Zé Dirceu: “Veja requenta denúncia apenas para dar vazão à sua baixaria”
Tempo de leitura: 3 minA Veja desta semana, que chegou nesta manhã às bancas e aos assinantes, traz uma matéria sobre a administração da Prefeitura de Maricá (RJ), o fato de a cidade se situar na área do pré-sal, os royalties que tem recebido em decorrência dessa sua localização geográfica e como eles, segundo a visão da revista, têm sido aplicados.
Gratuitamente, apenas para dar vazão à sua baixaria e sem nenhum fundamento a não ser a chamada “forçação de barra”, inclui meu nome em toda a matéria. Tenta justificar o fato com o argumento de o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo de Maricá, Marcelo Sereno, ter trabalhado comigo no período em que fui ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.
Ao tentar envolver-me em denúncias que apresenta aos seus leitores como sendo de sua autoria, Veja simplesmente plagia notas na mesma linha já publicadas no blog do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) e que eu também já contestei. Quer dizer, dá uma matéria atrasada, antiga, tenta esquentar e requentar assunto velho e já devidamente esclarecido, com o qual nada tenho a ver.
A matéria de Veja e as denúncias nela contidas nada têm a ver comigo. Nunca fui a Maricá, não participo da vida política do município e não tenho nenhuma relação com sua administração.
A propósito, para que vocês vejam a falta de fundamento desse assunto, publico nota divulgada pela Prefeitura quando a mídia começou nessa linha e quando da primeira denúncia a respeito da administração de Maricá, esta veiculada pelo telejornal RJ TV da Rede Globo.
Nota da Prefeitura
Com relação a matéria publicada no telejornal RJ TV da Rede Globo, na noite do dia 24 de maio e na manha do dia 25, sobre o aluguel de um prédio e um galpão em terreno de mais de 5.000 metros, na beira da Rodovia Amaral Peixoto, cabe esclarecer os seguintes pontos:
1- O valor do aluguel pago pela prefeitura por um prédio, um galpão e o terreno de mais de 5.000 metros a beira da rodovia foi alvo de laudo de técnicos de três profissionais independentes da área imobiliária e estão, inclusive abaixo do preço praticado pelo mercado. Como a própria reportagem demonstrou terrenos semelhantes e sem qualquer área construída, tem valor de aproximadamente 3,5 milhões de reais, o que pelo mercado ensejaria um aluguel de mais de 30 mil, superior ao contratada
pela prefeitura;
2- O prédio, o galpão e o terreno são utilizados desde o inicio de sua contratação pela Secretaria Municipal de Transportes, que devido a construção do Centro Cultural Henfil e do Cinema Publico, transferiu para lá toda a sua área administrativa, alem de fazer ali as vistorias em ônibus, vans, taxis, transporte escolar etc… E guardar material apreendido;
Apoie o jornalismo independente
3- A Secretaria Municipal de Segurança esta aguardando a definição do projeto de construção da Central de Monitoramento do município através de Câmeras de Segurança para transferir para lá sua sede;
4- Aquele espaço também esta destinado ao DETRAN, para que sejam feitas as vistorias dos automóveis, já que há 2 anos estamos pedindo a eles que desocupem o terreno no Centro, onde também funcionava a Secretaria Municipal de Transportes, e onde, como ja disse, estamos construindo o primeiro Cinema do município e um Centro Cultural;
5- Os procedimentos de contratação do aluguel foram feitos no estrito respeito a legalidade, baseados nas normas do inciso X, artigo 24 da Lei 8.666, que rege as contratações no serviço público, alem da deliberação 245.07 do Tribunal de Contas do Estado;
6- A respeito das denuncias que versam sobre a profissão do dono do imóvel ou de compras imobiliárias por ele realizadas antes do aluguel do mesmo, não cabe a quem aluga acompanhar ou saber das atividades do dono do imóvel. O município vem a décadas com um cadastro de imóveis desatualizada, que só agora vem sendo revisto, conforme decreto por mim publicado
7- Mas mesmo assim, para que não paire dúvidas sobre nosso compromisso com a lisura, instaurei uma Tomada de Contas para apurar os fatos. Nosso governo tem absoluto e inequívoco compromisso com os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, transparência, publicidade e eficiência.
Comentários
abolicionista
O Zé Dirceu está coberto de razão! O texto é excelente! Abaixo os carcamanos da mídia!
carlos dias
Pessoal, perai… O PT não é perfeito!! Caramba!! O PT é muito cobrado. Ok, podem cobrar… Mas tenham calma! O pt não tem cacique mandando, então as coias são um pouco mais lentas.. o partido se move meio vagarosamente… Mas isso faz parte da própria estrutura democrática e intelectual a que ele se propôs… Deixem desse histerismo. O PT fez muito e fará ainda mais, mas ele tem que vir unido, consciente , compacto.. sempre foi assim e continuará sendo.. A ley dos médios sairá.. mas é preciso entender que os termos de uma lei de tal envergadura não são alinhavados assim com essa urgência (que o assunto merece, é claro) mas, infelizmente, só temos o pt.. ninguém cobra isso dos outros partidos, que deveriam igualmente contribuir com uma lei de tamanha importância!! Po!! Vamos ser equilibrados.. Assim acabamos feito o PIG que aponta o pt como responsável quando age e quando não age… Vamos manerar nessas críticas… o PT precisa de nossa ajuda, criticas construtivas são necessárias… Mas eu creio que o pt por tudo que fez e por tudo que ainda está disposto a fazer merece respeito e um voto de confiança.. o PT no governo levou 10 anos para arrumar a casa e pôr os juros no patamar correto… cada coisa a seu tempo… Bem, devemos cobrar sim, sempre! Mas sejamos razoáveis…
Julio Silveira
Discordo, tem caciques sim.
Senão como explicar a forma com que a Marta foi alijada da disputa pela prefeitura? Veja, não avalio pela simpatia, gosto bastante do Haddad, mas que a forma foi autoritária de cima para baixo, isso foi, e deixou sequelas, só para ficar por ai. Existiram outras demonstrações de caciquismo. Tenho simpatias pelo PT, mas admita, ele já foi muito mais interessante. Acho que o convivio com os adversários, muitos hoje aliados, o levou, como que por osmose, a incorporar hábitos no minimo contraditórios. Pedir compreensão por que? Entendo você, demonstras ser filiado ao partido, mas simpatias a parte, como eleitor, não posso esperar outros cem, duzentos anos para uma real transformação em meu país, que garanta avanços definitivos para nossa cidadania, sem possibilidades de retrocessos, como constuma ocorrer por aqui. Muitos, como eu, talves não tenhamos mais que vinte, trinta anos de vida. É muito tempo para se chegar ao fim da estrada e perceber que só se trocou um lero por outro, com um pouco mais de enfeite.
Carlos Mangino
Se o PT tivesse caciques, a Marta com certeza seria um deles(uma cacica?), o resto é lero lero.
altamiro
Um ponto chave citado por nosso colega é a cobrança centralizada e exacerbada sobre o PT, devemos cobrar é claro, mas até para tornarmos a coisa democrática, deveremos manter uma mesma postura de cobranças frente aos outros partidos que igualmente ao PT, tiveram um aval da população para alí estarem, aval este concedido frente a milhares de promesa de alguma ação efetiva para resolução dos problemas de nosso país, e não apenas promessa de cobrança sobre o atual governo.
Cobranças frente ao PT a muito se tornou uma especie de zona de conforto para politicos e partidos sem ações e sem projetos de governo, que visam assim passar para a população desinformada e confusa, uma imagem distorcida de sua atuação apática e ociosa em um dos momentos históricos da nossa história politica.
Hélio Pereira
Ninguém mais que José Dirceu quer ver o Julgamento deste “mensalão”,Dirceu sempre esperou este momento pra provar sua inocência e recuperar seus Dreitos Politicos,que lhe foram tirados por pura articulação Politica da dupla DEM/PSDB que imaginavam com isto destruir o Gov Lula.
O Congresso fez uma cassação Politica,onde não é preciso Provas pra se punir ou absolver alguém,basta o cara se indispor com a maior parte do Congresso e o Parlamentar “dança”,foi o caso de Dirceu!
No Supremo,Dirceu sera julgado com as Provas contidas nos autos,vai ser um julgamento tecnico e não com a língua da VEJA/DEM/PSDB/PPS/Folha/Estadão/Isto é/Globo…etc.
lulipe
Caro Hélio, você também acredita que na noite de natal um bom velhinho deixa um presente embaixo de sua cama, se você tiver feito boas ações durante o ano???Ingenuidade demais faz mal, não avisaram você???
jandui
Lulipe,
e você, acredita em quê?
Em mentiras forjadas por um tal de Cachoeira com apoio da grande mídia?
Em mentiras que, contadas cansativamente, se tornam verdades?
Em acusações sem provas?
Estão te enganando.
Posso te afirmar que o seu papai noel não existe, meu caro.
abolicionista
Caro lulipe, será que alguém aqui do site acredita que você não seja pago para trolar por aqui?
Julio Silveira
Para mim, a cada dia que passa o Zé Dirceu mais me lembra a esfinge.
Fabio Passos
Como rupert civita vai conseguir explicar as ligações da revista veja com carlinhos cachoeira?
Não vai.
É por isso que a veja está despejando toneladas de esgoto em seus leitores… difamando sem pudor.
Incapaz de explicar seu envolvimento com o crime organizado… a veja está fazendo ataques desesperados porque não tem outra forma de se defender.
rupert civita continua chamando os leitores de veja de imbecis.
Dalva Maria
Roberto, concordo com seu comentário visto que o PT cedeu, conchavou com a direita, fez acordos e nunca saiu da condição de ” partido corrupto” pelas oligarquias midiáticas. O julgamento do mensalão este ano trará danos irreparáveis ao PT, julgamento este protagonizado pelos meios de comunicação e tido como “o maior escândalo acontecido no Brasil”. Nós sabemos que, se existisse regulação dos meios de comunicação, essa barbárie cometida contra um partido que colocou o Brasil nos trilhos do desenvolvimento e que justamente por isso vem sendo barbarizado, com certeza o Brasil seria um país mais justo e viveríamos, de fato, numa democracia. Enquanto a imprensa tocar música de uma nota só, nós temos duas saídas: ou continuamos apanhando, calados, sem reação e insubordinação, com o grito preso, como se de fato somos os mais corruptos e “na melhor das hipóteses”, nosso partido é igual aos outros, ou então partimos pra cima com denúncias já comprovadas, sem medo de revanche, provando que a imprensa brasileira é corrompida e partidária. Que setores da mídia, a exemplo de Veja, tem envolvimento explícito com a quadrilha de Cachoeira e por conta desse envolvimento, pra desviar o foco da CPI, vem pressionando o Supremo a julgar o mensalão antes das eleições municipais. Vamos gritar para o país inteiro ouvir que o mensalão mineiro, a lista de furnas, a privataria tucana, o envolvimento de Gilmar Mendes com Demóstenes, o engavetamento do Gurgel, as propinas do Rodoanel…e outras falcatruas dessa direita hipócrita,enfim, que esses fatos, já comprovados, demonstram por si só a insignificância do mensalão petista. A CPI do Cachoeira não deve poupar ninguém e sem acordos esdrúxulos com essa direita inescrupulosa a CPI deve levar os trabalhos com seriedade pois, se essa investigação parar próximo a uma pizzaria, o Brasil perderá sua credibilidade e a vergonha na cara….ai sim terei que admitir, com muita tristeza, que o PT é sim, igual aos outros partidos. Enquanto isso, vamos torcer para que o Supremo, se não vai mesmo protelar esse julgamento, então que julgue com isenção e que DECLARE ZÉ DIRCEU INOCENTE.
carlos dias
O pt não se aliou a nada disso! Isso que voce escreveu é falso. Seja honesta em suas declarações.
Dalva Maria
Meu caro tenho 25 anos de filiação e militância no PT e não pretendo desqualificar o meu partido em momento nenhum. O PT é diferente de todos os partidos justamente pq permite o debate em suas instâncias. Só que, em determinados momentos, ele age contrário aos anseios de sua militância. Quer um exemplo? A CPI da Privataria, que no retorno do recesso em fevereiro nada se falou, nada foi feito e o requerimento permanece guardado na gaveta do Marco Maia. Além do que, vários parlamentares petistas deixaram de assinar o requerimento de instauração da CPI. O prazer que a militância sentiria ao ver José Chirico numa CPI tendo que explicar seu envolvimento e de sua filha Verônica com lavagem de dinheiro, não tem dinheiro que pague. Seria fim de linha para Serra. No entanto, a CPI foi abortada pelos parlamentares petistas. E eu gostaria sim de entender os motivos, que devem ser sérios, para esse “acovardamento”.
ricardo
Julgue com isenção, desde que o resultado inocente o Zé!
jandui
Mais ou menos isso, Ricardo.
O processo não tem nada que prove mensalidades para apoiar projetos do governo muito menso provas contra José Dirceu. Logo, se houver isenção, ele será inocentado.
E tem mais: esso processo vai rescucitar o maior bandido de todos os tempos no Brasil. Quem será? Cachoeira? Não. É aquele que recebeu dois habeas corpus Canguru. Ele mesmo. O Sr. Dantas.
É o tiro do PIG sainda pela culatra.
E eu rio…
Ary
Precisamos compreender qual conjuntura histórica e política permitiu o surgimento do Partido dos Trabalhadores, a fim de que possamos entender as diferenças entre “aquele PT e o atual PT”. Não são apenas as pessoas que constroem e dirigem o partido segundo apenas as suas vontades. O partido é construído de acordo com a realidade que se apresenta. Entendo que o partido só consegue ser vanguarda num claro processo de inssurreição. Caso contrário – o nosso caso – ele precisa ser tencionado a todo o instante. E o José Dirceu faz isso muito bem. “Aquele PT” surgiu a partir de um movimento político, sindical e estudantil que dificilmente se repetirá. O partido teve o privilégio de ser construído por militantes e grandes teóricos (inclusive preconizadores da luta armada e da inssurreição das massas) que estavam no exílio. Se o atual PT fosse construído hoje, ele teria muito mais a cara do ministro “São Bernardo” (gordo, dócil e brincalhão), do que a pedagógica face revoltada de Paulo Freire, por exemplo. E vamos combinar que é muito mais fácil, do ponto de vista da radicalidade, construir um partido de esquerda sob uma ditadura do que sob um democracia burguesa.
Emanoel C Neto
A pergunta que não quer calar, Isso é democracia? é uma vergonha os poderes brasileiro. Presidenta Acorda. O Judiciário não cumpre as Leis simplesmente ele as inventam para o bem dos poderosos não vamos deixar que o 4º Poder mande no Brasil vamos a Rua já.
lulipe
Esse é aquele que o Procurador-Geral denominou, na denúncia do mensalão, de chefe de quadrilha????
Francisco
O pior é que a Veja nem mesmo serve para embrulhar peixe.
Roberto Locatelli
Que bom perceber que José Dirceu, finalmente, abriu os olhos para a realidade e, em seus artigos, tem reconhecido que a mídia rentista, o PIG, é o principal inimigo.
Há 30 anos atrás ele era o mais entusiasmado defensor do “marketing político”. Ele dizia que o PT tinha que abandonar seu radicalismo para, assim, aparecer bem nos jornais e encantar a classe média e a mídia que ela lia / assistia.
Hoje, com o PT já tendo feito toneladas e toneladas de concessões à direita, tendo inclusive abandonado suas raízes no movimento social, constata-se que as elites reacionárias dedicam ao partido o mesmíssimo ódio de classe.
Então, a solução é o PT retornar a suas origens e voltar a ser um partido de luta. A começar pela luta contra o PIG e pela democratização das comunicações.
Maurilio Gadelha
O crime do ex-desafeto da ditadura, Zé Dirceu, foi levar o PT a aumir os valores poliicos da Direita. No Ceara o PRONAF, funciona com os mesmos principios da UDR, Revista Epoca. O financiamento de campabha do ZÉ Nobre Guimarães em nada se diferencia do financiamento da canpanha do também Zé Agripino Maia e comparsas, sen valar no notavél ZÉ SERRA.
pperez
Concordo em genero numero e grau.
E a primeira ação deste retorno aos velhos campos do bom combate, seria um fraterno, mas bem dado pontapé, nos fartos gluteos do aprendiz de tucano Paulo Bernardo!
jandui
e eu não concordo em gênero nem número nem ‘degrau’.
O projeto de poder do PT foi idealizado por Dirceu. Esse projeto tirou o PSDB do poder e, de quebra, tirou também 30 milhões de brasileiros da miséria.
Isto é Política com P maiúsculo.
Marianne (Serrote)
É que agora que os “repórteres investigativos” da Veja estão indisponíveis, a redação precisa encher as páginas com alguma coisa, afinal, precisam justificar, pelo menos em parte, os recursos extraídos do bolso do contribuinte paulista, através do tal convênio que adquire essa duvidosa publicação para distribuição nas escolas estaduais.
Deixe seu comentário