PM cega ativista do Levante da Juventude; Alckmin proíbe protesto na Paulista e pode provocar maré como a de 2013

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2016-09-02 às 00.12.52Da Redação

Desde que o Senado confirmou a derrubada de Dilma Rousseff num golpe midiático parlamentar financiado e a serviço da Fiesp, manifestações pipocaram por todo o Brasil.

Foram organizadas às pressas, ainda assim atrairam uma quantidade razoável de ativistas.

O foco é o golpista Michel Temer, que usurpou o poder para implantar um projeto econômico que não foi aprovado nas urnas.

Ainda não se sabe se as PMs estaduais estão atendendo a algum tipo de coordenação nacional, elas que são subordinadas ao Exército.

Porém, chama a atenção o fato de que, independentemente do local, os PMs têm agido com extrema violência, com bombas, balas de borracha e um arsenal repressivo desproporcional ao tamanho das manifestações.

Numa entrevista à agencia ANSA, o teólogo Leonardo Boff afirmou:

Os riscos desse golpe parlamentar é que se transforme num golpe militar. Há consciência no povo, segundo a qual não se tolera mais um golpe para favorecer a classe dominante. Se a reação dos movimentos sociais for forte, o que se presume, os golpistas civis poderão chamar de novo os militares como fizeram em 1964.

A ação das PMs é compatível com uma repressão desproporcional, que provoque uma reação popular nos moldes dos protestos de junho de 2013, que por sua vez justifique o estabelecimento de um regime com poderes extraordinários para implantar uma agenda econômica regressiva.

Porém, pode refletir apenas o desprezo de comandantes locais pelos dissidentes do golpe, ódio incorporado pelas tropas.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo utilizou pretextos para proibir manifestações no próximo domingo, na avenida Paulista:

Diante da ocorrência de protestos violentos, com atos de vandalismo, ocorridos ontem, a Secretaria de Segurança Pública reuniu nesta quinta-feira, 1 de setembro,  os comandos das Polícias Civil e Militar e vem a público reafirmar que respeita o direito de manifestação e está empenhada em garantir a segurança dos manifestantes.

Ressalta ainda que, conforme determina a Constituição, é obrigatória a comunicação de hora, local e trajeto em que se realizarão os atos públicos. Para que sejam preservados os direitos das pessoas que não participam das manifestações e garantida a ordem pública, será evitado o fechamento das vias importantes da cidade. A SSP informa ainda que até o momento não recebeu qualquer comunicado oficial de movimentos organizados dando ciência da realização de manifestações públicas nos próximos dias.

Por fim, a secretaria alerta que, no domingo, não será permitida a realização de atos na Avenida Paulista, pois toda a extensão da avenida estará reservada para o evento de passagem da tocha paraolímpica, que integra a cerimônia oficial dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

Nas redes sociais, no entanto, há o anúncio de várias manifestações Fora Temer com o objetivo de aproveitar a passagem da tocha.

Numa delas, quase 20 mil pessoas demonstraram interesse em participar: um ato chamado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo diante da Fiesp, a principal financiadora do golpe, a partir das 14 horas.

No twitter, onde proliferam imagens e fotos da violenta repressão dos últimos dias, ativistas convocam à Paulista com o argumento de que é preciso bloquear, pelos números, a capacidade de repressão da PM — como se deu, aliás, em 2013.

O caso que despertou maior solidariedade foi a da jovem Deborah Fabri, estudante da Universidade Federal do ABC, que perdeu a visão no olho esquerdo depois de ser atingida por uma bomba atirada pela PM paulista:

Nota de solidariedade à militante do Levante Popular da Juventude Deborah Fabri

Na noite de ontem, 31 de agosto de 2016, milhares de jovens saíram às ruas de diversas capitais para protestarem e expressar todo seu repúdio ao golpe parlamentar que destituiu a presidenta legítima, Dilma Rousseff, colocando em seu lugar o golpista e usurpador, Michel Temer.

O Levante Popular da Juventude esteve presente em diversas destas manifestações, somando-se ao coro Não ao Golpe, Fora Temer!

Praticamente todas as manifestações ocorreram fortes reações da polícia militar, que agiu de maneira desproporcional, violenta e brutal, reprimindo e agredindo os manifestantes. Em São Paulo, na esquina da rua Caio Prado com a rua da Consolação, mesmo lugar onde ocorreu o massacre de 13 de junho de 2013, a militante do Levante Popular da Juventude, Deborah Fabri, estudante da Universidade Federal do ABC (UFABC), foi atingida por um estilhaço de bomba no rosto, ferindo seu olho esquerdo.

Deborah foi hospitalizada e passa bem, perdeu a visão do olho esquerdo! Isso é inaceitável! Prestamos toda nossa solidariedade à ela e seus familiares e afirmamos que não descansaremos até que os responsáveis sejam punidos e ela disponha de todo a assistência necessária.

Repudiamos veementemente a ação da Polícia Militar do governador Geraldo Alckmin. Exigimos apuração, identificação e punição dos responsáveis imediatamente.

Essa é a marca desse governo ilegítimo e desse golpe: violência, truculência e autoritarismo. Não toleram a democracia, a liberdade de expressão, a soberania popular. Querem nos tirar tudo, desde os nossos direitos à nossa voz: não permitiremos!

Michel Temer e seu governo não nos representa, muito menos irá nos intimidar. Tomaremos todas as medidas judiciais e políticas cabíveis. Lutaremos e resistiremos em todas as trincheiras!

Seguiremos nas ruas, na luta contra esse golpe! Convocamos todos e todas a ocuparem as ruas!

Fora Temer!

Leia também:

Lula denuncia o golpe ao mundo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luis Carlos Saldanha

Maré com 2013?

Acho pouco provável…

Falta o povo!

Marcelo Gaúcho

Violência e vandalismo foi o que ocorreu no Senado no final de Agosto.
Contra o Povo Brasileiro e a Democracia.

FrancoAtirador

.
.
A Baderneira Vermelha, Terrorista Petralha,
Vândala, Vagabunda, Perigosa, Ameaçadora:

https://twitter.com/i/videos/771764533165756416
https://twitter.com/cynaramenezes/status/771764533165756416
.
.

Lâmpada

QUANDO AS INSTITUIÇÕES NÃO RESPEITAM A CONSTITUIÇÃO, AS PESSOAS NÃO ACREDITAM NO FUTURO DA NAÇÃO!
QUANTO MAIS A PM BATER MAIS PESSOAS SE JUNTARAM A MULTIDÃO!
SE OS TRABALHADORES SE JUNTAREM AOS ESTUDANTES NÃO TEM PM QUE SEGURE, QUANDO O TRABALHADOR FOR AS RUAS, AS PERIFERIAS VÃO APARECER!
É AÍ, ACREDITEM! NEM AS FORÇAS ARMADAS SEGURA A MANADA DESPOLITIZADA!

lulipe

Ativista uma ova, são baderneiros que procuram tumultuar, depredar e vandalizar, porque protestar pacificamente não faz parte do “movimento”. Acontece que em SP a banda toca outro ritmo. Parabéns à PM.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Sim.

    O braZil tem 100 Milhões de Baderneiros Otários

    que saíram de Casa pra Votar em Outubro de 2014.
    .
    .

    lulipe

    Postagem da “ativista” em seu Twitter: 10 de nov de 2015.

    “Cara, eu sou a favor de qualquer ato de qualquer destruição (sic) em protesto de cunho político que tenha objetivos sólidos!(sic)”.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É Impressionante a Noção de Proporcionalidade de um Nazi-Fascista.

    A Mulher Pega a Caneta Dele e Ele Fura o Olho Dela com o Compasso.
    .
    .

    S

    Baderneiros? Por essas e outras que São Paulo está nesta merda. Com esse ar de superioridade achando q é uma cidade de primeiro mundo. Cidadão como vc que se acha superior ao resto do País. Aqui só está concentrado a maior parte fétida do País. Me desculpe os restantes dos cidadãos de bem. Agora você deveria ter essa virilidade toda soltando esses vira latas lá em Brasília, Cú do Mundo. Pedindo para que não estuprassem a constituição federal, que essa mídia podre fale a verdade. Que esse governo quê diz que estamos em crise, para de dar benefícios a Ministros do supremo, que. Se aposentem como qq ser mortal, trabalhe 5 dias por semana.
    Agora estamos em um novo tempo leis para quem é para que? Já que, quem ganha o jogo são Cacetetes e balas de borrachas empunhado por covardes. Que também são forçados a defender esses golpistas a troco de um mísero salário, colocando suas vidas em risco. Quanto a você deve ser mais um que teve tudo muito fácil na vida ou provavelmente levando alguma vantagem sonegando impostos desse Brasil injusto com trabalhadores. Ou talvez seja mais um coitado querendo aparecer e viver mundo dos golpistas.

FrancoAtirador

.
.
Jornalistas Livres:
HELICÓPTERO ATIRA CONTRA MANIFESTANTES EM PORTO ALEGRE
https://twitter.com/j_livres/status/771574935143669760
.
.
AvóZ do braZil:
Força Nacional Vai Apoiar Órgãos de Segurança
do Rio Grande do Sul Por Mais 60 Dias
https://twitter.com/avozdobrasil/status/771695370858618880
.
.

Sidnei Brito

Honestamente, acredito que sem apoio da Globo (e demais meios de comunicação) não vira junho de 2013 nem a pau. Mudança de opinião de Jabor em 48 horas, nem pensar.
Pelo contrário, vai haver sólido rechaço da população. Bastam umas duas ou três matérias no JN (e na Band, Record etc.) explicando, didaticamente, que há de se fazer convocação oficial, informando as autoridades com antecedência e que isso não foi observado e blá blá blá, que voltam as velhas preocupações com o trânsito numa “região que é de acesso para vários hospitais”.
Mas as manifestações são espontâneas, ora. Sim, mas manifestações “espontâneas” só eram (e talvez ainda sejam) bonitas contra Lula, Dilma, PT, Venezuela, Cuba, Foro de São Paulo etc. etc. etc.
E, pior, agora temos a lei antiterror…

FrancoAtirador

.
.
O Feicibuquistão Transformou os Adultos em Patos Narcisistas:

Só vão às Ruas para serem Filmados pelas Redes de Televisão.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Numa Sociedade de Egocêntricos

    a Primeira Palavra é Sempre “Eu”.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    No Dia em que a Esquerda tiver a Capilarização, que a Direita tem,

    nos Meios de Comunicação de Amplo Alcance, talvez sejamos “Nós”.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Apresenta-se aos(às) Jovens o que é uma Ditadura Civil-Militar.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    E, também, o que é uma Mídia Empresarial Corrupta,

    Chapa-Branca que Acoberta Crimes desta Ditadura:

    As Empresas de Comunicação de São Paulo

    e a Rede Globo e suas Afiliadas/Afilhadas.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Neste braZil Tirânico, a Imprensa é mesmo Livre

    para Cometer Crimes e Acobertar Criminosos.
    .
    .

    Bovino

    Curiosamente, após consumado o golpe, o SBT (a mais reacionária linha editorial) está mostrando o Fora Temer, com certo ar de criminalização, mas está. Parece que estão criando o clima pro Gilmar empossar o FHC em 2017.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É porque o SílviuSântu recebeu Menos Dinheiro Público dos Vermes

    do que as Redes de TV Chapa-Branca – Globo, Record e Bandeirantes.

    É só o Governo dar mais Milho pras Galinhas, que param de cacarejar.
    .
    .

abolicionista

No sul, espancaram um advogado negro que não estava fazendo nada, nada! O filho dele chutou a cabeça do policial que estava assassinando o pai dele e agora será processado por tentativa de homicídio. O advogado foi preso, torturado, ameaçado e teve seus direitos cerceados. Mesmo assim, será processado e pode amargar, junto com o filho, alguns anos de cadeia.
.
A senadora Grazziotin foi agredida por um fascista num avião. Após arrancar a câmera das mãos dela, o criminoso a agarrou pelo cabelo e bateu a cabeça dela contra o braço do assento. Ele foi apenas retirado do avião e não será processado.
.
A estudante Deborah Fabri, da UFABC, perdeu a visão de um olho durante uma manifestação na avenida Paulista, ao ser atingida por um estilhaço.
.
No mesmo protesto, uma jovem foi atropelada (o vídeo circula nas redes sociais)
.
Relatos de tortura se multiplicam por todo o país.
.
O governador de São Paulo decidiu proibir manifestações e convocou o exército para fechar a mais importante avenida da cidade.
.
Se isso não é uma ditadura, não sei o que é.
.
Das duas, uma: ou mudamos a definição de ditadura nos dicionários, ou mudamos a realidade.
.
À luta, meus amigos.

    lulipe

    Engraçado, não vi por aqui nenhum comentário seu criticando as agressões sofridas pela Janaína Paschoal e tantos outros apenas por serem contra o PT ou terem ideologias diferentes. Hipocrisia pouca é bobagem, não? Adeus querida!

    Mark Twain

    Lulipe: NINGUÉM agrediu a Janaína fisicamente.
    AINDA.

    abolicionista

    lulipe, o fascistinha, ainda anda por aqui? Estava quase com saudades.rs

    Elton

    VOLTA DITADURA…

Daniel

E a nova DITADURA mostrou a sua atual face!

A Avenida Paulista, “Simbolo” das manifestações dos Coxinhas e do “Fora Dilma”, agora não pode mais ser espaço para manifestações populares.

O Governador que apóia o GOLPE agora quer calar os 54 milhões de votos…

Com truculência e e proibições!

O GOLPE foi dado e agora REFERENDADO pelo “Ilustre” “Governador Golpista”, Sr. Geraldo Alckmin do PSDB, vulgo “cria” do PMDB.

Está instaurada a nossa nova DITADURA! Com o apoio do Serra, Kassab, Alckmin e (pasmem) Cristóvão e Marta Suplicy!

O Estado de Exceção está instaurado, com o aval dessas “criaturas” e com isso, pessoas perdem a visão em “confrontos” e a liberdade no nosso dia-a-dia.

E para finalizar: Por quê o Temer nomeou o filho do tal “Paulinho da Força” como Superintendente do INCRA sem esse “Filho indicado” ter o menor conhecimento de legislação e de propriedade rural?

Foi Coincidência? Ou somente “troca de favores”?

Fica a pergunta no ar….

Deixe seu comentário

Leia também