Frota da Petrobras está sendo privatizada

Tempo de leitura: 2 min

do Diário Gauche, dica do leitor Zé Povinho

A Petrobrás, com apenas 10% do negócio, junto com os fundos de pensão (Previ, Petros, Funcef e Valia) e os bancos Bradesco e Santander, somando os outros 90%, formaram a empresa Sete Brasil, com o objetivo inicial de construir as sondas necessárias à exploração do petróleo do pré-sal pela Petrobrás.

Acontece que agora, além de construir as sondas, a Petrobrás pretende repassar à Sete Brasil os 49 navios contratados pelo PROMEF (Programa de Modernização e Expansão da Frota da Petrobrás). Na prática, isto significará a privatização do programa, que foi carro chefe da campanha eleitoral da presidenta Dilma Rousseff, visto que além de repassar a esta nova empresa a responsabilidade pela construção, também repassará a propriedade destes ativos.

Os problemas políticos não param por aí, pois todos os riscos do PROMEF já foram superados, como a revitalização dos estaleiros existentes e a construção do estaleiro Atlântico Sul, o financiamento garantido pelo Fundo da Marinha Mercante e pelo BNDES, com juros subsidiados e prazos bem maiores do que os praticados pelo mercado, além do fato de que as tarifas a serem pagas à Petrobrás no afretamento serão maiores, para remunerar o capital desta nova empresa formada por banqueiros.

No caso concreto de se confirmar a doação dos contratos do PROMEF para a Sete Brasil, a frota da Transpetro passará novamente a caminhar para a curva da morte, visto que os navios que possui são em sua grande maioria de casco simples e que por força de lei serão obrigados a deixar de navegar.

A Petrobrás passará a ser a única empresa de petróleo que não terá frota própria para transportar seu negócio, o petróleo.

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2011

Nota de protesto do Fórum do Setor Naval do Rio de Janeiro, formado pelas seguintes entidades:

CUT-RJ
CTB
Força Sindical
CNM-CUT
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro
Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói
Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo
Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis

Leia aqui Rejetada a proposta da Petrobras de privatizar a sua nova frota de navios. A presidenta Dilma Rousseff vetou-a.


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Comentários

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Rejeitada proposta de privatizar os navios do Promef | Portal Marítimo

[…] Leia aqui a denúncia do Fórum do Setor Naval do Rio de Janeiro sobre a privatização da frota da … […]

Yarus

Vai mais não!

SILOÉ -RJ

Em todos os setores das estatais tem gente infiltrada fazendo looby para o setor privado, na Petrobras muito mais ainda, por ser o pré-sal, o passaporte do BRASIL para o Primeiro mundo.
Há conluios poderosos AMERICANOS, CHINESES, PÉRSICOS, EUROPEUS, ETC…ETC…ETC…, fora os da OPOSIÇÃO e GRANDE MÍDIA que tiveram os seus interesses pessoais e de poder, extremamente contrariados.
Todos fazendo o possível e o impossível para que nada dê certo principalmente neste setor.
Só que na presidência da Petrobras temos Sergio Gabrielli possoa altamente capacitada de ilibada reputação, nacionalista e idealista e na presidência da república temos Dilma ROUSSEFF com todas as carecterísticas acima, e mais: com o compromisso das urnas de fazer esse país dar certo.
É certo que temos que está muito atentos, mas também é certo que temos que confiar um pouquinho mais, para não estressármos à toa como agora, é só ler a ourtra reportagem à respeito.

    JOSE DANTAS

    O grande problema é que queremos uma perfeição que é pura utopia em qualquer lugar comandado pelos humanos.Só sabemos os defeitos de uma pessoa a partir do momento que se expõe como vidraça. Por esse motivo a classe política é tão criticada, muito embora de maneira justa. Jamais haverá um político com a imagem limpinha, mesmo que seja do bloco do PIG, imaginem os que não são! Seria bom que a Dilma fosse presidente somente com o apoio dos partidos de esquerda, blogueiros progressistas e afins? Para uns sim, para outros não? Cada cabeça é um mundo é o País não é de ninguém. O presidente Lula para conduzir o Brasil num rumo que beneficiasse a maioria, teve que fazer muitos acordos e foram esses acordos que o mantiveram no poder durante a arapuca do mensalão. Com a Dilma é pior ainda, pelo fato de não contar com o apoio popular que o Lula conquistou ao longo de décadas. Não podemos fazer o jogo do PIG cuspindo no próprio prato, até porque não existem opções de mudanças a vista e sim de retrocesso, já que no Brasil predomina o bipartidarismo independentemente do número de siglas, que não dizem absolutamente nada.

    Joao

    "arapuca" do MENSALÃO?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    só rindo… MUITO!

Neelixs

Que gente imunda! Entregamos nosso país a uma cambada de vendidos, desde o presidente até o prefeito. Já se candidatam pensando no que vão arrumar, arrecadar, faturar, roubar! Desgraçados!

    Dirval

    Neelixs, por que não se informa antes de comentar?

claudio

Mas quem é que está privatizando? Uma proposta foi apresentada no conselho de administração da Petrobras e o governo rejeitou porque não pensa assim.
Toda semana tem uma confusão. A mídia lança um factóide qualquer e a blogesfera cai toda de boca. Ou é o PNBL, ou são os sigilos, ou a privatização dos aeroportos. Parece que a estratégia está dando certo, né?
Todos os blogs progressistas que visito dão abrigo a essas fofocas e geram dezenas de comentários pessimistas em relação ao governo. Aí a trollagem corre solta, uma festa. O PHA deve estar fazendo um escândalo lá no conversa fiada. O esporte dele parece que é tentar derrubar ministro.
Tem infiltração no front. Acho que a esquerdolândia está comendo mosca.

    JOSE DANTAS

    O apoio da blogosfera tem uma grande diferença em relação ao do PIG. o PIG forma com os azuis uma parceria e nenhuma notícia é divulgada desde que evitável no sentido de proteger seus sócios. A blogosfera não tem sido competente enquanto apoio, se é realmente isso que pretende, pois, como vem agindo em relação ao governo Dilma, cuja outra opção seria Serra, como nesse caso e principalmente na fritura de ministros, deixa transparecer que o governo tem que abrir mão dos demais apoios em seu próprio benefício e a partir daí terá que aceitar sua vontade, o que, na prática, depois da ditadura e ditabranda, agora seria a vez da ditafera.
    Ainda não é tempo para isso.

Antonio

Temos que fazer um trabalho de mobilização nacional contra a privatização no Governo Dilma. Trabalhamos muito para elegê-la e ela nos dá privatização em troca. Moro em São Bernardo do Campo e propornho uma concentração em frenta à casa de Lula. Dilma era para ser a continuação do Governo Lula. Assim, Lula nos deve explicações do caminho errado de Dilma, já que Dilma faz e não presta contas das barbaridades. É privatização de aeroporto, de frota de petroleiros da Petrobrás, da Banda Larga. Não elegemos Dilma para isso. Demos muito duro para que a coisa seja diferente. Ela nos deve explicações e precisa explicar.

Rejeitada proposta da Petrobras de privatizar sua nova frota de navios | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui a denúncia do Fórum Naval do Rio de Janeiro sobre a privatização da frota da Petrobras…   […]

Luís

Tô começando a me arrepender do meu voto.

A continuar assim, vou começar a votar nulo.

Jorge Zimbábue

Presidenta Dilma, o que significa isto? Presidente Gabrielli, porque privatizar a frota da maior empresa da America Latina? Já não basta o festival de pirataria da era FHC que botou no olho da rua milhares de trabalhadores brasileiros? O que os espanhóis agregam na nossa economia que nosso empresariado não pode? Como ficam os trabalhadores do setor naval e a industria naval brasileira? Pelo Amor de Deus, basta de Privataria, afogue essse mar de lama demotucano de uma vez por todas pois a governabilidade não passa pelo rateio do que restou do país muito menos da Petrobrás.Já pagamos alto pelo combustível exportado a preço de "bananas". Afogue o neoliberalismo tupiniquim, o maior retrocesso político e econômico do país pós 1964.

Antonio

Votamos na Dilma para não haver privatização. Não queremos o neoliberalismo e nos parecia que o PT representava isso. Dilma está errando. Está se distanciando de quem nela votou. Caminha por caminho tortuoso e que pode ter final triste: igualar-se à oposição nos atos, não digo na corrupção, pois os demotucanos são inigualáveis. Vamos precisar de um partido mais à esquerda, que nos represente decentemente. Dilma e o PT estão errando. Privatizam, jogam a banda larga para os lobos estrangeiros e erram. Acerta Dilma para não termos um fim triste em 2014. Torço para que você acerte e vou gritar, vou propor movimento contra a privatização e contra o fim da banda larga para o povo.

Rafael

Vejam:
19/06/2011 | 18h53

Mercado e Negócios
Plano da Petrobrás é rejeitado de novo
Conselho da estatal não aprova programa de US$ 249 bi

Sergio Torres, de O Estado de S. Paulo

Pela segunda vez consecutiva o Conselho de Administração da Petrobrás rejeitou o plano de investimentos da companhia para 2011-2015. Presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o conselho rechaçou também a proposta da estatal de repassar à empresa privada Sete Brasil os contratos do programa de modernização da frota petroleira.

Antes da reunião do conselho, a estatal havia enviado ao governo, segundo apurou o Estado, proposta de reajuste de combustíveis em torno de 10%. O aumento seria compensado pela Contribuição de Domínio Econômico (Cide), o que evitaria repasse ao consumidor e impacto na inflação, mas levaria também a reduzir a arrecadação do governo. A proposta foi descartada.

Nesta sexta-feira, 17, na reunião realizada em São Paulo, a Petrobrás apresentou ao conselho um programa de investimentos cerca de US$ 25 bilhões acima do atualmente em vigor, de US$ 224 bilhões, referentes ao período 2010-2014.

O governo está empenhado em manter inalterado o valor do plano. A Petrobrás, por sua vez, com 681 projetos em pauta, terá de rediscutir o orçamento de um a um para determinar quais deles serão postergados ou reduzidos. Por enquanto, não estão sendo discutidos cortes de projetos.

A transferência da frota para a Sete Brasil não conta com a simpatia do governo. Segundo o Estado apurou, a presidente Dilma Rousseff repudiou a proposta, por enxergar nela um projeto de esvaziamento do Programa de Modernização da Frota (Promef) e da própria Transpetro. O veto da presidente se confirmou na apreciação do conselho.

Passar a nova frota da Transpetro para a Sete Brasil é uma proposta que não encontra consenso nem mesmo na própria Petrobrás. A estatal tem apenas cerca de 10% de participação na Sete; os demais 90% estão divididos entre os fundos de pensão Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobrás), Valia (Vale) e Funcef (Caixa) e pelos banco privados Bradesco e Santander.

Caso a proposta fosse aprovada, as 49 embarcações – 41 contratadas e 8 a serem licitadas – planejadas pelo Promef, orçadas em torno de US$ 5 bilhões, passariam do atual controle estatal para o privado.

Nacional

A Sete é uma holding nacional que controla uma empresa com sede na Áustria, para poder usufruir de incentivos fiscais na importação de máquinas pesadas do setor de petróleo. A empresa planeja abrir capital em alguns anos.

A Petrobrás decidira apresentar o plano estratégico em 13 de maio, quando divulgou o resultado do primeiro trimestre, com lucro recorde de R$ 10,985 bilhões. Não houve, na ocasião, consenso sobre o orçamento.

A próxima reunião do conselho está marcada para o fim de julho, mas a estatal pode convocar uma extraordinária, caso encontre solução para o impasse.

O fato é que, internamente, a diretoria da Petrobrás diverge das propostas apresentadas ao conselho. No caso da transferência das embarcações para a Sete Brasil, o projeto não chegou ao conselho de modo unânime.
Tem que haver muita seriedade com um assunto tão importante que é a construção dos navios do PROMEF. É essencial para a soberania do Brasil.

    Conceição Lemes

    Obrigada pelo alera, Rafael. abs

    FatimaBahia

    Conceição: Que tal publicar tb esta informação do Rafael,que desmente a que está em destaque no post?acho justo o contraponto,não?
    abs

    Conceição Lemes

    Fátima, já publicamos no mesmo dia. Assim que o Rafael postou, colocamos no ar. O título é Rejeitada a proposta da Petrobras de privatizar a sua nova frota de navios. bjs

    Paulo Roberto

    Pelo jeito, o diário gauche também faz parte do PIG. Então pra quê divulgar as reporcagens veiculadas por ele? Só pra ter que pedir desculpas depois? Não seria mais produtivo e sensato verificar primeiro a veracidade da "informação" antes de divulgá-la. Assim, este blog vai acabar ficando "limpinho" também. O que é uma pena.

ZePovinho

O que está acontecendo é que estamos ficando como os EUA:regime de partido único com duas alas de direita.O Estado fica com o risco e os capitaiistas com o lucro.
È mais ou menos(também) como naquela história do rufião,no mundo dos equinos.O Estado excita a égua para o mercado cobri-la e se dar bem.

Rafael

Pessoal isso é totalmente SEM SENTIDO. Não passa de terrorismo. É irresponsável quem publica informações absurdas que nem essa. Azenha já que você publicou por acaso pesquisou pelo menos? Porque li no seu blog críticas ao jornalismo preguiçoso que não confere nenhuma informação.

O_Brasileiro

Se a Dilma e o PT esquecerem da gente, a gente esquece da Dilma e do PT em 2012 e em 2014…

    Jorge Zimbábue

    E vai prá onde? Será que não existe no país alguém capaz de peitar a onda neoliberal demotucana que rateou o país demitiu milhares de pais de família, permitiu a metástase do câncer da corrupção e ainda querem mais? Chega! Será preciso muita mobilização, ir às ruas se este estado de coisas não mudar com a Presidenta Dilma!

Rafael

Isso é terorismo sem fundamento.

Beto Lima

Está correto, Num mundo de incertezas, é melhor pulverizar os riscos, sem perder o meio de campo.

Cunha

O que estaria acontecendo PT ? Antes havia um passarinho verde em seu ombro, hoje, estaria pousando tucano?
O mesmo acontece com a Infraero, no máximo 49% para a estatal e o restante até com empresas estrangeiras.
Pressões? Incapacidade logística do "Estado Técnico"? Carência de mão de obra capacitada para atender ao "boom" da nação pré-sal?

José Ricardo

Caramba! A se confirmar o andamento destes fatos, trata-se de algo gravíssimo, uma privatição feita às escondidas do povo, pior, à revelia da vontade popular, que manifestou, em sua maioria, a contrariedade às privatizações. Dilma, acorde! Não deixe as suas promessas de campanha se esfarelarem e sua reeleição ficar comprometida pela falta de cumprimento da palavra empenhada em campanha.

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