VIOMUNDO

Diário da Resistência


Carone, exclusivo: Aécio é citado por ex-gerente da Odebrecht, ao contrário do que afirma seu advogado; Dimas Toledo também; confira depoimento e denúncia
Denúncias

Carone, exclusivo: Aécio é citado por ex-gerente da Odebrecht, ao contrário do que afirma seu advogado; Dimas Toledo também; confira depoimento e denúncia


13/02/2019 - 19h00

Concluído mais um inquérito contra Aécio, e agora?

por Marco Aurélio Carone, no Novojornal

Ênio Augusto Pereira e Silva, ex-gerente de Recursos Humanos da Odebrecht, é um dos delatores da Operação Lava Jato.

Em depoimento prestado  no inquérito nº 4436/DF, em 4 de dezembro de 2018, forneceu informações sobre o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).

Ênio Augusto Pereira e Silva afirmou que o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Henrique Valladares, se reunia com o ex-diretor de Furnas, Dimas Fabiano Toledo, “para tratar a respeito de pagamentos para o Mineirinho”.

Ele disse que Dimas Fabiano Toledo:

Operou os pagamentos.

“esteve no escritório da Odebrecht no Rio de Janeiro e apresentou um cronograma de pagamentos referentes aos R$ 30 milhões que cabiam à empresa”, que o valor teria sido repassado para que Aécio Neves, “influenciasse o andamento dos Projetos do Rio Madeira das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, atendendo aos interesse do grupo e da Andrade Gutierrez”.

Ênio disse também:

“Acerca do programa de pagamentos realizados no Projeto Madeira, tendo como destinatário o senador Aécio Neves, afirmou que ao chegar na área de energia, o declarante recebeu uma planilha de José Carlos Grossi contendo pagamentos relacionados ao Projeto Madeira, que estava em andamento”.

Ele informou ainda que,

“além das atividades relacionadas à gerência de recursos humanos, recebeu a incumbência de realizar a programação dos pagamentos de ‘caixa 2’ da área de energia da Odebrecht” e que verificando a programação de pagamentos do codinome ‘Mineirinho’ na planilha, constatou que em 2009, “já haviam feito pagamentos, mas que ainda restava uma parte”.

“Que se recorda que, em pelo menos, duas oportunidades, o sr. Henrique Valladares solicitou que ele verificasse a situação dos saldos de pagamentos feitos a Mineirinho; que nestas oportunidades o sr. Henrique Valladares estava reunido com o sr. Dimas Toledo para tratar a respeito desses pagamentos”.

Investigadores afirmam que “Mineirinho” é o deputado federal Aécio Neves.

Na sexta-feira passada, 8/02,  após o depoimento de Ênio Augusto Pereira e Silva, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o seguinte despacho no inquérito:

“Abra-se vista à Procuradora-Geral da República para que se manifeste se o caso é de oferta de denúncia, de arquivamento ou ainda de continuidade das apurações, seja sob a supervisão desta Corte, seja de outro foro competente. Prazo: 5 (cinco) dias”

O advogado de Dimas Toledo nega:

Segundo a grande imprensa, o advogado de Aécio Neves disse que Ênio Augusto Pereira e Silva não teria citado o deputado em seu depoimento à PF (veja abaixo):

Diante dessa versão do advogado de Aécio, decidimos disponibilizar aos nossos leitores o arquivo do depoimento de Ênio prestado na PF (logo abaixo), assim como o da denúncia do ministro Edson Fachin, determinando a abertura do inquérito 4.436/DF (ao final)

Fachin determina abertura d… by on Scribd

 

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.