Prédio em que ministro de Temer pretendia morar é ponta do iceberg da especulação em Salvador; ACM Neto fez que não viu

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2016-11-20 às 15.29.00

À esquerda, como ficaria o prédio se tivesse 31 pavimentos; à direita, o empreendimento Costa España, que Geddel teria “liberado” junto a ACM Neto

Da Redação, com Bocão News e Câmara Municipal de Salvador

Salvador deve a vereadores da oposição minoritária a “derrubada” do prédio em que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, ocuparia um apartamento numa região nobre e histórica da capital baiana, a Ladeira da Barra.

Um vereador do PT e um do Psol se destacaram no enfrentamento do projeto: Gilmar Santiago Hilton Coelho.

O prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, conta com uma base aliada de 30 vereadores; 10 formam um bloco de oposição e três atuam de forma independente.

O edifício La Vue — A Vista — teria 31 pavimentos e 97,8 metros de altura e, segundo o vereador petista, citando técnicos, o projeto “impacta, agride e tira a visibilidade de monumentos e áreas tombadas, a exemplo da Igreja de Santo Antônio, o Cemitério dos Ingleses, os fortes de Santo Antônio e Santa Maria, de um lado da ladeira, o Morro Clemente Mariani e o Outeiro de Santo Antônio, do outro”.

Gilmar fez uma das primeiras denúncias públicas sobre o edifício em julho de 2015. Ele alegou que a construção tinha sido autorizada com parecer isolado do coordenador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Salvador, Bruno Tavares.

Bruno, segundo o petista, teria usado o mesmo subterfúgio para aprovar a construção do Cloc Marina Residence, na avenida Contorno — também com vista para o mar — e pela extinção do Escritório Técnico de Licenciamento e Fiscalização (ETELF).

O ETELF é composto por especialistas do IPHAN, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), que se manifestaram contra a construção do La Vue.

O ministro Geddel pretendia atropelar os pareceres para ter seu apartamento com vista para o mar, segundo narrou o ministro demissionário da Cultura, Marcelo Calero, em entrevista à Folha de São Paulo.

Os apartamentos do edifício terão 259 metros quadrados e vão custar até R$ 4,5 milhões. A construtora é a Cosbat.

Geddel, de acordo com Calero, fez pressão para que o IPHAN nacional aprovasse a construção do prédio com os 31 pavimentos originalmente planejados.

“Então você me fala, Marcelo, se o assunto está equacionado ou não. Não quero ser surpreendido com uma decisão e ter que pedir a cabeça da presidente do Iphan. Se for o caso eu falo até com o presidente da República”, teria dito o ministro a Calero numa das conversas.

O ministro Geddel já havia se envolvido publicamente na polêmica sobre a construção do La Vue.

Quando as denúncias surgiram na Câmara Municipal de Salvador, ele acusou um banqueiro de estar por trás delas. No tweeter, Geddel escreveu: “o banqueiro Marcos Marianni está assediando vereadores, pois ele se acha o dono da Lad da Barra”.

Dono do banco BBM, Marcos é proprietário de uma mansão na Ladeira da Barra. “Se ele está dizendo que tem assédio, ele precisa provar”, respondeu à época o petista Gilmar Santiago.

Geddel já havia feito lobby em defesa de outro empreendimento imobiliário da Cosbat, este em sociedade com a OAS: residencial Costa Espanã, em Ondina, também com vista para o mar.

Uma troca de mensagens sobre o assunto, entre Geddel e Léo Pinheiro, sócio da OAS, obtida na Operação Lava Jato, é reveladora.

“Não esqueça daquela oportunidade para concluirmos aquela conversa sobre o Costa Espanha. Estou precisando definir aquele tema”, escreveu a Léo Pinheiro o hoje ministro, que preside o PMDB da Bahia e é aliado do prefeito ACM Neto.

Pinheiro, em mensagem enviada a um terceiro, escreveu: “Nosso amigo GVL (Geddel) pede pata vc ligar para Luis. Teve com o baixinho (ACM Neto) e está liberado o Costa Espanha”.

Quando a polêmica do La Vue pipocou, ACM Neto deu entrevista ao blog Bocão News dizendo que a obra era regular: “A prefeitura não iria liberar se não estivesse compatível com a legislação, com o PDDU e a Louos. Mas são tantos empreendimentos que nem tudo passa pelo prefeito”, afirmou então.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo (Louos) de Salvador são motivo de intensa polêmica.

Movimentos sociais da capital baiana denunciam a legislação como racista e higienista:

O novo PDDU de Salvador ficará marcado na história pela subordinação do poder público aos interesses privados. Uma das expressões mais contundentes disso é a incidência de Operações Urbanas Consorciadas em três áreas imensas de Salvador (Centro Antigo, Engenho Velho de Brotas e Suburbana), que, na prática, reservam para o mercado imobiliário áreas cruciais para a identidade de Salvador, territórios negros urbanizados, com características especiais do ponto de vista histórico, cultural e paisagístico. A verticalização da orla também demonstra que o PDDU foi feito para atender aos interesses do mercado.

Ativistas resumiram o impacto da nova legislação em uma frase: “Preto sai, branco fica”.

O vereador Hilton Coelho, um dos que se opuseram à construção do La Vue com 31 pavimentos, reagiu à denúncia contra Geddel feita pelo ex-ministro Calero: “Seguimos em frente exigindo a punição dos responsáveis, a demissão sumária de Geddel e a responsabilização de ACM Neto. Chega de vender nossa cidade!”, escreveu em sua página no Facebook.

O petista Gilmar Santiago quer saber se existem outros famosos que, como Geddel, seriam moradores do prédio: “Na entrevista de Calero, ex-ministro da cultura, ele cita que o ministro Geddel pergunta como vai ficar a situação dele e de outros que compraram apartamentos nos andares superiores ao limite de treze andares definido pelo IPHAN. E eu pergunto, quem são os outros que compraram essas unidades que, assim como Geddel, serão prejudicados? Será que tem alguém famoso que nem ele?”.

A obra foi embargada e o caso de Geddel será analisado pela Comissão de Ética — isso mesmo, Comissão de Ética — da Presidência da República, sob Michel Temer.

O denunciante, ex-ministro Marcelo Calero, será substituído no Ministério da Cultura pelo presidente do PPS, Roberto Freire, que já defendeu obliquamente a extinção da pasta que assume:

Captura de Tela 2016-11-20 às 15.23.17

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) reagiu:

Seria cômico se não fosse um escárnio completo: o novo ministro da Cultura do governo Temer defendeu publicamente que a existência do ministério que irá assumir é irrelevante. Quando a gente imagina que o governo chegou ao fundo do poço, eles dão um jeitinho de cavar mais um pouco.

Leia também:

Oposição quer acareação entre Geddel e Calero


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jader Oliver

Fiquei 40 dias no estado da Bahia, a TV lá Globo só mostra nos tele jornais sangue e futebol, sexta feira colocam uma banda de axé para tocar.
O baino com a conta de energia e água para pagar se deixa levar e vai para os pagodes:Beber,transar e cheirar.
A “nois” é ouro é penta. Viva Galvao e a grobo.Brazilzilzil.

FrancoAtirador

.
.
https://pbs.twimg.com/media/CxvhPJnWEAQgM8e.jpg
https://pbs.twimg.com/media/CxvhPJoWQAAoc-I.jpg

C@lunistas e Comentaristas Mercenári@s da Rede Globo

nem sabem mais o que dizer para Escamotear os Fatos.

https://twitter.com/JornalismoWando/status/800481020705259520
.
.

FrancoAtirador

.
.
Canais GAFE de Comunicação do Governo MiShell

noticiam que Governo MiShell ‘Estuda’ Investigar

Atos Irregulares de Ministro do Governo MiShell.
.
.

FrancoAtirador

.
.
A Maioria dos Sóteropólitãnos Sempre Amaram de Paixão o Coroné ACM

https://twitter.com/pablovillaca/status/800098437563748352
.
.

Roberto

Meu, que podridão completa!! O povo tem que acordar!

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

::
O fetiche da mercadoria
ou
dA coi$ificaçãØ do ser humano
……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
.
.
………………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
…………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
…………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
…………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
.
O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
::
Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
.
É melhor
Ser um, mesmo que zero, à esquerda
Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Poema Z
…………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
.
Penso
Logo(S)
ReXisto
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Sempre
.
A vida
Entre duas pedras:
Sobre
Viver
Ou
Morrer
Sob…
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Tão duro mas tão terno
.
É preciso
Não ter esperança alguma
Para se construir
Da necessidade (de viver, do viver)
Algo melhor
Do que não ter esperança alguma
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Doce conformismo ?
Ou
Da “queda” da poesia para a história
.
As coisas são como são
E não como deveriam ser
Penar por elas é em vão (ou não)
(S)E ultrapassa o próprio viver
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
Diga “NãO” à Rede Goebbels
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………………………………….(Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
…………………………………………….(Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
…………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
::
.:.

* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/juremirm/status/799228508798992384
.
.

FrancoAtirador

.
.
O ex-Ministro da Cultura (MinC), Juca Ferreira, revela uma história estarrecedora

Ele conta que, durante sua gestão, havia demitido o superintendente do Iphan,
órgão responsável pelo patrimônio histórico na Bahia, em razão de sua insistência
em aprovar um espigão na região do centro histórico de Salvador.

No entanto, uma das primeiras medidas do governo Temer após o golpe parlamentar de 2016,
foi a nomeação para o cargo do responsável por um parecer que liberava a obra.

“Temer não poderá alegar que não sabia do crime cometido por Geddel,
que usou suas prerrogativas de ministro para obter benefício pessoal.

O ministro palaciano tem que ser imediatamente afastado
e as denúncias contra ele apuradas com rigor.

É preciso investigar a compra dessa cobertura que Geddel tem no prédio.

Houve compra ou seria um pagamento por serviços prestados?”,

questionou o ex-Ministro do MinC Juca Ferreira.

Íntegra em:

https://pt-br.facebook.com/jucaferreiracultura/posts/1773615652891509
.
.

tulio

E todos nós, como ficamos nessa?

“E eu, como é que fico nessa?”, teriam sido as palavras do Secretário de Governo – ante sala da Presidência da República¬ –, Gedel Vieira Lima, lamentando ao demisionário ministro da Cultura o embargo da obra na qual ele, Gedel, investira mais de R$ 2 milhões.

O episódio é típico do país do patriarcalismo coronelista (o caudilhismo típico do Brasil), e obriga a inversão da indagação de Gedel, o que deveria ser feito tanto por ele quanto por todos os gestores baianos: “E a população, como fica nessa?”. Nessa ‘ponta do iceberg da especulação imobiliária”, como bem observou Luiz Carlos Azenha. http://www.viomundo.com.br/denuncias/predio-em-que-ministro-de-temer-pretendia-morar-e-ponta-do-iceberg-da-especulacao-imobiliaria-em-salvador-acm-neto-fez-que-nao-viu.html
Pesquisas recentes apontam dois dados trágicos. Manchete do jornal A TARDE (Salvador), 14-111-16: “22,5 mil vivem na rua em Salvador”, dados contestados pela Prefeitura (comandada por ACM Neto, reeleito com 74% dos votos). Outro dado, do IBGE, de 2011 e confirmado neste ano: mais de 880 mil pessoas vivem em favelas, quase um terço da população da terceira mais populosa capital do Brasil. (http://www.tribunadabahia.com.br/2011/12/22/quase-um-milhao-nas-favelas-de-salvador).

Enviarei ao viomundo este comentário com fotos em anexo, que fiz na última sexta-feira, 18, demonstrando o contraste social em Salvador. Abaixo do trecho elevado da via expressa do Contorno, está encravada a ‘comunidade’ (eufemismo brasileiro para favela) da Gamboa, na qual vivem muitas famílias de pescadores artesanais. Acima, estão os primeiros edifícios da margem direita do Corredor da Vitória, sendo o primeiro deles o famoso ‘prédio da Ivete Sangalo’, que, como muitos outros prédios vizinhos que, via ascensores/teleféricos, têm acesso ao mar e a cais privativos.
Um trágico recorte da realidade social em Salvador.
Por ocasião deste 20 de Novembro, dia de Zumbi e da Consciência Negra, os contrastes imobiliários e habitacionais em Salvador devem levar ao questionamento da aceitação da subalternidade que é cúmplice do modelo branco de dominação, reproduzido mesmo entre muitas lideranças políticas negras ao centro e à direita – a atual secretária nacional a Igualdade Racial é baiana. Talvez isso leve a compreensão de como ACM Neto conseguiu sido reeleito com 74% dos votos na mais negra das capital (80% da população).

Gugu Mello

Se aprofundar isso, vai dar uma ¨Panama Pepers ¨!!

Deixe seu comentário

Leia também