos anos, a ponto da China tornar-se nosso maior parceiro comercial, é, na verdade, um concerto a duas mãos. Não é obra exclusiva do governo, mas, de uma parceria com o empresariado. Haja vista que até o presidente da Rede Band apareceu nas fotos do encontro com os dirigentes chineses. Dezenas, ou centenas de empresários foram ao gigante oriental vender seu peixe. Estão certos. Serra, como filho de barraqueiro do mercado municipal e político profissional, faz o mesmo. A oposição e a mídia, segundo a lenda, têm a missão de criticar o governo. Nesse artigo Serra procura encontrar falhas no comércio internacional. Está vendendo seu peixe. E nós outros? Em especial, neste período pré-Páscoa, temos de tomar cuidado com o peixe que nos vendem. Examinar olhos, guelras e a consistência do produto para não comprar peixe estragado.

Jair

O Çerra está fazendo o papel dele dele, ou seja, de oposicionista. O duro mesmo é aguentar essa choradeira dele. Até quando?

Marcos W.

Os liberais admiram a China?!

Luiz Carlos

Esse pessoal do PSDB, não entende que existe vida fora dos EUA, eles nunca aceitaram como o Brasil pode deixar que a China fosse o primeirro parceiro comercial do Brasil.
Para eles o Brasil deveria ser sempre um país sub-desenvolvido, colonizado.
Ontem na CBN o Aluisio Nunes num debate sobre o trem bala, disse que o Brasil era um país "pobre??!!" que não podia dar-se ao luxo de gastar tanto dinheiro com o trem bala. Hoje o Alvaro Dias na mesma CBN disse que o Brasil deveria "pedir desculpas à Fifa" e desistir da Copa do mundo de 2014.
É sempre assim a visão deles de Brasil é uma visão atrasada, de entreguismo, de subeserviência.
FHC disse que o PSDB não " deveria se preocupar com o povão".
De fato os aeroportos do Brasil estão superlotados, mas ontem à noite nos jornais eles noticiaram que de 2003 a 2010 o número de passageiros que utilizam aviões cresceu em mais de 200%.
São pessoas que sairam da linha de pobreza extrema, e não foi com o bolsa familia, foi com geração de empregos e renda.

    Heitor Rodrigues

    Alguém acha que o povão está preocupado com fila de aeroporto? Logo êles, que enfrentam fila prá tudo, todos os dias? O povão está maravilhado e orgulhoso por entrar em fila de aeroporto e viajar de avião. Quem não está satisfeito são aqueles… 4%, cuja dor sai no jornal.

Henrique

PS do Henrique: com licença vou ao banheiro vomitar!

monge scéptico

O cerra alagão colunista? Que país é esse? Podemos endurecer com achina se os negócios
não estiverem favorecendo bilateralmente aos estados. Talvez seja mais fácil negociar , que
com a USA/uk os chupa cabras do mundo, dos quais o cerra é servo de cabresto.
Vá criar camelos onde eles existirem ó cerra. Go home for USA e nunca mais apareça! e, leve
fhc consigo.Ao ver fhc garatujar bobagens num "jornal aí, cerradeve ter-se mobilizado todo; se
ele pode eu também. Vá pro raio que o parta!!! LULA nele!!!

Soares

Porque ele não faz como lula vai dar palestras, afinal ele tem dois dipRomas é o (J)ênio eta cabra ruim só para paulista com sindrome de bacana e tá cheio.

Leider_Lincoln

A Carmem Leporace/Suzana Alves/Paulo Amaral (Henderson Souza/Ubaldo?) está que tá, hein? Deve ser para justificar o salário…

Celso Carvalho

Texto acadêmico. Não foram os tucanos que que ingressaram de cabeça no neo liberalismo? Não foram eles que venderam empresas estatais estratégicas? Não foram eles que desmontaram toda a indústria brasileira com as importações, inclusive da China? Se dependesse deles (FHC/Serra) não teríamos nem mesmo produtos primários para exportar. Não foram eles que queriam criar a Petrobrax e consequentemente toda a forma de exploração de Petróleo, nos tornando sócios minoritários das reservas? Oras… quem te conhece que te compre, Serra.
Azenha, o seu comentário no PS sobre o texto de Serra é digno de um BO. Caso você não conheça a expressão: BOM PARA OTÁRIO!!!!!
Como diz o Mino: até o mundo mineral tem conhecimento sobre o que foi escrito pelo Serra.

ZePovinho

Essa vai para FHC(que odeia o povão e não senta com marmiteiros) e o viciado em graxa de bpta de soldado como KY GEL,"Carmem Leporina":

[youtube cMByR6oCpfg http://www.youtube.com/watch?v=cMByR6oCpfg youtube]

paulo rafael pizarro

Serra? O pior já passou.

Marcio Gaspar

O artigo é bom no começo, serve para o vestibular, nas disciplinas de História ou Geografia. D.I.T(Divisao Internacional do Trabalho) cai bastante no vestibular.

luiz

Quando é que vence o contrato da Carmem? Já está cheirando mal…

Julio Silveira

O Serra enrola, enrola, mas quando é que ele vai apresentar o diploma de economista?
Para sorte dele o supremo liberou diploma para jornalista, pode se apresentar como tal que a folha e o estadão lhe assinam a carteira mesmo dizendo as redundâncias que diz.

ricardo silveira

É o sujeito da bolinha de papel assassina. Acabou no Estadão como podia acabar na Folha, onde já estava, ou na Veja, tudo farinha do mesmo saco, jornalismo sem qualquer qualidade. E o infeliz do Serra continua não acrescentando nada ao que existe de reflexão sobre a realidade que se vive. Repete o que os pau-mandados do PIG dizem e que só dizem porque escolheram esse caminho para viver. Coitado do Serra, mas é preciso ficar de olho no sujeito, depois que se tornou líder da elite brasileira mais reacionária e preconceituosa, parece disposto a qualquer coisa.

Marcelo Fraga

O protecionismo dos EUA "passou reto" pelo texto do Serra.
Aliás, ele é tão verborrágico quanto o FHC.

    Marat

    Falou tudo… Protecionismo dos EEUU póoooooooooooooode… da China, não póooooooooooooooode!

Helio Aguiar Filho

Serra tem dupla personalidade!
Infelizmente, ninguem mais acredita em nenhuma das duas.

    Luís

    Traduzindo, ele é bipolar.

Daniel

Ué, ele só critica ? não apresenta nenhuma alternativa melhor ?

O que ele quer afinal??? Que o Brasil entre na ALCA ??

    Marat

    Matou a charada… nosso (de SP) caudilho deseja ardentemente que o Brasil seja uma colônia, de fato e de direito, dos EEUU…

José

O Que ele diria ,então,da ENTREGA da telefonia a empresas estrangeiras feita pelo governo fhc? Nós entramos com o nosso mercado enorme(tornando-se simples usuários) e as empresas entraram com a tecnologia(que são desenvolvidas nas matrizes) e ficam com as remessas de lucros e royalties.Essa não é uma relação ASSIMÉTRICA, Sr.Serra ? A entrada na ALCA que o seu psdb defendeu não era submissa e altamente desvantajosa (sorte que o Brasil não aderiu) para o nosso país? Na época do seu amigo fhc, o Brasil vivia pedindo empréstimos ao FMI, isso não é submissão , dependencia ,humilhação ? è isso que o Sr. defende?….

Luiz Clete

Quem deixa a China ser o que é a sanha capitalista, o lucro astronomico acima de tudo. O sonho de consumo dos capitalistas ocidentais é não ter que pagar salários, direitos trabalhista, de explorar quem e como quiserem como nos moldes chineses. Quem nos empurraram para a China foram esses senhores do vale-tudo. (não querem pagar nem o vale e querem sempre ficar com tudo).

Obs.: o texto é bom, então não foi o serra quem escreveu.

malu

A Folha não o quis? Deve ter ficado com ódio da sua incapacidade como candidato da "zelites".

Roberto Locatelli

Um texto não flutua no éter. Ele tem autoria. E a autoria é fundamental para dar ou não credibilidade ao texto.

Serra é um farsante. Nenhum texto dele pode ser levado a sério.

    Carmem Leporace

    Serra é um farsante… e quem diz na maior cara dura.. EU NÃO SABIA….. é o que???

    valdecir

    Quem diz "eu não sabia" alçou o Brasil à condição de dignidade, aplamente reconhecida no cenário internacional.

    Leider_Lincoln

    E você, Carmem Leporace/Suzana Alves/Paulo Amaral (Hebderson Souza/Ubaldo), falando de farsa, é piada, não é mesmo?

    Gerson Carneiro

    "quem diz na maior cara dura.. EU NÃO SABIA"…

    Pode ser o Alckmin, quando diz que não sabia sobre as falcatruas do cunhado dele; ou podeser o próprio Serra quando disse que não sabia quem era Paulo Preto (pior, voltou atrás quando o Paulo Preto se apresentou e o ameaçou).

Marcelo de Matos

Para finalizar a série de trás para a frente: "Temos ainda a maior taxa real de juros do planeta e a maior carga tributária entre os países emergentes, o dobro da chinesa!" Que conversinha é essa de países emergentes? A China é país emergente ou já é a maior potência industrial do planeta? A comparação para ter algum sentido tem de ser mais abrangente. Dados da Receita Federal mostram que a carga é maior em outros países, como Reino Unido (36%), Alemanha (36%), Portugal (37%) e França (43%), entre outros.

Regina Braga

Parece que o Clinton deu um pega no FHC…Agora,o texto parece, que foi escrito pelo Cerra…Não sei,prefiro um país que faça investimentos ,do que um país a beira de um colapso.Até o FMI diz que o risco dos EUA é alto…Qdo se trata dos demotucanos,se gritarem vão prá esquerda,nós corremos prá direita.Sei lá,pode ser um pouquinho de dor de cotovelo.Afinal,nunca vi a abertura do ex-candidato em relação a China.Nem vi a preocupação com o ex-presidente da Vale,nas compras que fez dos navios.Bom,falar não custa nada e pode até render uns troquinhos.

Marcelo de Matos

Vamos continuar o comentário de trás para a frente: "A economia é monitorada pelo Estado. O grau de discricionariedade da política econômica é altíssimo". O iluminado economista quer dizer que os chineses desvalorizam artificialmente o yuan, para aumentar a competitividade de seus produtos no exterior. No Brasil é diferente? O real está apreciado em razão dos altos juros, mas, os grandes conglomerados financeiros não querem nem ouvir falar em baixar mais os juros. Então, o nosso real também acaba artificialmente valorizado. A única diferença é que lá a desvalorização é conduzida pelo Estado e aqui a supervalorização é mantida pelos bancos e seguradoras, ou seja, do stablishment.

Érison Mendonça

Duvido que foi o José Serra que escreveu esse texto. DU-VI-DO!
Lembram da revelação do Wikileaks em que ele disse que desfaria tudo o que o PT fizesse? Pois é, ele disse que aquele não era o estilo dele de falar (mas na verdade tinha a cara dele).
Agora esse ele diz que escreveu esse aí, mas, definitivamente, não tem a cara dele!
Faço do Pedro Bala minhas palavras: Quem escreveu esse texto?

    Marat

    Existem inúmeros escritores-fantasmas (geralmente jornalistas), que escrevem por din din!!!

edv

Alguém na blogosfera já havia previsto o futuro novo papel (êpa!) da careca vazia:
Só erraram o prefixo: de Folha para Estado de São Paulo…

Marcelo de Matos

Eita texto gostoso de comentar! Vou começar pelo fim, ou de trás para a frente: “Negócio da China”, antigamente expressava a possibilidade de alguma pechincha, um ganho extraordinário em cima dos chineses". Continua assim. A Kalunga só vende suprimentos de informática chineses. Há algum tempo comprei um teclado lá e paguei barato. As letras começaram a desaparecer. Fui lá e disse que não queria mais teclado chinês. O vendedor disse: todos os nossos teclados são chineses, mas, eu tenho este aqui, um pouco mais caro, que não dá problema. Comprei o teclado Logitech e uso intensamente até hoje e as teclas não perderam os caracteres. Os comerciantes brasileiros, há bastante tempo, adoram vender produtos chineses. A margem de lucro é muito maior. Isso explica porque exportar manufaturados está cada vez mais difícil. Não são só os comerciantes brasileiros que preferem vender produtos chineses. Se formos ao Uruguai, ou Argentina, é a mesma coisa.

Carlos Motta

Serra faz importante constatação: o Brasil exporta commodities e importa manufaturados da China. Poderia dizer também que a vaca dá leite e o macaco come banana. É o gênio da raça!

Carlos VII

Tudo o que o Serra escreveu pode ser aplicado quando o PSDB era submisso aos EUA. Se Brasil continuasse nos trilhos deixado pelos tucanos, seríamos um Mexico da vida, quebrado, com deficit na balança comercial e tomado pelo tráfico de drogas. Hoje perdemos para a China porque aquele país não segue os mesmo prícípios comerciais do resto do mundo, mas ao menos temos a chance de se sentar na mesma mesa de negociações e debater o problemas, muito ao contrário do que sempre ocorreu com os EUA, ainda mais na época tucana!

André Lima

Que estatal nossa produz maquinário, equipamento de alta tecnologia, ou é dona de mineradora?
"Exportamos minério de ferro, compramos aço…" Culpa de quem? Por interesse de quem?

    Roberto Locatelli

    Muito bem lembrado, André. O Príncipe dos Sociólogos dedou: "o Serra era o mais entusiasmado com a privatização da Vale".

Fabio_Passos

Análise corretíssima!

Este deveria ser o jose serra durante as eleições que passaram… e não aquele fascista repugnante embalado pela revista veja e rede globo.

Pedro Bala

Lanço um desafio aos leitores do Viomundo: descobrir a autoria do texto.

João Luiz Cardoso

Andando, com certo temor, no metrô Butantan-Paulista, notei que as escadas rolantes são da Krupp.
No tempo do Maluf, quando não havia desabamentos do dito, as mesmas escadas eram da Atlas.
Agora o ínclito cavalheiro vem com essa arenga de Preblish, além de hoje no mesmo Estadão dizer que gosta da polêmica e do contraditório ( acho que usou estes termos).
Vá se catar, prefeito 50%!

João Luiz Cardoso

    Henrique

    Quem escreveu o artigo não foi o Serra foi um "ghost-writer". Serra não tem competência nem para fazer conta de dividir (tem um vídeo mostrando). Foi da sua competência que saiu esta dele dizer que para evitar a gripe suina é "só se afastar dos porquinhos" (tem vídeo mostrando)! Isso aí é o verdadeiro Serra e não o artigo, quie apenas assinou!

dukrai

no quarto parágrafo o Vampiro Brazileiro afirma:
"A partir dos anos 1980, porém, em razão de fatalidades da política macroeconômica e da transição mal feita para uma economia mais aberta, ingressamos numa fase de lento crescimento que já dura 30 anos."
daí que eu vou tomar banho e depois um xôpis no Tip Top aqui ao lado.

Daniel Nascimento

Mas afinal: quem é José Serra? Concordo com o PS do Azenha de que o texto trata de questões pertinentes e importantes, mas se um marciano viesse à Terra hoje acharia este senhor um estadista e tanto e não compreenderia como ele perdeu duas eleições.
Se o autor do texto tivesse uma atuação no executivo paulista e um discurso de campanha com 1/3 da direção que o texto segue, muito provavelmente seria eleito. Mas sabemos bem como foi e qual seu estilo na prática. Como diz PHA: bye-bye Serra forever.

    Luiz Carlos Azenha

    É por aí, Daniel. E o FHC, em seu texto "pés no chão", não menciona que o Serra não limpou o rio Tietê por dois anos. Piada…

    Jair

    "e não compreenderia como ele perdeu duas eleições."

    Tudo é um processo. Lula nao perdeu 2 eleições para o FHC no 1º turno de ambas?

    Pois é…

Carmem Leporace

José Serra é PhD em economia por Cornell, de lá sairam 40 nobéis ou mais……

Lula vao começar suas aulas quando mesmo???

    Ivan

    O problema é que para alguém intitular-se profissionalmente como ECONOMISTA faz-se necessário o diploma de bacharel em Ciências Econômicas que, se ele possui, ninguém nunca viu.

    Sei que todo mundo já viu, mas só pra lembrar do talento do "professor" Serra.
    http://www.youtube.com/watch?v=hfFwpHm3tmg

    El Cid

    pede pra troll-lambedora de botas aí acima trazer o diploma dele, Ivan…

    Carmem Leporace

    PhD em economia e professor de uma universidade de onde sairam mais de 40 nobéis.

    Perdeu rapaz….

    Regina Gartz

    Caraca, mulher, tu és muito chata!

    Newton

    Os "nóbeis" brasileiros, como o Serra montaram uma banda (será patrocinada por um "site" famoso) e se chamará IgNóbeis.

    Leider_Lincoln

    Certamente uma pessoa que não sabe calcular uma porcentagem não chegará a ser um dos 40 nóbeis, não é mesmo?
    Perdeu, troll!

    edv

    A primeira AULA que o "analfa" deu ao "PhD" foi na crise de 2008.
    É só ver os vídeos com as previsões e ações indicadas pelo PhD do "tsunami"…
    E o que o "analfa" fez para transformá-lo numa "marolinha"…
    Com o comando e a responsabilidade de fazê-lo na contramão do mundo.
    E cantando a pedra antes…
    Por isso ele é TRI Dr!
    e não um mero Ph(F) Dr. (pffff)

    Esse seu Carmem…

    Marcelo Fraga

    Lula fez um "bico" como professor durante o auge da crise internacional, ensinando aos outros países como se passa por uma crise daquelas sem grandes consequências.
    Enquanto isso, um economista sem diploma no Estadão reclama do protecionismo chinês enquanto ignora o estadunidense.

    Luiz Clete

    O serragio é P…CADê o diploma? Mas para a galera "bem-informada" não precisa de diploma pra ser diplomado. Não se esqueça da aula magna de porcentagem e da explicação da gripe suina!

    Leider_Lincoln

    E por falar em PhD, Carmem, cadê a tal tese, que ninguém nunca viu?

    Celso

    E também um ignóbil: Chirico.

    SILOÉ

    Já começou querida!!! E há muito tempo. Pena que você ficou lambendo as botas do Serra e do FHC e perdeu o bonde da História, mas não se desespere, ainda há tempo para a sua recuperação.

Horta

O que acho do Serra é que ele têm a mesma forte têndência de FHC, só que dependência ao norte, ele deslocou o núcleo da dependência à ásia. É diferente, o Brasil com os Brics é um emergente, haja visto a providência do expurgo à Agnelli para se traçar relações menos imperialistas. Os novos imperialista do mundo, seram os Brics, por população e território é só se articularem, como Dilma vem fazendo. Serra está com inveja, como FHC e todo o PSDB.

    Carmem Leporace

    Parece que tu não sabe … mas só pra teu governo.. quem inseriu a letra B de Brasil nos BRICS, foi Fernando Henrique Cardoso…. tchau rapaz…

    Cleverton Silva

    FHquem???

    M. Edgard

    Já vai tarde. Sua ausência vai preencher um enorme vazio.

    Regina Gartz

    Tchau, mala…

    Leider_Lincoln

    Como ele inseriu, troll? Com o apagão de 9 meses? A dívida de 70 bilhões? O rebaixamento do Brasil de 9ª para 14ª economia do mundo no seu governo? Com chanceleres tirando sapato para entrar em países do G7? Nos explique!

Gerson Carneiro

Só um PS meu: então tá tudo dominado, é? FHC na Folha de São Paulo e Serra no Estadão. Humhumhum…

    Celso

    Gerson,
    A promiscuidade do PIG é capaz de criar esse tipo de troca-troca. E não é homofobia.

Susana Gomes Pinho

Santíssima! Sangue de Jesus tem poder. Quer dizer que a Folha não o quis? ehehheheeh

Rios

Redação Portal IMPRENSA Publicado em: 14/04/2011 15:06

Caio Blinder chama rainha da Jordânia de “piranha” e gera crise diplomática ao Brasil

Um comentário do jornalista Caio Blinder, durante o programa “Manhatan Connection”, da Globo News, em que chama a rainha Rania da Jordânia de “piranha”, gerou protestos por parte da embaixada do país no Brasil. “Politicamente, ela [Rania] e as outras piranhas são intragáveis. Todas elas têm uma fachada de modernização desses regimes – ou seja, não querem parecer que são realeza parasita e nem mulher muçulmana submissa. Isso é para vender para o Ocidente, enquanto os maridos estão lá, batendo e roubando”, declara Blinder, segundo informa a jornalista Cristina Lemos. O comentário não agradou Ramez Goussous, embaixador da Jordânia no Brasil, que enviou ao Itamaraty nota verbal formalizando protesto contra o comportamento do jornalista. A embaixada exige retratação de Blinder durante o programa e ainda ameaça processar a Rede Globo. http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_n

    Maria

    Aprendeu com o Marcelo Madureira.

José

Serra manipula os fatos. Não só o Brasil, mas o mundo todo hoje depende do vigor econômico chinês. Quanto as exportações, nós precisamos agregar valor as nossas, mas o fato das nossas exportações de bens primários ter aumentado, não significa que não estamos seguindo por esse caminho. O Brasil derrubou o juros entre o governo FHC e Lula, investiu em universidades e simplificou a vida de empreendedores com novas leis tributárias (que ainda estão longe de ser boas). Por fim, mesmo nossas exportações de bens primários, possui muito valor agregado. A Embrapa faz um trabalho de pesquisa e desenvolvimento ímpar no mundo, temos uma tecnologia agricula que supera as de primeiro mundo.

Pimon

PORCARIA!
Lenga-lenga de um economista sem diploma.
Estranho comportamento…quando questionei a compra de XSTRATA pela VALE, antes do veto, VI O MUNDO não publicou!
Mas Lula leu, bastou!

    Carmem Leporace

    Serra não é economista, ele é PhD em economia, você tem razão viu.

    Tarso H. Oliva

    Serra é realmente PhD: Press here Dumb.

    Regina Gartz

    Sai fora, chatona…

    ZePovinho

    A tese,até hoje,não apareceu……

    Luiz (o outro)

    Nem o diploma…

    edv

    Entendi, seu Carmem: vc está se repetindo aqui com o tal "Ph", com o som de "F", né?
    Parece um papagaio amestrado,
    Se tentar voar, fica pendurado na correntinha do poleiro, né?
    Chirico é PhD em bolinha "nos Corn…s".
    E em porcontagem primária…. (vc parece que estava na sala desaprendendo com o Fd)
    Seu F…D tem que ser muito BURRO pra falar e fazer as asneiras que fala por aí,
    Já o "northeastern, não dá aula (errada) em ensino básico, ou "universidades Cornells".
    Dá aulas pro MUNDO!
    Hehe

    Gerson Carneiro

    Aula com o professor Serra, o Economista.

    [youtube U6r7PqGt_8k http://www.youtube.com/watch?v=U6r7PqGt_8k youtube]

alcides

Serra está muito preocupado com a China. Bom que seja assim, pois mostra que ele pode ter se arrependido de explodir o Mercosul e ingressar na alca. O problema é que eu não acredito.

Deixe seu comentário

Leia também