Cunha dá seguimento à chantagem e abre processo de impeachment contra Dilma Rousseff

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-12-02 às 19.11.22

Eduardo Cunha anuncia que autorizou processo de impeachment de Dilma

Presidente da Câmara informou que acolheu pedido do jurista Hélio Bicudo.
Peemedebista também criou comissão especial que analisará impeachment

Nathalia Passarinho

Do G1, em Brasília

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

O pedido de Bicudo – um dos fundadores do PT – inclui as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, como é chamada a prática de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária.

[PS do Viomundo: Bicudo não é um dos fundadores do PT]

“Quanto ao pedido mais comentado por vocês proferi a decisão com o acolhimento da denúncia. Ele traz a edição de decretos editados em descumprimento com a lei. Consequentemente mesmo a votação do PLN 5 não supre a irregularidade”, disse Cunha em entrevista coletiva na Câmara.

A decisão ocorreu no mesmo dia em que a bancada do PT na Câmara anunciou que vai votar pela continuidade do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética. Ao longo do dia, Cunha passou a consultar aliados sobre a possibilidade de abrir o processo de impeachment da presidente da República.

Na tarde desta quarta, o peemedebista tratou do assunto, em seu gabinete, com deputados de PP, PSC, PMDB, DEM, PR e SD. Segundo parlamentares ouvidos pelo G1, ele queria checar se teria apoio dos partidos caso decidisse autorizar o impeachment.

Nos bastidores, aliados do presidente da Câmara mandavam recados ao Palácio do Planalto de que ele iria deflagrar o processo de afastamento da presidente se o Conselho de Ética desse andamento ao processo de quebra de decoro parlamentar que pode cassar o mandato dele.

Comissão especial
Na entrevista coletiva desta quarta, Cunha também anunciou que autorizou a criação da comissão especial que irá analisar o processo de impeachment de Cunha.

“Não falei com ninguém do Palácio. É uma decisão de muita reflexão, de muita dificuldade. […] Não quis ocupar a presidência da Câmara para ser o protagonista da aceitação de um pedido de impeachment. Não era esse o meu objetivo. Mas, repito, nunca, na história de um mandato houve tantos pedidos de impeachment como neste mandato”, ressaltou o peemedebista.

Leia também:

PT fecha questão e vota contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
LÍDER DO PMDB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS NÃO VIU MOTIVO JURÍDICO
.
NO PEDIDO DE IMPÍXI QUE JUSTIFICASSE DECISÃO DE EDUARDO CUNHA
.
O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani (RJ), avaliou
nesta quarta-feira (2) que o presidente da Casa Legislativa “cometeu um equívoco”
ao acatar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
.
Segundo o peemedebista do Rio de Janeiro, que chegou ao posto de líder
com apoio do próprio presidente da Câmara dos Deputados,
não há “motivo jurídico” para pedir o afastamento da Presidente.
.
Ele avaliou ainda que, pela ótica da Constituição Federal,
é um “equívoco enorme” misturar o impeachment com um “conflito político”.
.
“Eu acho pessoalmente que ele se equivocou
ao aceitar o impeachment,
porque não vejo motivo jurídico”, afirmou.
.
Folha
.
.

Ceres Fagundes Pascal

Estava acabando meu comentário quando a página mudou e apareceu o espaço para colocar meu nome e e-mail. Portanto, meu tempo dispensado ao Joaquim Barbosa já foi demais do que eu disponho e do que ele merece. Sua estatura moral, intelectual e cultural não ultrapassa um palmo e meio, o que impede JB de mencionar o nome da Presidente Dilma Rousseff, muito menos permite tornar-se Presidente da República. Roberto D’Ávila transformou-se num cabotino….

FrancoAtirador

.
.
Tudo OK para o PPSDemB.
Conforme o Roteiro Prévio,
agora o PGR vai pedir ao STF
o Afastamento de Edu Cão.
.
.

Urbano

Estamos admirados de quê? Por acaso é a primeira vez? Sem contar que todos os dias cenas assim no Brasil se vê ocorrendo também dentro de bancos, farmácias, lojas, supermercados…

a.ali

Perfeito é isto que o Brasil quer, que tu escancares o qto. és safado e vingativo. pois estava imaginando que o PT iria se acovardar ? chega, até porque não temos dobradiças nas costas…queremos mais é que abras este processo e tem mt. água para rolar, até porque teus asseclas vão se borrar nas calças, vão estar sem pai e sem mãe e o Brasil acordará, de vez, e saberá (quem ainda se nega a saber) quem é o crápula nesta lama toda!

Asdrubal Mascaranha

Quem tá se afogando agarra até canivete. Bye Bye Cunha. Gostaria de uns trocados que você roubou para mardar fazer uma Cunha de ouro para cravar no seu caixão político

crazy horse

Eu falei a alguns meses. ” a direita cruzou o Rubicão e não voltaria atrás”.

Ta ai a consequência.

Augusto Soares

A única coisa boa q um bandido pode fazer, é matar outro bandido na briga de gangues…
.
Q essa briga entre corruptos gere muitas “vítimas”… e q todos sejam presos no final!

Deixe seu comentário

Leia também