Cunha nega renúncia e acusa o governo de “revanchismo”; diz que Lava Jato poupa PT e mira PMDB

Tempo de leitura: 3 min

Eduardo Cunha pós PF

Eduardo Cunha saindo da residência oficial, em Brasília, após a operação da Polícia Federal. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Para Cunha, Lava Jato poupa PT e mira em políticos do PMDB

Polícia Federal cumpriu mandados de busca na casa de Cunha e na Câmara.
Ele disse considerar ‘nada de mais’ a operação; Cunha disse estar tranquilo.

Nathalia Passarinho, Do G1, em Brasília

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta terça-feira (15), que a Operação Lava Jato poupa políticos do PT e mira no PMDB. O deputado concedeu entrevista coletiva horas após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão em sua residência oficial em Brasília, em sua casa e em seu escritório no Rio de Janeiro. A ação, batizada de Catilinárias, faz parte das investigações da Operação Lava Jato.

Ao menos 12 policiais e três viaturas foram deslocados para a casa de Cunha em Brasília, que fica na Península dos Ministros. Segundo a PF, a busca na casa do presidente da Câmara durou mais de cinco horas. Os agentes chegaram ao local por volta das 6h e foram recebidos pelo próprio deputado.

“Todo dia tem a roubalheira do PT sendo fotografada e de repente fazem uma operação do PMDB. Tem alguma coisa estranha no ar”, afirmou Cunha, que se disse “tranquilo” e “absolutamente inocente”.

Assim como nas outras ocasiões em que esteve no foco das investigações da Operação Lava Jato, o presidente da Câmara voltou a afirmar que não irá renunciar ao cargo.

Cunha também disse que causou “estranheza” a realização da operação no mesmo dia em que foi realizada reunião do Conselho de Ética para analisar seu processo e na véspera da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rito do processo de impeachment. Mesmo assim, o peemedebista disse que considera “nada de mais” a ação da PF.

“Houve 53 mandados de busca e apreensão. Entre eles, em três endereços meus. Minha residência oficial em Brasília, minha residência no Rio de Janeiro e no meu escritório. Até aí, nenhum problema. Nada de mais, faz parte do processo investigativo”, disse.

“O que estranho é a gente estar no momento no dia que vai ter o Conselho de Ética e na véspera da decisão do processo de impeachment e de repente deflagram uma operação. A denúncia foi feita quatro meses atrás”, complementou o deputado.

O presidente da Câmara também acusou o governo de buscar “revanchismo” e de querer desviar a “atenção da mídia” do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Governo quer desviar a mídia do processo de impeachment e colocar em mim e ao pmdb a concentração dos atos [investigados pela Operação Lava Jato]. […] Nada mais natural do que ele querer buscar revanchismo”, acusou Cunha, que é declaradamente adversário político do governo Dilma.

PMDB

A Operação Catilinárias, deflagrada nesta terça, teve como foco principal políticos filiados e ligados ao PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, e que detém a maior bancada na Câmara dos Deputados.

Além de Cunha, foram alvos da operação os ministros, Celso Pansera (PMDB-RJ), de Ciência e Tecnologia, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do Turismo; e o deputado Federal Aníbal Gomes (PMDB-CE).

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também encaminhou ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, uma solicitação para entrar na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No entanto, o magistrado da Corte negou autorização para a Polícia Federal (PF) apreender documentos e outras provas na residência de Renan.

A PF também cumpriu mandado na sede do PMDB em Alagoas, reduto eleitoral de Renan Calheiros. Apesar de não ser alvo direto da operação, a Procuradoria Geral da República fechou o cerco em torno do peemedebista. Das mais de cinco dezenas de ações da Polícia Federal nesta terça, ao menos duas miraram pessoas ligadas a Renan Calheiros: o deputado Aníbal Gomes e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

italo

A globo e a veja não vão exigir que Cunha entregue o passaporte para a PF para evitar uma provável fuga, tem Justiça fora do Brasil que já sabe até a origem do dinheiro que ele nega, com assinatura e gastos da esposa, que aqui no Brasil ensinaram a gente à chamar de presunção de inocência desde 2006. É pra acabar…

FrancoAtirador

.
.
Uma Fábula!
.
O Lôbo e @ Cordêiro…
.
.

FrancoAtirador

.
.
Mídia Jabáculê do PSDB, Corrupta, Comprada e Vendida,
.
Desesperada, à Procura de um outro Presidente da Casa*.
.
.

roberto

POUPA PT ?????? Até agora a LavaJato,justamente, ignorou qualquer um que não fosse do PT.
Hahahahaha….. Esse cara ,ou além de bandido é um ladrão brincalhão, ou andou colocando as gotas nasais usadas pelo Aécio para “descongestionar”.

FrancoAtirador

.
.
A CURRIOLA DE CUNHA
NO CONSELHO DE ‘ÉTICA’
.
Paulinho da Força (SD-SP)
.
Erivelton Santana (PSC-BA)
.
Joao Carlos Bacelar (PR-BA)
Vinicius Gurgel (PR-AP)
Wellington Roberto (PR-PB)
.
Manoel Junior (PMDB-PB)
Washington Reis (PMDB-RJ)
.
Cacá Leão (PP-BA)
Ricardo Barros (PP-PR) [!!!]*
.
*[!!!] Relator do Orçamento 2016
que quer cortar o Bolsa-Família.
.
(https://t.co/nmptLIhpc7)
(https://twitter.com/debprogressista/status/676807319632527360)
.
(http://www.viomundo.com.br/denuncias/com-apoio-dos-tucanos-deputado-do-pp-quer-tirar-23-milhoes-do-bolsa-familia.html)
.
.

marilamar

Quem esta sendo superprotegido na LAVAJATO é a quadrilha do PSDB, os maiores ladroes do Mundo!!! Que o diga o Gilmar, Weber, Fux, Marco Aurelio, Carmen Lucia e etcs!!! Todos sabem que as provas estao num MPF serio e verdadeiro que sao o da SUIÇA…, no Brasil o MPF é dos coxinhas, patricinhas, mauricinhos e filhos dos tucanoides!!! Esta Operaçao da PF na casa do CUNHA é mais um show para rede ROUBO,ou para melar o processo em andamento, só acredito na PF quando os maiores bandidos do País forem presos, Serra, Alckmin, Beto Richa, Perillo, Aloysio 300mil, Rubens Bueno, Carlos Sampaio, Simao Jatene, Cunha, FHC, Temer e etcs? A Ministra Weber é tia da esposa do AECIO, e protetora do Moro, imagine o que é o STF? Carmen Lucia que nao enxerga os crimes dos tucanos e do Cunha, assim como o Gilmar, Toffoli, Fux….? O Gilmar assessorar o GOLPE, O CUNHA, O TEMER, sob o mando do PSDB!!! Ele não trabalha mais no STF? É evidente que a conduta ética de Mendes está longe de ser consenso.
Segundo levantamento da revista Carta Capital em 2009, a contratação de cursos da empresa de Mendes – o Instituto Brasiliense de Direito Público – por diversos órgãos federais teria rendido ao menos R$ 3 milhões.
Outro episódio controverso deu-se quando Mendes ainda era era o chefe da Advocacia Geral da União (AGU), durante o governo FHC, antes de ser nomeado para o STF. Segundo reportagem da revistaÉpoca em 2002, a AGU pagou R$ 32.400,00 ao instituto de Mendes no período em que era comandada por ele.
Vale lembrar também que Mendes concedeu duas vezes habeas corpus para que fosse solto o banqueiro Daniel Dantas, que havia sido preso na Operação Satiagraha sob suspeita de desvio de verbas públicas, crimes financeiros e tentativa de suborno para barrar a investigação da Polícia Federal. A decisão foi mantida depois pelo plenário do STF. O grupo Opportunity, de Daniel Dantas, adquiriu participações em várias empresas privatizadas no governo FHC, em especial no setor de telecomunicações. E pasmem: a jornalista Monica Bergamo (Folha de São Paulo) anunciou que, após 32 anos de serviço público, Guiomar Feitosa Mendes, mulher de Gilmar Mendes, está se aposentando, depois de ter trabalhado mais de 23 anos no STF. Ela será agora gestora da área jurídica do escritório do advogado Sergio Bermudes, do Rio. Ou seja, a mulher do Ministro Gilmar vai trabalhar com o advogado de Daniel Dantas!”
Gilmar Mendes é casado com Guiomar Feitosa de Albuquerque Lima. A família Feitosa é uma importante família política do Ceará, grande empresária de transportes urbanos, grandes proprietários rurais e tem ocupado vários cargos parlamentares no estado. Em julho de 2013 um filho do casal, Francisco Feitosa Filho, casou com Beatriz Barata, neta do maior empresário de ônibus do Rio de Janeiro, Jacob Barata. Gilmar e Guiomar foram padrinhos do casamento.
Apesar da família rica, a esposa de Gilmar custa caro aos cofres públicos: “Dos 608 mil reais gastos com as mulheres dos ministros do STF, 437 mil custearam viagens de Guiomar Feitosa de Albuquerque Ferreira Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes. Entre 2009 e 2011, ela acompanhou o marido 20 vezes ao exterior, gasto médio de quase 22 mil reais por viagem – em 2012, não há registro de viagens dela. O ato interno citado pelo STF como fundamento legal para o gasto com as passagens também respalda que elas sejam de primeira classe.” (3)
Gilmar Mendes, maestro de sofismas, desfigura a ideia de Estado social e democrático. Entretanto, Mendes é apenas um notório exemplo de magistrado que transforma o Judiciário num tribunal político de baixo nível, o que reafirma o que Boulos disse em seu artigo: “o Judiciário é o único poder da República que, no Brasil, não tem nenhum controle social. Regula a si próprio e estabelece seus próprios privilégios. Mas questionar isso, dizem, é questionar a democracia. É bolivarianismo”. Contudo, podemos encontrar outros exemplos nas cortes federais e estaduais. Estudos recentes sobre o Judiciário indicam que elites jurídicas provêm das mesmas trajetórias, famílias, universidades e classe social (4).
No escritório de advocacia Sérgio Bermudes, onde trabalha a esposa de Gilmar Mendes, também encontramos outros vínculos com as famílias dos ministros do STF: Elena Landau, Gabriel de Orleans e Bragança e Marianna Fux, esta última sócia desde 2003. Marianna Fux, a filha do ministro do STF Luiz Fux, tentou virar desembargadora no Rio de Janeiro e esbarrou nos requisitos mínimos para o preenchimento do cargo. Mais “sorte” teve a advogada Letícia Mello, que foi nomeada para o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Letícia tem 37 anos e é filha do ministro do STF e presidente do TSE Marco Aurélio Mello e da desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A família Mello é uma das mais importantes famílias políticas de Alagoas. Letícia é neta do advogado Plínio Affonso de Farias Mello e de D. Eunice Mendes de Farias Mello. Plínio Affonso, que era irmão de Arnon Affonso de Mello, governador de Alagoas e senador da Republica, pai do ex-presidente Fernando Collor de Mello. O ministro Marco Aurélio Mello foi indicado para o STF pelo seu primo Fernando Collor de Mello.

Gilmar Mendes não é uma exceção. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, 16% dos integrantes do Judiciário no estado do Rio são parentes de outros membros desse poder. (5) Esta situação seguramente se reproduz em maior ou menor grau nos outros estados.

Recentemente uma reportagem da revista Época (6) mostrou que juízes estaduais e promotores dos Ministérios Públicos dos estados criam todo tipo de subterfúgio para ganhar mais do que determina a Constituição. Hoje o teto é de R$33.763, mas os juízes e promotores engordam seus contracheques com ao menos 32 tipos de auxílios, gratificações, indenizações, verbas, ajudas de custo. Na teoria, os salários – chamados de subsídios básicos – das duas categorias variam de R$ 22 mil a R$ 30 mil. Os salários reais deles, no entanto, avançam o teto pela soma de gratificações, remunerações temporárias, verbas retroativas, vantagens, abonos de permanência e benefícios concedidos pelos próprios órgãos. É uma longa série de benefícios, alguns que se enquadram facilmente como regalias.

Conforme o levantamento, a média de rendimentos de juízes e desembargadores nos estados é de R$ 41.802 mensais; a de promotores e procuradores de justiça, R$ 40.853. Os presidentes dos Tribunais de Justiça apresentam média ainda maior: quase R$ 60 mil (R$ 59.992). Os procuradores-gerais de justiça, chefes dos MPs, recebem também, em média, R$ 53.971. Fura-se o teto em 50 dos 54 órgãos pesquisados. Eles abrigam os funcionários públicos mais bem pagos do Brasil. Há salários reais que ultrapassam R$ 100 mil. O maior é de R$ 126 mil.

A institucionalização de famílias dentro do Estado representa uma afronta a qualquer pretensão de organização da sociedade de maneira democrática. No sistema judicial há grande ênfase em muitas das dimensões familiares (7). Nos grandes escritórios jurídicos, as relações familiares também são importantes. O familismo e o nepotismo do Judiciário produzem e reproduzem diversas formas de desigualdade social. Estas relações formam grandes redes de interesse e de nepotismo dentro do Estado junto aos poderes executivo, legislativo, judiciário, os tribunais de contas, o ministério público, os cartórios, as mídias e alguns setores empresariais.
http://www.bandab.com.br/jornalismo/irmao-de-vice-governadora-e-preso-suspeito-de-corrupcao-na-secretaria-da-educacao/

http://www.cartacapital.com.br/revista/874/a-semente-dos-escandalos-9478.html
http://asalasecreta2015.blogspot.com.br/2015/12/documentario-bombastico-quem-patrocina.html?spref=fb
http://www.conversaafiada.com.br/politica/moro-conhece-o-fhc-e-o-cerra-desde-o-banestado

    FrancoAtirador

    .
    .
    Um Bom Resumo Histórico do Aparelhamento Tucano das Instituições ou “EXtituições”..
    .
    .

Arnaldo Costa

Junto com Aético, é o picareta mor. São gangstes e chefes da máfia demotucana, cujo os tentáculos se espalham por órgãos públicos, inclusive judiciário. Bando de Canalhas! As investigações estão poupando ele e seus aliados, do contrário, já estaria preso.

Luiz Antonio Barbosa

Dissimulador barato, que mente criminosa doentia. Precisa se tratar.

Antonio

Está explicado porque um filme ou atores brasileiros nunca ganharam um Oscar.
Onde estava Eduardo Cunha?
Deveria estar nos palcos dos nossos teatros, estrelando filmes, fazendo o Brasil conhecido também por ter um ator espetacular.
Onde estava Eduardo Cunha nesse tempo todo?
Ao invés de perder seu tempo na câmara como político, ser atacado por todos os lados por ser um homem isento e republicano, teria ganhado muito mais reconhecimento e dinheiro se tivesse abraçado a profissão de ator.
Fazer ponta como extra denigre a imagem de um ator tão competente!

roberto

É, como diria minha avó: -” Pimenta no Cunha dos outros é refresco…”

Deixe seu comentário

Leia também