Sul21 envia novo pedido a Lewandowski para entrevistar Lula: Ofende a liberdade de imprensa e direito do preso

Tempo de leitura: 2 min
Carlos Humberto/SCO/STF

Sul21 envia novo pedido a Lewandowski para realizar entrevista com Lula

Sul21

O Sul21 Mídia Eletrônica S.A enviou na noite desta terça-feira (2) a reclamação 31.965 ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que seja atendido o requerimento inicial encaminhado pelo veículo ainda no mês de julho à Justiça Federal em Curitiba.

O Sul21 encaminhou, dia 24 de julho, uma petição à juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, pedindo autorização para que solicitar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a concessão de uma entrevista em dia e horário a serem definidos.

A juíza não examinou o mérito do pedido, rejeitando-o em bloco juntamente com outros pedidos de entrevista. Lula está preso desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

A reclamação assinada pelos advogados Paulo Petri, Tarso Genro e Agda Meneguzzo sustenta que a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, em favor da suspensão liminar decidida pelo ministro Luis Fux,

“tem um grau de generalidade inaceitável e só poderia ser aplicável, nos termos em que foi posta, se a mesma fosse instituída como Súmula, já que passa a “regular” matéria constitucional de grande abrangência, chocando-se inclusive com o Preâmbulo da Constituição, ofendendo a liberdade de imprensa e o direito do preso a comunicar-se com o mundo externo”.

Por essa razão, acrescentam,

“a decisão ora atacada deve ser considerada válida somente em relação ao caso concreto que provocou a decisão excepcional, não devendo -por elementar senso de Justiça- ser estendida a diferentes situações de natureza processual e material”.

O pedido do Sul21, afirmam ainda os advogados, “é específico, diferentemente dos demais ajuizados, pois, no seu requerimento inicial ao Juízo de execução, o requerente se limita a postular que o réu preso seja apenas questionado, se “aceita” ou não, conceder a entrevista, que se configuraria, portanto ato preparatório à concessão da mesma, a qual seria solicitada formalmente à autoridade competente do Juízo de Execução, no momento oportuno”.

Em função disso, os advogados pedem a Lewandowski o cumprimento da sua anterior determinação, de que o réu preso seja indagado se aceita, ou não, conceder entrevista a este jornal eletrônico e, em caso de concordância, a mesma seja realizada.

Leia também:

Haddad recebe cinco mil denúncias de fake news


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Arnaldo Costa

Fux é o maior canalha de todos: A fala dele que a entrevista de Lula irá provocar danos à democracia? Não seria o contrário? Ele não falando é que há danos para a liberdade de expressão e a democracia. Esse canalha picareta só pensa no que pode beneficiar o seu candidato? Foi assim que fez também ao apoiar a quadrilha de Temer? Olha o tamanho do dano que causou… Não seria mais acertado esse safado estar preocupado com o dano da ilegalidade do vazamento do depopimento de Palocci? Está tudo domiando pelo fascismo e a máfia demotucana!

claudio

O stf SÓ CONCEDERÁ ENTREVISTA DO LULA, QUANDO O brasil virar uma síria, ou algo parecido. stf com letras minusculas sim, POIS É ISSO QUE ELE SE TORNOU.

Maria Vicência de Lima bonolo

A MÁFIA DO SUPREMO ESTA….. VISÍVEL EM TODO O PAÍS.

Deixe seu comentário

Leia também