VIOMUNDO

Diário da Resistência


Petroleiros denunciam: Dois acidentes atingem refinaria em três dias; Petrobrás omite que explosão na sexta causou incêndio no domingo
Revap/SJC
Denúncias

Petroleiros denunciam: Dois acidentes atingem refinaria em três dias; Petrobrás omite que explosão na sexta causou incêndio no domingo


30/09/2019 - 13h02

por Conceição Lemes

No domingo, 29/09, o G1 publicou: Incêndio na Revap mobiliza bombeiros e fumaça assusta moradores em São José dos Campos, SP

Um incêndio na Refinaria Henrique Lage (Revap), zona leste de São José dos Campos (SP), mobiliza o Corpo de Bombeiros na tarde deste domingo (29).

 A fumaça preta provocada pelas chamas assustou os moradores da cidade e pôde ser vista nas cidades vizinhas. Ninguém ficou ferido.

 A Petrobrás informou que as causas da ocorrência serão apuradas.

Segundo a corporação, as chamas atingiram um reservatório de contenção da refinaria, por volta de 15h30. No local, 12 viaturas e 29 bombeiros atuam para controlar o fogo. Às 20h15, as equipes continuavam tentando combater as chamas. Não havia previsão de conclusão para finalizar a operação.

Folha/Uol e Estadão foram na mesma linha.

Diz a Folha/Uol :

Um incêndio atingiu a Revap (Refinaria Henrique Lage), da Petrobras, na tarde deste domingo (29) em São José dos Campos.

O início do fogo na refinaria localizada na Rodovia Presidente Dutra ocorreu por volta das 15h15, de acordo com a Petrobras, atingindo tanques que armazenam produtos utilizados na preparação de asfalto e óleo combustível.

A fumaça escura podia ser vista de longe, segundo relato de moradores nas redes sociais. 

Só que esse incêndio do domingo — e isso a Petrobrás não informou — é decorrente de um primeiro acidente que aconteceu na sexta-feira (27/09).

O teto do tanque TQ 42302 explodiu, provocando vazamento de GOR.

GOR é um óleo residual, pesado, armazenado a 190º graus, num sistema a vácuo.

“ Suspeita-se que um descarte de água para o tanque tenha provocado a explosão”, diz Rafael Prado, presidente do Sindipetro-SJC.  “Como isso aconteceu ainda não sabemos.”

O óleo derramado foi contido no dique e na canaleta e estava sob controle

Porém, nesse domingo, resíduos desse produto causou o incêndio.

Há duas versões sobre a via de propagação do fogo.

Uma atribui à vegetação próxima.

A outra, a tanques na vizinhança.

O tanque TQ42301, também contendo GOR, foi envolvido no acidente.

“São dois acidentes em apenas três dias”, atenta Prado.

“Tudo na esteira da privatização”, alerta.

“Os dois acidentes resultam do sucateamento e da terceirização desenfreada da Petrobrás”, Adaedson Costa, presidente da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP),

“Ambos têm a ver com redução de efetivos de trabalhadores,  corte de gastos com manutenção e redução do quadro próprio de manutenção, normalmente mais qualificado”, esmiúça.

“O que mais temos no dia a dia é denúncia de falta de manutenção”, denuncia Costa.

A princípio o incêndio na refinaria de São José dos Campos está debelado e não há vítimas.

O Sindipetro-SJC já investiga as causas.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.