Stédile: O que se busca é subordinar o Brasil a Washington; veja o discurso

Tempo de leitura: 3 min

Dilma terá que governar com movimentos sociais, dizem lideranças em ato no Rio

 Vladimir Platonow — Repórter da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff, após superar o processo de impeachment, deverá governar dando mais importância aos movimentos sociais. A tese foi defendida na noite desta segunda-feira (4) por diversas lideranças políticas, artísticas e religiosas, reunidas em um ato contra oimpeachment intitulado Brasil Pela Democracia. O encontro ocorreu no Teatro Casa Grande, tradicional palco de lutas e resistência histórica contra a ditadura militar, na zona sul do Rio.

O teólogo e escritor Leonardo Boff disse que Dilma deve fazer uma coalizão com os movimentos sociais, em sintonia com as demandas que vêm das ruas, por avanços no campo popular.

“A Dilma terá que mudar e governar com os seus aliados que estão aí, que são uma rede imensa de comunidades, o que será uma chance de organizarmos um futuro diferente para o nosso país. É possível [o fortalecimento do governo] se ela fizer outro tipo de coalizão, não a partidária, pois essa ela vai ter que fazer, para funcionar minimamente o governo. Mas a grande coalizão tem que ser com os movimentos sociais, que apoiam as mudanças para responder aos gritos da população, que não quer mais saber de uma política de negociatas, mas a refundação do Brasil em novos valores, que colocam o bem comum no centro e não a macroeconomia capitalista”, disse Boff.

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse que o Brasil vive uma grave crise econômica, política, social e ambiental, mas que o governo é apenas uma peça neste processo. “Os capitalistas brasileiros e internacionais querem sair da crise aumentando suas taxas de lucro e para isso precisam tirar direitos dos trabalhadores e voltar com o processo de privatização das elétricas e do pré-sal, rasgando a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]”.

Segundo o líder do MST, não será aceito nenhum tipo de golpe político. “Não podemos aceitar nenhum golpe no país, mas ao mesmo tempo achamos que as forças de esquerda têm que discutir um projeto. Não basta defender a democracia e evitar o golpe. A esquerda e os movimentos populares precisam apresentar propostas de como sair da crise. E tudo isso tem que ser feito nas ruas.”

Stédile disse que, caso a direita consiga consolidar o impeachment, os movimentos sociais irão imediatamente ocupar as ruas. “O MST e todos os movimentos populares vão para as ruas, ficar em vigília permanente para inviabilizar o golpe. Não basta eles tirarem a Dilma e colocarem o Temer. Isso não é solução para nada. Nós estaremos mobilizados para que não haja ruptura da democracia no Brasil.”

Presente ao ato, o ex-governador gaúcho Tarso Genro, que ocupou vários cargos no governo Lula, inclusive o de ministro da Justiça, disse que o momento atual é de resistência democrática e defesa do estado de direito. “O Brasil vai ser outro, não se sabe qual, depois da votação do impedimento da presidenta. Se nós superarmos esta etapa, temos que reconstruir politicamente o campo democrático, popular e da esquerda, para dar sustentação ao que deve ser um novo governo. Esta é a expectativa dos movimentos sociais e do campo político da esquerda: que o governo mude e para melhor”.

Também participaram do ato as atrizes Bete Mendes e Teresa Seiblitz, a cantora Beth Carvalho, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, o presidente estadual do PT e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, o babalorixá Ivanir dos Santos, entre outros.

Veja também:

Janaína, cover do Iron Maiden


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
As Falcatruas Norte-Americanas no #PanamaLeaks
.
Por Romulus, no GGN
[…]
Divulguei no twitter um programa de quase três horas (!) que foi ao ar na última terça-feira à noite na TV estatal francesa (canal France2) sobre os Panama Papers.
.
Nos dias seguintes o mesmo canal veiculava comercial comemorando
a excelente audiência de quase 4 milhões de pessoas
que acompanhou o programa até quase a meia-noite.
.
Além da hashtag com o nome do programa, #cashinvestigation,
ter ficado no número dois dos trending topics mundiais do twitter
durante a sua exibição. Meus parabéns!
.
Como reconhecimento do trabalho excepcional do programa,
que costuma levar ao ar investigações que duram 2, 3 anos,
compartilho no post nada menos que a edição “Panama Papers”
do “Cash Investigation”. Sim, meus caros. Subiram o vídeo
do programa para o canal no youtube já no dia seguinte.
.
Como escrevi nesta semana em comentário ao artigo de Pepe Escobar (*)
sobre os Panama Papers no GGN (ah, tinha que ser o rei da conspiração mesmo!),
a tese de que antes de chegar ao Consórcio tais documentos passaram pelas mãos
de autoridades americanas não se restringe mais aos círculos ‘teoria da conspiração’ da internet.
.
Isso porque a respeitada e seríssima jornalista Élise Lucet,
âncora do programa francês a que me refiro,
afirmou isso com todas as letras
diante do Ministro de Estado das Finanças da França
e de representante da OCDE. Os dois estavam ao vivo no estúdio,
dado o peso do programa e a repercussão esperada.
Foram para debater a longa matéria que acabara de ir ao ar.
.
Acostumada a confrontar cara a cara Presidentes, Primeiros-Ministros
e Comissários Europeus, a experiente jornalista não se intimidou
diante do tema sensível da origem americana dos documentos.
.
Na verdade foi além:
disse que os EUA pagou pelos mesmos
(yes, baby! Good old US dollars!)
e confrontou o Ministro a sua frente a esse respeito.
.
Não temos como daí concluir que a versão
que chegou ao Consórcio de jornalistas
foi necessariamente “editada”.
Mas, dada a revelação, é forçoso reconhecer,
pelo menos dali em diante, que os documentos
antes passaram sim por mãos americanas.
.
Élise Lucet deve saber do que fala. Afinal ela e sua equipe
são membros do Consórcio desde o início.
.
O programa apresenta, inclusive, diversas reuniões de pauta do Consórcio na Alemanha,
devidamente registradas pela equipe. Lá vemos repórteres de todo o mundo.
Talvez Toledo e Fernando Rodrigues, do UOL, estivessem no meio da multidão.
.
*(http://jornalggn.com.br/noticia/a-danca-do-vazamento-limitado-dos-panama-papers-por-pepe-escobar)
.
Íntegra em:
.
(http://jornalggn.com.br/blog/romulus/atencao-cautela-com-os-panama-papers-imprensa-brasileira-por-romulus)
.
.

Julio Silveira

Já acreditei e respeitei muito o MST, mas hoje acredito que sua cumplicidade no aceite as mudanças paradigmáticas promovidas no principal partido do governo, seu aliado, retirou muito de minha expectativa quando a honestidade de proposito de seus lideres. Um movimento que deveria ter se mantido dentro dos princípios que o nortearam em tempos de governos de oposição refluiu, silenciou, acarneirou-se para atender a interesses políticos do governo e dos lideres do grupo.
Infelizmente os carentes de terra que fazem parte da organização, acreditando no ideal de possuírem local para produzirem, estão sendo usados por um grupo de fariseus, políticos, como massa de manobras para seus objetivos nada altruístas.

    PEDRO SANCHES

    Mentiras editoriais: o “resumo equilibrado dos fatos” e o “espectro plural de opiniões” da Folha
    por João Feres Jr
    No artigo da semana passada fiz uma defesa circunstanciada da necessidade de se promover um boicote aos grandes meios de comunicação em nosso país, particularmente por parte dos intelectuais e acadêmicos que colaboram dando opiniões, dados, análises e, frequentemente, escrevendo artigos inteiros para estas empresas, geralmente de graça. O argumento é simples e direto. Estes meios de comunicação se converteram em verdadeiros panfletos marrons cujos artigos, reportagens, colunas e editoriais têm por finalidade precípua corroer a legitimidade das instituições políticas e atacar o governo e as forças políticas progressistas, criando assim ambiente propício para um golpe de Estado

    52- Por Jorge Rebolla
    Pobres dos países que possuem em seu interior traidores em quantidade para transformá-los em ruínas. Infelizmente o Brasil os possui. Incapazes de raciocinar além dos seus mais baixos instintos. Bandos que desconhecem o sentido de Pátria. Fantoches por vontade própria. Como na Ucrânia, na Líbia e na Síria. Criaturas que expõem o seu interior decomposto, movidas por preconceitos atávicos. A eles aliam-se midiotizados acreditando que serão aceitos, mas não têm o mérito de possuírem ancestrais que garantem o acesso às melhores ocupações e salários. São vistos pela classe diferenciada como vermes e após a instauração da nova ordem serão reconduzidos ao lugar e ao estado que sempre lhes foram destinados. Novamente à senzala da periferia e aos grilhões da miséria. Shoppings, aeroportos, carros nada disto será para eles.
    53- http://limpinhoecheiroso.com/…/dos-eua-o-tiro-fatal-nas-em…/
    http://limpinhoecheiroso.com/2016/04/05/dos-eua-o-tiro-fatal-nas-empresas-envolvidas-na-lava-jato/
    ESTES GOLPISTAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO OU SEJA OS JOAQUINS SILVÉRIOS DOS REIS ENTREGANDO DE BANDEJA NOSSA SOBERANIA NACIONAL. ESTES CRIMINOSOS DE LESA-PÁTRIA TÊM SER PRESOS E EXONERADOS DE SEUS CARGOS, ESTÃO ATUANDO CONTRA A PETROBRAS, CONTRA AS NOSSAS EMPRESAS NACIONAIS E CONTRA A NOSSA SOBERANIA NACIONAL, E CONTRA OS CONTRIBUINTES QUE PAGAM SEUS ORDENADOS OU SEJA TODOS NÓS, NÃO É PRA ISTO QUE SÃO CONTRATADOS. DEVEM ESTAR COM OS BOLSOS CHEIOS.
    LEIAM TODA A MATÉRIA VALE MUITO A PENA PARA NOS ESCLARECERMOS, PARA SABERMOS COM QUEM ESTAMOS LIDANDO. Esquema geopolítico de cooperação internacional, por trás da Lava-Jato, começa a ficar mais nítido
    Via Jornal GGN em 24/3/2016
    Os Estados Unidos têm uma legislação que trata de corrupção de empresas no exterior, chamada Foreign Corruption Practices Act. Ela permite que aquele país processe qualquer companhia estrangeira por atos de corrupção executados fora do território norte-americano. Para isso, basta apenas a empresa ter algum vínculo com os Estados Unidos, mesmo que pequeno.
    Foi por meio da “FCPA” que a justiça norte-americana puniu dirigentes da Fifa, ano passado. Agora a mesma legislação deverá ser aplicada contra empresas brasileiras condenadas na Operação Lava-Jato.
    A informação é da BBC Brasil, que entrevistou o ex-assessor da Casa Branca Joel Velasco. Ele trabalhou como o ex-vice-presidente Al Gore e serviu como conselheiro sênior na embaixada norte-americana no Brasil no governo Bill Clinton.
    Segundo Velasco é questão de tempo as autoridades norte-americanas começarem a processar companhias brasileiras. Já há algum tempo procuradores norte-americanos e brasileiros trocam informações sobre a Lava-Jato. Em junho de 2015, por exemplo, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot foi até os Estados Unidos pedir informações sobre a corrupção da Fifa e retornou com informações de corrupção na Eletronuclear, após um encontro com o advogado do Departamento de Justiça norte-americano, ligado a um escritório de advocacia que atende o seguimento nuclear nos EUA.
    Com as informações novas, contidas nesta entrevista, o esquema geopolítico de cooperação internacional, por trás da Lava-Jato, começa a ficar mais nítido.
    EMPRESAS PEGAS NA LAVA-JATO RESPONDERÃO NOS EUA, DIZ EX-ASSESSOR DA CASA BRANCA
    João Fellet, via BBC Brasil

    NÓS ESTAMOS ENXERGANDO ISTO DESDE QUE AS MÍDIAS GOLPISTAS NOTADAMENTE A GLOBO COMEÇARAM A DEFENESTRAR SEM MOTIVO ALGUM O GOVERNO FEDERAL, A MAIS DE 10 ANOS E QUANDO SURGIU O LAVAJATISMO MIDIÁTICO AÍ PASSAMOS A ENTENDER MELHOR O TRAMA, AS MÍDIAS INJETARAM O ÓDIO GRATUITO CONTRA O GOVERNO FEDERAL E CONTRA OS QUE O APOIAM E AÍ CRIARAM O CLIMA NECESSÁRIO PRA O CRIME SE Dar NÃO SÓ CONTRA O PT OU O GOVERNO FEDERAL MAS SEM UM MÍNIMO DE RESPEITO A NOSSA SOBERANIA NACIONAL E A MELHORA DA QUALIDADE DE VÍDA DO NOSSO POVO COMEÇARAM A FECHAR AS NOSSAS EMPRESAS NACIONAIS QUE FAZEM FRENTE AS MELHORES DOS DITOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E A DAR PREJUIZOS A PETROBRAS GERANDO COM ISTO DESEMPREGO EM MASSA, COLOCANDO A CULPA EXCLUSIVA DA NOSSA ECONOMIA TER CAMBALEADO NO GOVERNO FEDERAL. SÃO BANDIDOS A SERVIÇO DO SISTEMA GEOPOLÍTICO CAMPITANEADO PELOS AMERICANOS . MINIST. PÚBLICO ESTÁ TOTALMENTE ENVOLVIDO POIS ATÉ PAPÉIS DA PETROBRAS ENTREGARAM ATRAVÉS DO DRº RODRIGO JANOT A JUSTIÇA AMERICANA PARA SER JULGADA LÁ. VERGONHOSO TUDO ISTO PARA INCRIMINAR O PT E AS ESQUERDAS E OS VERDADEIROS LADRÕES DO BRASIL SAIREM A FRANCESA DE BONZINHOS. NÃO VIMOS UMA INVESTIGAÇÃO SEQUER CONTRAS AS OPOSIÇÕES DELATADAS NOTADAMENTE PSDB.

    55- O MINISTÉRIO PÚBLICO É O RESPONSÁVEL PELO GOLPE JURIDICO/MIDIÁTICO EM FAVOR DO SISTEMA GEOPOLÍTICO NOTADAMENTE OS AMERICANOS, ATRAVEZ DAS MÍDIAS MONOPOLIZADAS QUE QUEREM MANTER SEU STATUS QUO FORAM CRIANDO E INCITANDO ÓDIO CONTRA O GOVERNO FEDERAL NA POPULAÇÃO, E O MINISTÉRIO PÚBLICO MESMO SEM PROVAS ALGUMA FORAM CRIANDO UM CLIMA DE ESTADO POLICIAL CONTRA O GOVERNO FEDERAL, E MESMO APARECENDO CRIMES CABELUDOS CONTRA O PSDB, DEM, PPS , PSB E AFINS, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PASSOU SEMPRE POR CIMA, POIS A TÁTICA É TIRAR O PT E AS ESQUERDAS DE CIRCULAÇÃO, PARA OS BANDIDOS VERDADEIROS QUE EXPOLIAM A NOSSA NAÇÃO E NÃO QUEREM DEIXAR DE FORMA ALGUMA QUE NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS SIRVAM PARA QUE NOSSO POVO POSSA SE INCLUIR SOCIALMENTE E CRESCER EM QUALIDADE DE VIDA, FIZERAM UM ACORDO COM OS AMERICANOS DE ENTREGA DE NOSSAS EMPRESAS ESTATAIS E PARALISANDO AS NOSSAS EMPRESAS NACIONAIS QUE FAZEM FRENTE COM AS DELES E DE OUTROS PAÍSES CONSIDERADOS DE 1º MUNDO, E AINDA TIVERAM O DESPLANTE DE LEVAREM DOCUMENTOS SIGILOSOS DE NOSSAS ESTATAIS E DE NOSSAS EMPRESAS NACIONAIS PARA O JUDICIÁRIO AMERICANO PARA SEREM TRATADAS COMO CRIMINOSAS POR LÁ E SEREM JULGADAS LÁ, E AQUI COM O JANOT DEIXANDO O CRIMINOSO DO EDUARDO CUNHA QUE JA DEVERIA ESTAR PRESO ENTRE OUTROS CONGRESSISTAS FAZENDO O JOGO SUJO DE FRAGILIZAR AS NOSSAS LEIS TRABALHISTAS E AO MESMO TEMPO OS NOSSOS OPERÁRIOS JUNTO AS EMPRESAS LIGADAS A FIESP AS MÍDIAS MONOPOLIZADAS NOTADAMENTE A GLOBOGOLPE , ENFIM TRAZENDO PRECARIEDADE A TODOS NÓS, PREPARANDO TUDO DE MALÉVOLO CONTRA A NOSSA ECONOMIA PARA SE CONSEGUIREM TOMAR O PODER EXECUTIVO CONTINUAREM O SISTEMA NEOLIBERALISTA DO PSDB E COM ISTO ELES FICAREM NO PODER INDEFINIDAMENTE AS CUSTAS DA MISÉRIA QUE ELES PROMOVERAM COM O JUDICIÁRIO, ESTE LAVAJATISMO JÁ DEU UM PREJUÍZO A NOSSA ECONOMIA DE 3 TRILHÕES DE REAIS E MAIS DE 3 MILHÕES DE DESEMPREGADOS E ELES VÃO QUERER DIZER QUE O GOVERNO É QUEM DEU ESTE PREJUIZO. O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO ESTÃO AÍ PARA AJUDAREM NA PROMOÇÃO DE AJUDAR A DISTRIBUIR JUSTIÇA DE FORMA IGUALITARIA, ESTÃO SIM ESCONDENDO OS GRANDES PODRES DOS PARTIDOS DAS ELITES O PSDB, DEM E PPS E ESCONDENDO TAMBÉM OS GRANDES ROUBOS DOS MILIONÁRIOS DO BRASIL. SÃO UM ÓRGÃO PÚBLICO QUE NÃO ESTÃO AÍ DEFENDENDO NADA A NÃO SER OS PRÓPRIOS INTERESSES E DE NOSSAS ELITES.

    Julio Silveira

    Meu caro, minha crítica aos líderes do MST não é necessariamente uma critica ao MST. Minha crítica vai para o manobrismo de quem acredito deveriam se manter independente, para continuarem voltados aos interesses daquele que dizem representar durante todos os anos e sob qualquer governo. Para terem autoridade moral para propor caminhos para os participantes e simpatizantes. Também não é contra a simpatia ou tendência de apoio à partido do governo, mas utilizar uma força para fazer um uso político para beneficiar um grupo político que não tem a representatividade exclusiva de uma ideologia.
    Os dirigente do MST, e mesmo seus seguidores, enquanto cidadãos, podem votar em peso no PT, mas quando se trata de um ideal, uma conquista coletiva que supera até a necessidade de cada membro para se tornar uma necessidade patriótica, uma necessidade de justiça, abafar isso para não ofuscar o governo passa a ser uma traição aos princípios. E torna-se hipocrita.

Bacellar

Excelente fala. Contra o retrocesso; mobilização. Precisamos de um novo pacto no Brasil, que seja pela via popular.

Urbano

Caso não fosse a porcentagem do butim que terão de ajudar no saque, creio que os bandidos da oposição ao Brasil já se encontrariam de residência fixa lá ou nos ‘arredores’. Basta verificar quantos deles já conseguiram empregar o ‘epa’ para comprar uma choupanazinha?

    Urbano

    Ao que parece, o Stedile pretende fazer um mega acampamento diante da Câmara, para acompanhar o golpe que os bandidos fascistas da oposição ao Brasil apelidaram de Impeachment. Essa atitude do Stédile vem ser uma ótima ideia, que deve ser acompanhada por outras Entidades populares, pois o pouco ganho conquistado ao longo dos anos, principalmente dos últimos treze anos, serão usurpados caso não ocorram as mais diversas pressões para combater as intenções deletérias dos tais bandidos.

    Urbano

    A coisa não é bem assim, não. O MST já pegou o Governo PT muitas vezes pelo gogó, principalmente pela inércia da reforma agrária.

FrancoAtirador

.
.
Os Iúnáitstêits presentearam o braZil com o Pato de Tróia.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também