VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Sindicato, sobre ‘queima’ de todos os sistemas do CNPq:  Resultado do descaso e desmonte; não é problema isolado e fortuito
Para Luiza Bodenmüller (@lubodenmuller), tudo nessa foto é absurdo: a Ciência brasileira desmoronando ao redor do ministro e ele reunido com líder de extrema-direita alemã. Sem contar o "astronauta" na placa de identificação. O encontro foi dia 22. Dois dias depois, os sistemas do CNPq caíram (e assim permanecem). Fotos: Reprodução de redes sociais
Denúncias

Sindicato, sobre ‘queima’ de todos os sistemas do CNPq: Resultado do descaso e desmonte; não é problema isolado e fortuito


27/07/2021 - 15h48

CNPq “fora do ar”!

Sindicato Nacional dos Gestores Públicos em C&T (SindGCT)

Desde a ultima sexta-feira (dia 23/07/2021) os sistemas do CNPq apresentaram problemas e saíram do ar.

Ficaram indisponíveis a Plataforma Lattes, a Plataforma Carlos Chagas e os demais sistemas utilizados pelo CNPq.

Frente a situação o Conselho emitiu, em seu site, a seguinte nota:

Informações que recebemos, dão conta que um houve a “queima” de “uma controladora dos servidores” e que este equipamento queimado tornou indisponíveis todos os sistemas do Órgão. Segundo ainda estas informações tal equipamento estava sem contrato de manutenção e fora de garantia…

Manifestações de preocupação com esta grave situação, com o andamento das chamadas publicas, editais e bolsas, já circulam nas redes sociais. Muitas das mensagens que circulam informam perda de dados e possíveis dificuldades no pagamento dos bolsistas.

De concreto, ainda não há informações oficiais sobre a extensão dos danos nem prazo para sua solução.

O SindGCT acompanha com preocupação o situação do CNPq e de seus sistemas. Acreditamos que tal problema não é conjuntural, isolado e fortuito.

Trata-se do resultado do descaso e desmonte que o CNPq vem sendo submetido desde o governo Temer e que se aprofundou agora no governo Bolsonaro.

A falta de recursos não tem atingido apenas os orçamentos para financiamento de bolsas e projetos de pesquisa. Ele tem prejudicado enormemente a infraestrutura do CNPq e de seu quadro de pessoal.

Os sistemas, por falta de investimentos, atualização e de visão estratégica dos dirigentes tem se tornado um verdadeiro gargalo para a realização das ações do órgão.

O CNPq é patrimônio do povo brasileiro. É fundamental para o desenvolvimento do país. Não podemos permitir que este descaso e desmonte continue ocorrendo.

Salve o CNPq.

Na defesa da Ciência e Tecnologia – Somos Todos CNPq!!!

INFORME CNPq–INDISPONIBILIDADE DOS SISTEMAS

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  3. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  4. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  5. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail [email protected]

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.

Coordenação de Comunicação Social





4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Riaj Otim

28 de julho de 2021 às 10h25

Quando nada disto existi se fazia ciência do mesmo jeitoe até melhor

Responder

Zé Maria

27 de julho de 2021 às 19h35

https://cdn1.beststore.cl/3718-home_default/dell-intel-i350-t4-1gb-rj-45-quad-port-low-profile-network-card-t.jpghttps://www.beststore.cl/img/p/es-default-large_default.jpg

“Controladora de Servidores” é o equipamento
responsável pela seleção e redistribuição das
informações dos Servidores aos respectivos usuários.
É um hardware similar, mas não igual, a um roteador.

Responder

    Zé Maria

    27 de julho de 2021 às 19h47

    A Falta de Manutenção pode gerar danos à Controladora.
    Também a ausência de atualização ou substituição
    dos equipamentos obsoletos pode causar prejuízos ao Sistema da Rede dos Servidores.

Sandra

27 de julho de 2021 às 17h58

Já encaixotaram o acervo da Fundação Palmares, agora “queimam” dados acadêmicos. O vai sobrar para ser reconstruído?

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding