Lula: “Eles não sabiam que eu era vocês, que representava o sonho de milhões de pessoas”

Tempo de leitura: 2 min

Ato pró-Lula nos bancário sp

LULA EM SP

Sucesso do meu governo foi levar ao Planalto aprendizado das ruas

Ex-presidente discursa durante 1h20 na quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo, faz retrospectiva de seu governo e chega a chorar durante o discurso em dia histórico da luta política no país

por Helder Lima e Vitor Nuzzi, da RBA publicado 04/03/2016 21:47

São Paulo – “O sucesso do meu governo foi levar para o Palácio do Planalto o aprendizado das ruas”, disse o ex-presidente Lula durante plenária da Frente Brasil Popular e movimentos sociais na quadra do Sindicato dos Bancários. “Aconteceu algo grave, que jamais poderia ter acontecido: eu virei o melhor presidente que o país já teve. Mas, mais importante, eu passei a ser o melhor presidente do começo do século 21 no mundo inteiro (…) Como pode naquele país considerado uma república de bananas acontecer isso?”

Lula lembrou quando tirou o país da pressão do Fundo Monetário Internacional (FMI) e levou à retomada do crescimento econômico com distribuição de renda. “Como pode um presidente fazer uma política que gerou 22 milhões de empregos?”, indagou. Também lembrou ser o presidente que mais fez universidades e escolas técnicas no país. “FHC não escreveu isso nos livros dele, pois eles acreditavam no meu fracasso”.

“Só que eles não sabiam que eu era vocês, que eu representava o sonho de milhões de pessoas acalentado durante anos”, afirmou. “Eles não tinham noção de que um presidente poderia receber hansenianos, catadores de papeis, e conceder aposentadorias”.

“Quando eu cheguei na presidência um catador de papel disse que agradecia o fato de ter entrado no Palácio do Planalto uma única vez na vida”, afirmou chorando, e aclamado pelo público. “Essas coisas mudam a história deste país, o panorama deste país”. “Aprendemos que era possível construir uma nova lógica para a sociedade brasileira. E as pessoas perceberam que o Palácio era delas. “E foi com esse comportamento que tivemos a coragem revolucionária de eleger uma mulher que durante 3,5 anos foi torturada, na época da ditadura militar”.

“Eu tenho orgulho de ser metalúrgico, mas era tratado como machista, e tive a primazia de eleger uma mulher para a presidência do país. Lula foi interrompido pelo coro do público: “No meu país, eu boto fé, porque ele é governado por mulher”.

Apoie o VIOMUNDO

Lula também disse que a eleição de 2014 foi a mais difícil que já houve no país. “Nunca vi uma pessoa tão agredida quanto a Dilma. Eu descobri que o preconceito contra a mulher era mais grave do que o preconceito contra mim. A elite, que a gente chama de coxinha, o preconceito deles é de tal magnitude que não conseguem aceitar. Neste país, a mulher conquistou o voto em 1927 em Mossoró. Fomos o último país a acabar com a escravidão. Mulher sempre foi tratada como objeto de cama e mesa”, disse o ex-presidente. No discurso, Lula também criticou a grande mídia. “Precisamos criar um sistema de comunicação que envolva todos nós”, afirmou.

Veja também:

Assista ao discurso de Lula depois de ser ouvido pela PF

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também