Greve dos petroleiros por 24h: Contra o golpe, entrega do pré-sal e privatização da Petrobras

Tempo de leitura: 3 min

FUP_Page_2-002

Petroleiros fazem greve dia 10 contra o golpe e o desmonte do Estado

do portal da Federação Única dos Petroleiros (FUP)

Como em outros momentos da nossa história, o petróleo está novamente no centro do golpe que coloca em xeque o Estado Democrático.

O desmonte de direitos e conquistas vai atingir em cheio os trabalhadores, que precisam reagir aos golpistas enquanto ainda há tempo.

A paralisação de 24 horas que os petroleiros realizam nesta sexta-feira, 10, será a retomada das mobilizações da categoria contra a entrega do Pré-Sal e a privatização da Petrobrás, que culminaram na greve de novembro do ano passado.

A venda de ativos será intensificada por Pedro Parente, que chegou avisando que entregará às multinacionais os bilhões de barris de petróleo do Pré-Sal a que a Petrobrás tem direito, conforme garante a legislação que os golpistas querem mudar.

No último dia 07, já colocou à vendas os terminais de GNL e as térmicas.

O projeto neoliberal que está posto para a Petrobrás através de Pedro Parente é o mesmo que no passado causou perdas históricas à categoria: reajuste zero, fim do avanço de nível automático, da dobradinha, do ATS, dos concursos públicos e diversos outros ataques, como a tentativa de acabar com a jornada 14×21 e as diferenciações de direitos entre trabalhadores novos e antigos.

Se os petroleiros não reagirem, a Petrobrás perderá tudo o que conquistou após 2003, quando tornou-se uma empresa integrada de energia e uma gigante do setor. Sem Pré-Sal e sem ativos, qual será o futuro da companhia e dos seus trabalhadores?

pedro parente e nelson silva-001

Pedro Parente e Nelson Silva: Os demolidores

Parente monta tropa de choque para privatização

No último dia 06, Pedro Parente anunciou a contratação de Nelson Luiz Costa Silva para o cargo de consultor sênior de Estratégia.

Ele terá a missão de “concretizar as metas de gestão traçadas pelo Conselho de Administração, atuando diretamente sobre a execução do planejamento interno e a reparação de eventuais desvios”.

Basta consultar o currículo de Nélson Silva para entender o papel que cumprirá na gestão da Petrobrás, onde será o braço direito de Pedro Parente, a quem é diretamente subordinado.

Nas empresas por onde passou, o executivo deixou sua marca registrada: reestruturações, vendas de ativos e privatização.

BG GROUP

Nelson Silva presidiu a multinacional, onde ingressou em 2009 e permaneceu até o início do ano, quando concluiu o processo de venda da empresa para a Shell.

A BG tinha participações estratégicas em consórcios com a Petrobrás para operação de petróleo e gás em áreas do Pré-Sal.

Com a compra da multinacional, a Shell tornou-se a principal concorrente da estatal no país, passando a deter 25% do campo de Lula e 20% do campo de Libra, os dois principais ativos do Pré-Sal, além de assumir áreas exploratórias importantes que pertenciam à BP, como 30% de Sapinhoá e participações em Iracema, Iara e Lapa.

Na cerimônia de assinatura da fusão, o presidente da Shell, ao lado de Nelson Silva, afirmou que o Brasil será prioridade da empresa e defendeu o fim da exclusividade da Petrobras na operação do Pré-Sal.

COMGÁS

Nelson Silva foi diretor e presidente da empresa, uma das maiores distribuidoras de gás do país, privatizada em 1999, no governo FHC, quando foi adquirida por um consórcio da BG e da Shell.

VALE DO RIO DOCE

Nelson Silva foi diretor de Marketing e Vendas da Companhia Vale do Rio Doce, onde atuou durante o período em que a empresa foi privatizada, em 1997, no governo FHC, e depois retornou em 2002, onde permaneceu até 2006.

SAMARCO

Nelson Silva integrou o Conselho de Administração da Samarco, mineradora que tem participação da Vale e foi responsável pelo maior acidente ambiental do país, em função do rompimento de duas barragens de rejeitos de minérios.

O acidente causou a morte de 19 pessoas e danos irreversíveis ao distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG) e ao Rio Doce.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Serjão

Só a multidão nas ruas derruba o Golpe contra o povo brasileiro.
Hoje é Dia de Luta.
https://www.youtube.com/watch?v=t0ppl3Dc5KQ

Anna

Lava Jato: Bob Fernandes fala da “indignação” de Gilmar Mendes com um vazamento específico

https://www.facebook.com/bob.fernandes.3/videos/vb.100000284899576/1207571875928964/?type=2&theater

RONALD

A PETROBRAS É NOSSA. ESSES ENERGÚMENOS, QUE SAÍRAM DO UMBRAL PARA RAPINÁ-LA, SERÃO DEFENESTRADOS SEM DÓ !!!!

A PETROBRAS É PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO. É NOSSA MAIOR RIQUEZA E FONTE DE RECURSOS.

ESSES PALHAÇOS GOLPISTAS QUE DEVERIAM ESTAR ENTERRADOS, VOLTAM COMO ZUMBIS, QUERENDO CARNE FRESCA. VOLTEM PARA SUAS TUMBAS E FIQUEM LÁ PARA SEMPRE !!!!!!

Lukas

Onde estava este sindicato quando saquearam a Petrobras?

Bacellar

Privatização no Brasil significa roubo.

ciro

http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2016/06/ostry.htm
Quando até o FMI afirma que a política neoliberal aumenta as desigualdades e as privatizações aumentam desemprego os sacrifícios da população e a concentração de renda e o ensino econômico precisa reverberar essa experiência fracassada para evitar os mesmos erros futuros, nossos “geniais” economistas do governo apostam todas as fichas no neoliberalismo radical mais lesivo à sociedade…triste.

Deixe seu comentário

Leia também