VIOMUNDO

Diário da Resistência


Pimenta: Ao pedir desculpas a Lula, procuradora confirma autenticidade da Vazajato; há muitas perguntas a responder; vídeo
Denúncias

Pimenta: Ao pedir desculpas a Lula, procuradora confirma autenticidade da Vazajato; há muitas perguntas a responder; vídeo


27/08/2019 - 23h57

Da Redação

As frases que a procuradora Jerusa Viecili disse sobre a morte de parentes do ex-presidente Lula foram: ao ser anunciado o falecimento da ex-primeira dama Marisa Letícia, ela perguntou com ironia “querem que eu fique pro enterro?”; quando morreu o neto Arthur, soltou a frase “preparem para a nova novela ida ao velório”, já que anteriormente Lula não tinha sido autorizado a velar e enterrar o irmão Vavá.

Mais de cinco horas depois do pedido de desculpas, quando eram 22:21, a procuradora voltou ao twitter, para acrescentar, talvez sobre pressão de colegas:

Lembrar de uma mensagem não autentica todo o conjunto. A existência de mensagens verdadeiras não afasta o fato de que as mensagens são fruto de crime e têm sido descontextualizadas ou deturpadas para fazer falsas acusações.

Os procuradores da Lava Jato nunca negaram que há mensagens verdadeiras, exatamente porque foram efetivamente hackeados. Contudo, não é possível saber exatamente o quanto está correto, porque é impossível recordar de detalhes de 1 milhão de mensagens em 5 anos intensos.

Porém, quando interessava, o próprio ministro Sérgio Moro lembrou-se de ter chamado integrantes do MBL de “tontos” em mensagem que trocou com o procurador Deltan Dallagnol quando ainda era juiz e houve manifestação diante da casa do ministro Teori Zavascki, então relator da Lava Jato no STF, em Porto Alegre.

Zavascki deu ao menos dois pitos públicos em Moro, um deles depois de considerar ilegal o vazamento de conversa telefônica entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, que o juiz deveria ter remetido ao STF por questão de foro:

Repórteres da Folha de S. Paulo confirmaram o conteúdo de conversas que travaram com procuradores.

O El Pais, também parceiro do Intercept Brasil, fez um teste: “Com o auxílio de uma fonte externa ao The Intercept, que prefere preservar sua identidade, tivemos acesso a parte de um arquivo de mensagens de um dos chats mencionados nas reportagens e comparamos seu conteúdo com o material disponibilizado pelo site. O conteúdo é idêntico”.

Um procurador que participou das conversas confirmou em parte o conteúdo vazado, em entrevista ao Correio Braziliense.

A Lava Jato confirmou a decisão de que os procuradores sairam do Telegram depois de suposto ataque de hacker.

Mas, ficaram muitas perguntas a responder numa eventual CPI da Vazato: quem decidiu que os procuradores deveriam sair do Telegram? foi uma decisão coletiva ou de um chefe? o juiz Moro participou ou foi comunicado? há registros formais sobre o processo de decisão? Troca de e-mails?

São apenas algumas das dúvidas, uma vez que estamos falando aqui em destruição de provas e possível obstrução de Justiça, se houver comprovação de ação criminosa na troca de mensagens, para além de questões de ética.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Eleusa Cavalcante

28 de agosto de 2019 às 19h55

Não há surpresas. Apenas evidências materiais de uma criminosa perseguição politica impiedosamente feita pelos grupos de diferentes instâncias que sempre dominaram o Brasil apoiados pelas multidões que sofreram lavagem cerebral que acreditam que exterminando o PT terão um país democrático.

Responder

Zé Maria

28 de agosto de 2019 às 17h20

“Lula é o Principal Preso Político do Mundo”

“Minha impressão é que a esquerda brasileira
está completamente desordenada, há muita apatia,
as pessoas estão apenas assistindo a tudo
que está acontecendo, pensando
“não podemos fazer nada,
então vamos esperar passar”

“Lula seria o tipo de pessoa
que conseguiria reconstruir
uma esquerda ativa e forte”

Noam Chomsky

https://twitter.com/pedrosolidus/status/1166689895928258562
https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/59251/lula-e-o-principal-preso-politico-do-mundo-diz-noam-chomsky

Responder

Jamilly kessia

28 de agosto de 2019 às 15h13

Não sou de desejar mau para ninguém mais nesse caso desses procuradores da quadrilha a jato de Curitiba desejo que todo o mau e deboche que eles desejaram para as perdas familiares do Lula inclusive o neto do Lula criança de 7 anos seja revertido em dose dupla para esses procuradores e seus familiares.
Ao pedir desculpas essa infeliz da procuradora gerusa viecili confessa toda a trama orquestrada movida a ódio, crueldade para com o Lula e seus familiares…o pedido de desculpas dessa procuradora desalmada e de má fé não basta os advogados do Lula tem que mover ação judicial e ou penal contra essa gerusa má índole viecili.

Responder

Zé do rolo

28 de agosto de 2019 às 15h04

Esses procuradores são desumanos, desalmados e cruéis pois odeiam tanto o Lula e seus familiares que nem mesmo as irreparáveis perdas que teve o Lula essa gente de má índole (procuradores da quadrilha a jato de Curitiba) respeitam até a morte da criança de 7 anos neto do Lula esses procuradores debocharam tomara que esses procuradores paguem por tanta maldade e ódio aqui na terra para nós poder ficar sabendo que estão pagando.
Todo o conteúdo dessas trocas de mensagens entre os senhores moro e dallagnol e demais procuradores da lava jato que na verdade é farsa a jato ou quadrilha a jato de Curitiba são verdadeiras.
É VERDADE as mensagens dessa turma imunda da quadrilha a jato de Curitiba que o Intercept Brasil e a Folha e a veja estão divulgando é VERDADE.

Responder

Zé Maria

28 de agosto de 2019 às 14h43

A defesa do ex-presidente Lula entrou com pedido
no Supremo Tribunal Federal reforçando que o Habeas Corpus
seja julgado e apresentando novos argumentos.
A renovação da solicitação se deu por conta da
divulgação nesta terça-feira (27/8) de mensagens
de Telegram dos procuradores da “lava jato”,
desdenhando da morte de parentes de Lula.

Em seu novo pedido, a defesa de Lula, feita pelo advogado Cristiano Zanin Martins, afirma que os diálogos mostram que a atuação dos procuradores da República foi norteada “por ódio e desapreço pessoal” a Lula e sua família.

“A perda de um ente querido, com o qual se construiu família e a base de toda uma vida, é certamente um dos fatos mais tristes e dolorosos que um ser humano pode experimentar. Dado isso, se os Procuradores não foram capazes de dispor do mínimo respeito sobre os lutos familiares do Paciente, fica claro que há uma patente inimizade capital advinda desses, razão pela qual os referidos membros do Ministério Público demonstram ser absolutamente incapazes de cumprir com seus deveres de imparcialidade, impessoalidade e isenção garantidos pela legislação pátria e internacional”,
afirma a defesa.

Carne salgada
No dia 24 de janeiro de 2017, Marisa Letícia sofreu um AVC hemorrágico e foi internada no Hospital Sìrio-Libanês. Na data, Deltan Dallagnol escreveu no chat que Marisa havia chegado debilitada ao hospital.

“Um amigo de um amigo de uma prima disse que Marisa chegou ao atendimento sem resposta, como vegetal”, afirma Deltan.

O procurador Januário Paludo reagiu à informação dizendo:
“Estão eliminando as testemunhas”.

A morte encefálica da ex-primeira-dama foi confirmada no dia 3 de fevereiro de 2017.

Na véspera, a procuradora Laura Tesler sugeriu que Lula faria uso político da morte da ex-mulher.
Ela também ironizou a possibilidade da saúde da esposa de Lula ter piorado após condução coercitiva do ex-presidente.

“Ridículo… Uma carne mais salgada já seria suficiente para subir a pressão… ou a descoberta de um dos milhares de humilhantes pulos de cerca do Lula”, escreveu Laura.

O procurador Antônio Carlos Welter comentou que “a morte da Marisa fez uma martir [sic] petista e ainda liberou ele pra gandaia sem culpa ou consequência politica”.

íntegra do Pedido da Defesa de Lula, dirigido ao
Ministro Edson Fachin, Relator da #VazaJato no STF:

https://www.conjur.com.br/dl/desdem-deltan-mostra-atuacao-norteada.pdf

Responder

Zé Maria

28 de agosto de 2019 às 12h59

Em junho deste ano, o ministro da Justiça e Segurança Pública,
Sergio Moro, pediu desculpas ao MBL
(Movimento Brasil Livre) através de um áudio,
depois de a Folha de S.Paulo ter revelado que,
em conversa em 2016, Moro se referiu aos seus
integrantes como “tontos”.

“Consta ali um termo que não sei se usei mesmo,
acredito que não, pode ter sido adulterado.
Mas queria pedir desculpas se eu eventualmente
utilizei, porque sempre respeitei o MBL e sempre
agradeci o apoio que esse movimento deu”, disse Moro
que, em 2016, era juiz federal e atuava na Lava Jato.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/08/27/com-desculpa-a-lula-procuradora-confirma-veracidade-de-chats-da-lava-jato.htm

Responder

Zé Maria

28 de agosto de 2019 às 11h56

Quer dizer então que os Procuradores do MPF
da Força-Tarefa Operação Lava Jato e Sergio Moro,
então Juiz Federal da 13ª Vara de Curitiba, no Paraná,
chegaram a trocar “1 milhão de mensagens, em 5 anos”, tudo “escondidinho” no Telegram?

Responder

Jus Ad Rem

28 de agosto de 2019 às 01h05

Além das desculpas deveria reconhecer a parcialidade. Se é que está com peso na consciência…
Os procuradores da LJ abusaram da autoridade, fizeram acordos espúrios de delação onde para ganhar a liberdade um corrupto denuncia a própria mãe. O nome a ser delatado deveria ser o do Lula ou não tinha acordo. É ou não é?
Trataram Lula como se fosse um inimigo a ser derrotado.
Uma coisa é ter simpatia pelo PSDB, outra coisa é perseguir um homem até arruinarem sua vida.
Seja MAIS honesta.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.