Presidente do Sport diz que pagou para Leomar ser convocado

Tempo de leitura: 2 min

08/03/2013
13h24

SELEÇÃO BRASILEIRA

Presidente do Sport diz que pagou para jogador ser convocado para seleção

por Igor Resende, do ESPN.com.br, sugestão de Adilson Filho

O presidente do Sport, Luciano Bivar, admite que pagou uma comissão para facilitar a convocação do volante Leomar para a seleção brasileira em 2001. Em entrevista ao ESPN.com.br, o dirigente do clube pernambucano disse que desembolsou uma quantia em dinheiro para um lobista, que fez contatos para que o jogador fosse chamado.

“Todo mundo faz lobby no futebol brasileiro. Pergunte a Felipão, por exemplo, quantos procuradores ligaram a ele pedindo para que alguém fosse convocado. Essa é a realidade do futebol brasileiro. A gente já fez lobby. Com o Leomar, houve o pagamento para um lobista”, disse Bivar, que não revelou a quantia paga e nem o nome do lobista.

Na época, a convocação de Leomar foi muito estranhada pela imprensa e pelo público. O volante chegou até a ser capitão da equipe e disputou a Copa das Confederações de 2001. O então técnico da seleção era Émerson Leão, que teve sua passagem pelo time chamada de ‘Era Leomar’.

Para se explicar, o presidente do Sport aproveitou para detonar a Lei Pelé. “Essa legislação vai acabar com o futebol brasileiro. Acabou com o profissionalismo dos clubes. Todo mundo coloca jogador para ganhar dinheiro. Não é o melhor que joga. É aquele que dá a melhor comissão. É o lado nefasto dessa legislação”, disse.

Luciano Bivar foi presidente do Sport entre 1997 e 2001, voltou a comandar o clube entre 2005 e 2006 e foi eleito para o cargo pela terceira vez no fim do ano passado. Leão, técnico da seleção à época, rebateu as acusações em seguida e pediu que o cartola fosse investigado. Romário, ex-jogador da seleção, também comentou o caso e elogiou a coragem de Bivar.

Apoie o jornalismo independente

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

pedro – bahia

Não é o primeiro caso, não se trata de caso isolado e, mesmo com essa denúncia, não vai parar por aí. Alguém se lembra da convocação de Dario para a seleção de 1970? E desta vez, alguém tem explicação para a convocação do Kaká? A cartolagem no futebol brasileiro é coisa séria. Quem indica o técnico da seleção é a Rede Globo e toda convocação é, e sempre será, submetida à apreciação prévia dos “técnicos” da emissora. Pobre futebol brasileiro. Em reportagem de hoje, a Rede Globo “confirmou” que das mãos do menor, saiu o foguete que matou o torcedor no primeiro jogo do Coríntians. Acreditem quem quiser.

Presidente do Sport diz que pagou para Leomar ser convocado para seleção | PapoCatarina

[…] Presidente do Sport diz que pagou para Leomar ser convocado para seleção 09/03/2013 18:56:05Enviado por PapoCatarina TweetPublicado por: Viomundo […]

Lafaiete de Souza Spínola

O FUTEBOL JÁ NÃO É AQUELE DA ÉPOCA DO MANÉ GARRINCHA, NEM AQUI NEM LÁ FORA.

Quais os donos do futebol, na Europa? São russos que ficaram bilionários num fenômeno milagroso e donos de poços de petróleo.

Já existe até uma copa do mundo agendada para ser realizada no deserto.

Muito dinheiro sujo rola por esse mundo afora.

Dizem que o a lavanderia movimenta cerca de 7% do PIB mundial.

Nesse mundo a crise passa de lado!

Em nosso país, muito dinheiro para a COPA e muito pouco para a EDUCAÇÃO!

EDIR VIDAL

E depois de tirarem o rato do Teixeira da CBF, colocaram outro, que além de tudo ainda foi conivente com os torturadores no Golpe de 64 pelos militares. Colocaram a raposa pra tomar conta do galinheiro….

Marcelo de Matos

Eta Leão! Aqui para os lados do chiqueiro ficou famosa a troca efetuada por Leão quando técnico do Palmeiras: Neto por Ribamar. O craque paranaense não deu certo em times grandes de Sampa e foi parar no Sport Recife. Enfim, Leomar e Ribamar são casos parecidos: 171 no futebol. O futebol de Neto brilhou no Corinthians e o de Ribamar sumiu no Palmeiras. O nosso futebol tem muito dessas maracutaias de “empresários”. Bivar culpa a Lei Pelé. Por justiça, direi que a original era muito boa. Da lavra do FHC, que também fez um ótimo projeto de tributação das grandes fortunas, foi escamoteada pelo Congresso. Retirou-se dela o futebol empresa, responsável pelo ótimo desempenho de clubes como Real Madrid, Barcelona, Chelsea e Fenerbach. Assim os empresários mantiveram sua liberdade de negociar nossos craques com o exterior. Bom para eles; péssimo para os clubes que ficam na dependência de craques pertencentes a empresários, que os cedem temporariamente fazendo do clube uma vitrine para negócios. Quando acordaremos para essa realidade?

renato

Por estas e outras, e o futebol esta cheios
destas e doutras, é que não dá mais para ter
uma diversão na quarta e no domingo. Nossa
seleção não consegue colocar em nossos corações
a vontade de torcer, e como é bom torcer para seu
time, mesmo que perca.
Nossa seleção, se perde é porque esta treinando.
Quando disputa algo perde!
E na verdade não é o fato de perder, é o de não jogar!
Ninguém quer machucar sua canelinha.
E é fácil fazer uma seleção, é só pegar quem esta
ganhando bem.

Sergio Silva

Aqui ninguém vai falar do novo Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara? Muito estranho esse silêncio

carmen silvia

Jogador atualmente integra as prateleiras dos clubes que, como supermercados vendem vendem,compram,exporta um produto.Na época da escravidão um ser humano que era negociado dessa forma era conhecido com peça.É claro que não estou reduzindo as condições dos jogadores atuais a dos escravos do passado,longe disso.Mas que esse comercio de jogadores me passa essa impressão isso lá é verdade.

Guilherme

Sugestão: por que não investigam a convocação pelo Luxemburgo do zagueiro João Carlos do Cruzeiro, que depois foi vendido ao Corinthians.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Esse é conhecido como “Técnico do Banco de Reservas”.

    Treinador-Empresário ou Empresário-Treinador?
    .
    .

Marat

Concordo em parte, a respeito da Lei Pelé. Com ela o jogador faz o que quer. Logo logo aparecerá um merce (ooops) um jogador que jogará uma semana em cada time. Com a Lei Pelé não há vínculo atleta/clube, nem amor a camisa… amor… óh, amor? Estamos no século XXI, e o que impera é o capitalismo (sempre selvagem!)

PEDRO

SE ABRIREM A CAIXA DE FERRAMENTA DO FUTEBA BRASUCA VAI FALTAR FERRAMENTA PARA TODAS AS MARACUTAIAS DA CBF ATÉ…….TUDO POR DINHEIRO.

Isidoro Guedes

O Sport Club do Recife é famoso aqui em Pernambuco por se movimentar no “extra-campo” e dizem que seus dirigentes não tem escrúpulos. Mais da metade dos títulos pernambucanos tem gente que diz que foi conquistado no apito amigo. Aqui já teve até juiz mandando cobrar faltas por três vezes seguidas e só encerrou a partida logo após sair o gol (de falta) do Sport (coincidência?). Esse é o futebol brasileiro, esse é o futebol pernambucano.
Essa confissão de Luciano Bivar apenas confirma parte do que se diz dos dirigentes leoninos e de suas “conquistas” que muitas vezes nada tem de gloriosas.

Nedi

O Romário elogia a coragem do homem…o leão quer prender o cara. RÁRÁRÁRÁ

Fernando

Deve ser uma pratica comum, isso explica um pouco os vexames do nosso futebol.

jose s.

Certa ocasião aluguei um imóvel para um jogador de futebol. Durante a negociação,como o jogador regateava demais ,pedindo redução de aluguel,o questionei ,pois os jornais noticiavam que ele havia recebido uma elevada quantia de luvas e um salário,que representava quase cinquenta vezes o valor do aluguel.
Ele ,calmamente me explicou todos os meandros das negociações que envolvem as relações entre jogadores,empresários,dirigentes,técnicos e demais envolvidos.O que já imaginava tornou-se ,na descrição do jogador,uma realidade cruel.
Segundo ele,todos levam uma comissão,seja nas transferências,nas contratações,nas escalações,nas convocações ,entre tantas outras artimanhas para tirar o máximo do jogador.
O valor final que o atleta recebia representava menos da metade do valor das luvas e salários,após os descontos legais(IR e Comissões escusas)
Portanto não deve causar estranheza tal tipo de declaração.
O que falta é coragem para desbaratar as quadrilhas que sempre exploraram e ainda exploram os jogadores de futebol.

lulipe

Taí uma grande novidade, ninguém nunca pensou que isso existia.

Francisco

Provas?

É só olhar o que já foi a seleção e o que ela é nesse momento…

PS. Tiraram os fossos entre a torcida e o campo dos estadios para ficarem “modernos” (europeus). Quando a multidão se der conta de que pagou uma baba e o Brasil não vai chegar nem nas quartas de final, eu não quero estar na pele desse povo da CBF…

Sr.Indignado

No livro Freakonomics, Levitt demonstra estatisticamente, de forma brilhante, que até os campeonatos de sumô, que são envolvidos em um ar de honra ilibada, tem alguns resultados combinados.
Atualmente, vemos na imprensa do mundo (o pig passou a omitir) que na europa há muitos casos de jogos de futebol arranjados por causa do jogo de apostas.
E no Brasil? Ainda dá para acreditar no futebol?

Deixe seu comentário

Leia também