Guilherme Boulos: Dilma Rousseff e Aloysio Nunes, unidos na troca de papel, de caça a caçadores

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-11-01 às 19.22.26

Quem são os terroristas?

por Gulherme Boulos, na Folha, em 30.10.2015, via IHU Online

O Senado Federal aprovou na última quarta (28) o PLC 101/15 que tipifica o crime de terrorismo na legislação brasileira.

O projeto, que agora volta à Câmara para aprovação final, abre uma alameda autoritária para a criminalização das lutas sociais. Aliás, a Câmara – logo ela! – havia incluído um parágrafo resguardando os movimentos sociais, que foi retirado na votação senatorial pelo relator Aloysio Nunes (PSDB).

Retirado pelo PSDB, mas com a bênção e encaminhamento favorável do líder do governo, senador Delcídio Amaral (PT): “Se há divergências ideológicas, de posicionamento, se há decisão do PT, isso não reflete o que o governo, através dos seus ministérios trabalhou para se chegar ao relatório do senador Aloysio Nunes”, disse.

Não poderia ser diferente, já que o projeto foi de autoria do Executivo, da presidente Dilma Rousseff. A mesma que foi enquadrada como “terrorista” por lutar contra a ditadura militar, assim como o senador Aloysio Nunes. Vergonhoso, de caça a caçadores.

Ainda mais vergonhoso foi o argumento do governo: atender a uma exigência do Gafi (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo), que impõe sanções que podem afetar o “grau de investimento” aos países que não tenham legislações contra o terrorismo.

Tamanho nível de submissão a instituições estrangeiras lembra o ministro de FHC que bovinamente tirou os sapatos para poder entrar nos Estados Unidos. É uma afronta à soberania nacional.

A consequência é preocupante. A partir da sanção desta lei haverá a brecha para enquadrar – por arbítrio de algum juiz – lutas legítimas por direitos sociais como crime de terrorismo, sujeito a pena de 16 a 24 anos de prisão.

É notório que no Brasil não há ações ou grupos terroristas que justifiquem tal lei. Ou melhor, há sim uma forma de terrorismo historicamente estabelecida por aqui: o terrorismo de Estado.

Um Estado que extermina milhares de jovens negros nas periferias todos os anos mereceria esta qualificação. No ano passado, as polícias brasileiras mataram pelo menos 3.022 pessoas, mais do que o ataque terrorista de 11 de Setembro nos Estados Unidos.

A cada ano as polícias fazem um novo 11 de Setembro. Mas a lei antiterrorismo não foi feita para elas. Foi feita para aprimorar ainda mais a capacidade de repressão deste Estado contra quem luta por mais direitos sociais. Esses agora serão os “terroristas”.

Leia também:

Lula diz que vai sobreviver a três anos de pancadaria


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Carlos Ubaldo Gonçalves

O Pt não pode ser levado a sério mesmo, olha os lideres escolhidos, Sibá Machado, Jose Guimarães e Delcidio Amaral é de fazer sofrer qualquer Petista!

FrancoAtirador

.
.
Os Militares deram um ‘Boa-Noite Cinderela’
.
ao Aloysio, ao Gabeira, ao Jabor e ao Zé Aníbal,
.
e eles ficaram com a $índrome de E$tocolmo.
.
.
Já a Dilma Vana está mais pra Mal de Alzheimer.
.
.

Paulo Vidal

“A partir da sanção desta lei haverá a brecha para enquadrar – por arbítrio de algum juiz – lutas legítimas por direitos sociais como crime de terrorismo, sujeito a pena de 16 a 24 anos de prisão.”

A afirmação é mentirosa e manipuladora…

Se “um juiz arbitrário” condenar alguém indevidamente por ato terrorista, há “trocentas” instâncias para se recorrer até chegar ao STF!

Agora, já q um juiz pode, arbitrariamente, prejudicar QUALQUER UM, e não só os movimentos sociais, estes querem um “salvo conduto” para ficar fora da lei?

Ridículo!

Mais ridículo ainda é ver um bando de papagaios repetindo esta ladainha sem nem conseguirem argumentar em defesa da sua opinião!

Os movimentos sociais ordeiros e pacíficos não tem nada a temer em relação a lei anti-terrorismo…

Já os agitadores e marginais q cometerem atos previstos na lei, tem mais q ser presos!

    abolicionista

    Esse aí precisa ler a Declaração universal dos direitos do homem.
    .
    No Brasil, ser Liberal se tornou revolucionário.
    .
    Até onde vocês fascistas querem chegar? Não há limites para sua estupidez?

    Paulo Vidal

    Abolicionista

    Latiu, latiu e não disse nada!
    .
    Típico de quem nem sabe o q defende…
    .
    Sem argumentos, sem lógica…
    .
    Fraco demais!

mineiro

para min nao é novidade , de que esse desgoverno dessa traidora se aliou ao que a de pior no brasil e no mundo. esse desgoverno dessa traidora quer entregar de bandeja a cabeça de todos nos, mas principalmente dos movimentos sociais que ainda incomodam muita gente , essa lei é para isso , para acabar com os movimentos sociais. porque esse desgoverno e o pt bundao é contra os movimentos sociais , so fingem que é a favor , mas odeiam os movimentos sociais. porque os movimentos sociais nao se vendem , nao se corrompem e cobra muita coisa. é so pensar desde o primeiro mandato dessa traidora que podem ver de que lado ela esteve esses anos todos. infelizmente ela usou todo mundo para ganhar as eleiçoes e depois banana para nos. e outra coisa nao vai ter golpe , o golpe ja foi dado a muito tempo em nos é claro.

Gerson Carneiro

Por outro lado, em relação às reais e cada vez mais ousadas ações violentas de expressa intolerância que vêm sucessivamente acontecendo no Brasil, e que verdadeira e necessariamente precisam ser combatidas, o Governo Federal tem se mostrado indiferente.

Só pra lembrar alguns, dentre muitos, casos:

– Ataque ao Pedro Stédile na saída do aeroporto;
– Ataque ao Haddad e ao Suplicy na Livraria Cultura;
– Ataque ao prefeito petista da cidade de Maricá-RJ;
– Adesivos chulos feitos contra a Dilma usados na entrada de combustível dos carros;
– Ataque direto à Dilma (com xingamentos) pelo fascista infiltrado nos EUA;
– Ataque terrorista ao Instituto Lula;
-Ataque ao velório do Eduardo Dutra;
– Ataque ao frentista haitiano no Rio Grande do Sul;
– Ataque aos haitianos em São Paulo (com tiros de chumbinho);
– Assassinato do haitiano em Santa Catarina;

O Governo Federal tomou um rumo contrário ao prometido. Mudou o foco totalmente.

O que tem que ser combatida éa onda de intolerância que está tomando conta do país. E aí eu digo:

Para inibir o avanço das ações de intolerância que vêm acontecendo no Brasil o Governo Federal poderia desenvolver uma campanha intensa de combate à intolerância (de ordem política, religiosa, sexual, étnica…) e exibir na campanha todos os casos ocorridos ultimamente.

Expor os agressores, de manhã, à tarde, à noite, na TV, internet, rádio, e fazer uma convocação a todos para uma cultura de paz.

Mas para isso precisaria de uma Secretaria de Comunicação do Governo Federal disposta. O que não ocorre. É mais uma área estratégica negligenciada pelo Governo Federal.

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal sempre esteve infestada de pessoas contrárias ao Governo Federal cuja única preocupação é distribuir verbas federais para os grupos de comunicação que lhes garante proteção.

A tal Democracia precisa de paz. Não se pode confundir e aceitar atos violentos de expressa intolerância como sendo manifestações democráticas legalmente permitidas na Democracia.

A permissividade que o Governo Federal vem demonstrando em relação ao avanço de ações de intolerância é tática burra. Mas é também a prova de que o Governo Federal não está se preocupando com isso.

    Gerson Carneiro

    Eu disse, “A Secretaria de Comunicação do Governo Federal sempre esteve infestada de pessoas contrárias ao Governo Federal…”. Retifico: agora não tão mais contrárias.

Julio Silveira

Será que seremos obrigados a dizer que isto é por que os terroristas do passado chegaram ao poder?

Roberto Locatelli

Ministro da Fazenda: Levy, ligado aos bancos;
Ministro da Justiça: o zé, que gosta de se apresentar ao piano em festas de Daniel Dantas;
Ministro das cidades: Gilberto Kassab. Em sua gestão na prefeitura, os guardas municipais jogavam água gelada nos mendigos para acordá-los (inclusive mulheres e crianças) e forçá-los a ir embora de São Paulo. Aliás, será que essa prática acabou na gestão Haddad?
Ministra da agricultura: Kátia Abreu, ultra-direita, inimiga dos sem terra, conhecida como “Miss Desmatamento”;
Ministro da Educação: Mercadante, aquele que produziu texto lacrimoso em homenagem ao “seu Frias”.
O Governo Lula não foi, digamos, socialista. Foi, sim, um governo voltado para o social. O Governo Dilma está abandonando esse lado.

Wladimir Teixeira

Terá Dilma sido substituída por um clone em uma de suas idas aos EUA ?

    Manoel

    Excelente, boa tirada, sensacional

Cláudio

:

: * * * * 04:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Fulvio

O Viomundo é um dos poucos sites progressistas que estão denunciando essa patifaria e os governistas acríticos estão todos calados, por que??? Aqui, não se trata de defender esse ou aquele governo, o que está em jogo nessa história é o mais evidente arbítrio estatal e boa parte da esquerda está compactuando com isso, é revoltante. Agora, se é pra falar de governo, estamos diante de um tremendo golpe baixo da Dilma, que decepção ver alguém com a história dela articulando esse retrocesso. Tempos bicudos, tempos bicudos.

Celso Carvalho

O melhor texto e avaliação crítica sobre o tema que eu li até agora.

Hell Back

É o que K. Marx previu. A História se repete. A primeira como tragédia e a segunda como farsa.

marcio ramos

Estado que tem policia Militar subordinada as Forças Armadas nem precisa de Ditador@. Estado que mantém mamatas e direito$ mais que garantidos a classe politica tá de boas. Estado que nunca fez mudanças de base não muda nada. Estado conivente com o crime gera impunidade.

    mineiro

    bela colocaçao , é isso mesmo , ta tudo misturado e sintonizado , hoje em dia é tudo da mesma laia. e o golpe fatal foi para desestabilizar os movimentos sociais , os unicos que hoje em dia combate a direita facista no brasil , o resto ta tudo corrompido.

Francisco

Os mandatos petistas fazem lambança atrás de lambança por não fazerem o que deviam ter feito no segundo (ou mesmo primeiro) mandato de Lula: aplicar a Lei (que já existe) contra monopólios e manipulação de bolsa de valores.

Ou seja, quebrar as pernas da mídia oligárquica.

E porque Dilma é obrigada a fazer isso? Para “controlar” o golpe midiático.

Entenda: ela quer controlar a mídia, controlando o controle que a mídia tem sobre passeatas coxinhas.

É como criar uma Lei obrigando as pessoas a andar de escafandro, para não “melindrar” a Souza Cruz…

Mauricio Gomes

Fica difícil apoiar a Dilma nesse aspecto, o Boulos está coberto de razão. Vão adotar a política de menos escolas e mais presídios, enchendo-os de pobres e negros….

Deixe seu comentário

Leia também