VIOMUNDO

Diário da Resistência


Rodrigo Maia diz que não autorizou entrada nos gabinetes de 9 deputados do PT
Lula Marques?PT na Câmara
Denúncias

Rodrigo Maia diz que não autorizou entrada nos gabinetes de 9 deputados do PT


03/01/2019 - 19h24

Gabinetes de deputados foram invadidos em preparativos da posse presidencial

Nove parlamentares do PT fizeram denúncias; líder do partido pede explicações ao presidente da Câmara

Brasil de Fato | Brasília (DF)

Os gabinetes de noves deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) foram invadidos na última semana durante os preparativos para a cerimônia de posse presidencial de Jair Bolsonaro (PSL).

O líder do partido na Câmara, Paulo Pimenta (RS), formalizou questionamento à Presidência da Casa, ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre o ocorrido, que considera violação das prerrogativas dos integrantes do Legislativo.

Além do gabinete do próprio Pimenta, foram invadidas as salas dos seguintes parlamentares: Josias Gomes (BA); Leonardo Monteiro (MG); Luiz Couto (PB); Odair Cunha (MG); Patrus Ananias (MG); Pepe Vargas (RS); Rejane Dias (PI) e Waldenor Pereira (BA).

Tanto os deputados quanto seus funcionários afirmam que não houve aviso prévio nem autorização.

Odair Cunha conta que em seu gabinete, além do aparafusamento de janelas e persianas, gavetas e mesas foram revistadas.

Pimenta afirma que os atos são ilegais e destaca a excepcionalidade do ocorrido, citando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que equipara a proteção a locais de trabalho ao domicílio, que é inviolável sem ordem judicial.

“É um fato gravíssimo. Uma violação da autonomia dos mandatos parlamentares. Algo que não temos notícia desde a época da ditadura militar”, declarou ao Brasil de Fato.

Pimenta conta ainda que, em diálogo com Maia, foi informado que as ações não foram autorizadas pela Presidência da Casa.

Até o momento, não se sabe a que órgão pertencem os agentes que efetuaram as invasões.

“O líder da bancada quer saber o nome da autoridade que expediu a ordem de acesso aos gabinetes parlamentares; motivos para a referida ordem; e a relação de todos os gabinetes em que a ordem foi executada”, diz o documento enviado por Pimenta à Presidência da Casa.

Recentemente, o PSL, partido de Bolsonaro, anunciou apoio ao nome de Rodrigo Maia para que permaneça na Presidência da Câmara dos Deputados.

Edição: Mauro Ramos

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

a.ali

04 de janeiro de 2019 às 19h03

será que o botafogo acha que somos trouxas ? ainda mais que está acolhado com o bozo que é para se manter no cargo ? então, ninguem viu, inexistem câmeras, guardas e o beleléu…interessante que só gabinetes do PT! como eles ñ tem pudores e já mostraram a que vieram…

Responder

Valdeci Souza

04 de janeiro de 2019 às 11h25

Só os gabinetes de deputados petistas, foram invadidos ? Ou invadiram de varios partidos, más só o PT está reclamando ?

Responder

Julio Silveira

04 de janeiro de 2019 às 07h21

Vem cá, hem, não tem cameras para identificar esses invasores, e expor isso em rede nacional? O congresso, em pleno seculo de cameras em cada esquina, para identicar criminosos, não tem equipamento desse tipo para garantir a segurança, inclusive institucional, dos parlamentares? ou esse congresso é mesmo a zona que todos já inaginam que seja e só vai piorar?

Responder

Luis Campinas

04 de janeiro de 2019 às 00h12

Quem deveria tomar alguma atitude em defesa dos parlamentares deveria ser o presidente da casa ou não? Pelo jeitão o tal de ” Botafogo” tá noutra. Um presidente da Câmara em campanha pela reeleição conivente com atos de invasão de gabinetes?

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!