Rodrigo Leão: Petrobrás se tornou refém dos importadores que estimulou

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

Em entrevista esta tarde na sede do Sindipetro do Norte Fluminense, o economista Rodrigo Leão, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, disse que a Petrobrás se tornou refém dos importadores que ela própria estimulou, ao decidir exportar petróleo cru e importar derivados.

Sim, a Petrobrás refina abaixo de sua capacidade no Brasil e cria um mercado para importadores, que não podem comprar abaixo do preço internacional do petróleo, no Exterior.

A conclusão lógica é que a Petrobrás fez isso justamente para vender participação em quatro refinarias no Brasil, um processo que já está em andamento, como noticiou o G1:

A subsidiária nordestina terá as refinarias Landulpho Alves, na Bahia, e Abreu e Lima, em Pernambuco, além de cinco terminais de movimentação de petróleo e derivados e 770 quilômetros de oleodutos. A subsidiária garante ao comprado mercado potencial de combustíveis nas regiões Nordeste e Norte. Essa nova empresa terá 19% da capacidade de refino do país. Se decidir concluir as obras da refinaria Abreu e Lima, dobrando sua capacidade para 230 mil barris por dia, ampliará sua fatia de mercado para 24%. A subsidiária da região Sul reúne as refinarias Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além de sete terminais e 736 quilômetros de oleodutos. É responsável por 17% da capacidade nacional de refino.

A estatal terá um reforço de caixa com a venda de 60% dos ativos, mas não terá a mesma capacidade de formar os preços internos do diesel e da gasolina, já que os eventuais compradores vão querer realizar lucros tanto quanto os importadores o fazem, hoje.

Quaisquer vantagens competitivas que empresas brasileiras poderiam obter a partir de preços compatíveis com os de um grande produtor mundial de petróleo, como é o Brasil, será transferida para os sócios e acionistas da Petrobrás, importadores e aqueles que hoje refinam gasolina e diesel para o mercado brasileiro fora do Brasil.

A brilhante charge de Aroeira é um bom resumo:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Joana Petrucio

Essa política do Parente é puro suicidio para o país Brasil, não é só a Petrobras que está em risco. O país vai para o buraco é quem vai pagar a conta são os brasileiros.
O Parente não quer refinar petróleo no Brasil porque as refinarias são do Brasil, mas quando ele vender todas as nossas refinarias aí essas refinarias compradas sobretudo por americanos operaram em pleno vapor no Brasil muito provavelmente vendendo derivados de petroleo em grande quantidade e abaixo do preço para o exterior, ou seja, para os paises donos das refinarias privatizadas. Negócio da china para os estrangeiros. Refinarao no mesmo país que o petróleo e extraído diminuindo custos.
Na época de Fugencio Batista em Cuba (antes do Fidel ) os americanos faziam o que queriam em Cuba. É mais ou menos o que está acontecendo no Brasil agora.
Pobre país e povo que aceitam um Golpe de Estado como normal. O Lula só está preso porque ganha a eleição com folga.
O psdb se aliou ao (p)mdb e deu um Golpe de Estado com a ajuda do judiciario, empresários e grandes empresas de mídia como a rede globo, folha e estadao e tb com a ajuda de muitos incautos do povo que foram enganados pelo discurso de ódio do Aecio que foi pego com malas de dinheiro e está livre leve e solto rindo dos bois de piranha.
País de papagaio só sabe repetir o que jornalistas e analistas de direita dizem em suas salas confortáveis nessas empresas de mídia.
O que aconteceu com o Aecio ? nada. Não ficou preso 1 dia sequer, mesmo tendo provas fartas e robustas contra ele. O judiciário em nenhuma de suas instâncias não fez nada contra o Aécio.
Se fizermos uma subtração do que a lava jato recuperou de grana para o Brasil do prejuízo que ela causou e causa, vamos cair da cadeira. Destruiu o país para recuperar uma ninharia perto do que foi roubado e causou um prejuízo gigantesco na economia nesses 4, 5 anos. Prejuízo causado + dinheiro desviado – dinheiro recuperado = conta hipernegativa, bem abaixo de 0. A economia foi para o vinagre.
E o pior de tudo é simplesmente não prender nenhum político corrupto do PSDB. Aliás, o Moro desde o começo da operação disse que não investigaria o psdb.
Não tem nenhuma prova que o Lula agia na Petrobras lesando a empresa. A lava jato é surreal. Só tão atrás de promoção pessoal, social, financeira. Pq não combatem a corrupção do psdb. A operação é seletiva.

Julio Silveira

Vender patrimonio publico é crime de lesa patria, ainda que o povo ignorante e manipulado não se dê conta disso. Patrimonio publico é criado para suprir deficiencias privadas, quer por desinteresse, quer por incapacidade competitiva. Vender a grupos privados depois de percorrido todo um caminho de investimentos e riscos, é privilegio para poucos, e usurpação contra o povo, que arca com a construção e os ideiais desses projetos, para depois se verem sendo explorados com eles por privilegiados canalhas que dominam o poder.

Jose fernandes

O óbvio.. eles querem quebrar a Petrobrás,…aleijar, e vender a preço de banana…simples assim, o povo ,é quem é brasileiro precisa combater isso, não pra nós, saobpros nossos netos, são prós netos de nossos amigos,são pro filhos do futuro,

    Julio Silvera

    Meu caro José, eles usam o mesmo argumento, que fazem isso pelos seus filhos, netos, e sua gerações futuras, só escondem as diferenças sobre aonde essas gerações deles poderão estar, como vemos e costumamos ignorar, a geração que criam e para viverem confortavelmente em qualquer país do mundo, enquanto a nossa geração que produz esses chupins, terão apenas um país pobre, e um povo que em eterna crise de dignidade.

Deixe seu comentário

Leia também