Rodrigo Maia diz que não autorizou entrada nos gabinetes de 9 deputados do PT

Tempo de leitura: 2 min
Lula Marques?PT na Câmara

Gabinetes de deputados foram invadidos em preparativos da posse presidencial

Nove parlamentares do PT fizeram denúncias; líder do partido pede explicações ao presidente da Câmara

Brasil de Fato | Brasília (DF)

Os gabinetes de noves deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) foram invadidos na última semana durante os preparativos para a cerimônia de posse presidencial de Jair Bolsonaro (PSL).

O líder do partido na Câmara, Paulo Pimenta (RS), formalizou questionamento à Presidência da Casa, ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre o ocorrido, que considera violação das prerrogativas dos integrantes do Legislativo.

Além do gabinete do próprio Pimenta, foram invadidas as salas dos seguintes parlamentares: Josias Gomes (BA); Leonardo Monteiro (MG); Luiz Couto (PB); Odair Cunha (MG); Patrus Ananias (MG); Pepe Vargas (RS); Rejane Dias (PI) e Waldenor Pereira (BA).

Tanto os deputados quanto seus funcionários afirmam que não houve aviso prévio nem autorização.

Odair Cunha conta que em seu gabinete, além do aparafusamento de janelas e persianas, gavetas e mesas foram revistadas.

Pimenta afirma que os atos são ilegais e destaca a excepcionalidade do ocorrido, citando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que equipara a proteção a locais de trabalho ao domicílio, que é inviolável sem ordem judicial.

“É um fato gravíssimo. Uma violação da autonomia dos mandatos parlamentares. Algo que não temos notícia desde a época da ditadura militar”, declarou ao Brasil de Fato.

Pimenta conta ainda que, em diálogo com Maia, foi informado que as ações não foram autorizadas pela Presidência da Casa.

Até o momento, não se sabe a que órgão pertencem os agentes que efetuaram as invasões.

“O líder da bancada quer saber o nome da autoridade que expediu a ordem de acesso aos gabinetes parlamentares; motivos para a referida ordem; e a relação de todos os gabinetes em que a ordem foi executada”, diz o documento enviado por Pimenta à Presidência da Casa.

Recentemente, o PSL, partido de Bolsonaro, anunciou apoio ao nome de Rodrigo Maia para que permaneça na Presidência da Câmara dos Deputados.

Edição: Mauro Ramos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

a.ali

será que o botafogo acha que somos trouxas ? ainda mais que está acolhado com o bozo que é para se manter no cargo ? então, ninguem viu, inexistem câmeras, guardas e o beleléu…interessante que só gabinetes do PT! como eles ñ tem pudores e já mostraram a que vieram…

Valdeci Souza

Só os gabinetes de deputados petistas, foram invadidos ? Ou invadiram de varios partidos, más só o PT está reclamando ?

Julio Silveira

Vem cá, hem, não tem cameras para identificar esses invasores, e expor isso em rede nacional? O congresso, em pleno seculo de cameras em cada esquina, para identicar criminosos, não tem equipamento desse tipo para garantir a segurança, inclusive institucional, dos parlamentares? ou esse congresso é mesmo a zona que todos já inaginam que seja e só vai piorar?

Luis Campinas

Quem deveria tomar alguma atitude em defesa dos parlamentares deveria ser o presidente da casa ou não? Pelo jeitão o tal de ” Botafogo” tá noutra. Um presidente da Câmara em campanha pela reeleição conivente com atos de invasão de gabinetes?

Deixe seu comentário

Leia também