Cristóvão Feil: Ruralistas vaiam anúncio de morte de extrativistas do Pará

Tempo de leitura: 2 min

por Cristóvão Feil, no excelente Diário Gauche, sugestão do leitor Pedro Henrique

Era perto das 16h quando uma cena grotesca aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados. O líder do Partido Verde, José Sarney Filho, lia uma reportagem sobre o extrativista José Claudio Ribeiro da Silva, brutalmente assassinado pela manhã no Pará, junto com sua mulher Maria do Espírito Santo da Silva, também uma liderança amazônica. Ao dizer que o casal que procurava defender os recursos naturais havia morrido em uma emboscada, ouviu-se uma vaia. Vinha das galerias e também de alguns deputados ruralistas.A indignidade foi contada no Twitter e muito replicada. “Foi um absurdo o que aconteceu”, diz Tasso Rezende de Azevedo, ex-diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro. “Ficamos estarrecidos”. A informação é do jornal Valor Econômico, edição de hoje 25/5.

O assassinato de Zé Claudio, como era conhecido, e de Maria do Espírito Santo aconteceu às 7h da manhã, a 50 km de Nova Ipixuna, sudeste do Estado, na comunidade de Maçaranduba. “Eles vinham no carro deles, indo para a cidade. Tinha uma ponte meio danificada no igarapé. Ele desceu para ver e ali foi a emboscada”, conta Atanagildo Matos, diretor da regional Belém do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o ex-Conselho Nacional dos Seringueiros. Zé Claudio foi morto fora do carro, Maria foi baleada dentro do veículo. Uma orelha foi arrancada pelos pistoleiros, conta Atanagildo, o primeiro a ser avisado por Clara Santos, sobrinha de Zé Claudio.

O casal vinha sofrendo ameaças desde 2008. “É um área muito tensa, que vinha sofrendo muita pressão de madeireiros e carvoeiros”, conta Atanagildo. “Era a última área da região com potencial florestal muito bom. Zé Claudio e Maria resistiam muito ao desmatamento.” Os dois viviam em Nova Ipixuna há 24 anos, em um terreno de 20 hectares no Projeto de Assentamento Agroextrativista (Paex) Praialta – Piranheira, às margens do lago de Tucuruí. Extraíam óleo de andiroba e castanha.

Em palestra em novembro, no evento TEDx Amazônia, Zé Claudio denunciava o desmate. “É um desastre para quem vive do extrativismo como eu, que sou castanheiro desde os 7 anos da idade, vivo da floresta e protejo ela de todo jeito. Por isso, vivo com a bala na cabeça, a qualquer hora”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência estava no Fórum Interconselhos quando um dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) deu a notícia. Foi ao Palácio, relatou à presidente Dilma Rousseff e ela determinou ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo que a Polícia Federal apure o assassinato dos sindicalistas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marina Amaral: Omissão do Estado ameaça a vida de Laísa « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Cristóvão Feil: Ruralistas vaiam anúncio de morte de extrativistas do Pará […]

Pitagoras

Gostaria de saber da reação desses crápulas se fosse o contrário. O anúncio da morte de um ruralista latifundiário e mandante de homicídios e nós aqui gargalhássemos…

VERA

Azenha,
Dos blogueiros progressistas mais conhecidos, vc parece ser o único NÃO-VENDIDO ao latifúndio!!! Obrigada!!!

Salvador

Talvez tão medonha quanto a vaia ouvida em plenário seja a posição de milhares de "ambientalistas" e defensores do DS que leem isso sentados em suas cadeiras, incapazes de fazer algo além de tuitar ou mesmo abrir cartazes em Brasilia, para depois irem comer frango e vegetais produzidos por produtores que violam o Codigo Florestal. A Amazonia está virando carvão? E o que vc está fazendo DE FATO para manter as areas preservadas? Os unicos que DE FATO estão fazendo alguma coisa estão comprando áreas e dando um uso alternativo economico, no caso, estrangeiros. O ambientalismo brasileiro é chic e inutil, isso me lembra a historia da abolição.

    betinho2

    Um metro cúbico de madeira de lei, posto na Europa, vale por baixo 5.000 Reais. O turma da moto serra passa o correntão e mete fogo na madeira. Precisa no mínimo 5 colheitas (sem nenhuma frustrada) para compensar apenas 1 metro cúbico de madeira queimada por hectare.
    A concessão de áreas de floresta para extração sustentável permite que sejam exploradas até o fim dos tempos sem que ela seja devastada.

    Salvador

    Betinho, o caboclo recebe 10 reais (quando recebe) por uma arvore em pé de mogno, cedro, etc. Quem corta recebe outros dez reais, quando recebe. O cara que tem uma propriedade derrubável com correntão não está a fim de correr atrás de comprador de madeira, ele quer plantar, mercado certo e legal, não é o negócio dele mexer com madeira, e quem mexe com madeira anda com os nervos a flor da pele com o IBAMA. Então, ninguem quer mexer com madeira, ela é um problema, não solução. Entenderam a coisa? Esse papo todo ambientalista está por fora, é papo de gente urbana, de SP ou do RJ, que nem criativa é, porque faz como nossos antepassados, vive de repetir mantras importados.

    betinho2

    Salvador
    Eu coloquei um fato, não sofisma como você.
    "Então, ninguem quer mexer com madeira". Quem te contou isso? Mataram mais um hoje em Porto Velho em razão da retirada de madeira. Cedro e Mogno são espécies em extinção, protegidas por lei, assim como a Castanheira, que mesmo em área autorizada para desmate, a castanheira tem de permanecer.
    Quem tem área derrubável pode comercializar a madeira legalmente, se metem correntão e fogo é porque são criminosos. Madeiras nobres tem comércio internacional, as demais podem ser transformadas em carvão para siderurgica.Tem países em que o forte do PIB é justamente a extração madeireira. Mesmo assim não acabam com as florestas, num sitema de manejo auto sustentável. Aqui não, é correntão e fogo. Acham que castanha, pupunha, dendê, açai e outras não são alimentos e metem bala em quem quer fazer uma exploração sustentada desses ricos alimentos. E de-lhe soja. Farelo para os ruminantes que adoram.

    LuisCPPrudente

    Salvador, por acaso você foi um dos que vaiaram o deputado do PV quando ele anunciou a morte do extrativista José Claudio Ribeiro da Silva e relacionou a morte com o latifúndio assassino e escravocrata que apoia a mudança do Código Florestal e as facilidades para derrubar e destruir permitidas pelo relatório do deputado Aldo Rebelo?

Wawsestill

Lei da selva. Sempre foi e parece que sempre será. Governos são mantidos com dinheiro e o dinheiro sempre fala mais alto. Amazônia esta sendo devastada pela indústria da soja e ninguém parece ver isso. Matar os pequenos sempre foi a pratica usada pelos formadores dos latifúndios desse pais colônia do mundo. O sistema não olha e nem quer ver. E não nos enganemos: Os poderosos são perigosos e maus, mas os miseráveis são muito mais. Um poderoso manda e um miserável executa. Dono da terra é quem tem um papel e não quem a ocupa para viver. Nunca existiu justiça nem equidade e se tivesse existido a América seja sul, central ou norte jamais existiria. Todos nós estamos aqui hoje sobre cadáveres, a América foi construída sobre o sangue daqueles que aqui já estavam. Odeio demagogia e hipocrisia. Quer fazer algo efetivo contra o sistema? Faça ou cale a boca.

betinho2

Que não cantem vitória. Dilma foi enfatica, vai vetar e se derrubarem o veto diz que ainda recorre na Justiça.
Esse Código da Impunidade Florestal não entra em vigor no governo dela. Enquanto isso vai enquadra a turma.
Ou paga a multa e repõe as reservas ou nãotem financiamento do Banco do Brasil. Que Blairo Maggi aumente a cota de dinheiro vindo da China para financiar os ilegais e assuma as prorrogações de dívidas subsequentes.

    LuisCPPrudente

    Espero que a Dilma cumpra a palavra e vete todos os artigos contrários ao meio ambiente. Segundo o deputado Dr Rosinha, se o senado não modificar o relatório a Dilma terá que vetar integralmente o relatório do nobre deputado Aldo Rebelo!

    Quer dizer que o relatório do nobre deputado Aldo Rebelo é desde o começo ao fim uma louvação ao latifúndio assassino e escravocrata!

betinho2

Um acinte do PHA. Frase que colocou na foto do plenário, no momento do resultado da votação:

"63 verdentreguistas cercam Aldo na hora da vitória".

Apesar da admiração que eu TINHA pelo PHA, se ele fala um "merdè" desses na minha frente, com todo "respeito", leva uma bolacha na cara.

    luiz pinheiro

    E quando fala contra o "Malocci"?

betinho2

O PHA parece que se tornou o portavoz oficial do Aldo Rebelo e do agronegócio.
Com mais um comunicado, Aldo sofismando, pergunta se há na câmara 410 ruralistas.
Como lá no C.Afiada a censura passou a desmatar os comentários de forma rasa, comento por aqui.
Nos tempos feudais os da Casa Grande tinham os capatazes e os capitães do mato.
Quando não entravam diretamente na política, colocavam prepostos, que na verdade eram escravos de luxo, bem tratados e brancos, mas capachos.
Bem, eu falei nos tempos feudais, mas respondendo a Aldo eu digo que isso ainda é atual na questão política, e ele se tornou um rês capitão do mato nessa história do Código da Impunidade Florestal. Dos 410, ruralistas, prepostos, capatazes e capitães do mato. Tudo como dantes
Pensei que haviamos avançados, mas a Casa grande ainda governa.
A nos restou nossa preposta e isolada Presidente Dilma.

betinho2

Logo que saiu a notícia eu postei dizendo que possivelmente os criminosos ou mandantes estariam em Brasília fazendo lobby pelo Código da Impunidade Florestal. O artigo do Cristóvão Feil embasa a suspeita.

Jotapeve

Quero deixar uma pergunta: Estas mortes estavam anunciadas desde 2008, porque nada foi feito pelo governo Lula e agora pela Dilma pra evitá-las? Isto me deixa a sensação que a investigação também não vai dar em nada. Viva a impunidade e a subserviência aos coronéis do latifúndio.

    luiz pinheiro

    "Nada foi feito pelo Lula nem pela Dilma".
    Não é bem assim. Não é tão fácil garantir proteção lá no meio da floresta.
    O fato é que a saída da governadora Ana Júlia e a volta da direita predadora ao governo do Pará facilitou o crime e a impunidade. A ponto da PM estadual por em dúvida se foi uma execução.
    Por isso a Dilma acionou a PF para investigar.

    Salvador

    caboclo extrativista só serve para campanha eleitoral, é como favelado.

    LuisCPPrudente

    Salvador, pelo jeito você é um dos latifundiários assassino e escravocratas.

    Espero que a vitória que vocês tiveram com a aprovação do relatório do nobre deputado Aldo Rebelo, seja uma vitória de Pirro para vocês.

Antonio Soares

A revista Carta Capital, em uma de suas ultimas ediçoes, traz uma reportagem sobre uma fraude de 80 (Oitenta !!!) milhões de reais na assembléia legislativa do Pará (envolvendo até o nome do senador do PSDB Mario Couto). Isso dá quatro vezes o valor do "caso Palocci". E ninguém fala nada ???!!!!! Só a Carta Capital ??? Agora esses dois assassinatos. O Pará já não está merecendo uma atenção mais apurada da blogosfera ??? E da Polícia Federal também ??? Que mistério envolve o Pará ???

    Jucil

    Agora pensam até em dividir o feudo do Pará para ampliar o desfrute dos coronéis do norte.

Luis

Ruralista, sim isso é tão neo liberal que vaiam a morte de homem, banalizam a vida pelo o interesse egoísta da própria barriga.

Ana Helena Tavares

Caro Azenha, apenas um registro: texto idêntico a esse saiu ontem no Valor Econômico, com assinatura de Daniela Chiaretti, de São Paulo. Abraços.

N. Konthyegki

É por aí que se vê o grau de interesse desses ruralistas com a população brasileira. Assim como o valor que dão à vida. Aqueles que aplaudem e seguem o coro ruralista são piores que aquela "boiada" levada à força por esses coronéis, porque são os imbecis políticos, não ignorantes, porque além de não se beneficiarem do que defendem, acreditam que um dia o possam…
A esses, apenas resta lamentar…
Nós, aqui, devemos continuar as lutas que estavam sendo travadas por esse ativistas, o corpo vai e a ideia fica, da mesma forma que os ideais de Chico Mendes sobreviveram nesses dois, que agora se juntam ao mestre seringueiro.
Como dizem, do luto à luta!

Marcelo Fraga

Esperar o quê de uma bancada formada principalmente por bandidos?
Só bandidos poderiam ter essa reação frente à morte de alguém.

    beattrice

    Uma reação PÚBLICA, numa CASA DE LEIS.
    Inimaginável.

dukrai

eu estava no Tip Top, um buteco de granfino sem grana aqui do lado de casa em BH e ouvi umas três ou quatro mesas pra frente, em tom bastante alto, um desses babaovos da turma do pudêr, falar que tinham matado o José Cláudio, "igual aquela terrorista Dorothy". esse tipo de gente fala as maiores infâmias sobre assassinatos encomendados como se estivesse comentando a cor da batina do padre e como todo covarde, quando o macho alfa chega, fica de quatro e choraminga atenção. é pra vomitar de tanta torpeza.

    luiz pinheiro

    São os mesmos fariseus que armam todas as patranhas para enfraquecer primeiro o governo Lula, agora o governo Dilma.

Marcelo

Seria bom dar nome aos bois (com todo respeito aos bichos…) e colocar fotos deles.

EDNALDO

Está comprovado o Deputado ALDO REBELO -PCdoB-SP, trocou a FOIC e o Martelo, símbolo do seu partido polític pela MOTOSERRA !!!

beattrice

Esse é o retrato do grau de desatino do governo, sua bancada aprova o código do desmatamento enquanto o Ze Dantas Cardozo supostamente investiga o crime dos ativistas.
Filme de ficção classe B.

    Gersier

    Deixe de falar,ou melhor,escrever asneiras, idiota.Vá soltar sua abestalhação nos blogs de sua turma,o noblat,o ra,e congêneres.Porque vc não se revolta com os assassinatos no eficientíssimo governo tucano em São Paulo onde até o Campus da USP serve de cenário para crimes covardes como o do estudante Filipe?Porque vc não se revolta com a cracolândia que se transformou a cidade de São Paulo?Sabe,esses crapulas que estão deputados porque otários e alienados votaram nos mesmos,também te dariam uma banana bem grande se vc não "atender" ou "rezar" na cartlha de interesses desses famigerados que estão se "lixando" para os interesses do Brasil.

    beattrice

    Desqualificar o interlocutor é "estatégia" típica de tucanos & afins, como o PT-SP.

    Vania Costa

    Gersier, manda ele postar lá no blog do PHA, ele tá aceitando troll, desde que malhe o Palocci por extensão o governo da nossa Presidenta Dilma que tanto lutamos e sofremos pra eleger.

    mariazinha

    Nossa! Quem disse que as vaias vieram do governo?

    beattrice

    Favor reler o comentário, se for possível ler e reler.

    Alexandre

    As vaias não sei, mas os votos vieram é só fazer as contas.

    rodrigo.aft

    beattrice,

    parece q a kombi com os escribas remunerados com erário público voltou a fazer ponto aqui de novo…

    depois falam q tem xiita no irã e no afeganistão… não conhecem os funcionários em cargos de confiança e os q recebem generosas verbas para ongs… viram escribas de blogs…
    well, deixa os caras escreverem… ao invés de estarem trabalhando para a sociedade q os sustenta, estão usando seu tempo e equipamentos para fazer defesa de um câncro no governo.

    vamos ver se já aprendi o truque… repita a mentira "ad infinitum" até q vire verdade… Joseph Goebbels estaria orgulhoso de vcs.
    (cada coisa q certas pessoas sem dignidade precisam fazer por um prato de comida… tanto emprego decente por aí e algumas pessoas precisam se sujeitar a ficar fazendo pepel de meninos de recados… o bom da boca faz cagada e os meninos de recado precisam ficar falando q cheira bem… inacreditável!)

    em tempo: escribas, leiam um belo artigo de manipulação de informação pra ver se melhoram o know-how de como desinformar melhor a sociedade.
    aqui: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/chomsky-

betinho2

Para dizer pouco, é um acinte. É tripudiar sobre toda a nação.
Vou dar um dado aqui, para voces terem idéia de quanto emprego o agronegócio "proporciona" no campo.
Hoje, com o maquinário disponível e a tecnologia de GPS e comando remoto nas máquinas, um , eu disse um único funcionário planta 400 hectares de soja num dia, ou seja, uma lavoura de 10.000 hectares pode ser plantada em 25 dias com 1 funcionário. Agora comparem com um casal, esse que foi assassinado ou tantos outros que sofridamente sobrevivem a duras penas. Nem aquele pequeno pedacinho de chão lhes é permitido explorar, no braço, na força de vontade e muscular.
O que o americanos, como império fazem mundo afora, esse pessoal faz aqui dentro, só muda a proporção e as armas.

FrancoAtirador

.
.
Dia triste este em que o coronelismo

se apossou do Congresso Nacional

como se fosse o seu próprio latifúndio.
.
.

    rodrigo.aft

    Franco, é sempre bom lembrar deste verso (q não é de Maiakovsk), q cabe como uma luva para o pqueno agricultor x latifundiários. É um pouco grande, mas vale a pena!!!
    Acho q todo simpatizante de esquerda deveria lê-lo periódicamente.
    ————————————————–

    NO CAMINHO, COM MAIAKÓVSKI

    Assim como a criança
    humildemente afaga
    a imagem do herói,
    assim me aproximo de ti, Maiakósvki.
    Não importa o que me possa acontecer
    por andar ombro a ombro
    com um poeta soviético.
    Lendo teus versos,
    aprendi a ter coragem.

    Tu sabes,
    conheces melhor do que eu
    a velha história.
    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho e nossa casa,
    rouba-nos a luz e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    Nos dias que correm
    a ninguém é dado
    repousar a cabeça
    alheia ao terror.
    Os humildes baixam a cerviz:
    e nós, que não temos pacto algum
    com os senhores do mundo,
    por temor nos calamos.
    No silêncio de meu quarto
    a ousadia me afogueia as faces
    e eu fantasio um levante;
    mas amanhã,
    diante do juiz,
    talvez meus lábios
    calem a verdade
    como um foco de germes
    capaz de me destruir.

    Olho ao redor
    e o que vejo
    e acabo por repetir
    são mentiras.
    Mal sabe a criança dizer mãe
    e a propaganda lhe destrói a consciência.
    A mim, quase me arrastam
    pela gola do paletó
    à porta do templo
    e me pedem que aguarde
    até que a Democracia
    se digne aparecer no balcão.
    Mas eu sei,
    porque não estou amedrontado
    a ponto de cegar, que ela tem uma espada
    a lhe espetar as costelas
    e o riso que nos mostra
    é uma tênue cortina
    lançada sobre os arsenais.

    Vamos ao campo
    e não os vemos ao nosso lado,
    no plantio.
    Mas no tempo da colheita
    lá estão
    e acabam por nos roubar
    até o último grão de trigo.
    Dizem-nos que de nós emana o poder
    mas sempre o temos contra nós.
    Dizem-nos que é preciso
    defender nossos lares,
    mas se nos rebelamos contra a opressão
    é sobre nós que marcham os soldados.

    E por temor eu me calo.
    Por temor, aceito a condição
    de falso democrata
    e rotulo meus gestos
    com a palavra liberdade,
    procurando, num sorriso,
    esconder minha dor
    diante de meus superiores.
    Mas dentro de mim,
    com a potência de um milhão de vozes,
    o coração grita – MENTIRA!
    ——————————–

    EDUARDO ALVES DA COSTA
    Niterói, RJ, 1936

    rodrigo.aft

    oops… onde se lê: "deste verso (q não é de Maiakovski)",

    leia-se: "deste verso (q não é de Bertolt Brecht)"… desculpem-me pela falta de atenção.

    rodrigo.aft

    correção: "lembrar deste verso (q não é de Bertolt Brecht)"

Deixe seu comentário

Leia também