Por Jair de Souza
Documentário que expõe as bases do plano estadunidense de sabotagem contra o programa de solidariedade médica de Cuba para os outros países pobres.
Vemos aí como os Estados Unidos dedicam somas fabulosas de dólares e recursos humanos, não para salvar vidas de gente necessitada em países periféricos, mas para tentar chantagear os profissionais médicos cubanos com o intuito de estimulá-los a desertar de sua missão.
É interessante constatar como um país pequeno e pobre, totalmente bloqueado pela maior potência do planeta, consegue fazer tanto em termos de solidariedade.
Podemos imaginar como haveria muito mais justiça no mundo se os Estados Unidos decidissem seguir o exemplo de Cuba, ao invés de tentar sabotá-lo.
Leia também:
Glenn Greenwald diz que mídia corporativa dos EUA é escudo e megafone do poder
Estados Unidos espionaram “comunicação de lideranças” em Brasília
Ivan Valente: Quais empresas colaboram com a espionagem?
Ramonet: Serviços de espionagem já controlam a internet
Tijolaço protesta contra a bandidagem eletrônica: Somos ratos?
22 comentários
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
Julie Feinsilver estudou a diplomacia médica cubana: mortalidade infantil cai 50%; FBI vigiou socióloga norte-americana - Viomundo - O que você não vê na mídia
01 de setembro de 2013 às 16h57[…] O vídeo acima diz respeito ao programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que tenta convencer médicos cubanos que trabalham fora da ilha a desertar (denúncia do Jair de Souza, no Viomundo) […]
Carlos Cwb
17 de julho de 2013 às 13h32Solidariedade não dá lucro. E lucro é o que interessa aos EUA…
Roberto Locatelli
17 de julho de 2013 às 11h39Cuba exporta médicos. EUA exporta bombas, miséria e opressão.
FrancoAtirador
17 de julho de 2013 às 06h16.
.
Até quando esse país sem nome da América do Norte
praticará impunemente Crimes contra a Humanidade?
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura… se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?…
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!”
(Navio Negreiro – Castro Alves)
“Deus! Ó, Deus! Onde estás que não respondes?
Em qu’estrela, em que mundo tu t’escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei um grito,
Que desde então corre embalde o infinito…
Onde estás, Senhor Deus?”
(Vozes d’África – Castro Alves)
.
.
Marcelo
17 de julho de 2013 às 00h44Fora, Cuba Comunista!
Nelson
17 de julho de 2013 às 01h01Orgasmos múltiplos. Pelo jeito, é isso que deve experimentar o nosso emérito comentarista Marcelo, quando assiste àqueles filmes em que um destemido soldado ou agente secreto dos EUA dá uma surra – ou mesmo os aniquila à bala – em terroristas, traficantes de drogas e outros vilões.
Coitado. Segue acreditando piamente que os governos dos EUA agem movidos pelo altruísmo. Na verdade, é naquele governo que vamos encontrar os maiores terroristas e traficantes de drogas.
E, antes que eu me esqueça, Marcelo:
Viva Cuba! Viva o valente povo cubano! Este sim, verdadeiramente destemido.
E, para provocar um pouquinho mais:
“Hasta la vitória, siempre”, como dizia Ernesto Tche Guevara.
Nelson
17 de julho de 2013 às 11h22Movido pelo costume aqui dos meus pagos do sul do Brasil, acabei escrevendo errado o nome com o qual ficou famoso e entrou para a história Ernesto Rafael Guevara de La Serna, nascido em Rosário, Argentina, em 1928.
“Tche” é como nos chamamos mais comumente aqui no Rio Grande do Sul.
“Che” é como era chamado e como ficou conhecido o Ernesto nascido na Argentina e cidadão do mundo.
altemar
18 de julho de 2013 às 12h19Ô minha gente, o retardado queria 2 minutos de nossa atenção, e conseguiu. Filho da mãe.
Bombas e drones para ele.
Gersier
17 de julho de 2013 às 10h27Fora YANKES ditadores,que pregam a liberdade de ir e vir mas proibem uma cientista cubana de receber em seu território um prêmio dado pela comunidade internacional.
Fora YANKES que cobram dos outros o respeito aos direitos humanos mas torturam e matam em Guantanamo e em paises soberanos que invadem.
Fora YANKES que pregam a “liberdade de expressão” mas que violam o sigilo das comunicações dos cidadãos mundo afora e ainda perseguem os que revelam sua política podre.
Que venham para o Brasil os médicos cubanos.
ma.rosa
17 de julho de 2013 às 12h34FORA, MARCELO FASCISTA!!!!!!
Luís Carlos
17 de julho de 2013 às 21h10O herói do Marcelo é o Rambo e seus governantes modelos são os ditadores e mentirosos Reagan e Bush Jr.
Marcos F Lima
16 de julho de 2013 às 23h18Marcos Ferreira Lima
Os Estados Unidos reclamam de vez emquando acusam algum país de praticar terrorismo. Mas, O MAIOR TERRORISTA DOMUNDO são os Estados Unidos.
Fabio Passos
16 de julho de 2013 às 21h04Asquerosa atuação da ditadura ianque tentando impedir a solidariedade entre os povos.
Muito legal saber que os sabotadores estão quebrando a cara.
E os canalhas da globo, veja, fsp e estado escondem da população o que seus amos ianques aprontam contra o mundo.
Fabio Passos
16 de julho de 2013 às 20h48Socorro Cuba!
Nossa população precisa de sua solidariedade para ter acesso a atendimento digno de saúde.
Luís Carlos
16 de julho de 2013 às 19h43Será que aqui tentarão sabotar (ainda mais) a solidariedade do SUS e maior acesso da população à assistência médica? Terão apoio dos EUA para sabotagens?
Fabio Passos
16 de julho de 2013 às 20h42Sem dúvida. O PiG já está em ação fazendo exatamente isso.
Luís Carlos
16 de julho de 2013 às 22h59Foi apenas uma pergunta retórica. Infelizmente (preferiria que fosse diferente, sem traidores que se vendem por dinheiro aos mercenários) com você.
Luís Carlos
16 de julho de 2013 às 23h01Disse ” concordo com você”.
Luiz Moreira
16 de julho de 2013 às 15h47Era de chamar ás falas esta SABOTADORA CRETINA, pedindo à população que sabotem um serviço dela mesmo. Deviam também, exigir que a entidade médica a qual esta ANTA está vinculada, de chama-la para uma longa conversa, chamar sua empregadora e coloca-la contra a parede, pois este tipo de atitude é coisa de mentecapta e cretina, sem preparo para exercer profissão. Nem de coveira, pois está sabotando um serviço básico. Que tal sugerirmos que os assaltantes foquem sua atuação nos hospitais, pois ali tem poucas armas? Bom serviço estaríamos prestando? É coisa de canalha esta ação.
augusto2
16 de julho de 2013 às 15h47é mas tem uma coisa.
As equipes de cubanos realizarem uma coisa que faculdade nenhuma faz, nem investimento tecnologico ou financeiro algum pode fazer.
É ensinar como se cuida da saude do povo pobre com POUCO RECURSO mas muita eficiencia – o que dispensa laboratorios, patentes fixas e assalto ao ministerios da Saude das naçoes.
É a mesma coisa que tu, sendo pobre ou remediado, ensinares cabalmente ao teu filhopequeno a percentagem, a tabuada ou uma lingua estrangeira em casa. Ninguem poderá tirar isso dele nunca mais.
Maria Libia
16 de julho de 2013 às 15h13Que venham os médicos cubanos, americanos, portugueses, de qualquer parte do mundo, só para mostrar a arrogância dos médicos brasileiros. LILIAN HADDAD – Auditora da Unimed publicou o seguinte: SUGESTÃO AOS COLEGAS MÉDICOS: em seus atendimentos em hospitais públicos peçam MUITOS EXAMES! em especial quem trabalha em emergência e ambulatórios. Vamos fazer a população perceber que não são médicos que estão faltando. Vamos lotar as filas de espera de tomografias, radiologias, laboratórios e aumentar ao extremo os gastos públicos com a saudê (foi ela que escreveu assim). MELHOR QUE A GREVE E MELHOR QUE PASSEATA. Que horror!!! Já pensou cair na mão desta megera?
Jeca Tatu
17 de julho de 2013 às 09h20Só espero que aqueles médicos que trabalham com o plano da unimerda façam o mesmo e peçam muitos exames para os seus paciente também, para ver no que vai dar.