VIOMUNDO

Diário da Resistência


DCM: Roberto Irineu e FHC viajaram no Aeroécio; Folha omitiu; aeroporto de Cláudio foi sede da ponte aérea
Denúncias

DCM: Roberto Irineu e FHC viajaram no Aeroécio; Folha omitiu; aeroporto de Cláudio foi sede da ponte aérea


20/11/2015 - 20h56

aécio, fhc e roberto irineu

Exclusivo: a lista completa dos ‘empréstimos’ de aeronaves de Minas por Aécio. 

 por Kiko Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

O DCM teve acesso à relação completa dos vôos de Aécio Neves durante os 7 anos e três meses de seu governo em Minas Gerais, entre 2003 e 2010, através da Lei de Acesso à Informação.

O uso que Aécio fez dos dois jatos, um Citation e um Learjet, um helicóptero Dauphin e um turboélice King Air pertencentes ao estado é um caso de estudo em matéria de patrimonialismo.

Foram 1430 viagens ao todo, 110 com pouso ou decolagem do famoso aeroporto de Cláudio, construído nas terras do tio Múcio Toletino, que ficou com a chave por um bom tempo.

Pelo menos 198 vezes ele não estava a bordo. Um decreto de 2005 estabelece que esse equipamento destina-se “ao transporte do governador, vice-governador, secretários de Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa e outras autoridades públicas” e serve “para desempenho de atividades próprias dos serviços públicos”. A linha entre o interesse público e o privado é tênue.

Parte desses empréstimos de aeronave foi objeto de matéria da Folha do início de novembro. Parte.

A Folha mencionou Luciano Huck, Roberto Civita, Boni, José Wilker, Milton Gonçalves e Ricardo Teixeira (que fez seis vôos, três em 2006 e mais três em 2010. Um deles com José Serra a bordo e outro, em 28 de agosto de 2007, com Ray Whelan, acusado de envolvimento num esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo do Brasil. Whelan chegou puxar cana no Complexo de Bangu.)

A lista completa, no entanto, traz muitas outras surpresas.

Fernando Henrique Cardoso usou os aviões e o helicóptero em pelo menos dez ocasiões, sem a presença do governador. A maioria em 2006 (três, uma delas com uma “comitiva”) e 2008. Em quatro viagens o pacote foi completo: de Belo Horizonte direto para São Paulo.

Roberto Irineu Marinho, um dos donos da Globo, foi de BH a Brasília em 11 de setembro de 2007. No dia seguinte, da capital mineira a Diamantina. Esteve acompanhado do então senador Sérgio Guerra, do PSDB.

Ex-presidente do partido, Guerra foi citado pelo delator Paulo Roberto Costa, que afirmou ao Ministério Público Federal ter dado propina ao tucano para ajudar a esvaziar uma CPI da Petrobras de 2009. Morreu em 2014, aos 66 anos, de câncer no pulmão (foi substituído por Aécio).

A Fundação Roberto Marinho tem várias obras de restauração em MG. Em Diamantina fica a Casa de Chica da Silva. É uma relação boa: Aécio, por exemplo, pavimentou uma estrada no interior que faz um desvio na fazenda dos Marinhos em Botelhos, produtora de um café de alta qualidade.

O amigo Alexandre Acciolly foi premiado, também. Dono de academias de ginástica, sócio do Gero e do Fasano, bon vivant, ele é da turma carioca de Aécio, integrada por Huck, Mário Garnero e outros. Foi padrinho do casamento de Aécio com Letícia Weber em 2013, no Rio.

Cabo eleitoral do amigo, ele deu uma entrevista à revista Alfa, em 2012, em que admitiu que foi sonegador: ”Eu tomava decisões de risco na minha empresa de telemarketing. Não tinha dinheiro para investir e minha carga tributária era de 40%. Eu ia pagar imposto ou comprar computador e pagar salário? Eu falei: ‘No c*, imposto!” Em abril de 2009, voou no Dauphin até Confins (com Aécio, passeou mais quatro vezes).

Houve espaço até para o presidente do Rotary International, Dong Kurn Lee, e Hipólito Ferreira, ex-membro de um certo Comitê de Revisão da entidade. Em setembro de 2008, eles viajaram de helicóptero de Belo Horizonte a Ouro Preto com suas respectivas senhoras.

A generosidade com a própria família é enorme. Tios, primos (inclusive Tancredo Tolentino, o Quedo, que seria denunciado em 2012 por negociar a compra de habeas corpus de dois traficantes), ex-mulher, parentes, contraparentes — todos voaram. Andrea Neves, a irmã de Aécio, esteve em São João del Rey, Brasília, Viçosa e Rio de Janeiro, com e sem o irmão.

Para quem era, no papel, presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social, é um bocado. No debate da Band, Aécio, retrucou uma acusação de nepotismo de Dilma Roussef. “Quero saber onde minha irmã trabalha”, disse ele, desafiador.

Bem, além do tal cargo “voluntário”, Andrea era a responsável pela distribuição de verbas publicitárias. Durante sua gestão, os gastos com publicidade subiram 300% (de R$ 24 milhões para R$ 96 milhões). Uma parcela foi destinada aos veículos do clã: as rádios Arco Íris, São João e Colonial, ambas de São João del Rey, e um jornal também de lá.

A reverência com relação a ela é tamanha que é das poucas identificadas como “Dra.” no relatório. Sua xará Andrea Falcão, por exemplo, entra apenas com nome e sobrenome. Andrea, ex-mulher de Aécio, mãe de Gabriela, voou para locais como Rio de Janeiro, onde as duas moram, e em março de 2007 para Manaus (Sergio Cabral também estava nessa).

Em 31 de março de 2010, o King Air aterrissou na Cidade Maravilhosa com Andréa Falcão, Gabriela Falcão Neves, Luiza Falcão e Matheus Falcão.

Todos os nomes acima se juntam aos divulgamos, anteriormente, pela Folha. Luciano Huck, companheiro de Aécio presente nas horas incertas como a “festa da vitória” em 2014, foi a Tiradentes em agosto de 2004. Alguns dias depois, com Sandy, Junior e o empresário da dupla, rumou para Santa Bárbara. Estavam gravando um quadro para o programa.

Milton Gonçalves e José Wilker também foram usufrutuários, assim como Boni, que foi, segundo ele, “fazer uma análise da TV Minas”.

Ricardo Teixeira fez seis vôos, três em 2006 e mais três em 2010, um deles com José Serra a bordo. O detalhe é que, em 28 de agosto de 2007, um dos passageiros era Ray Whelan, executivo-chefe da Match Services acusado de envolvimento num esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo do Brasil. Whelan chegou a ser preso no Complexo de Bangu.

Roberto Civita, ex-dono da Abril, e a mulher Maria Antônia passaram o fim de semana de 27 e 28 de março de 2010 em Minas. O casal foi de Belo Horizonte a Brumadinho, onde fica o fabuloso museu de Inhotim, no helicóptero. De volta à capital, Aécio os levou a São João del Rey no Learjet. No domingo, pegaram novamente uma carona nas hélices do Dauphin até Confins.

A listagem de vôos, como foi dito, é grande e cada uma tem sua história com suas imbricações. Outras serão contadas aqui.

Leia também:

Aécio carregou Huck, Teixeira e Civita com tudo pago pelo contribuinte de Minas 





21 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Urbano

23 de novembro de 2015 às 16h03

Aviões fantasmas, helicocas raposias, drones pigais, esquadrilha de caça inocentes e incontáveis estratagemas cretinos; eis então as armas usadas pelos bandidos da oposição ao Brasil contra a Nação Brasileira.

Responder

Edivaldo

23 de novembro de 2015 às 14h26

Parabéns para o psdb faz tantas falcatruas e naõ acontece nada com eles, são impermeabilidados,, são blindados, teme escudo da mídia e nãi acontece nada, que país e este.

Responder

Eduardo

22 de novembro de 2015 às 22h20

Caro Kiko, muito bom seu trabalho. São provas do que muitos sabem mas não tem provas. E os vôos clandestinos? Voçê tem alguma prova? É triste saber que aeronaves tão caras pagas pelo cidadão fazem transporte gratuito de porcos!

Responder

FrancoAtirador

22 de novembro de 2015 às 16h01

.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/o-impacto-da-onda-de-lama-no-mar)
.
.

Responder

FrancoAtirador

21 de novembro de 2015 às 19h11

.
.
“DINHEIRO DO PSDB VEIO DA SACRISTIA?”
.
(http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-11-21/quero-saber-se-dinheiro-do-psdb-veio-da-sacristia-dispara-lula.html)
(http://tijolaco.com.br/blog/entrevista-com-lula-deu-saudades-do-roberto-davila-gentil)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    21 de novembro de 2015 às 19h22

    .
    .
    Entrevista: LULA
    .
    (http://globosatplay.globo.com/globonews/v/4618637)
    .
    (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-na-toca-dos-leoes-por-paulo-nogueira)
    .
    .

marcio ramos

21 de novembro de 2015 às 15h10

A bandidagem vai continuar roubando e voando alto o PT faz o joguinho e finge que e diferente…

Responder

    Reinaldo Faria Tavares

    22 de novembro de 2015 às 02h45

    Fácil fazer acusação desse tipo. Faça então uma pequena descrição das viajens…

Urbano

21 de novembro de 2015 às 13h38

A cópia fiel da galhofa que sempre fizeram ao povo brasileiro…

Responder

Elias

21 de novembro de 2015 às 11h34

A Folha Mente
A Folha Omite
A Folha é Agente
Da Elite

Um jornal se mostra tendencioso não só pelo que publica e manipula o que publica, mas acima de tudo quando a notícia difama seu protegido e ele NÃO PUBLICA. Isso pode ser qualquer coisa, um monte de papel dobrado, enfim, só não é jornal.

Responder

Roberto Locatelli

21 de novembro de 2015 às 11h14

Eles podem tudo.

Aécio construiu um aeroporto nas terras da família, terras essas que ele chama de “meu palácio de Versalhes”. Entregou a chave ao titio Tolentino e, depois, ao primo Quêdo, conhecido advogado de traficantes.

Aécio, além disso, cedeu as diversas aeronaves do governo de Minas (pra quê tantas?) aos amigos, tudo pago pelo dinheiro público.

Eduardo Cunha se locupletou com dinheiro público em contas pelo mundo. O mesmo fizeram Serra, FHC e outros, como fica provado COM DOCUMENTOS no livro A Privataria Tucana.

Joaquim Barbosa usou seu apartamento funcional como sede da empresa fantasma que ele criou — Assas JB Corp — para burlar o fisco dos EUA na compra de um apartamento de luxo em Miami. Isso é PROIBIDO pela Lei Geral da Magistratura. Mas a lei, ora, a lei…

O coleguinha de Joaquim, Gilmar Mendes, é dono de uma escola. Isso também é proibido pela Lei Geral da Magistratura. O juiz não pode ter renda fora de sua profissão de juiz. Mas Gilmar tem a escola, TODOS SABEM, inclusive seus pares, e fica por isso mesmo.

Então, tá tudo dominado. Genoino mora na mesma casinha de classe média baixa há 30 anos, e foi condenado sem provas. Eduardo Cunha tem, contra ele, provas e mais provas, e continua presidindo a Câmara.

Nessa esculhambação geral, as travessuras de Aécio — o Menino do Rio — são um detalhe.

Responder

BIDAS

21 de novembro de 2015 às 10h28

Vocês sabiam que em frente ao portão de acesso do aecioporto, do outro lado da estrada, existe um motel???? O Motel DOMMUS??

Vejam no Google Earth!

Responder

Patrice L

21 de novembro de 2015 às 04h28

Existe o aeroporto de Divinópolis a cerca de 32 km do aécioporto de Cláudio nas terras do titio. Consta que Cláudio não era homologado pela Anac. A quem então eram submetidos os planos de voo? O que possivelmente se omitia ou se mentia a respeito, já que não havia tal homologação? Sobrevoava-se Cláudio, com aterrissagens e decolagens assim na galega?

Responder

Francisco

21 de novembro de 2015 às 03h20

Acho bom Pimentel não pensar que ele pode fazer as mesmas coisas.

Somente famílias que já foram proprietárias de escravos podem fazer determinadas coisas no Brasil.

No mais, sem problemas: o PT é zagueiro dos tucanos – vai ficar tudo no “ora veja…”.

Responder

ellen

21 de novembro de 2015 às 01h02

Ora essa! Para esta casta que desfruta de privilégios e tem horror a direitos, esperar o que?

Responder

Irineu

21 de novembro de 2015 às 00h37

Azenha, leitores e jornalistas.
A escritora Miriam Moraes decifrou porque vazam seletivamente,
Joga pedra no PT e protege os demais.
Vou colar aqui a elucidação dela.
____________________________

Míriam Moraes

1 h ·

Você sabia quê…. (Caso aposta que não sabia)
A Polícia Federal só é obrigada a informar o ministro da justiça sobre suas atividades quando há deslocamento de uma região para outra de mais de 10 policiais para uma missão? Por isso delegados reclamam que “o governo pode deduzir que há uma investigação em andamento.”

Quem controla e pune a Polícia Federal é o Ministério Público.
Leia mais:
Há mais de uma centena de ações no STF questionando a legalidade dos inquéritos autônomos do Ministério Público, mas a avaliação é sistematicamente postergada porque a eventual derrubada dos PICs provocaria um abalo no sistema jurídico, com a anulação de uma infinidade de processos.

O MP se fortaleceu também com a rejeição da PEC 37, que previa o cumprimento do que diz a Constituição sobre o papel de cada órgão do sistema judicial, ou seja: polícia investiga, procurador denuncia e o juiz julga, sem um interferir no trabalho do outro. A PEC 37 foi derrubada no embalo das manifestações de 2013 graças ao lobby do Ministério Público, que aproveitou os protestos para convencer a Câmara dos Deputados de que a emenda favorecia a corrupção.

Os delegados reclamam que há uma flagrante discrepância entre os dois órgãos, mesmo quando atuam conjuntamente, como acontece atualmente na força tarefa organizada no Paraná para investigar os desvios na Petrobras.
Delegados da PF se queixam das grandes diferenças de remuneração na comparação ao MP

Enquanto um policial que é deslocado de outra região para atuar na Lava Jato custa ao governo R$ 6.600 mensal (diárias, alimentação e hospedagem), um procurador recebe R$ 28.320,00.

Para os delegados, a vinculação da PF ao Ministério da Justiça tolhe a liberdade para investigar. Citam como exemplo, a obrigatoriedade de informar ao ministro sempre que é necessário deslocar mais de dez policiais de uma determinada região para uma operação, o que significa que o governo pode deduzir que há uma investigação em andamento.

*OBS: Confesso que eu também não sabia, e que é complicadíssimo esse jogo de atribuições e de disputa.

Responder

FrancoAtirador

21 de novembro de 2015 às 00h21

.
.
A Lama Mais Tóxica ao BraSil é a Mídia Corporativa Ultraliberal Fascista e Corrupta.
.
.

Responder

FrancoAtirador

20 de novembro de 2015 às 22h53

.
.
ÁRABEFOBIA SUBLIMINAR GLOBAL (https://youtu.be/pRA6dyg2yh0)
.
A Gobo News usou alguns Símbolos Representativos da Cultura Médio-Oriental
.
para criar uma tal Vinheta do Terror que criminaliza as Nações Árabes e Persas.
.
(https://youtu.be/pRA6dyg2yh0?t=8)
.
.

Responder

FrancoAtirador

20 de novembro de 2015 às 22h03

.
.
Mas como “isso não vem ao Caso”,
.
“Podemos Tirar, se Achar Melhor”.
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    20 de novembro de 2015 às 22h05

    .
    .
    Crime é a Dilma mandar Liberar o FGTS
    .
    para as Vítimas da Lama Tóxica ‘Inerte’.
    .
    .

    FrancoAtirador

    21 de novembro de 2015 às 05h33

    .
    .
    (http://www.n3w5.com.br/noticias/governo-altera-norma-sobre-fgts-para-beneficiar-moradores-de-mariana-e-regiao)
    .
    .


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding