VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Eric Nepomuceno: A extrema fúria da direita troglodita que acaba de sair do armário
Denúncias

Eric Nepomuceno: A extrema fúria da direita troglodita que acaba de sair do armário


23/12/2015 - 14h30

Chico Buarque

A fúria dos que saíram do armário

Essa direita troglodita ataca à traição. E sabe que figuras públicas não costumam reagir, para não alimentar a sede mesquinha dos escrevedores de intrigas.

Eric Nepomuceno, em Carta Maior, sugerido por Julio Cesar Macedo Amorim

O que mais impressiona – e preocupa – na agressão verbal que um grupo de garotões cuja profissão principal é ser filho de pai rico lançou contra Chico Buarque na noite da segunda-feira, 21 de dezembro? Três coisas. Primeiro, a extrema fúria dessa direita desgarrada que acaba de sair do armário embutido. Segundo, a facilidade com que repetem o que dizem os grandes meios de comunicação. E terceiro, a incapacidade para qualquer gesto minimamente civilizado.

Chico saía de um jantar com amigos quando, ao buscar um táxi, passou a ser chamado de ‘petista’. Ouviu a repetição de clichês idiotas repetidos à exaustão pelos meios de incomunicação e pelos deformadores de opinião. A um dos garotões ele respondeu com humor. Dizia o valentão que defender o PT quando se mora em Paris é fácil. ‘Você mora em Paris?’, perguntou Chico. E o rapaz respondeu: “Não, quem mora em Paris é você!’. Chico, então, perguntou: ‘Você andou lendo a Veja?’. A ironia continua sendo uma válvula de escape. Mas para ter ironia é preciso inteligência, artigo definitivamente raro na praça.

Não foi a primeira nem a décima agressão verbal que ele e seus amigos ouvem, todas relacionadas ao PT, a Lula e a Dilma. O mais recomendável é, sempre, fazer ouvidos moucos. Mas também essa regra tem suas exceções. O episódio de segunda-feira foi inevitável: Chico estava no meio da rua, é pessoa pública, reconhecível a milhas marítimas de distância.

Mais grave é saber que não foi a primeira nem a decima ocasião, e também não terá sido a última. O país está polarizado como poucas vezes esteve nos últimos 50 ou 60 anos. O grau de agressividade, de furiosa intransigência dessa direita recém-saída de um imenso armário – certamente embutido – é o que mais chama a atenção. E preocupa. Muito. Dizer na cara de alguém ‘Você é um merda’ pode ter consequências sérias. Chico sabia e sabe que qualquer reação à altura não faria outra coisa que atiçar ainda mais a fúria dessa direita desembestada, fartamente alimentada pela grande imprensa. Até nisso a direita recém assumida em sua verdadeira essência é covarde. Até quando?

O país se acostumou às tristes cenas de violência entre torcidas organizadas no futebol. Elas pelo menos têm a decência de se uniformizar, ou seja, é fácil identificar o adversário à distância.

Essa direita troglodita, não. Ataca à traição. E sabe que figuras públicas como as que foram atacadas à sorrelfa não costumam reagir, para não alimentar a sede mesquinha dos escrevedores de intrigas.

Há poucos registros, que eu me lembre, de alguém que tenha saído do armário com tanta sede de ação. Cuidado com eles: tantas ganas reprimidas, quando subitamente liberadas, desconhecem limites.

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor, estava com Chico no episódio relatado

Leia também:

No Rio,  jovem diz que Chico Buarque é “um merda”; Estadão e Folha “culpam” a vítima

Lula e Marisa: Apesar deles, querido Chico, amanhã há de ser um outro dia 





17 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mauro

26 de dezembro de 2015 às 13h43

Só discordo do Eric num sentido.Eles podem se ofender quando o jornalista diz que eles saíram do armário, saíram do closet!

Responder

mauro alvim

24 de dezembro de 2015 às 19h51

Independente de ideologia, quem xingou o Chicú fez muito bem: cobrar coerência. Esse cantor também era filhinho de papai.

Responder

    Couto

    25 de dezembro de 2015 às 19h59

    Ao contrário do que você diz,Chico é filho de um professor. E ele é um trabalhador. E o trabalho que ele faz pouca gente tem capacidade de fazer. Queiram ou não, seu nome nunca sairá da história das artes; sempre se falará sobre Chico Buarque e sua obra..

Marinho

24 de dezembro de 2015 às 19h08

Até parece que Vejas, Globos e outros desta fauna não vivem de liberalismo “mamãe eu quero mamar”.

Responder

Regis

24 de dezembro de 2015 às 16h55

Que honra se um dia pudesse me sentar a mesa com Chico, Cacá, Edu Lobo, dentre tantos que fazem a riqueza cultural desse país… Já com a turma do Alvinho, do Rapper e do Lobão passo…

Responder

Arnaldo Costa

24 de dezembro de 2015 às 12h02

Mais um aprendiz de midiota que errou todas as análises e prognósticos nos últimos 10 anos. Imbecil! Esse marqueteiro político demotucano só diz asneiras. Joga para a torcida de Home Simpsons que não se importam com o que lêem.

Responder

Arnaldo Costa

24 de dezembro de 2015 às 12h00

Mais um aprendiz de midiota que errou todas as análises e prognósticos nos últimos 10 anos. Imbecil! Mais um marqueteiro político que só diz asneiras.

Responder

Cláudio

24 de dezembro de 2015 às 10h13

:

: * * * * 10:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o
cantor do seu povo ! ! ! ! Viva Chico ! ! ! ! Viva Lula ! ! ! !

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Assim Falou Golbery

24 de dezembro de 2015 às 01h02

a democracia é respeitar o direito de Chico achar que nos Castro tem o direito de matar quando queira e que o povo cubano é tão fdp* que só merece ser governado por assassinos

Responder

FrancoAtirador

23 de dezembro de 2015 às 21h03

.
.
“Como não podem vencer o povo nas urnas
e não estão em condições de chegar ao poder pela força,
os fascistas procuram um bode expiatório.
.
O desejo de vingança aliado à incapacidade de consumá-la
está provocando danos à psique dos fascistas.
.
Tanto que eles tomam por coragem uma evidente manifestação de covardia.
.
Sim. A conduta dos adversários de Chico Buarque na imprensa é abjeta.
.
Eles insuflam o ódio, mas não tem coragem de enfrentar um povo
que se agiganta e constrói uma nova História do Brasil
ignorando o passado colonial, escravocrata,. senhorial, racista e medíocre.
.
Então, os barões da imprensa, que há muito perderam seu poder simbólico
– o que eles querem é ignorado nas eleições, o que eles dizem nem mesmo
é ouvido depois da posse da presidenta eleita pelo povo –
resolveram proceder como o povo de Niflheim, também chamada de Mistland.
.
Os anões que comandam a imprensa forjaram um anel
com o nauseabundo produto de sua férrea unidade editorial.
.
Tudo fazem em favor dos bandidos tucanos e contra o combate da corrupção pelo PT.
.
Eles parecem acreditar que o objeto precioso que forjaram conseguirá espalhar o ódio
até que este se transforme em poder dominante.
.
O receptáculo de sua raiva e impotência, contudo, não está em condições de derrotar o povo brasileiro”…
.
Fabio de Oliveira Ribeiro, no GGN
,
(http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/chico-buarque-e-o-anel-dos-novos-nibelungos-tapuias)
.
.

Responder

lulipe

23 de dezembro de 2015 às 18h39

Para essas pessoas, principalmente as famosas, que defendem o governo e o PT, a melhor atitude a se tomar é a do desprezo, afinal não sabem o que fazem ou sabem muito bem, vivem a mamar nas tetas do erário público e aí não lhes restam mais nada a não ser se prestar ao papel ridículo de defender o indefensável, felizmente, já são uma minoria insignificante.

Responder

    Mauricio Gomes

    24 de dezembro de 2015 às 07h12

    Realmente, estar ao lado do Chico é estar do “lado errado”. Já o “lado certo” conta com artistas de primeira grandeza e com próceres da moral e da ética como Lobão 2 milhões, Roger, Olavo de Carvalho, Kim Katatitica, Alexandre Frota, Aécio, CÚnha, etc. Vocês fascistas são muito engraçados, não se dão conta do ridículo do que escrevem.

Mauricio Gomes

23 de dezembro de 2015 às 18h20

São discípulos do “filósofo” Olavo de Carvalho, que estimula abertamente em seus vídeos deprimentes na internet que as hordas fascistas persigam petistas e simpatizantes, comunistas, bolivarianos, etc nas ruas, restaurantes, cinemas e onde for preciso. Recentemente tivemos o caso do Kim Katatitica tentando invadir e tumultuar o aniversário da deputada Maria do Rosário em um bar em Porto Alegre. São as sementinhas do mal cuidadosamente regadas pelo PIG e que agora estão germinando….

Responder

Sagarana

23 de dezembro de 2015 às 18h03

Vi o vídeo e achei uma discussão pacífica e normal. Inclusive um dos participantes toca suavemente o ombro do Chico e o próprio Chico também toca cordialmente o ombro de outro participante do debate puramente verbal.
Alguém se lembra de como foi uma abordagem ao então Governador Mário Covas, quando esse foi agredido e saiu ferido? Os dois filmes estão na rede para quem quiser comparar.

PS Não creio que esse post será publicado!

Responder

    Sérgio

    23 de dezembro de 2015 às 23h13

    Muito normal meninos chamarem um cidadão de m…

FrancoAtirador

23 de dezembro de 2015 às 14h48

.
.
.
.
A Gang do Kim está em Ec$ta$y
.
Por trás da Aparente Espontaneidade das Ofensas dos FreiKorps do PSDB
.
está a Má Fé de “alimentar a Sede Mesquinha dos Escrevedores de Intrigas”
.
da Mídia Jabaculê Corrupta, Comprada e Vendida, notadamente de G.A.F.E.*
.
*Globo, Abril, Folha e Estadão.
.
.
.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding