Doria caça guerra com os paulistanos ao entregar Parque Augusta ao milionário da Cyrela

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-10-07 às 11.44.08

Da Redação

O milionário João Doria, eleito em primeiro turno prefeito de São Paulo com um terço dos votos dos paulistanos, esta caçando a sua própria praça Taksim.

Em 2013, na Turquia, centenas de milhares de pessoas foram às ruas de Istambul em defesa de uma praça que o governo local queria transformar em shopping center.

A repressão fez o país ferver e o governo recuar.

Não se tratava apenas da denúncia da gentrificação das metrópoles, um processo que por conta da globalização tem escala mundial — notem, por exemplo, que a “recuperação” da área portuária do Rio de Janeiro está ligada à construção de dezenas de edifícios de escritório que vão expulsar os pobres e a classe média baixa do centro da cidade. É a cidade a serviço dos negócios.

Em Recife, a batalha pelo espaço do cais José Estelita tem o mesmo pano de fundo: crescentemente, as pessoas querem decidir sobre o espaço físico em que habitam, contrariando governos que priorizam absolutamente o lucro e os negócios — e o fazem de maneira autoritária, com apoio da polícia.

São Paulo acaba de eleger um prefeito eminentemente vendedor. Um “gestor” que prioriza o automóvel e os negócios privados feitos com patrimônio público.

No Parque Augusta, Doria pode dar concretude à reação dos que querem o espaço urbano a serviço da população, não do lucro:

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Parque Augusta e o amiguinho do Doria

Por Altamiro Borges, em seu blog

A eleição do privatista João Doria (PSDB) representa um duro baque para os defensores da humanização da brutalizada cidade de São Paulo. O ricaço invasor de áreas públicas em Campos do Jordão já afirmou que pretende privatizar os parques, incluindo o Ibirapuera.

Ele também manifestou a intenção de reduzir as ciclovias e de elevar o limite de velocidade nas avenidas da capital – para a alegria dos fanáticos da civilização do automóvel.

Nesta sanha privatista, alguns amiguinhos do empresário-picareta deverão se dar bem. É que o revela uma reportagem publicada na Folha nesta quarta-feira (5).

“O futuro do parque Augusta, na região central de São Paulo, deverá passar por uma negociação da gestão João Doria (PSDB) com uma construtora próxima do prefeito recém-eleito, a Cyrela. A família do tucano é amiga da família Horn, que controla a empresa e que é uma das donas do terreno. A Cyrela chegou a realizar neste ano uma exposição para homenagear a carreira de artista plástica da mulher de Doria, Bia. A construtora divide a responsabilidade pelo terreno do parque com a empresa Setin. Ambas travam um embate pela área com a Promotoria e a gestão Fernando Haddad (PT)”.

Há muitos anos, os moradores da região lutam para transformar o terreno num parque aberto à comunidade. Ativistas inclusive chegaram a ocupar o local, promovendo várias atividades artísticas. Já as duas empresas pretendem construir um empreendimento imobiliário de luxo.

O prefeito Fernando Haddad entrou na briga pelo espaço público e passou a negociar a compra do terreno. Já com o tucano João Doria, o terreno servirá à especulação imobiliária. Em entrevista ao jornal Estadão, o elitista já afirmou que o parque público está totalmente descartado. “A prefeitura não vai gastar dinheiro nisso… Quero deixar bem claro que não comprarei terreno para fazer parque ou praça”, afirmou o ricaço fascista.

Seus amiguinhos da Cyrela devem estar felizes. Eles apostaram no tucano e agora terão enormes lucros.

Conforme lembra a matéria da Folha, “a amizade de Doria com a família Horn é antiga. Em um perfil do fundador da construtora, Elie Horn, publicado em 2006 na revista ‘Exame’, Doria opinou sobre o modo de vestir do amigo. ‘Seus ternos são a la Antonio Ermírio de Moraes’, disse à publicação. Em abril, João Doria e Bia posaram com o filho do fundador da empresa, Efraim, durante a exposição da construtora para comemorar os 14 anos de carreira da artista. O evento foi realizado em um empreendimento de luxo da empresa na Vila Olímpia. Elie Horn doou R$ 100 mil à campanha de Doria, a mesma contribuição que fez a Marta Suplicy, Celso Russomanno e Haddad”.

Quanto à população da região, carente de espaços públicos, ela que se dane! O egoísmo burguês venceu as eleições em São Paulo!

Leia também:

Temer lança plano de pleno emprego em Oslo e Amsterdã


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
John Dólar Anuncia Renomeação de Sub-Prefeituras de São Paulo

A Primeira Sub-Prefeitura a ter Nome Trocado será a da MOOCA

que se chamará PALERMO, Homenagem aos Imigrantes Italianos.
.
.

Lunna

Cada povo tem o governante que merece.
Esse sr. ganhou até em áreas muito pobres de São Paulo.

Fábio

No texto acima vejo claramente uma posição esquerdista unilateral que visa apenas convencer as pessoas que a sua ideologia e a correta. Ignorando os mais diversos aspectos em nome da ideologia.
A riqueza e comentada como se fosse ,ruim, como se fosse uma praga, e seguindo a linha de raciocínio do autor constata-se que este gostaria que o mundo inteiro fosse pobre e miserável para ser bom.
Outra coisa, trata os empresários e donos de comércios como se fossem pessoas más só porque tem dinheiro, mas se esquecem que são estes que dão emprego a eles que trabalham, imagina se os empresários quebrarem,onde vocês irão trabalhar????
Com esse pensamento pequeno nunca vão ficar ricos ou atingirem um bom nível social e cultural, justamente por condenarem a riqueza.
está ideologia pregada no texto é ão boa que quando tomaram o poder perderam a noção do roubar, nunca se roubou tanto na história deste país
São contra a privatização, mas antes tivesse privatizados Petrobrás quando ela valia alguma coisa, assim não teríamos este escândalo que se sucede nos dias de hoje.
Não tenho posição política ideológica, sou a favor do Brasil.
Outra coisa sobre o terreno do parque augusta, o proprio texto diz que ele pertence a Cyrela, então a pergunta, se o terreno pertence a Cyrela, isso não dá direito a ela fazer o que quiser com ele?
Vamos fazer o seguinte autor, vamos transformar sua casa ou sua residência em local público, assim de graça mesmo, pq isso é bom segundo vc escreveu, então de o exemplo e transforme sua casa em local aberto ao público, em um centro cultural…..
Me desculpem, sei que minha opinião será contrária aos leitores deste, pois são de ideologia definida.
Sou sim capitalista e a favor do capitalismo onde a meritocracia prevalece, onde quem planta colhe, quem não planta não colhe.
Sou contra trabalhar pra sustentar quem não quer trabalhar.
Antes que me chamem de burguês, deixa eu falar de mim.
Não sou rico, moro em um condomínio popular financiado pela caixa, nasci e cresci na cohab 2 em Itaquera.
Largem essa ideologia de jogar pobres contra ricos, cada um ocupa o espaço que foi predestinado a ocupar, ou escolheu ocupar por inercia ou por busca de oportunidade….
Todos são importantes para a sociedade, imaginem só, se todos fossem empresários, quem. Iria trabalhar nas empresas?
Quem iria trabalhar na limpeza pública?
Quem iria construir as casas e os edifícios?
Todos são importantes na constituição de uma sociedade, cada um com seu talento vai chegar até onde sua mente permitir….
Se vc acha a riqueza e ruim, vai continuar longe dela.
Engraçado que o governo “socialista” ficou 12 anos no poder falando de bolsa família, mas vcs não enchergaram que o bolsa família era pra família deles mesmo?
Todos ficaram ricos e empresarios absurdamente rápido….
Roubaram tanto e enriqueceram a si próprio, mentiram para o país dizendo que estava tudo bem e não estava….
Não seria isso um golpe?
Me poupe dessa palavra golpe, golpe é o que foi feito contra o Brasil nesses 12 anos…pronto, falei…..

    neusa caldas

    Acho que vc esta

    neusa caldas

    Vc esta certo , lugar de pobre e na periferia , na favela , e quem for europeu , deixe o pais para pessoas como vc. Leia bastante sobre os países europeus e depois comente. Os americanos estão muito contentes com o que esta acontecendo no pais. Os governantes que continuem assim que estão bem. Depois de 17 de abril , so gozam os brasileiros aqui na Europa.

clodoaldo

Não nos iludamos, aqui não é Egito, Turquia ou outro país islâmico, onde seus cidadãos tem auto-estima elevada e não endeusam os estadounidenses. Nossa população foi, e é adestrada para aceitar golpes, desmontes de estado, elite vira-latas e corrupta, e agir como cães adestrados apanhando e esperando alguma migalha cair da mesa dos poderosos. A esse exemplo vimos os “coxinhas”, que se vestiram de palhaços e foram para as ruas, e os que não são “coxinhas” e ficaram em casa esperando tudo acabar e deu no que deu. Então não vamos nos iludir o governo golpista vai nos destruir de dentro para fora e nós todos vamos ver o “PIG”, em cada situação de desmonte promovida pelo atual governo, denunciar o Lula e o PT, e faremos papel de palhaços como sempre nos coube. Muitos ainda estão nutrindo um ódio tão grande pelo PT e Lula porque são adestrados para isso e gostam desse papel de palhaço o qual essa elite os determina, e fecham os olhos para o que de fato está acontecendo no país. Esperar o que em um país onde desde o início de sua história a elite age e determina que nós somos merda e os estadounidenses e europeus são melhores que nós.

Patrick

Protestar durante governo do PT é fácil. Quero ver quando as tropas do PSDB chegarem tocando terror.

FABIO F SILVA

Chora esquerda! Aqui é São Paulo! Nós elegemos Doria no primeiro turno pra ele fazer o desejo da maioria!

    leonardo

    esse Fabio é um MIDIOTA assumido! além de ser legítimo representante desta triste geração facebook-meme-selfie brasileira. ABAIXO DE MEDIOCRE! um cara que escreve”aqui é São Paulo”,e chora esquerda,se assume literalmente como abaixo de medíocre.

    Mauricio

    Concordo, aí é São Paulo. Por isso uma aberração como o Jonh Dólar foi eleita, tem a cara da elite fascista e corrupta do Tucanistão…

Elizabeth pretel

Não tem outra expressão. TOMA.

saulo

Não chamem Dória de “elitista”, “burgês”, nada disso…
Chamem-no do que ele é:
Terceiro-mundista.

jose

Que sidane São Paulo lugar de Facistas

Mauricio

Mas os paulistas não elegeram esse escroque engomadinho? Não elegem governadores tucanos há mais de 20 anos? Então que aguentem as consequências de suas escolhas, e não adianta chorarem depois. A propósito, estou muito curioso para ver qual será a reação do MPL (aquele das “jornadas de junho de 2013) quando o almofadinha aumentar os preços das passagens. Será que vão protestar também? Sinto dó da parcela pensante em SP, quanto aos demais que aprendam a não votar em ladrões e embusteiros como esse Jonh Dólar.

Deixe seu comentário

Leia também